Mato Grosso é destaque na revista Exame por implantar coaching na gestão pública

O resultado mensurado até o momento foi a criação de metas para o acompanhamento de processos internos

22/01/2018 - 08:26:46

   

Assinatura do decreto que institucionaliza o coaching na gestão pública de Mato Grosso.

A secretaria de Estado de Gestão (Seges) foi destaque na revista nacional de negócios Exame pelo trabalho realizado com o Coach na Gestão Pública. A reportagem aborda o panorama da busca pela produtividade e qualidade dos serviços no setor público do País, e cita Mato Grosso pelo resultado animador com a implantação do coaching no serviço público.

O Programa de Liderança e Coaching para os Gestores Públicos teve início em novembro de 2015 com o objetivo de transformar gestores públicos em líderes coaches, e assim contribuir com transformação da cultura do setor público. Em sua 18ª edição, o programa ja capacitou mais de 400 líderes e atendeu mais de 20 secretarias do Estado.

“É muito importante ver este trabalho dando certo, a formação dos líderes contribui para a cultura da eficiência, e da excelência no serviço prestado para a sociedade que tanto queremos consolidar cada vez mais no serviço público”, conta o secretário de Gestão, Júlio Modesto. 

O resultado mensurado até o momento foi a criação de metas para o acompanhamento de processos internos, conta o secretário Ajunto de Gestão de Pessoas, Carlos Campello. Ele cita que antes do sistema, a papelada chegava a ficar parada cinco meses na mesa de um funcionário, sem resolução. Agora o prazo estimado é de um mês. 

Capacitação

Os cursos são ministrados após uma seleção dos gestores. A seleção é realizada por meio de uma palestra de apresentação e alinhamento do Programa para que o gestor tenha consciência de como funciona o processo e decida se poderá cumprir todas as etapas. Os que desejarem participar e não puderem em detrimento do número de vagas entram para uma lista de espera para realizarem o curso em outra oportunidade.

Após a seleção, são enviadas as pesquisas para elaboração do conteúdo que será ministrado no decorrer das 40 horas divididas em quatro módulos que compõem o programa, juntamente com as ações extraclasse. A dinâmica dos trabalhos é interativa e reflexiva, utilizando como metodologia o coaching, aprendizagem experiencial e andragogia. Utilizam-se também várias ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de cada líder dentro do processo.

Após a implantação do coaching como ferramenta começou a preparação dos novos líderes pelo projeto “Academia de Novos Líderes”. A intenção é fomentar na cultura organizacional do Estado a preparação de servidores com conhecimento técnico e habilidade comportamental e assim alavancar o Poder Executivo, com resultados positivos com menos custo. A busca de servidores que irão atuar como facilitadores ultrapassou a 1000 candidatos que se disponibilizaram a participar deste novo projeto. Isso já é um reflexo da implantação do coaching como ferramenta de liderança.

A mentora deste programa é a servidora pública e master coach Tatiane Barbieri que idealizou o Programa que foi institucionalizado como programa de governo por meio da assinatura de decreto e que fez Mato Grosso ser o primeiro estado do país a ter coaching instituído na gestão pública. Conforme Barbieri, além de melhorar a área profissional, a metodologia também melhora a vida pessoal e assim temos servidores mais felizes e produtivos.

Veja a matéria completa na revista Exame aqui.  

MT Agora - Lorena Bruschi | Seges-MT

Mais Noticias

Manifesto na BR-163

Entidades fazem manifesto na BR-163 cobrando duplicação em Lucas do Rio Verde

Nova Montadora

Chineses se reúnem com Taques e discutem instalação de montadora em Mato Grosso

Estradas

Reparos na BR-163 e BR-364 continuam acontecendo, diz Rota do Oeste

BR-163

Futuro da BR-163 será definido até dia 26

17/02/2018 -

Sefaz apreende mais de R$ 700 mil em mercadorias sem nota fiscal em MT

Apreensões foram feitas ao longo deste mês em Cuiabá, Várzea Grande e Barra do Garças. Foram apreendidas cargas de joias, bebidas alcoólicas e madeiras.

15/02/2018 -

Presidente interino da Fecomércio-MT diz ter sido impedido de trabalhar e registra BO

João Flávio Barbosa assumiu a presidência após assembleia na instituição. Hermes Martins da Cunha, o então presidente, é investigado por supostos atos de improbidade.

12/02/2018 -

Obras na BR-163 ocorrem hoje e na quarta-feira no feriado de Carnaval

Cronograma de atividades foi elaborado para não prejudicar o fluxo de veículos durante o feriado

05/02/2018 -

Detran lança campanha para trânsito seguro no Carnaval

Campanha educativa e fiscalizações serão intensificadas no período festivo

05/02/2018 -

Casos de HIV em adultos crescem 255% em MT; foliões devem usar preservativos

As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de camisinha masculina ou feminina

05/02/2018 -

Caminhões parados em rodovia no PA causam prejuízo a transportadoras de MT e atrasam escoamento da produção

Caminhoneiros passam até 125 horas retidos em rodovia, segundo o Dnit. Chuvas em trecho em obras na serra dificultam passagens de veículos de carga.

03/02/2018 -

Ministério da Saúde recomenda vacina de febre amarela em 141 municípios de MT

As secretarias Municipal e Estadual afirmam que em todo o Estado a vacina é oferecida e pode atender toda a demanda.

27/01/2018 -

Asfalto cede e trecho da BR-364 em MT fica totalmente interditado

Desmoronamento ocorreu nessa sexta-feira (26) após fortes chuvas. Tráfego foi impedido nos dois sentidos, mas neste sábado uma faixa foi liberada.

26/01/2018 -

Aos 111 anos, viúva que criou as sete filhas sozinha em MT comemora longevidade

Baiana de nascença, Maria Olímpia se mudou para MT na juventude. Mudança foi feita a cavalo. Ela se casou duas vezes e teve nove filhos, mas dois morreram.

26/01/2018 -

Mato Grosso gerou quase 16 mil novos postos de emprego em 2017, diz Caged

Apesar do saldo positivo em alguns estado e regiões, as demissões superaram as contratações no Brasil. Dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho.

26/01/2018 -

MT tem um caso de febre amarela sob investigação, diz Ministério da Saúde

Caso suspeito foi registrado entre julho de 2017 e janeiro de 2018. A Secretaria Estadual de Saúde contesta o dado e diz que nenhum caso foi registrado no período.

25/01/2018 -

Número de vagas de estágio aumenta 17% em MT neste ano

Cerca de 2,1 mil vagas de estágio estão abertas no estado. Parceria com novas empresas e órgãos públicos elevaram o número de vagas, avalia supervisor do Ciee.

25/01/2018 -

Ferrovia entre MT e SP já recebeu investimentos de R$ 200 mi e deve receber fertilizantes em abril

Além dos benefícios operacionais e financeiros, o terminal também deve trazer ganhos ambientais, com significativa redução de emissão de poluentes.

24/01/2018 -

Agricultores familiares investem em turismo rural para atrair visitantes e aumentar a renda em MT

Lei estadual permite turismo em áreas de agricultura familiar. Agricultor tem investido em pomar de frutas para receber os visitantes e pretende fabricar vinho e geleia de jabuticaba no local.

17/01/2018 -

Cuiabá é a capital do Centro-Oeste com mais habitantes acima do peso, diz pesquisa

Ao todo, 57,6% dos moradores que vivem em Cuiabá estão com excesso de peso. No ranking nacional, Cuiabá é a quarta capital com maior número de moradores acima do peso.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora