Interdição De Mirante Turístico

Mirante turístico de MT é interditado por oferecer risco de desabamento

Chuvas agravaram erosões no Mirante de Chapada dos Guimarães. Secretaria colocou pedras e barreiras para impedir acesso de turistas.

Fonte:MT Agora - G1 MT
10 de Novembro de 2015 as 16h 44min

O mirante de Chapada dos Guimarães, cidade a 65 km de Cuiabá, foi oficialmente interditado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) nesta segunda-feira (9). O mirante apresentou graves erosões provocadas após chuvas no início do mês. Desde então a Sema anunciou que o local seria fechado por segurança e aconselhou que os turistas não visitem o mirante.

Segundo a Sema, 'barreiras' físicas foram colocadas na entrada do mirante através de tratores e caminhões: pedras de grande porte ao longo do acostamento para impedir o acesso ao local, além de escavações nas laterais para evitar a entrada de veículos no mirante.

“Durante o período em que estivemos na área, pelo menos 10 carros tentaram ter acesso, então, nós pedimos para voltar e orientamos sobre os riscos”, disse o coordenador de Unidades de Conservação da Sema, Alexandre Batistella.

Ele explicou que até a tarde desta segunda-feira, o proprietário ou seu representante legal não havia sido encontrado pelas equipes da Sema para que fosse oficialmente notificado sobre a interdição. No entanto, a advogada do proprietário da área, Juliana Girardelli Vilela, informou que ele já foi notificado e que deverá cumprir a decisão.

O proprietário deverá apresentar um plano de recuperação de área e colocar vigilância 24 horas no local. A situação do mirante é crítica, segundo última vistoria realizada pelos técnicos da secretaria, com risco iminente de desabamento do solo em placas de até 15 metros, em vários pontos.

Conforme a Sema, desde 2011, quando o espaço foi interditado pela primeira vez a pedido do Ministério Público Estadual (MPE), o problema no mirante se agravou devido ao desmatamento da área e ao desrespeito da própria população que continuou fazendo uso desordenado do espaço.

O alto fluxo de pessoas e veículos nesses últimos quatro anos provocou uma compactação deixando o solo impermeável à água da chuva, trazendo danos irreversíveis ao meio ambiente. De acordo com o coordenador, o fluxo natural da água da chuva é ser absorvida pelo solo. No caso de Chapada, essa água é purificada pelas rochas até que brote novamente nas nascentes dos vales.

No Mirante, como o solo perdeu essa capacidade em razão da compactação, a água escorre por cima e laterais, ganha movimento e velocidade, gerando buracos e também assoreamento nos cursos d’água que ficam lá embaixo.

Mirante

O mirante de Chapada dos Guimarães, localizado a 7,5 Km da praça central da cidade, na MT-251 sentido Campo Verde, está situado no interior de uma área privada. Com 25 hectares, o local fica em uma altura elevada e é um dos pontos turísticos gratuitos mais visitados de Chapada dos Guimarães. Nele, é possível visualizar vales dos paredões rochosos e paisagens exuberantes de Chapada dos Guimarães.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Falecimento

Bebê que aguardava cirurgia morre com Covid-19 em Mato Grosso

O bebê que nasceu com uma malformação no crânio e no coração e aguardava uma cirurgia, morreu com Covid-19, na terça-feira (15), enquanto esperava transferência para um hospital em São Paulo. Ele iria completar um mês de vida neste sábado (19).

19 de Setembro de 2020 as 14h17

Alta Hospitalar

Médica picada por cobra em MT tem alta hospitalar em São Paulo

A médica Dieynne Saugo, de 33 anos, que foi picada por uma cobra jararaca quando tomava banho em uma cachoeira de Nobres, a 151 km de Cuiabá, teve alta nesta sexta-feira (18) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

19 de Setembro de 2020 as 13h35

Impasse

MP apura caso de sargento da PM que morreu após impasse de UTI em MT

Juarez Conceição de Matos, de 46 anos, morreu no dia 26 de agosto enquanto aguardava um impasse de transferência de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o Hospital Regional de Rondonópolis.

19 de Setembro de 2020 as 13h25

Coronavírus

Técnico em agropecuária de Mato Grosso morre com Covid-19

Pedro da Silva de Lara Júnior, de 50 anos, era ex-aluno do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

19 de Setembro de 2020 as 13h23

Acidente

Mulher morre após bater picape em BMW conduzida por médico em rodovia de MT

O motorista do veículo atingido, Antônio Carlos Mattar, de 46 anos, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

19 de Setembro de 2020 as 13h21

Centro Logístico

Lucas do Rio Verde será um grande centro de logística afirma ministro

Prefeito Binotti comemora avanços após diversas articulações políticas

18 de Setembro de 2020 as 21h45

Combate

Projeto de lei regulamenta uso de drones para combate a incêndios florestais em Mato Grosso

Essa tecnologia fornece informações de qualidade, em tempo real, mas sem expor as equipes a maiores riscos.

18 de Setembro de 2020 as 17h38

Coronavírus

Mato Grosso deve instituir dia estadual em memória às vítimas da Covid-19

O Dia Estadual em Memória dos Cidadãos que Faleceram em Decorrência da Covid-19 e em homenagem aos profissionais da saúde que atuaram na linha de frente à pandemia deve passar a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso.

18 de Setembro de 2020 as 17h36

Traficantes

Traficantes diversificavam drogas para aumentar as vendas em Mato Grosso

Dois traficantes flagrados com porções de diferentes substâncias entorpecentes foram presos em flagrante pela Polícia Civil, na tarde de quinta-feira (18.09), em ação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis (212 km ao s

18 de Setembro de 2020 as 17h32

Inauguração

Usina de etanol de milho é inaugurada em MT e deve produzir 1,5 milhão de litros de álcool ao dia

Com o início da operação da Inpasa em Sinop serão gerados 280 empregos diretos e cerca de 1,5 mil indiretos.

18 de Setembro de 2020 as 17h22

Coronavírus

Policial morre de Covid-19 em MT no dia do aniversário

Vanda Maria Morais Moreira trabalhou por 30 anos como investigadora na Polícia Civil.

18 de Setembro de 2020 as 17h16

Coronavírus

Sexta-feira (18): Mato Grosso registra 112.200 casos e 3.248 óbitos por Covid-19

Há 242 internações em UTIs públicas e 268 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 58% para UTIs adulto e em 30% para enfermarias

18 de Setembro de 2020 as 17h09

Multas

Mato Grosso já aplicou R$ 1 bilhão em multas por crimes contra a flora

O total de multas aplicadas é quatro vezes maior que a média histórica anual do Estado

18 de Setembro de 2020 as 17h06

Van Tomba

Van que transportava pacientes tomba após acidente em MT e idoso morre

O condutor da caminhonete não estava no local. A Polícia Civil investiga o acidente.

18 de Setembro de 2020 as 13h50

Coronavírus

Policial é mais uma vítima fatal da Covid-19 em Mato Grosso

Um policial penal de 33 anos morreu de Covid-19 após ficar quase um mês internado na UTI em Mato Grosso. O fato ocorreu em Alto Araguaia, a 420 km de Cuiabá.

18 de Setembro de 2020 as 13h39

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO