Número de atropelamentos sobe em Mato Grosso

Neste ano, o número de pedestres atropelados em Mato Grosso já chegou aos 367.

25/09/2017 - 19:48:06

   

Atravessar na faixa de pedestre é a primazia para garantir a segurança durante a travessia de rua. Essa é a função da faixa, sinalização que existe nas ruas, avenidas e bairros de Mato Grosso. A indicação é tanto para proteger o motorista quando o próprio pedestre que circulam nas principais vias do trânsito. Porém, nos últimos dois anos, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), registrou um acréscimo de 3% no número de pessoas atropeladas.

De acordo com os dados, em 2016, 353 cidadãos foram vítimas do trânsito, em Mato Grosso, apenas no primeiro semestre. Neste ano, o número já chegou aos 367. Em Cuiabá, o número subiu um pouco a mais, 14%. Em 2016, a Sesp registrou 71 boletins de ocorrência e em 2017, 81. Já em Várzea Grande, 15 em 2016 e 24 em 2017, contabilizando 60% de aumento. Todos os registros são dos seis meses.

Para o delegado titular da Delegacia de Delitos de Trânsito (Deletran), Christian Cabral, os números são alarmantes e precisa ser chamado a atenção de motoristas, autoridades e principalmente dos pedestre na Semana Nacional do Trânsito, que se estende até o dia 25 de setembro.

Segundo o delegado, pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a preferência ao pedestre não é absoluta, como alguns pensam. Ele tem preferências na faixa de pedestre e não exclusividade. Além disso, também faz se a ressalva de que nos locais em que existir sinalização semafórica, tanto o condutor do veículo quanto o pedestre devem atender às luzes respectivas, para alternar o direito de passagem.

“Nosso código completou 20 anos de existência. São duas décadas de referência e serve também de modelo para outros países. O código trabalha em três vertentes: fiscalização, educação e engenharia de tráfego. Em, Cuiabá nós evoluímos nas fiscalizações, porém a educação e a engenharia de tráfego não acompanharam o mesmo crescimento e nosso desafio dos próximos anos será neste sentido”, pontuou.

Um dos mecanismos usados no trânsito para a fiscalização e também coibir os motoristas a fugirem das regras são: as multas ásperas aplicadas, redes de monitoramento eletrônico e as blitz montadas pelas oficiais.

Porém, o delegado afirmou que o modelo de sinalização utilizado em Cuiabá foge do padrão e até, por isso, os índices de atropelamento também acabam subindo, sem contar que também não pode tirar a responsabilidade dos pedestres que também já ficou comprovado que 75% deles não utilizam a faixa para fazer a travessia.

“Um modelo errado claro que temos é da Avenida Miguel Sutil. Faixas instaladas de forma errada que não dá nem mesmo para os motoristas verem e também fora de mão para os pedestres que colocam a vida em risco ao decidir atravessar em outro ponto”, afirmou.

Conforme Christian uma das ações da delegacia para orientar na semana do trânsito, já que o Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, nos quais morrem por ano aproximadamente 40 mil pessoas seria não dirigir alcoolizado, não usar o celular enquanto dirige ou atravessa as ruas, não ultrapassar o limite de velocidade, usar sempre o cinto de segurança, atravessar a rua nas faixas de pedestres e conhecer e respeitar todos os sinais e leis de trânsito.

ACIDENTES – Pelo menos 80% dos acidentes que deixaram vítimas em Cuiabá e Várzea Grande foram causados por velocidade e embriaguez. Os dados foram obtidos depois de uma pesquisa da Deletran, que também apontou que os motociclistas com idade de até 30 anos são as maiores vítimas.

Outro problema também diagnosticado pela delegacia, conforme o delegado, durante o período, é que 80% dos motoristas que se envolvem em acidentes não estão habilitados. Porém, a falta de habilidade não quer dizer que não possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas sim não respeitam a sinalização e ainda fazem ultrapassagens perigosas.

“Até o começo de agosto, em 21 edições da Operação Lei Seca, nós prendemos 544 condutores embriagados. Além disso, também foram apreendidos 2.257 veículos conduzido por motorista sob efeito de álcool”, afirmou.

DIA NACIONAL – O Dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro e foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. A data também foi inserida na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre entre os dias 18 e 25 deste mês.

O principal objetivo da instituição é promover o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que todos que usam o trânsito devem ter.

MT Agora - Diário De Cuiabá

Mais Noticias

Estradas

Reparos na BR-163 e BR-364 continuam acontecendo, diz Rota do Oeste

BR-163

Futuro da BR-163 será definido até dia 26

Sem Nota Fiscal

Sefaz apreende mais de R$ 700 mil em mercadorias sem nota fiscal em MT

Fecomércio-MT

Presidente interino da Fecomércio-MT diz ter sido impedido de trabalhar e registra BO

12/02/2018 -

Obras na BR-163 ocorrem hoje e na quarta-feira no feriado de Carnaval

Cronograma de atividades foi elaborado para não prejudicar o fluxo de veículos durante o feriado

05/02/2018 -

Detran lança campanha para trânsito seguro no Carnaval

Campanha educativa e fiscalizações serão intensificadas no período festivo

05/02/2018 -

Casos de HIV em adultos crescem 255% em MT; foliões devem usar preservativos

As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de camisinha masculina ou feminina

05/02/2018 -

Caminhões parados em rodovia no PA causam prejuízo a transportadoras de MT e atrasam escoamento da produção

Caminhoneiros passam até 125 horas retidos em rodovia, segundo o Dnit. Chuvas em trecho em obras na serra dificultam passagens de veículos de carga.

03/02/2018 -

Ministério da Saúde recomenda vacina de febre amarela em 141 municípios de MT

As secretarias Municipal e Estadual afirmam que em todo o Estado a vacina é oferecida e pode atender toda a demanda.

27/01/2018 -

Asfalto cede e trecho da BR-364 em MT fica totalmente interditado

Desmoronamento ocorreu nessa sexta-feira (26) após fortes chuvas. Tráfego foi impedido nos dois sentidos, mas neste sábado uma faixa foi liberada.

26/01/2018 -

Aos 111 anos, viúva que criou as sete filhas sozinha em MT comemora longevidade

Baiana de nascença, Maria Olímpia se mudou para MT na juventude. Mudança foi feita a cavalo. Ela se casou duas vezes e teve nove filhos, mas dois morreram.

26/01/2018 -

Mato Grosso gerou quase 16 mil novos postos de emprego em 2017, diz Caged

Apesar do saldo positivo em alguns estado e regiões, as demissões superaram as contratações no Brasil. Dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho.

26/01/2018 -

MT tem um caso de febre amarela sob investigação, diz Ministério da Saúde

Caso suspeito foi registrado entre julho de 2017 e janeiro de 2018. A Secretaria Estadual de Saúde contesta o dado e diz que nenhum caso foi registrado no período.

25/01/2018 -

Número de vagas de estágio aumenta 17% em MT neste ano

Cerca de 2,1 mil vagas de estágio estão abertas no estado. Parceria com novas empresas e órgãos públicos elevaram o número de vagas, avalia supervisor do Ciee.

25/01/2018 -

Ferrovia entre MT e SP já recebeu investimentos de R$ 200 mi e deve receber fertilizantes em abril

Além dos benefícios operacionais e financeiros, o terminal também deve trazer ganhos ambientais, com significativa redução de emissão de poluentes.

24/01/2018 -

Agricultores familiares investem em turismo rural para atrair visitantes e aumentar a renda em MT

Lei estadual permite turismo em áreas de agricultura familiar. Agricultor tem investido em pomar de frutas para receber os visitantes e pretende fabricar vinho e geleia de jabuticaba no local.

22/01/2018 -

Mato Grosso é destaque na revista Exame por implantar coaching na gestão pública

O resultado mensurado até o momento foi a criação de metas para o acompanhamento de processos internos

17/01/2018 -

Cuiabá é a capital do Centro-Oeste com mais habitantes acima do peso, diz pesquisa

Ao todo, 57,6% dos moradores que vivem em Cuiabá estão com excesso de peso. No ranking nacional, Cuiabá é a quarta capital com maior número de moradores acima do peso.

12/01/2018 -

Frota de veículos em Mato Grosso aumenta quase 60% em quatro anos

Número de veículos subiu de 1,4 milhão em 2012 para 1,9 milhão em 2016. Dados são de um levantamento feito pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora