Estado

Medo da H1N1 faz crescer venda de álcool em gel em farmácias em MT

Estado investiga nove mortes que teriam sido causadas pela doença. Farmácias de Tangará da Serra começaram a repor o estoque de álcool gel.

Medo | 14 de Abril de 2016 as 05h 12min
MT Agora - G1 MT

O medo da gripe H1N1, também conhecida como gripe A, tem feito com que aumente a procura das pessoas pelo álcool gel nas farmácias de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá. Não foi confirmado nenhum caso da doença no município em 2016. Em todo o estado, um paciente teve a confirmação de que estava infectado com o vírus. Ele tinha 73 anos e morreu em fevereiro, após ter ficado internado no Pronto-Socorro de Cuiabá. No total, 9 mortes estão em investigação em Mato Grosso.

Em uma das farmácias de Tangará da Serra o produto já está esgotado, com novo lote vindo de outro estado. "Antigamente a gente conseguia pedir do estado, mas faz 15 dias que só fora do estado. E devido a isso, demora de uma semana a dez dias para chegar", disse a farmacêutica Fabiana Rodrigues.

Alguns clientes, porém, estão preferindo comprar nas farmácias de manipulação. Andréia Carvalho afirma que, na farmácia dela, as vendas aumentaram 50%. "Nós sempre tivemos o trabalho de estar induzindo o uso do álcool [em gel]. Mas agora, realmente em virtude da gripe H1N1, aumentou bastante a procura", disse.

Segundo ela, é preciso ficar atento à forma de uso do álcool gel - é preciso esfregar nas mãos, não apenas passar - e no tipo do produto que precisa ser comprado. “Tem que ser um álcool 70%. Se não for, não adianta um álcool a 100% porque ele pode ser extremamente volátil ou um álcool com 40%, 50%, que ele não vai ter a eficácia que precisa", explicou.

Transmissão

O médico infectologista Alessandro Zuchetto afirma que um simples aperto de mão pode transmitir o vírus, caso a pessoa esteja infectada. “Qualquer meio que se utilizar de contato com uma pessoa, de maneira direta ou indireta, é um meio de risco", disse. "O vírus se transmite um dia antes de começarem os sintomas e três dias depois, na maioria. Exceto crianças, que transmitem por mais tempo”, acrescentou.

A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 começará no dia 30 de abril em todo o Brasil.

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Quarta Feira

Lucas do Rio Verde, MT

º

COTAÇÃO