Estado

Mato Grosso tem alta incidência de raios

Mato Grosso está entre os estados brasileiros onde há maior incidência de raios por quilômetro quadrado.

Levantamento | 22 de Setembro de 2018 as 17h 36min
Fonte: Diário De Cuiabá

Mato Grosso está entre os estados brasileiros onde há maior incidência de raios por quilômetro quadrado. E, com a chegada da primavera, que tem início às 22h53 deste sábado (22), aumentam a preocupação com a ocorrência desse fenômeno, uma vez que a estação é marcada por um maior volume de chuvas. 

Segundo levantamento feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no ano passado, a média anual de raios a atingirem o país, nos últimos seis anos, foi de 77,8 milhões. No Estado, essa incidência é de 11,1 milhões. 

Ainda, de acordo com a pesquisa, os estados onde há maior incidência de raios por quilômetro quadrado são Tocantins (17,1), Amazonas (15,8), Acre (15,8), Maranhão (13,3), Pará (12,4), Rondônia (11,4), Roraima (7,9), Piauí (7,7) e São Paulo (5,2). 

“O Brasil é o campeão mundial em incidência de raios porque é o maior país da região tropical do planeta, o mais quente e por isso favorece a formação de tempestade. Os raios são mais frequentes na primavera e no verão porque são as estações mais quentes. Mas existem diferenças entre uma região e outra. Quando se fala de morte por raio fala-se de uma combinação de alta incidência [de raios] com grande número de pessoas”, explicou o coordenador do Elat, Osmar Pinto Júnior, à Agência Brasil. 

Conforme o levantamento do Elat, a principal circunstância na qual ocorrem mortes por raio no país é durante as atividades rurais (25%), seguido de pessoas que estão dentro de casa (18%), próximas a veículos (10%), embaixo de árvores (8%), jogando futebol (7%), embaixo de coberturas (5%) e na praia (4%). 

A prevenção é o principal meio para evitar mortes provocadas por raios. Um dos locais mais seguros para ficar durante uma tempestade é dentro de um automóvel fechado, uma vez que o raio não ultrapassa a estrutura metálica do carro. 

Outras dicas é evitar locais altos, sentar embaixo de árvores ou deitar no chão. A pessoa também deve manter distância de poças de água e objetos que possam conduzir a eletricidade, como linhas de energia e cercas de arame farpado. Dentro de casa, deve-se evitar entrar em contato com objetos ligados à rede elétrica ou ficar perto da tomada durante uma tempestade.

COMENTARIOS

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Terça Feira

Lucas do Rio Verde, MT

º

COTAÇÃO