Mato Grosso avança na revisão das divisas intermunicipais

Neste ano o trabalho deve seguir em Cáceres, Diamantino, Tangará da Serra e Lucas do Rio Verde.

07/02/2017 - 22:08:24

   

O Governo do Estado tem avançado no trabalho de revisão das divisas intermunicipais. Dos 141 municípios de Mato Grosso, 43 já tiveram suas divisas revisadas, sendo que a expectativa da Secretaria de Planejamento (Seplan-MT) para 2017 é atuar em outros 44 municípios. Trata-se de um trabalho que possibilita o fornecimento adequado de serviços públicos para comunidades rurais, em muitos casos "esquecidas", e segurança jurídica para produtores e administrações municipais.

Neste ano o trabalho deve seguir em Cáceres, Diamantino, Tangará da Serra e Lucas do Rio Verde. O trabalho de revisão dos limites municipais é realizado de forma conjunta entre os técnicos da Seplan, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A comissão é amparada pela Lei 9.975/13 e cumpre uma determinação da Constituição Federal em seu Artigo 12.

"Nós possuímos esta obrigação de garantir a correta divisa entre os municípios. Nosso trabalho consiste em fazer uma análise detalhada da legislação de criação de cada município, do memorial descritivo da divisa, identificar se existem inconsistências, como a sobreposição de áreas ou mesmo áreas isoladas. As áreas cedidas nunca podem ser superiores a 5% da área total do município cedente", destaca a coordenadora cartográfica da Seplan, Lígia Camargo.

Ela explica que antes de uma área deixar de pertencer a um município para ser agregada a outro, existe um trabalho de conciliação entre as prefeituras envolvidas. Cada município nomeia quatro representantes (dois do Executivo e dois do Legislativo) para que fique garantida sua efetiva participação no processo. Nos casos onde não há acordo, cabe ao Estado, a comissão constituída por lei, resolver a questão. Um exemplo aconteceu em Chapada dos Guimarães. Uma área de 245 km², o que representa 3,96% do território de Chapada, passou a pertencer o município de Campo Verde. Nesta área estão localizadas as comunidades de Serrinha, Mata Grande e Ponte Alta.

Na pesquisa realizada em todas estas comunidades, 90% da população disse utilizar os serviços públicos de Campo Verde, sentir pertencentes a Campo Verde. "Os moradores fizeram inclusive um abaixo assinado reforçando este posicionamento", destacou Lígia. Ainda nesta região do Estado, destaca-se a detecção de uma área isolada na divisa entre os municípios de Chapada, Rosário Oeste e Nova Brasilândia. O território foi dividido entre os três municípios.

Compromisso Social

"A comissão busca sanar em seus trabalhos questões administrativas, como o caso do Vale Verde em Primavera", completou Lígia. Uma área de 61 km² que pertencia ao município de Poxoréo passou a pertencer ao município de Primavera do Leste. Três comunidades, que não possuem asfalto, água encanada, ou mesmo energia elétrica, vivem neste território. Em entrevista realizada com os moradores destas comunidades, os técnicos responsáveis constataram que a população sente-se pertencente à Primavera do Leste, ou seja, é este município que buscam quando necessitam de atendimento médico ou qualquer outro serviço público.

Historicamente, a administração de Primavera fornecia transporte para as crianças estudarem em suas escolas municipais, e ainda ofereceu a manutenção das estradas vicinais que permitem acesso a estas comunidades. Agora, com a aprovação da Lei nº 10.500/2017, publicada no final do mês de janeiro, os moradores podem se declarar oficialmente pertencentes ao município de Primavera do Leste.

Trabalho Concluído

Os municípios que já tiveram suas divisas consolidadas são:

Bloco 1 - Acorizal, Barão de Melgaço, Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande

Bloco 2 - Poconé, Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães, Nobres, Nova Brasilândia e Planalto da Serra;

Bloco 3 - Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Campo Verde, Dom Aquino, Gaúcha do Norte, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Primavera do Leste, Poxoréu, Rondonópolis, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro; e

Bloco 4 - Araguaiana, Araguainha, Barra do Garças, Campinápolis, General Carneiro, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho e Torixoréu.

MT Agora - Daniel Dino | Seplan-MT

Mais Noticias

Estradas

Reparos na BR-163 e BR-364 continuam acontecendo, diz Rota do Oeste

BR-163

Futuro da BR-163 será definido até dia 26

Sem Nota Fiscal

Sefaz apreende mais de R$ 700 mil em mercadorias sem nota fiscal em MT

Fecomércio-MT

Presidente interino da Fecomércio-MT diz ter sido impedido de trabalhar e registra BO

12/02/2018 -

Obras na BR-163 ocorrem hoje e na quarta-feira no feriado de Carnaval

Cronograma de atividades foi elaborado para não prejudicar o fluxo de veículos durante o feriado

05/02/2018 -

Detran lança campanha para trânsito seguro no Carnaval

Campanha educativa e fiscalizações serão intensificadas no período festivo

05/02/2018 -

Casos de HIV em adultos crescem 255% em MT; foliões devem usar preservativos

As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de camisinha masculina ou feminina

05/02/2018 -

Caminhões parados em rodovia no PA causam prejuízo a transportadoras de MT e atrasam escoamento da produção

Caminhoneiros passam até 125 horas retidos em rodovia, segundo o Dnit. Chuvas em trecho em obras na serra dificultam passagens de veículos de carga.

03/02/2018 -

Ministério da Saúde recomenda vacina de febre amarela em 141 municípios de MT

As secretarias Municipal e Estadual afirmam que em todo o Estado a vacina é oferecida e pode atender toda a demanda.

27/01/2018 -

Asfalto cede e trecho da BR-364 em MT fica totalmente interditado

Desmoronamento ocorreu nessa sexta-feira (26) após fortes chuvas. Tráfego foi impedido nos dois sentidos, mas neste sábado uma faixa foi liberada.

26/01/2018 -

Aos 111 anos, viúva que criou as sete filhas sozinha em MT comemora longevidade

Baiana de nascença, Maria Olímpia se mudou para MT na juventude. Mudança foi feita a cavalo. Ela se casou duas vezes e teve nove filhos, mas dois morreram.

26/01/2018 -

Mato Grosso gerou quase 16 mil novos postos de emprego em 2017, diz Caged

Apesar do saldo positivo em alguns estado e regiões, as demissões superaram as contratações no Brasil. Dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho.

26/01/2018 -

MT tem um caso de febre amarela sob investigação, diz Ministério da Saúde

Caso suspeito foi registrado entre julho de 2017 e janeiro de 2018. A Secretaria Estadual de Saúde contesta o dado e diz que nenhum caso foi registrado no período.

25/01/2018 -

Número de vagas de estágio aumenta 17% em MT neste ano

Cerca de 2,1 mil vagas de estágio estão abertas no estado. Parceria com novas empresas e órgãos públicos elevaram o número de vagas, avalia supervisor do Ciee.

25/01/2018 -

Ferrovia entre MT e SP já recebeu investimentos de R$ 200 mi e deve receber fertilizantes em abril

Além dos benefícios operacionais e financeiros, o terminal também deve trazer ganhos ambientais, com significativa redução de emissão de poluentes.

24/01/2018 -

Agricultores familiares investem em turismo rural para atrair visitantes e aumentar a renda em MT

Lei estadual permite turismo em áreas de agricultura familiar. Agricultor tem investido em pomar de frutas para receber os visitantes e pretende fabricar vinho e geleia de jabuticaba no local.

22/01/2018 -

Mato Grosso é destaque na revista Exame por implantar coaching na gestão pública

O resultado mensurado até o momento foi a criação de metas para o acompanhamento de processos internos

17/01/2018 -

Cuiabá é a capital do Centro-Oeste com mais habitantes acima do peso, diz pesquisa

Ao todo, 57,6% dos moradores que vivem em Cuiabá estão com excesso de peso. No ranking nacional, Cuiabá é a quarta capital com maior número de moradores acima do peso.

12/01/2018 -

Frota de veículos em Mato Grosso aumenta quase 60% em quatro anos

Número de veículos subiu de 1,4 milhão em 2012 para 1,9 milhão em 2016. Dados são de um levantamento feito pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora