Estado

Menina de 4 anos que teve 75% do corpo queimado em acidente com churrasqueira em MT pede roupa especial ao Papai Noel

Gabriella Araujo de Santana, de 4 anos, pediu para a avó escrever a carta que foi enviada à agência. Ela sofreu um acidente aos dois anos de idade, durante uma confraternização.

Fonte: G1 MT
02 de Dezembro de 2019 as 15h 49min

Gabriella usa uma roupa especial e a que ela usa já está pequena — Foto: Maria Fátima Araújo/ Arquivo pessoal

  Com a ajuda da avó, uma menina de 4 anos escreveu uma cartinha ao Papai Noel dos Correios pedindo uma roupa especial para tratamento de queimaduras. Gabriella Araujo de Santana, que mora em Jangada, a 82 km de Cuiabá, teve 75% do corpo queimado em um acidente doméstico.

  Segundo Maria Fátima Araújo, a roupa especial é confeccionada nas medidas de Gabriella. A neta precisa usar a roupa adequada para a pele se reabilitar, pois está em fase de crescimento.

  Devido às queimaduras, o corpo ficou sensível necessitando de cuidados especiais e a roupa ajuda a aliviar, amenizando, inclusive, as coceiras que a criança sente com frequência.

  Gabriella estuda no Centro Municipal de Educação Infantil Mãezinha Maria e passa os finais de semana com a avó. Em um dia que estavam juntas, ela pediu que Maria de Fátima escrevesse uma cartinha com o pedido dela para o Papai Noel.

  Aos dois anos de idade, Gabriella sofreu um acidente com uma churrasqueira que explodiu e a atingiu. A menina teve queimaduras de 2° e 3° graus e está com várias sequelas devido ao acidente. Ela já fez alguns procedimentos cirúrgicos como abertura de boca e instalação de uma aparelho respiratório na traqueia.

  Além das cirurgias já realizadas, a criança ainda terá que fazer outros procedimentos ao longo da vida, como uma cirurgia na boca, abertura de orelha e reconstrução dos seios. Ela consegue conversar e andar, mas com grandes limitações devido às queimaduras, de acordo com a avó.

  Maria explicou que não trabalha porque tem que ficar à disposição da neta para acompanhá-la nos tratamentos.

  O acidente com Gabriella foi em Nova Mutum, a 269 km da capital, em 2017. A família participava de uma confraternização na cidade.

  “Gabriella é minha riqueza. Faço tudo o que eu puder por ela, mas não tenho dinheiro para comprar a roupa que ela precisa. Praticamente todo ano tem que trocar e fazer uma nova pois ela vai crescendo. A roupa é muito importante no momento e eu não tenho condições. Ela é uma menina especial, é um milagre de Deus na minha vida. A amo muito", disse Maria Fátima.


  A primeira roupa que Gabriella conseguiu e está usando foi doada por uma empresária da cidade onde moram, em 2018. Mas ela precisa de uma nova, pois cresceu.

  A avó contou que aguarda há quatro meses por uma cirurgia de abertura de boca no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) pelo Hospital Municipal Cuiabá.

  Maria ainda disse que já foi até o hospital duas vezes em outros momentos para tentar marcar a cirurgia, mas não conseguiu. Segundo ela, a viagem foi à toa porque só pedem para esperarem a liberação do procedimento cirúrgico e que vão entrar em contato.

  “Se eu for lá no hospital como já aconteceu de ir e não resolver nada, é muito difícil, pois só temos gastos. Ela [Gabriella] precisa fazer a cirurgia de abertura de boca e passar por essa consulta com o cirurgião plástico porque se não ela não retira a traqueo (aparelhos de traqueostomia)", contou Maria.

  Além da roupa especial, Gabriella também precisa tomar um leite específico, usar protetor solar, tomar colágeno e outros remédios para alergia. Maria Fátima mora com o marido que é o único que trabalha na casa e, que não recebe nenhuma ajuda dos órgãos públicos para locomoção no deslocamento delas até o HMC.

A campanha


  A ideia da campanha Papai Noel dos Correios surgiu dos carteiros que, durante a rotina de trabalho, recebiam cartas escritas por crianças, destinadas ao Papai Noel, porém, sem endereço. Sensibilizados, resolveram adotar eles mesmos as cartinhas e enviar os presentes. Com o passar do tempo, a ação ganhou proporção e acabou se transformando num projeto corporativo.

  A partir de então, as cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas e, depois, são disponibilizadas nas unidades da empresa para os voluntários.Os carteiros não distribuem cartas das crianças diretamente à população, em suas residências. Os interessados precisam buscar as correspondências nas unidades ou se cadastrar no blog da campanha.

  Em Mato Grosso, nos últimos dois anos, mais de 50 mil cartas foram entregues ao 'Papai Noel'. Em 2017 o estado recebeu 23.376 cartinhas escritas por crianças e, em 2018 foram recebidas 26.787 cartinhas. No ano passado, foram adotadas 11.167 cartinhas, segundo os Correios. A campanha começou desde o dia 11 em Mato Grosso.

  As cartas são escritas por crianças de famílias de baixa renda e podem ser escolhidas até o dia 6 de dezembro pela internet ou retiradas pessoalmente até o dia 13 de dezembro em uma das agências dos Correios no estado. Os presentes são entregues às crianças pela empresa. Basta levar até a agência.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Terras Indígenas

Mais de 600 índios se reúnem em MT para discutir exploração de recursos naturais e agricultura em terras indígenas

Encontro foi um convite do cacique Raoni e reuniu lideranças indígenas de 47 etnias do país.

17 de Janeiro de 2020 as 20h49

Enem

Nenhum candidato tira 'nota mil' na redação do Enem e MT é o único do Centro-Oeste sem nota máxima

53 redações de 15 estados e Distrito Federal tiveram nota máxima. Destas, 32 foram escritas por mulheres. O tema desta edição foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

17 de Janeiro de 2020 as 20h46

Investigação

Médico é investigado por acúmulo de cargos públicos e não cumprimento de jornada em MT

Joeny de Campos acumulava quatro cargos. Em um deles, das 40 horas de jornada que deveriam ser cumpridas, o médico cumpria, em média, 26 horas.

17 de Janeiro de 2020 as 20h35

Leilão

Governo realiza leilão de imóvel, avião e veículos apreendidos em ações de combate ao tráfico de drogas em MT

Dentre os bens listados está uma aeronave, modelo Cessna T210N, Prefixo PT-LXE, com capacidade para cinco passageiros e lance inicial de R$ 30 mil

16 de Janeiro de 2020 as 08h36

Bandeira Branca

Consumidores de MT podem aderir à tarifa branca em 2020; entenda como funciona

Em Mato Grosso, postos tarifários e os valores das tarifas residenciais por quilowatt-hora (kWh) da tarifa branca já foram definidos pela concessionária Energisa

16 de Janeiro de 2020 as 08h33

Atendimento Psicológico

MPE aguarda sentença de ação que requer atendimento psicológico aos militares em MT

Ação foi anexada ao Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2019, que conclui haver mais policiais vítimas de suicídio do que assassinados no horário de trabalho.

16 de Janeiro de 2020 as 08h32

Exportações

Exportação de carne bovina cresce quase 22% em MT em 2019; aumento é atribuído à abertura do mercado chinês

Rebanho também cresceu cerca de 11%, alcançando o número de 30,34 milhões de cabeças de gado.

16 de Janeiro de 2020 as 08h30

Transplante

Transplante de rins volta a ser feito pelo SUS em MT após 10 anos suspenso; quase mil precisam da cirurgia

Programa de transplante renal iniciou em 1999. No entanto, a última cirurgia de transplante de rim realizada no estado aconteceu em maio de 2009.

16 de Janeiro de 2020 as 08h28

Fortalecimento do Comércio

MT registrou aumento de 18% no número de microempreendedores em 2019

Conforme Eliane Chaves, técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a formalização dos trabalhadores é uma tendência nacional.

16 de Janeiro de 2020 as 08h01

Processo Seletivo

Unemat faz processo seletivo para contratar professores com salário de até R$ 6,2 mil

Vagas são para cadastro de reserva nas unidades de Cáceres e Tangará da Serra A jornada de trabalho é de 20 horas semanais, com remuneração de acordo com a titulação,

16 de Janeiro de 2020 as 08h00

Balança Móvel

DNIT implanta balança móvel para barrar excesso de cargas em rodovia federal de Mato Grosso

Conforme o documento, está proibido o tráfego de veículos com o Peso Bruto Total Combinado (PBTC) acima de 48,50 toneladas.

15 de Janeiro de 2020 as 11h53

Efeito Nargilé

Jovem internada há 14 dias faz post dizendo que pneumonia se agravou pelo uso de narguilé e pede orações

Mara Maysa Barbosa, de 18 anos, está internada no Pronto Socorro de Várzea Grande. Ela disse que começou a usar narguilé aos 14 anos e que aos 16 o uso começou a ser diário.

15 de Janeiro de 2020 as 00h42

Turismo

Governo abre vagas para guias de turismo que queiram atuar no Parque Serra Azul em MT

O profissional poderá acompanhar turistas no Centro de Atendimento ao Visitante, Discoporto, Mirante do Cristo e Trilha das Cachoeiras. O cadastro deve ser feito até o dia 07 de março.

14 de Janeiro de 2020 as 08h22

Recompensa

Lei aprovada pelo governo de MT prevê pagamento de recompensa por informações sobre crimes

Informações vagas e imprecisas não serão consideradas. Funcionamento do sistema, forma e valores de pagamentos da recompensa ainda devem ser definidos pelo governo.

14 de Janeiro de 2020 as 08h18

Acidente

Barco com 7 pessoas vira no Rio Teles Pires em MT e vítimas são localizadas com ajuda de helicóptero

Equipes da PM, Corpo de Bombeiros e Ciopaer fizeram buscas aéreas, terrestres e fluvial até localizarem as vítimas às margens de rio.

13 de Janeiro de 2020 as 14h47

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO