Internet para Todos

Mais de 80 prefeitos mato-grossenses assinam termo de adesão com o governo federal

Durante o evento, o vice-governador, Carlos Fávaro, garantiu que intensificará os trabalhos para que ainda neste mês os 141 municípios façam a adesão ao programa.

MT Agora - Andréia Sversut e Durcy Arévalo | Ascom
13 de Março de 2018 as 05h 48min

Fávaro com prefeitos que assinaram o termo de adesão ao programa - Foto por: Fernando Rodrigues

Mais de 80 prefeitos mato-grossenses assinaram, nesta segunda-feira (12.03), em Brasília, o termo de adesão ao programa ‘Internet para Todos’ do governo federal. Ao todo, 2.471 prefeitos de todo o país assinaram o termo com o presidente do Brasil, Michel Temer, e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. Durante o evento, o vice-governador, Carlos Fávaro, garantiu que intensificará os trabalhos para que ainda neste mês os 141 municípios façam a adesão ao programa. 

Fávaro informou que 105 municípios do estado estão aptos a assinar o termo de adesão com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). “Queremos garantir o cadastramento de todos, por isso vamos intensificar os contatos com os prefeitos dos 36 municípios restantes para assegurar esse benefício à população que hoje não tem acesso à internet ou utiliza um serviço precário. Estamos certos de que essa conectividade trará grandes oportunidades para o desenvolvimento do nosso estado”, garantiu ele.

Em sua fala, o presidente Michel Temer enfatizou que com a implantação do programa, o Brasil se compara aos países de primeiro mundo. "Essa é uma ação extraordinária, um ato de modernidade que trará inúmeros benefícios para o nosso país. Com municípios fortes a União também se fortalece", disse ele.

O ministro Kassab informou que nesta semana o MCTIC enviará o primeiro lote de adesão dos municípios para a empresa que vai operar o satélite para dar início a instalação das antenas. “Todo esse processo de mobilização permitiu a realização desse projeto, por isso, agradecemos o empenho dos gestores públicos que foram fundamentais nessa grande conquista”.

Para o prefeito de Querência, Fernando Gorgen, o programa possibilitará uma nova realidade para os moradores. “O nosso município é o terceiro maior exportador de soja do estado e, hoje em dia, para a realização de negócios, a internet é fundamental. Recebemos o programa com muita felicidade e aguardamos ansiosos a instalação da antena em nossa cidade”, disse.

Já o prefeito de Araputanga, Joel Marins, destacou que a internet é o que sintoniza a vida de todos os brasileiros. “Hoje sem internet ficamos parados. Essa tecnologia garante melhoria da qualidade de vida da nossa população. Parabenizo o governo federal e o vice-governador, que não mediu esforços para garantir a implantação desse programa nos municípios”.

Nesta primeira etapa do programa Internet para Todos, os municípios beneficiados começarão a receber as antenas a partir do mês de maio e a expectativa é que sejam instaladas 200 antenas diariamente. A operação será feita pela empresa Viasat, dos Estados Unidos, que foi contratada pela Telebras. O programa possibilitará aos usuários conexão em banda larga a preços reduzidos. 

Além dos prefeitos, também participaram do evento o presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, o secretário de Estado de Ciência,Tecnologia e Inovações, Domingos Sávio, ministros, deputados federais e estaduais, entre outras autoridades.

Programa 

Além dos convênios com as prefeituras, o MCTIC já firmou parcerias com o Ministério da Defesa, para garantir o monitoramento de 100% das fronteiras brasileiras, ampliando as ações de combate ao tráfico de armas e drogas; com o Ministério da Educação, para levar banda larga para todas as escolas públicas do país, sendo que sete mil serão beneficiadas já em 2018; e com o Ministério da Saúde, para implantar internet em hospitais e postos de saúde, melhorando a gestão pública e a qualidade dos serviços prestados à população.

A conexão de internet será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu cerca de R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos.

Para participar do programa, o prefeito deve informar as localidades que não possuem conexão em banda larga e definir um local para a instalação das antenas e dos equipamentos. Além disso, caberá ao município a segurança da área e as despesas com energia elétrica.

De acordo com o MCTIC, o Internet para Todos é um dos maiores programas de inclusão social do governo federal e deverá beneficiar cerca de 55 milhões de pessoas. Cerca de 40 mil localidades devem ser beneficiadas pelo programa em todo o país.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Acusação

Governador de MT e juíza viram réus sob acusação de compra ilegal de apartamento em leilão judicial

Mauro Mendes arrematou um apartamento durante leilão judicial em um processo no qual a magistrada atuava e depois transferido o imóvel para o nome dela, segundo o MPF.

19 de Novembro de 2019 as 10h55

Multa

Governo multa empresa responsável por funcionamento de unidades do Ganha Tempo por aparelhos de ar-condicionado desligados em MT

A Rio Verde firmou uma PPP [Parceria Público Privada] com o Governo, no ano de 2017, para administrar unidades de Ganha Tempo nas cidades de Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Sinop e Várzea Grande.

19 de Novembro de 2019 as 10h41

Desmatamento

MT perdeu 1,5 mil quilômetros quadrados de floresta entre 2018 e 2019

Área desmatada representa um aumento 13% em relação ao levantamento anterior, realizado entre julho de 2017 e agosto de 2018.

19 de Novembro de 2019 as 10h37

Vacina

Mais 68 mil pessoas devem ser vacinadas contra sarampo em MT

Segunda etapa de imunização começa nesta segunda-feira (18).

18 de Novembro de 2019 as 10h07

Reaproveitamento

Piscicultores de MT investem na reutilização, industrialização e comércio de pele de peixe

Frigorífico de Sorriso produz uma média de 400 a 500 quilos de pelo, por dia, nesta época do ano.

18 de Novembro de 2019 as 10h01

Estado

Homem é preso após abrir caminhão em movimento para furtar grãos de soja em MT

Enquanto manobrava, o motorista foi surpreendido por uma pessoa que abriu a carroceria e começou a despejar no chão cerca de 4 mil quilos de grãos. O prejuízo seria de aproximadamente R$ 6 mil.

15 de Novembro de 2019 as 17h07

Estado

Mulher é esfaqueada 20 vezes por homem, é internada e passa por cirurgia em MT

De acordo com a PM, a vítima foi atacada por um homem no bairro Jardim Potiguar. Um motorista passava pelo local e viu o momento em que o suspeito atacou a mulher usando uma faca.

15 de Novembro de 2019 as 17h04

Estado

Fiscalização apreende 97 kg pescado irregular em Tangará da Serra (MT)

Apreensão do pescado foi realizada durante inspeção em uma das peixarias da feira do município.

15 de Novembro de 2019 as 16h58

Estado

Suspeito de tráfico é abordado carregando mala com drogas e é preso com outras duas pessoas em MT

Suspeito indicou uma casa onde teria comprado as drogas. No local, a polícia encontrou um casal com vários tabletes de drogas, dinheiro e um caderno de anotações.

13 de Novembro de 2019 as 15h43

Estado

Policial que atirou em jovem que atacou cliente com facão em sorveteria é homenageada em MT

Cláudia Kafer, de 32 anos, deu um tiro na perna de um jovem para evitar que continuasse a esfaquear um homem. Ela recebeu homenagem do Comando Geral da PM.

13 de Novembro de 2019 as 15h34

Estado

Mãe improvisa casa às margens de córrego para morar com os 3 filhos após despejo em Cuiabá

Casa é feita com madeira, chapas de alumínio e outros materiais improvisados. O local não tem energia e nem água encanada.

13 de Novembro de 2019 as 15h29

Estado

Ponte de madeira é interditada por risco de desabamento na MT-490

Medida visa prevenir o desabamento da travessia, que vinha sendo usada para o tráfego de veículos pesados, como carretas e caminhões, de forma irregular. Sinfra informou que uma nova ponte de concreto já começou a ser construída em substituição.

13 de Novembro de 2019 as 15h25

Estado

Motorista fica preso nas ferragens após acidente envolvendo três carros em Cuiabá

Bombeiros precisaram cortar a porta do carro para conseguir retirar o motorista.

13 de Novembro de 2019 as 15h18

Estado

Médico acusado de violência doméstica é preso pela 2ª vez em Cuiabá suspeito de ameaça e agressão

Emilson Miranda, de 30 anos, passou 40 dias preso entre fevereiro e abril deste ano suspeito de agredir e ameaçar a namorada dele e a filha dela.

13 de Novembro de 2019 as 15h11

Estado

Motorista pula de caminhonete em movimento durante roubo em MT

Vítima ficou com ferimentos leves e foi atendido na UPA. Os suspeitos do crime fugiram da polícia na BR-070 e depois abandonaram a caminhonete.

13 de Novembro de 2019 as 15h03

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO