Mato Grosso tem 42 casos suspeitos de influenza e 8 mortes, diz secretaria

Cuiabá tem o maior número de casos, com 19 pacientes e Várzea Grande notificou 4 casos. A vacinação começa dia 23 de abril.

11/04/2018 - 22:48:03

   

Mato Grosso tem 42 casos suspeitos de influenza e 8 mortes, diz secretaria (Foto: SES-MT)

Quarenta e dois casos suspeitos de influenza foram notificados em Mato Grosso. O balanço foi divulgado nessa terça-feira (10) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

De acordo com o levantamento, desse total, estão em acompanhamento e sob a investigação 21 casos suspeitos de gripe influenza com o vírus H3N2, que já circulou nos Estados Unidos e agora está no Brasil.

Das 42 notificações, oito pessoas morreram, sendo que um dos óbitos foi causado pelo vírus H1N1 em Cuiabá.

Ainda segundo a SES, esses casos suspeitos e que estão sendo investigados são de pessoas que faleceram entre o fim do mês de março e o início de abril, dos quais um caso com morte registrada em Tangará da Serra, cinco casos em Cuiabá, um em Juína e um em Várzea Grande.

Um paciente de Colniza foi transferido para Cuiabá e apresenta sintomas da doença e está com quadro de saúde de melhora.

A Vigilância Epidemiológica já confirmou 18 casos por influenza e 13 pacientes evoluíram para a cura e já receberam alta médica.

Entre os casos confirmados estão dois pacientes que apresentam um quadro de evolução para cura que estão internados em um hospital particular de Cuiabá. São dois irmãos, sendo que o hospital já confirmou o diagnóstico de influenza.

Cuiabá tem o maior número de casos, com 19 pacientes e Várzea Grande notificou 4 casos.

A SES alerta à população para que ao primeiro sintoma de gripe ou de um quadro de síndrome respiratória aguda grave e que podem evoluir para a influenza, para que procure imediatamente a unidade de saúde municipal mais próxima, para ser tratado e receber medicamento pelo SUS.

Vacinação

O Ministério da Saúde deverá realizar campanha nacional de vacinação a partir do dia 23 de abril, com o dia D no dia 12 de maio. As vacinas somente estarão disponíveis a partir do dia 23 deste mês.

A vacinação terá como público prioritário os idosos, crianças com até cinco anos de idade, gestantes e profissionais da saúde e da educação. A vacina é aplicada em dose única e combate três vírus diferentes da gripe influenza e previne a doença.

Existe um protocolo de tratamento que deve ser seguido pelos profissionais de saúde que é o mesmo para a influenza do tipo H1N1, H2N3 e Influenza B.

Transmissão

De acordo com informação da Vigilância Epidemiológica a transmissão dos vírus influenza se dá por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também acontece por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

O Ministério da Saúde orienta a população a adotar cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

MT Agora - G1 MT

Mais Noticias

Acidente Fatal

Homem e adolescente morrem após carro capotar e cair de ponte em terra indígena em MT

MT-242

Onça-pintada é atropelada por caminhonete e morre em rodovia de MT

Tragédia

Mãe dorme e mata bebê de um mês sufocado em MT

Restrição

Com mais de 5 mil focos de incêndio no ano, MT começa período proibitivo das queimadas

15/07/2018 -

Jovem morre em acidente entre moto e bicicleta no cruzamento de ruas em Cuiabá

Heber Henrique Ferreira do Carmo tinha 19 anos e pilotava a moto. Samu foi chamado, mas vítima morreu no local do acidente.

15/07/2018 -

Engenheiro morre após cair de carroceria de caminhonete em festa de aniversário do amigo em MT

Bruno Brunini subiu na carroceria do veículo de um conhecido na Praça Popular, em Cuiabá. Ele estava internado desde o dia do acidente com traumatismo craniano.

15/07/2018 -

Prefeitura realizará aquisição de cinco veículos para aeroporto de Sinop

A Prefeitura de Sinop realizará a aquisição de cinco veículos para uso no aeroporto municipal João Baptista Figueiredo. Um pregão eletrônico (31/2018), modalidade menor preço por item, foi aberto para realização do rito.

15/07/2018 -

Concessionária elabora medidas de prevenção e combate às queimadas na BR-163 em Mato Grosso

O período proibitivo de queimadas inicia em 15 de julho e o Comitê do Fogo de Mato Grosso alerta que o envolvimento de todos é fundamental para minimizar a incidência de registros.

15/07/2018 -

Jovem tem traumatismo craniano ao cair de carroceria de caminhonete em festa de aniversário do amigo em MT

Bruno Brunini subiu na carroceria do veículo de um conhecido na Praça Popular, em Cuiabá. Ele caiu depois que o condutor seguiu na contramão e fez uma curva, segundo a polícia.

15/07/2018 -

Janela trincada de avião estoura durante pouso de emergência em Mato Grosso

O piloto do avião precisou realizar pouso de emergência em Tangará da Serra após verificar uma trinca em um vidro do avião, que estourou já no fim do procedimento.

15/07/2018 -

Por causa de poeira em estrada de terra, jovem morre após bater de frente com carro ao fazer ultrapassagem em MT

Ele fez uma ultrapassagem em um carro, modelo Prisma, e, devido à poeira, não percebeu a presença de outro automóvel, um Strada, que seguia no sentido contrário.

15/07/2018 -

Mato Grosso tem alto risco de transmissão da Chikungunya

Conforme o boletim, o risco de contaminação é médio em Sinop

15/07/2018 -

H1N1 responde por mais de 54% dos casos de influenza em MT

No Estado foram notificados 48 óbitos.

15/07/2018 -

Apostador de cidade de MT ganha sozinho R$ 6 milhões na loteria

A bolada saiu para o município de Pedra Petra com uma população de pouco mais de 16 mil habitantes.

15/07/2018 -

Mato Grosso registra 25% dos focos de queimadas no país

Até quinta-feira (12), do total de 20.443 focos de calor, 5.042 ocorriam no território mato-grossense, conforme o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe), ou seja um quarto dos focos eram no Estado.

15/07/2018 -

Caçador morre após cair e disparar contra si mesmo em região de mata em MT

ncidente foi registrado no dia 7 de julho durante uma caçada na zona rural em Novo Mundo. Depois disso, Sebastião Silva foi transferido para o Pronto Socorro de Cuiabá.

15/07/2018 -

Raposa é encontrada em pátio da Justiça Federal em MT e resgatada por bombeiros

Resgate foi feito nesta sexta-feira (13), na sede da Justiça Federal em Rondonópolis. O animal não tinha ferimentos e, após o resgate, foi solto em uma área de mata na região.

14/07/2018 -

Mulher morre carbonizada durante incêndio em quitinete em MT

Ruthe Libório Santos, de 43 anos, estava deitada na cama.

12/07/2018 -

Municípios de MT debatem implantação da Base Nacional Comum Curricular

O foco do evento é promover uma rodada de debates acerca da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no país, com os representantes de conselhos municipais, gestores e demais agentes públicos envolvidos com a área.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora