Mato Grosso avança na revisão das divisas intermunicipais

Neste ano o trabalho deve seguir em Cáceres, Diamantino, Tangará da Serra e Lucas do Rio Verde.

07/02/2017 - 22:08:24

   

O Governo do Estado tem avançado no trabalho de revisão das divisas intermunicipais. Dos 141 municípios de Mato Grosso, 43 já tiveram suas divisas revisadas, sendo que a expectativa da Secretaria de Planejamento (Seplan-MT) para 2017 é atuar em outros 44 municípios. Trata-se de um trabalho que possibilita o fornecimento adequado de serviços públicos para comunidades rurais, em muitos casos "esquecidas", e segurança jurídica para produtores e administrações municipais.

Neste ano o trabalho deve seguir em Cáceres, Diamantino, Tangará da Serra e Lucas do Rio Verde. O trabalho de revisão dos limites municipais é realizado de forma conjunta entre os técnicos da Seplan, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A comissão é amparada pela Lei 9.975/13 e cumpre uma determinação da Constituição Federal em seu Artigo 12.

"Nós possuímos esta obrigação de garantir a correta divisa entre os municípios. Nosso trabalho consiste em fazer uma análise detalhada da legislação de criação de cada município, do memorial descritivo da divisa, identificar se existem inconsistências, como a sobreposição de áreas ou mesmo áreas isoladas. As áreas cedidas nunca podem ser superiores a 5% da área total do município cedente", destaca a coordenadora cartográfica da Seplan, Lígia Camargo.

Ela explica que antes de uma área deixar de pertencer a um município para ser agregada a outro, existe um trabalho de conciliação entre as prefeituras envolvidas. Cada município nomeia quatro representantes (dois do Executivo e dois do Legislativo) para que fique garantida sua efetiva participação no processo. Nos casos onde não há acordo, cabe ao Estado, a comissão constituída por lei, resolver a questão. Um exemplo aconteceu em Chapada dos Guimarães. Uma área de 245 km², o que representa 3,96% do território de Chapada, passou a pertencer o município de Campo Verde. Nesta área estão localizadas as comunidades de Serrinha, Mata Grande e Ponte Alta.

Na pesquisa realizada em todas estas comunidades, 90% da população disse utilizar os serviços públicos de Campo Verde, sentir pertencentes a Campo Verde. "Os moradores fizeram inclusive um abaixo assinado reforçando este posicionamento", destacou Lígia. Ainda nesta região do Estado, destaca-se a detecção de uma área isolada na divisa entre os municípios de Chapada, Rosário Oeste e Nova Brasilândia. O território foi dividido entre os três municípios.

Compromisso Social

"A comissão busca sanar em seus trabalhos questões administrativas, como o caso do Vale Verde em Primavera", completou Lígia. Uma área de 61 km² que pertencia ao município de Poxoréo passou a pertencer ao município de Primavera do Leste. Três comunidades, que não possuem asfalto, água encanada, ou mesmo energia elétrica, vivem neste território. Em entrevista realizada com os moradores destas comunidades, os técnicos responsáveis constataram que a população sente-se pertencente à Primavera do Leste, ou seja, é este município que buscam quando necessitam de atendimento médico ou qualquer outro serviço público.

Historicamente, a administração de Primavera fornecia transporte para as crianças estudarem em suas escolas municipais, e ainda ofereceu a manutenção das estradas vicinais que permitem acesso a estas comunidades. Agora, com a aprovação da Lei nº 10.500/2017, publicada no final do mês de janeiro, os moradores podem se declarar oficialmente pertencentes ao município de Primavera do Leste.

Trabalho Concluído

Os municípios que já tiveram suas divisas consolidadas são:

Bloco 1 - Acorizal, Barão de Melgaço, Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande

Bloco 2 - Poconé, Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães, Nobres, Nova Brasilândia e Planalto da Serra;

Bloco 3 - Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Campo Verde, Dom Aquino, Gaúcha do Norte, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Primavera do Leste, Poxoréu, Rondonópolis, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro; e

Bloco 4 - Araguaiana, Araguainha, Barra do Garças, Campinápolis, General Carneiro, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho e Torixoréu.

MT Agora - Daniel Dino | Seplan-MT

Mais Noticias

Picado Por Cobra

Trabalhador rural está internado após ser picado por cobra em MT

Não Resistiu

Trapezista morre após cair de altura de 20 metros durante espetáculo em circo em Cuiabá

Prevista Para A Copa De 2014

Governo rescinde contrato com empresa responsável por obra no maior aeroporto de MT prevista para a Copa de 2014

Tragédia

Criança de 4 anos morre afogada em buraco aberto para exploração de garimpo em MT

18/06/2018 -

Carreta carregada com defensivos tomba na BR-364 em MT e pista fica interditada para retirada de material tóxico

Motorista disse que perdeu o controle do veículo e capotou. Técnicos de órgãos especializados em produtos químicos estão no local para fazer a limpeza da pista.

18/06/2018 -

Tenente acusada de torturar e matar aluno durante aula prática do Corpo de Bombeiros em MT pode se aposentar por invalidez

Rodrigo Claro morreu após passar mal durante treinamento coordenado pela tenente Izadora Ledur. Militar responde por crime de tortura e está afastada do trabalho há mais de um ano.

17/06/2018 -

Motociclista morre ao invadir pista contrária e bater em carro na MT-343

Os ocupantes do carro foram socorridos com escoriações e levados para uma unidade de saúde. A identidade da motociclista não foi divulgada.

17/06/2018 -

Audiência pública para discutir concessão do maior aeroporto de MT deve ser realizada na terça (19)

Devem ser terceirizados, além do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, o maior do estado, os terminais de Rondonópolis, Alta Floresta, Barra do Garças e Sinop.

17/06/2018 -

Ao invés de vagões, canteiros do VLT em Cuiabá devem receber plantas ornamentais

em só 6 km de trilhos construídos, do total de 22 km que deveriam ser instalados. Obra deveria ter ficado pronta para a Copa de 2014.

15/06/2018 -

Motociclista morre esmagado entre duas carretas que trafegavam no mesmo sentido da BR-163 em MT

Vítima foi atingida por carreta que seguia atrás dele e bateu na carreta que estava na frente. Ele ficou preso às ferragens e foi retirado por uma equipe médica.

15/06/2018 -

Acidente entre carretas mata motorista na BR-163 em MT

O acidente envolve cinco carretas e há interdição total da pista. Os outros três motoristas não tiveram ferimentos.

15/06/2018 -

BRF anuncia encerramento de produção de aves em Campo Verde (MT) e avicultores se preocupam

Dos 76 avicultores do município, 51 trabalham exclusivamente com os aviários. Prejuízo afeta também o município que, segundo a prefeitura, deve ter queda na arrecadação.

15/06/2018 -

Campanha contra a gripe é prorrogada para vacinar mais de 90 mil pessoas em MT

O último levantamento da Secretaria de Estado e Saúde (SES) apontou que Mato Grosso vacinou 85,47% da meta. Com isso, ainda precisavam ser vacinadas 96 mil pessoas.

15/06/2018 -

Cães abandonados em casa doentes e sem comida devem ser colocados para adoção após resgate em MT

Doze cães foram encontrados trancados dentro de uma casa em Cuiabá, na quinta-feira (14). Eles estavam extremamente magros e doentes, segundo a polícia.

15/06/2018 -

Doze cães abandonados dentro de casa trancada são resgatados em Cuiabá

Mulher alugou casa e deixou o local abandonando os animais. Cães serão examinados, levados para um abrigo e, posteriormente, colocados para adoção.

14/06/2018 -

Motorista morre em acidente envolvendo 4 carretas na BR-364 em MT

A identidade da vítima não foi divulgada. Um caminhoneiro teve fratura na perna e foi levado para o PS de Várzea Grande. Os outros envolvidos não tiveram ferimentos.

14/06/2018 -

MT tem 5 casos de suspeita de febre amarela sob investigação no 1º quadrimestre do ano

Os cinco casos de suspeita da doença foram registrados na região Norte do estado. Nessa quarta-feira (13), a Secretaria de Saúde de Primavera do Leste informou que existe um paciente com suspeita de febre amarela no município

14/06/2018 -

Duas pessoas morrem e 5 ficam feridas em acidente de carro na MT-010

Dois carros de passeio bateram de frente e um homem e uma mulher morreram. Uma criança de 3 anos fraturou um braço.

13/06/2018 -

Jovem morre ao sofrer descarga elétrica enquanto cortava árvore com facão em MT

Paulo César dos Santos, de 21 anos, fazia um ''bico'' quando sofreu a descarga elétrica. Segundo a polícia, ele faleceu na hora do incidente.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora