Coronavírus

Mato Grosso vai aumentar de 796 para 1.148 a capacidade de testes diários da Covid-19

Na primeira quinzena de junho, a capacidade ainda deve ser aumentada para 1.148 amostras por dia, podendo chegar a 2.946 no próximo mês

Fonte: Durcy Arévalo | SES-MT
02 de Junho de 2020 as 09h 06min

Tchélo Figueiredo - Secom/MT

  Na primeira quinzena de junho, a capacidade ainda deve ser aumentada para 1.148 amostras por dia, podendo chegar a 2.946 no próximo mês

  Mato Grosso deve aumentar para 1.148 a capacidade de realização de testes diários RT-PCR – considerado o padrão-ouro no diagnóstico da Covid-19 – na primeira quinzena de junho, quando o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT) passará a realizar análises em três turnos. Atualmente, o Estado conta com uma capacidade diária de análise de 796 amostras suspeitas da Covid-19, que ocorre em dois turnos.

  O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, durante apresentação das informações relativas às ações de enfrentamento ao coronavírus em Mato Grosso, na última quarta-feira (27), em sessão plenária da Assembleia Legislativa.

  “Quando iniciamos a pandemia, o Lacen tinha capacidade de realizar em torno de 88 amostras por dia; hoje analisamos até 796 amostras. Um aumento de 708 amostras por dia. Dessa forma, já podemos verificar a melhoria substantiva que tivemos desde o início do coronavírus em Mato Grosso”, avaliou o gestor.

  A expectativa é de que, em junho, essa capacidade aumente para 1.972 amostras diárias e, posteriormente, chegue a 2.946 amostras em três turnos, explica o secretário Gilberto.

  “Estão sendo feitos esforços para o investimento de R$ 2 milhões em equipamentos, com o objetivo de automatizar atividades que ainda hoje são realizadas manualmente – o que prejudica a capacidade de produção. Conseguindo fazer essa aquisição, passaremos a ter capacidade de processamento de 2.946 testes PCR em 24 horas no Lacen de Mato Grosso. É uma ampliação substantiva, considerando que saímos de 22 amostras por dia”.  

  Hoje, a média de recebimento de amostras gira em torno de 350. Contudo, nos últimos dias, com o aumento da disseminação do vírus, a equipe técnica do Laboratório Estadual informa que a média é de aproximadamente de 500 amostras por dia. Os técnicos frisam ainda que a capacidade da unidade continua acima da média de amostras recebidas pelos municípios.

  Testes rápidos

  O secretário alerta que o teste rápido não é recomendado para diagnóstico, sendo um teste principalmente destinado à triagem de pacientes. O teste rápido precisa ser realizado sete dias após o aparecimento de sintomas e existe uma margem de erro de 10% a 40%, o que possibilita a existência de falsos negativos – resultado que compromete o encaminhamento desses pacientes.

  Gilberto pontuou ainda que, com o objetivo de contribuir para o diagnóstico célere, foi definido pela equipe técnica um fluxo de testes. Dessa forma, existe fluxo para cada categoria, como por exemplo: paciente hospitalizado sintomático; paciente que foi a óbito hospitalizado; óbito domiciliar; casos sintomáticos leves.

  É importante ressaltar que, em Mato Grosso, o laboratório público de testagem RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction) – teste de categoria ouro para o diagnóstico de casos da COVID-19 – é o Lacen. O secretário ainda explicou que a SES buscou realizar parcerias com a Universidade de Mato Grosso, em Rondonópolis, e abriu uma tentativa em Sinop, com o propósito de descentralizar os locais de testagens no estado.

  Aquisição

  No dia 27 de abril a SES-MT adquiriu dez mil testes rápidos. Outros 20 mil testes foram importados pela Secretaria e já chegaram no estado. O Ministério da saúde encaminhou em abril 7.200 testes rápidos para os Hospitais de Referência covid-19.

  Foram encaminhados também pelo Ministério, na primeira leva, para os 141 municípios 8.080 testes. Na segunda leva, outros 47.740 testes. Os mesmos foram distribuídos 100% aos municípios. Entre os testes rápidos adquiridos pela secretaria e enviados pelo Ministério soma-se mais de 93 mil testes no estado de Mato Grosso.

  Amostras

  O Boletim Informativo divulgado pela SES-MT na última quinta-feira (28) aponta que um total de 6.718 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 405 amostras em análise laboratorial.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Coronavírus

Pais e dois filhos são curados da Covid-19 em Cuiabá: ‘Conseguimos vencer’

Um casal e os dois filhos tiveram coronavírus (Covid-19) e foram curados da doença, em Cuiabá.

10 de Julho de 2020 as 15h48

Revólver

Motorista é pego pela PM com revólver e munições na zona rural da capital

A arma de fogo estava no carro do suspeito que foi preso em flagrante.

10 de Julho de 2020 as 15h41

Prisão

PM percebe perseguição e prende suspeito de roubo em flagrante

Na fuga, o suspeito bateu no outro veículo e seguiu a pé quando os policiais o renderam e o algemaram

10 de Julho de 2020 as 15h36

Roubo

Suspeito de roubo é detido e faca usada no crime é apreendida

Como o carro era monitorado por GPS, os militares tiveram a sua localização exata

10 de Julho de 2020 as 15h33

Quadrilha

PM identifica quadrilha que usava sistema de entrega via aplicativo no tráfico de droga

Policiais militares de Várzea Grande prenderam nesta quinta-feira (09.07), duas mulheres, um homem e apreenderam uma adolescente por tráfico de droga, no bairro Jardim Icaraí.

10 de Julho de 2020 as 15h30

Abordagem

Suspeitos correm de abordagem e são pegos com droga na área central de Cáceres

A equipe estava em ronda quando percebeu um grupo de pessoas conversando na frente a uma vila. Ao ver a viatura, elas saíram correndo para dentro do imóvel. Devido à atitude, foi iniciado o procedimento de vistoria e abordagem

10 de Julho de 2020 as 15h27

Coronavírus

Professora com Covid-19 que precisava de doação de sangue morre após 8 dias internada em MT

Vera foi diagnosticada com Covid-19 e teve complicações decorrentes da doença.

10 de Julho de 2020 as 15h22

Violência Doméstica

Polícia prende mais um autor de violência doméstica em Rondonópolis

A ordem de prisão do suspeito, de 35 anos foi decretada Vara de Violência Doméstica há quase um ano, no dia 25 de julho de 2019 e tinha validade até 2039.

10 de Julho de 2020 as 15h01

Violência

Mulher fica 3 dias sem conseguir andar após ser espancada a pauladas pelo marido

De acordo com a ocorrência, a vítima teria fugido de casa por volta das 17h e pedido socorro na fazenda vizinha, onde a Polícia Militar (PM) foi acionada e escutou o relato da mulher.

10 de Julho de 2020 as 14h58

Coronavírus

Barreira sanitária flagra 22 pessoas com sintomas da covid circulando por Cuiabá

No primeiro dia de barreira sanitária em Cuiabá, 2.566 pessoas que estavam a bordo de 1.325 veículos, foram examinadas pela equipes de fiscais da Vigilância Sanitária, nos quatro pontos estratégicos de entrada e saída da capital.

10 de Julho de 2020 as 14h54

Ouro Maculado

Operação fecha áreas de extração ilegal de ouro em distrito de Peixoto de Azevedo

Foram apreendidos maquinários utilizados na atividade garimpeira, que totalizam mais de R$ 1 milhão

10 de Julho de 2020 as 14h30

Ação Rápida

Força Tática identifica distribuidora de gás usada de fachada para vender droga em Sinop

Na ação policial, uma motocicleta com queixa de roubo foi recuperada

10 de Julho de 2020 as 14h28

Solidariedade

Associações de bairros da região do Coxipó recebem cestas e cobertores

Parceria entre Governo e lideranças comunitárias vai beneficiar nove mil famílias carentes em Mato Grosso

10 de Julho de 2020 as 14h24

Leitos

Mais 204 novos leitos de UTI serão abertos para o tratamento de pacientes com Covid-19

De acordo com o planejamento da SES, 10 municípios de Mato Grosso contarão com novos leitos de UTI

10 de Julho de 2020 as 14h21

Fiscalização

Em patrulhamento fluvial, Batalhão Ambiental apreende redes e espinheis em Juscimeira

Os policiais realizavam patrulhamento fluvial quando perceberam alguns barracos improvisados e decidiram vistoriar

10 de Julho de 2020 as 14h18

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

Qual é seu posicionamento referente ao Lockdown?

Sou Contra

Sou Favorável

Parcial
veja +

COTAÇÃO