Estado
MT tem 3,5 mil novos casos de hansenÃase em 2017 e Ministério da Saúde pede intensificação de campanhas
Somente neste ano foram mais de 2 mil casos suspeitos da doença no estado. Estado e municÃpios devem intensificar a busca de casos suspeitos para evitar outras contaminações.
Relatório | 10 de Agosto de 2018 as 16h 37min
Fonte: G1 MT

Em 2017, 3.577 novos casos de hanseníase foram diagnosticados em Mato Grosso, segundo relatório da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Os casos da doença foram motivo de uma reunião com servidores da pasta e representantes do Ministério da Saúde, na segunda-feira (6), em Cuiabá.
Durante a reunião, Carmelita Ribeiro Filha, que representa do Ministério, recomendou que a execução do Plano Estadual para o Enfrentamento da Hanseníase seja intensificado em todos os municípios.
Por meio desse plano, as secretarias municipais de saúde precisam realizar a “busca ativa” de pacientes e prevenção das pessoas que mantém contato dos doentes diagnosticados.
Um levantamento parcial feito em 2018 apontou que, de janeiro a agosto deste ano, 2.088 casos suspeitos de hanseníase foram diagnosticados.
Para tentar conter o avanço da doença, o Ministério e a SES devem realizar a capacitação de servidores dos 141 municípios do estado para identificar e tratar os casos, bem como a prevenção dos conviventes do paciente, em caso de diagnóstico positivo.
A SES também deve lançar um Guia Virtual de Hanseníase pelo Programa do Telesaúde para levar informação, esclarecimento e tirar dúvidas de profissionais da rede municipal de saúde sobre a doença.
COMENTARIOS
Mais de Estado
Adolescente morre afogado ao entrar e lagoa para instalar tarrafa em fazenda em MT
Segundo o Corpo de Bombeiros, a vÃtima foi identificada como Jean Aparecido Caetano da Silva, de 17 anos. A ocorrência foi registrada em uma fazenda que fica na região do Vale Rico.
17 de Fevereiro de 2019 as 17h51Serviços essenciais e assuntos financeiros lideram ranking de reclamação do Procon de MT em 2018
O levantamento considera as reclamações feitas entre 1º de janeiro de 31 de zembro de 2018. Ao todo, no ano passado, foram realizados 29.045 atendimentos na instituição.
17 de Fevereiro de 2019 as 17h41Loja de autopeças em Cuiabá pega fogo pela segunda vez em menos de 3 meses
Em novembro do ano passado, a loja também pegou fogo. O local estava fechado para recuperação judicial, mas abrigava muita mercadoria e produtos inflamáveis.
17 de Fevereiro de 2019 as 17h30Prazo de adesão ao programa Saúde na Escola é prorrogado até 28 de fevereiro
O objetivo é promover qualidade de vida aos estudantes da rede pública de ensino. Em Mato Grosso, 134 municÃpios já constam como credenciados ao Programa.
17 de Fevereiro de 2019 as 17h26Veja Mais