Estado

Número de assassinatos durante o carnaval em MT tem aumento de 33%

Mais de 720 mil foliões do estado foram às ruas durante as festividades. as de segurança avaliam operação no período como positiva.

Leandro J. Nascimento | 23 de Fevereiro de 2012 as 15h 04min
MT Agora - G1

O número de assassinatos durante os cinco dias de carnaval cresceu 33% na comparação com o ano passado em Mato Grosso. Entre os dias 17 e 22 de fevereiro, as polícias Civil e Militar registraram 12 homicídios entre a região metropolitana de Cuiabá e demais cidades do interior. Em 2011 foram nove. Na lista dos casos que mais chamaram a atenção está o assassinato de um comerciante e um fazendeiro em Várzea Grande, no dia 21. O balanço foi apresentado nesta quinta-feira (23) durante entrevista coletiva na Secretaria de Justiça, no estado.

Para o comandante da Polícia Militar do Estado, coronel Osmar Lino Farias, não é possível mensurar quais fatores motivaram o aumento nas mortes durante o período de carnaval. "O que tivemos foram ocorrências que acontecem em todos os finais de semana, quando há uma demanda maior do policiamento ordinário. A que mais nos causou preocupação foi o latrocínio em Várzea Grande", declarou o militar. Uma pessoa suspeita de envolvimento no caso foi presa pela polícia. Outro suspeito já foi identificado.

A preocupação no período, segundo o coronel, consiste também na potencialização do consumo de álcool e drogas. O balanço da Operação Carnaval apresentado nesta quinta-feira mostrou ainda que aumentou o número de pessoas encaminhadas pela polícia às delegacias do estado em situação de flagrante. Foram 25% a mais em casos entre 2011 e 2012, passando de 363 para 454. As notificações de trânsito cresceram de 2.195 para 2.612.

Houve alta também na apreensão de veículos por suspeita de irregularidades. Em 2012 somaram 455, enquanto em 2011 atingiram 415, crescimento de 9%. A polícia também conseguiu apreender um volume 5% maior de armas de fogo: 40 contra 42 este ano.

Mais de quatro mil homens foram destacados pelas polícias para garantir a segurança durante as comemorações. "Atuamos em um contexto e não houve prejuízo em relação ao policiamento. Usamos força máxima para ter segurança neste carnaval", frisou Diógenes Curado, secretário de Segurança de Mato Grosso.

Acidentes motociclísticos
Para o diretor operacional do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, coronel Júlio Cezar Rodrigues, um detalhe chamou a atenção da corporação: o alto número de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas. Somente no Comando Regional 2, que engloba as cidades de Rondonópolis, Jaciara, Campo Verde e Primavera do Leste foram 25 ocorrências.

Já entre as cidades de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, que pertencem ao Comando Regional 3, foram registradas 18 ocorrências semelhantes. "Os motociclistas precisam saber que a moto sempre é um risco a mais que o carro. É preciso usar capacete e respeitar a legislação para garantir a segurança", frisou o coronel dos bombeiros.

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Quarta Feira

Lucas do Rio Verde, MT

Tempo nublado

30º

COTAÇÃO