Detran-MT

Mesmo com fechamento temporário, Detran-MT continua emitindo CNH em todo Estado

O documento é enviado pelos correios no endereço cadastrado junto ao Detran-MT ou na unidade escolhida pelo condutor para retirada

Fonte: Lidiana Cuiabano | Detran-MT
02 de Julho de 2020 as 14h 44min

Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - Foto por: Haillyn Heiviny

  Mesmo com o fechamento temporário em razão da pandemia do novo coronavírus, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) continua emitindo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aos condutores que solicitam o documento via aplicativo MT Cidadão.

  O documento é enviado pelos correios no endereço cadastrado junto ao Detran-MT ou na unidade escolhida pelo condutor para retirada. 

  Desde o dia 22 de junho, quando o atendimento presencial do Detran foi suspenso em 17 municípios do Estado, até a data de ontem (01.07), que a Autarquia já está com 53 municípios com atendimento suspenso, foram abertos 1.782 processos de renovação da habilitação pelo aplicativo MT Cidadão em todo Estado, sendo que 287 condutores já receberam suas CNHs em casa, via correios.

  Somente entre a última segunda-feira (29.06) até quarta-feira (01.07), foram emitidas em torno de 800 CNHs aos condutores via correios.

  O diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade, explica que, com a suspensão temporária do atendimento na maioria das unidades da Autarquia, o condutor que precisa renovar a CNH pode fazer todo o processo via aplicativo MT Cidadão. “Estão solicitando a entrega do documento pelos correios e o Detran está emitindo e enviando”.

  Alessandro ressalta ainda que, o Detran também está emitindo as CNHs em que os processos foram abertos pelo aplicativo MT Cidadão e foram solicitadas para entrega nas Ciretrans.

  “Estamos emitindo o documento e guardando dentro do malote para que, assim que retornar o expediente e o atendimento ao público nas Ciretrans, que estão temporariamente fechadas, vamos enviar os documentos para essas unidades para que o condutor consiga ir retirar a sua CNH”, disse.

  Suspensão do atendimento

  O Detran-MT está com o atendimento ao público presencial suspenso desde o dia 22 de junho em 17 municípios do Estado, e no dia 29 de junho suspendeu o atendimento em mais 36 municípios, totalizando 53 cidades com atendimento suspensos.

  A medida considerou o Boletim Informativo nº 109, divulgado no dia 25 de junho pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), com o panorama da situação epidemiológica  do Covid-19 em Mato Grosso. CONFIRA AQUI AS UNIDADES QUE ESTÃO FECHADAS TEMPORARIAMENTE

  Os municípios elencados na lista foram considerados de risco muito alto e alto risco de contágio do novo coronavírus, conforme o boletim informativo da SES-MT.

  Os cidadãos que já estavam com o atendimento agendado para as referidas unidades estão sendo contactados pelo Detran-MT para reagendamento do atendimento para após o período de suspensão.

  Orientações

  A orientação do Detran-MT neste momento de prevenção ao novo coronavírus é que o cidadão verifique sempre se o serviço que ele deseja está disponível de forma digital, no site da Autarquia (www.detran.mt.gov.br).

  Através do site ou pelo aplicativo MT Cidadão, podem ser feitas a solicitação da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), troca para a CNH definitiva, solicitação da Permissão Internacional para Dirigir (PID), além da emissão de taxas como o IPVA, Seguro DPVAT e multas, consulta a informações de veículo, informações de condutor, resultado de Recurso de Infração, Certidão Negativa de Multa, emissão da Certidão de Condutor, validar documentos e Certidão de Propriedade.

  Licenciamento

  Um dos serviços disponíveis online é a impressão do Licenciamento Anual de Veículos, que pode ser feito em papel A4, em qualquer lugar em que o cidadão tenha acesso à impressora e a internet.

  O serviço foi autorizado pelo Denatran e disponibilizado pelo Governo do Estado no site do Detran-MT e pelo aplicativo MT Cidadão. O documento em papel A4 tem o mesmo valor jurídico do conhecido “verdinho”, que era impresso em papel moeda.

  “O cidadão que já tem o veículo emplacado em seu nome e deseja ter acesso ao documento, este ficará disponível de forma automática após o pagamento de todos os débitos obrigatórios para trafegabilidade do veículo”, reforçou o diretor de Veículos do Detran-MT, Augusto Cordeiro.

  Suspensão de prazos

  Conforme a deliberação n° 185 de 19 de março de 2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Detran-MT reforça que continua valendo a suspensão do prazo para os seguintes serviços:

  - Transferência de propriedade do veículo;

  - Emplacamento por mudança de cidade ou município;

  - Primeiro emplacamento veicular;

  - Prazo de validade indeterminado da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Permissão para Dirigir (PPD), para os motoristas que estão com o documento vencido desde o dia desde o dia 19 de fevereiro de 2020.

  Habilitação

  Para os motoristas que estão com a CNH vencida a partir do dia 19 de fevereiro de 2020, bem como a Permissão para Dirigir (PPD), estes documentos estão com o prazo de validade indeterminado, como explica o diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade.

  “Isso quer dizer que, se a CNH do motorista venceu em 20 de fevereiro de 2020, embora já estejamos no mês de junho, o documento permanecerá válido para fins de fiscalização de trânsito. Ou seja, o agente de trânsito ao abordar um motorista com o documento vencido a partir da referida data, não pode autuar esse condutor por estar com a CNH vencida há mais de 30 dias”, destacou.

  Entretanto, o diretor alerta aos motoristas que, caso a CNH esteja vencida antes do dia 19 de fevereiro de 2020, data estipulada pela deliberação do Contran, estes não devem conduzir veículos, pois estão em situação irregular e poderão ser autuados em uma fiscalização de trânsito.

  Quanto aos processos administrativos em trâmite de primeira habilitação, que possui uma periodicidade de 12 meses, o prazo foi ampliado para 18 meses para que o processo do candidato permaneça ativo no órgão ou entidade executiva de trânsito dos Estados e do Distrito Federal.

  “Ou seja, o candidato a primeira habilitação ganha mais seis meses para finalizar o seu processo”, observou Alessandro.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Investigação

PF investiga se alunos da rede municipal de Confresa (MT) tiveram merenda escolar comprometida por desvio de recursos desde 2017

A operação investiga desvios de recursos públicos federais administrados pela prefeitura de Confresa, nas áreas da educação, saúde e infraestrutura.

13 de Agosto de 2020 as 10h39

Fumaça

Fumaça densa atinge o céu de Cuiabá e Várzea Grande na manhã desta quinta-feira

Incêndio de grande proporção no dia anterior causou a fumaça, além da queimada que atinge o Pantanal há mais de 10 dias.

13 de Agosto de 2020 as 10h17

Carreata

Amigos e familiares fazem carreata em homenagem por um mês da morte de menina morta por amiga em Cuiabá

Isabele Guimarães Ramos foi morta no dia 12 de julho supostamente por um tiro acidental disparado por uma amiga, também de 14 anos, em um condomínio de luxo de Cuiabá.

13 de Agosto de 2020 as 10h12

Queimada Urbana

Ação conjunta impede avanço do fogo na rodovia Helder Cândia

Foram utilizados cerca de 7.500 litros de água em 15 lançamentos direcionados aos focos do incêndio

13 de Agosto de 2020 as 09h51

Honraria

Batalhão Rotam entrega medalha Mérito Tático Policial em Cuiabá

No primeiro semestre deste ano a Rotam apreendeu 300 quilos de droga, 56 armas e recuperou 60 veículos roubados, além de capturar 40 criminosos que estavam com mandados de prisão em aberto

13 de Agosto de 2020 as 09h47

Mudança

Após um ano da operação, PCE tem mais disciplina, economia de recursos e ambiente mais salubre

Em 12 de agosto de 2019, Sesp determina mudança na maior unidade penal de MT e ataca finanças de facção criminosa

13 de Agosto de 2020 as 09h43

Segurança Pública

Polícias prendem mais de 10 mil pessoas, reduzem crimes e aumentam apreensões de armas e drogas em 2020

Devido ao prejuízo de R$ 51,5 milhões causado ao crime organizado, os confrontos entre polícia e criminosos aumentaram este ano

13 de Agosto de 2020 as 09h39

Capacitação

Empaer realiza capacitação online sobre as potencialidades do cultivo hidropônico

Com suporte técnico da empresa, já foram implantadas mais de 170 hidroponias no Estado.

12 de Agosto de 2020 as 12h22

ICMS ST

Sefaz orienta contribuintes sobre lançamento de débitos da substituição tributária

Desde o mês de junho é preciso informar o valor apenas na Escrituração Fiscal Digital (EFD)

12 de Agosto de 2020 as 12h20

Licitação

Resultado da licitação do Hospital Julio Muller sai nesta quinta-feira (13)

Licitação é para a retomada da obra que está parada desde 2014

12 de Agosto de 2020 as 12h18

Detran-MT

Confira os serviços do Detran-MT que podem ser feitos de forma on-line

É uma maneira do cidadão conseguir realizar alguns serviços do Detran-MT neste momento em que algumas unidades da Autarquia estão com o atendimento presencial suspenso temporariamente

12 de Agosto de 2020 as 12h15

Testes

Região Sudeste recebeu 53,2 mil testes rápidos do Governo de Mato Grosso

Testes foram distribuídos para as 29 prefeituras da região, que passa por Rondonópolis, Barra do Garças e Primavera do Leste

12 de Agosto de 2020 as 12h12

Fonseas

Rosamaria Carvalho é escolhida representante do Centro-Oeste no Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social

O Fórum é uma instância de articulação política das Secretarias Estaduais de Assistência Social do Brasil e tem como objetivos discutir as ações da assistência social

12 de Agosto de 2020 as 12h10

Agroindústria

Produtor investe na produção artesanal de cachaça e açúcar mascavo em Primavera do Leste

Com recursos próprios e do Pronaf na ordem de R$ 315 mil implantou, no final de 2018, a Agroindústria São José

11 de Agosto de 2020 as 13h25

Youtube

Elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos é tema de conferência online da Sema e UFMT

O evento, aberto a população, será no dia 12 de agosto (quarta-feira), às 9 horas, e poderá ser acompanhado pelo canal SETEC/UFMT no YouTube

11 de Agosto de 2020 as 13h21

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO