Mato Grosso avança na revisão das divisas intermunicipais

Neste ano o trabalho deve seguir em Cáceres, Diamantino, Tangará da Serra e Lucas do Rio Verde.

07/02/2017 - 22:08:24

   

O Governo do Estado tem avançado no trabalho de revisão das divisas intermunicipais. Dos 141 municípios de Mato Grosso, 43 já tiveram suas divisas revisadas, sendo que a expectativa da Secretaria de Planejamento (Seplan-MT) para 2017 é atuar em outros 44 municípios. Trata-se de um trabalho que possibilita o fornecimento adequado de serviços públicos para comunidades rurais, em muitos casos "esquecidas", e segurança jurídica para produtores e administrações municipais.

Neste ano o trabalho deve seguir em Cáceres, Diamantino, Tangará da Serra e Lucas do Rio Verde. O trabalho de revisão dos limites municipais é realizado de forma conjunta entre os técnicos da Seplan, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A comissão é amparada pela Lei 9.975/13 e cumpre uma determinação da Constituição Federal em seu Artigo 12.

"Nós possuímos esta obrigação de garantir a correta divisa entre os municípios. Nosso trabalho consiste em fazer uma análise detalhada da legislação de criação de cada município, do memorial descritivo da divisa, identificar se existem inconsistências, como a sobreposição de áreas ou mesmo áreas isoladas. As áreas cedidas nunca podem ser superiores a 5% da área total do município cedente", destaca a coordenadora cartográfica da Seplan, Lígia Camargo.

Ela explica que antes de uma área deixar de pertencer a um município para ser agregada a outro, existe um trabalho de conciliação entre as prefeituras envolvidas. Cada município nomeia quatro representantes (dois do Executivo e dois do Legislativo) para que fique garantida sua efetiva participação no processo. Nos casos onde não há acordo, cabe ao Estado, a comissão constituída por lei, resolver a questão. Um exemplo aconteceu em Chapada dos Guimarães. Uma área de 245 km², o que representa 3,96% do território de Chapada, passou a pertencer o município de Campo Verde. Nesta área estão localizadas as comunidades de Serrinha, Mata Grande e Ponte Alta.

Na pesquisa realizada em todas estas comunidades, 90% da população disse utilizar os serviços públicos de Campo Verde, sentir pertencentes a Campo Verde. "Os moradores fizeram inclusive um abaixo assinado reforçando este posicionamento", destacou Lígia. Ainda nesta região do Estado, destaca-se a detecção de uma área isolada na divisa entre os municípios de Chapada, Rosário Oeste e Nova Brasilândia. O território foi dividido entre os três municípios.

Compromisso Social

"A comissão busca sanar em seus trabalhos questões administrativas, como o caso do Vale Verde em Primavera", completou Lígia. Uma área de 61 km² que pertencia ao município de Poxoréo passou a pertencer ao município de Primavera do Leste. Três comunidades, que não possuem asfalto, água encanada, ou mesmo energia elétrica, vivem neste território. Em entrevista realizada com os moradores destas comunidades, os técnicos responsáveis constataram que a população sente-se pertencente à Primavera do Leste, ou seja, é este município que buscam quando necessitam de atendimento médico ou qualquer outro serviço público.

Historicamente, a administração de Primavera fornecia transporte para as crianças estudarem em suas escolas municipais, e ainda ofereceu a manutenção das estradas vicinais que permitem acesso a estas comunidades. Agora, com a aprovação da Lei nº 10.500/2017, publicada no final do mês de janeiro, os moradores podem se declarar oficialmente pertencentes ao município de Primavera do Leste.

Trabalho Concluído

Os municípios que já tiveram suas divisas consolidadas são:

Bloco 1 - Acorizal, Barão de Melgaço, Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande

Bloco 2 - Poconé, Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães, Nobres, Nova Brasilândia e Planalto da Serra;

Bloco 3 - Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Campo Verde, Dom Aquino, Gaúcha do Norte, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Primavera do Leste, Poxoréu, Rondonópolis, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro; e

Bloco 4 - Araguaiana, Araguainha, Barra do Garças, Campinápolis, General Carneiro, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho e Torixoréu.

MT Agora - Daniel Dino | Seplan-MT

Mais Noticias

Levantamento

BR-163: Trecho sob concessão registra queda de 30% nas mortes de motociclistas

Acidente

Homem é atingido por raio enquanto pilotava moto na chuva e morre em fazenda em MT

Balanço Epidemiológico

Mato Grosso tem 42 casos suspeitos de influenza e 8 mortes, diz secretaria

Saúde

Oferta de leitos de UTI em Mato Grosso cresce 73% entre 2015 e 2017

11/04/2018 -

Prefeito de Querência (MT) atropela anta e carro sai da pista na BR-070

Fernando Gorgen (PSB) e outros dois passageiros seguiam pela BR-070 no momento do acidente. Segundo a assessoria, ninguém ficou ferido.

11/04/2018 -

Duas carretas se envolvem em colisão na BR-163 em Sinop

Nos dois casos as causas e responsabilidades do acidente serão apuradas.

11/04/2018 -

Sinfra debate pavimentação de rota que vai reduzir em 370 km escoamento da safra

Com a pavimentação da rodovia, o escoamento da produção poderá ser feito de forma direta pela MT-140, economizando assim uma rota de 370 quilômetros de distância.

11/04/2018 -

Idoso morre afogado após escorregar em barranco e cair em rio em MT, diz polícia

Salvador Leandro Duarte, de 68 anos, estava embriagado quando se escorregou e caiu no Rio Araguaia em Araguaiana.

09/04/2018 -

Homem morre após cair dentro de bueiro sem tampa em Sinop (MT)

Suspeita é de que Celeste Lemes tenha morrido afogado depois de cair em bueiro. No entanto, perícia ainda deve apontar causas da morte.

09/04/2018 -

Após denúncia, fiscalização aponta irregularidades e interdita balanças de aeroporto de MT

Três das 20 balanças do Aeroporto Marechal Rondon apresentaram falhas. Uma delas apontou erro de pesagem de 2kg acima do permitido, em desfavor do consumidor.

09/04/2018 -

Motociclista é atingido por ônibus ao seguir na contramão e morre em Rondonópolis (MT)

Motociclista estava com uma mulher na garupa e invadiu a contramão na rua. Moradores dizem que é comum esse tipo de infração nessa região.

09/04/2018 -

Mais de 200 motoristas são flagrados furando pedágio em rodovia de MT

Em 2017, quase 2 mil motoristas furaram o pedágio na MT-130. Concessionária diz que em 6 anos deixou de lucrar mais de R$ 500 mil com as evasões.

09/04/2018 -

Mercearia onde assaltante foi morto durante tentativa de roubo em Cuiabá é incendiada

Na semana passada, dono de mercearia reagiu a um assalto e atirou em jovem de 28 anos, que morreu. Segundo a polícia, a suspeita é de que o incêndio tenha sido motivado por vingança.

09/04/2018 -

Vândalos derrubam dois radares eletrônicos na BR-163 em Sinop (MT)

Desde o início do ano, mais de 6 equipamentos foram depredados no mesmo trecho administrado por concessionária.

09/04/2018 -

Enfrentamento da hanseníase em Mato Grosso é prioridade de governo

Com a intensificação de busca ativa e de mutirões de diagnóstico, o governo do Estado e os municípios detectaram 3.426 casos novos da doença em 2017

05/04/2018 -

Creche é fechada após forro desabar por infestação de pombos em Cuiabá

Na segunda-feira (2), parte do teto da despensa da creche desabou por não suportar a quantidade de fezes e ninhos no local.

05/04/2018 -

Motorista de carreta estava bêbado e provocou acidente que matou casal e filha de 4 anos em MT, diz laudo

Acidente na BR-163 matou Lucas Buffon, Poliana de Lara e a filha deles. Motorista de carreta mentiu em depoimento dizendo que carro da família havia invadido a pista dele.

05/04/2018 -

Mais dois radares de fiscalização eletrônica na BR-163 são derrubados em Sinop

Os aparelhos, localizados nos quilômetros 823 e 824, nas proximidades do bairro Alto da Glória, foram encontrados danificados, esta manhã.

05/04/2018 -

Samu abre processo seletivo com 90 vagas em Mato Grosso

Vagas são para enfermeiros, técnicos de enfermagem, motorista de ambulância, auxiliar administrativo e assistente administrativo.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora