MPF volta a pedir à Justiça envio da Força Nacional para garimpo ilegal

Órgão reiterou pedido já feito em ação contra a União na Justiça Federal. Área de garimpo ilegal, em Pontes e Lacerda (MT), voltou a ser invadida.

10/03/2017 - 06:09:34

   

O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF-MT) voltou a pedir à Justiça Federal, nesta semana, para que a União encaminhe a Força Nacional para atuar na repressão da atividade de garimpagem ilegal na Serra da Borda, em Pontes e Lacerda, a 480 km de Cuiabá. A aréa, que chegou a ser desocupada em janeiro deste ano, voltou a ser invadida por cerca de três mil pessoas no último final de semana.

O pedido do MPF foi reiterado junto à ação civil ingressada pelo órgão em janeiro deste ano contra a União, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Na ação, o MPF requer que o governo federal e os órgãos apresentem um plano de desocupação e acabem com as atividades na área, alegando a onda de insegurança que existe no município desde que a região passou a ser explorada.

De acordo com o MPF, mesmo após as primeiras desocupações que ocorreram no final de 2015 e início de 2016, não houve atuação eficiente da União para combater as atividades na região e, levando-se em conta as ocorrências de disparos de armas de fogo na região  - inclusive contra equipes policiais -, a presença da Força Nacional é necessária.

O órgão ressalta, no pedido, que a atividade ilegal é exercida em uma faixa de fronteira, atingindo outros municípios da região, como Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Lacerda e Comodoro.

Exploração
Um dos pontos ressaltados pelo MPF é a necessidade de o DNPM apresentar um plano de gerenciamento do potencial minerário da região, uma vez que a exploração desordenada do subsolo pode gerar graves danos ambientais e sociais.

O órgão também solicitou a definição de um prazo para o DNPM decida sobre os requerimentos de pesquisa mais antigos realizados por mineradoras que tem interesse em explorar o solo, passo considerado essencial para que haja a concessão da exploração da região. Segundo o MPF, um prazo determinado pela Justiça é necessário porque um dos procedimentos relativos à Serra do Caldeirão demorou 25 anos para ser analisado pelo órgão.

MT Agora - G1

Mais Noticias

Tragédia

Criança de 4 anos morre afogada em buraco aberto para exploração de garimpo em MT

Acidente

Carreta carregada com defensivos tomba na BR-364 em MT e pista fica interditada para retirada de material tóxico

De Licença Médica

Tenente acusada de torturar e matar aluno durante aula prática do Corpo de Bombeiros em MT pode se aposentar por invalidez

Acidente Fatal

Motociclista morre ao invadir pista contrária e bater em carro na MT-343

17/06/2018 -

Audiência pública para discutir concessão do maior aeroporto de MT deve ser realizada na terça (19)

Devem ser terceirizados, além do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, o maior do estado, os terminais de Rondonópolis, Alta Floresta, Barra do Garças e Sinop.

17/06/2018 -

Ao invés de vagões, canteiros do VLT em Cuiabá devem receber plantas ornamentais

em só 6 km de trilhos construídos, do total de 22 km que deveriam ser instalados. Obra deveria ter ficado pronta para a Copa de 2014.

15/06/2018 -

Motociclista morre esmagado entre duas carretas que trafegavam no mesmo sentido da BR-163 em MT

Vítima foi atingida por carreta que seguia atrás dele e bateu na carreta que estava na frente. Ele ficou preso às ferragens e foi retirado por uma equipe médica.

15/06/2018 -

Acidente entre carretas mata motorista na BR-163 em MT

O acidente envolve cinco carretas e há interdição total da pista. Os outros três motoristas não tiveram ferimentos.

15/06/2018 -

BRF anuncia encerramento de produção de aves em Campo Verde (MT) e avicultores se preocupam

Dos 76 avicultores do município, 51 trabalham exclusivamente com os aviários. Prejuízo afeta também o município que, segundo a prefeitura, deve ter queda na arrecadação.

15/06/2018 -

Campanha contra a gripe é prorrogada para vacinar mais de 90 mil pessoas em MT

O último levantamento da Secretaria de Estado e Saúde (SES) apontou que Mato Grosso vacinou 85,47% da meta. Com isso, ainda precisavam ser vacinadas 96 mil pessoas.

15/06/2018 -

Cães abandonados em casa doentes e sem comida devem ser colocados para adoção após resgate em MT

Doze cães foram encontrados trancados dentro de uma casa em Cuiabá, na quinta-feira (14). Eles estavam extremamente magros e doentes, segundo a polícia.

15/06/2018 -

Doze cães abandonados dentro de casa trancada são resgatados em Cuiabá

Mulher alugou casa e deixou o local abandonando os animais. Cães serão examinados, levados para um abrigo e, posteriormente, colocados para adoção.

14/06/2018 -

Motorista morre em acidente envolvendo 4 carretas na BR-364 em MT

A identidade da vítima não foi divulgada. Um caminhoneiro teve fratura na perna e foi levado para o PS de Várzea Grande. Os outros envolvidos não tiveram ferimentos.

14/06/2018 -

MT tem 5 casos de suspeita de febre amarela sob investigação no 1º quadrimestre do ano

Os cinco casos de suspeita da doença foram registrados na região Norte do estado. Nessa quarta-feira (13), a Secretaria de Saúde de Primavera do Leste informou que existe um paciente com suspeita de febre amarela no município

14/06/2018 -

Duas pessoas morrem e 5 ficam feridas em acidente de carro na MT-010

Dois carros de passeio bateram de frente e um homem e uma mulher morreram. Uma criança de 3 anos fraturou um braço.

13/06/2018 -

Jovem morre ao sofrer descarga elétrica enquanto cortava árvore com facão em MT

Paulo César dos Santos, de 21 anos, fazia um ''bico'' quando sofreu a descarga elétrica. Segundo a polícia, ele faleceu na hora do incidente.

13/06/2018 -

Acidente mata índio e outro motociclista em Tangará da Serra (MT)

Duas motos bateram de frente e vítimas morrem no local. Acidente ocorreu na MT-358 a 20 km da Cachoeira Salto das Nuvens.

13/06/2018 -

Trechos das BRs 163 e 070 em MT ganham novos radares com velocidade máxima permitida de 60 km/h

Doze radares começam a funcionar a partir desta quinta-feira (14).

13/06/2018 -

Cratera causa acidentes com carros e põe casas em risco de desabamento em MT

Segundo os moradores, crianças, motos e carros já caíram no buraco formado pelas chuvas. Cratera fica na Rua das Garças, no Bairro Jardim das Paineiras, em Rondonópolis.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora