Obra Do Memorial Rondon

Obra do Memorial Rondon será entregue em fevereiro

Trabalhos têm se concentrado na cobertura externa, na parte elétrica e na rede e sistema de tratamento de esgoto.

Fonte:MT Agora - Assessoria
09 de Dezembro de 2015 as 22h 16min

A obra de reforma e revitalização do Memorial Rondon no distrito de Mimoso (120 km de Cuiabá), do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur), segue em ritmo acelerado. A previsão para finalização dos trabalhos é fevereiro do próximo ano. A informação foi dada pelo secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Luis Carlos Nigro, durante visita à construção.
 
Os trabalhos atuais estão concentrados na cobertura externa que será colocada sobre o telhado para dar o acabamento final, na parte elétrica e na rede e sistema de tratamento de esgoto.
 
Iniciada em 2002, quando foram feitas apenas a fundação e levantada a estrutura metálica, a obra sofreu várias interrupções e nenhum avanço ao longo de todos esses anos. Como a estrutura é toda de metal estava bastante deteriorada. “Tivemos que fazer um tratamento da ferragem com produto químico primeiro para depois realizarmos a pintura, porque estava toda enferrujada”, conta Nigro.
 
Também já foram executados contra pisos nas partes inferior e superior, madeiramento, piso de madeira, cobertura do telhado com isolação térmica e quatro salas que serão usadas como apoio.
 
Mimoso
Com cerca de 150 famílias, o distrito que pertence ao município de Santo Antônio de Leverger abriga uma comunidade simples e orgulhosa de sua história. Para o presidente da associação de moradores do local, João Bosco Queiroz da Costa, a obra, aliada à duplicação da MT-040 que liga Cuiabá ao município, levará turistas e visitantes à localidade, o que significa mudanças para os moradores, que vivem hoje basicamente da pecuária.
 
“A retomada desta construção era um sonho antigo nosso. Estamos esperançosos pois ela vai trazer turistas e isso significa movimento para o comércio e geração de emprego e renda”, conta.
 
A ideia dos moradores é desenvolver passeios turísticos pelo Pantanal da região, artesanato, culinária, gerando emprego para que as pessoas não precisem sair da localidade para trabalhar, como o senhor Antônio Desidério de Moraes, hoje aposentado, que trabalhou a vida toda na capital.
 
“Tem quase 40 anos que moro em Mimoso e durante 35 anos trabalhei em Cuiabá. Com a finalização do Memorial e a chegada dos turistas nossos jovens poderão ficar aqui, porque hoje eles têm que ir embora em busca de trabalho, pois aqui não tem opção”, destaca.
 
Pensando nisso, a Sedec já começou a realizar algumas ações para informar e qualificar os moradores e ao mesmo tempo integrá-los à obra. Um exemplo foi o evento Turismo e Cidadania em Transformação na Terra de Rondon, realizado na última sexta-feira (04), que proporcionou várias oficinas e levou informações para quem deseja abrir uma microempresa ou acessar uma linha de crédito por meio do MT Fomento.
 
O projeto
O Memorial visa preservar a memória, abrigar e divulgar parte do acervo catalogado pelo marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. Ele será um espaço interativo e multiuso para diversas atividades.
 
O projeto prevê a construção do jazigo para receber os restos mortais do Marechal Rondon, ala de contemplação, ala expositiva de artesanato e salas de aula, oficina, do acervo Rondon e de reserva técnica.
 
Nascido em Mimoso em 1865 Rondon foi militar, naturalista, indigenista, patrono das comunicações, responsável pela demarcação de limites internacionais e pela implantação da política nacional indigenista.
 
Prodestur
É um programa estratégico da cadeia produtiva do turismo voltado a investimentos em infraestrutura turística desenvolvido pela Sedec. O principal foco é o desenvolvimento com a geração de emprego e renda na cadeia do turismo. Atualmente, a secretaria tem 11 obras em andamento, incluindo o Memorial Rondon, que está sendo executada por meio de um convênio feito com a Secretaria de Cidades.

COMENTARIOS

Mais de Estado

Atualização

SES monitora 11 casos confirmados e 385 suspeitos de coronavírus em MT

Pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do estado e dos municípios

26 de Março de 2020 as 17h56

Prevenção

MPE, MPF e MPT notificam Governador a suspender decreto que libera comércio

Foi estabelecido um prazo de 24 horas para que o governador se manifeste se irá, ou não, cumprir a recomendação.

26 de Março de 2020 as 17h35

Novo Decreto

Novo decreto de Mauro autoriza comércio abrir as portas em todo o estado

Decreto mantém medidas de isolamento social e segue orientação da Sociedade Brasileira de Infectologia

26 de Março de 2020 as 10h36

Reunião

Estado cobra liberação de R$ 1 bilhão do FEX para combater coronavírus

Mauro Mendes e governadores do centro-oeste conversaram com presidente da República

24 de Março de 2020 as 18h18

Comércio Fechado

Governador de MT diz que cidades que não têm registros de Covid-19 não precisam fechar todo o comércio

Mauro Mendes alerta para o risco de desabastecimento e aumento no índice de criminalidade.

24 de Março de 2020 as 18h11

Efeito COVID-19

'Se pararmos de trabalhar, morreremos todos de fome', diz governador de MT

A previsão é que a arrecadação diminua cerca de 30% em abril. Mauro Mendes afirmou que não tem como pagar salário se não entrar receita no estado.

24 de Março de 2020 as 18h06

Medida Urgente

Entenda como será possível construir 200 leitos em apenas duas semanas

Modelo do projeto prevê a montagem das paredes com painéis isotérmicos. Uma estrutura eficiente de fácil montagem que reduz do tempo de obra

23 de Março de 2020 as 21h18

Atualização

Segunda-feira (23): SES monitora 6 casos confirmados e 210 suspeitos de coronavírus em MT

Pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios

23 de Março de 2020 as 21h14

Fake News

Polícia Civil checa origem de informações falsas que circulam nas redes sociais

População deve buscar informações sobre o coronavírus pelos órgãos oficiais como o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde

23 de Março de 2020 as 21h12

Novas Medidas

Estado proíbe bares e conveniências; restaurantes ficam restritos

Determinação visa coibir aglomerações nos locais, evitando o contágio

23 de Março de 2020 as 21h09

Saúde

Detran-MT suspende atendimento presencial em todo Estado

A suspensão imediata das atividades de atendimento ao público, inicialmente, será até o dia 05 de abril, podendo este prazo ser revisto a qualquer momento

23 de Março de 2020 as 21h07

Diagnótico

Teleconsultoria auxilia profissionais da saúde e esclarece dúvidas sobre coronavírus

O programa Telessaúde de Mato Grosso promove aulas sobre o tema. Já o Ministério da Saúde disponibilizou o telefone 0800 644 6543 e um link onde é possível acessar informações clínicas sobre o tratamento à COVID-19

23 de Março de 2020 as 21h03

Referência

Estado começa construção de 200 leitos no Hospital Metropolitano

Obras para ampliação da unidade começaram nesta segunda-feira (23.03) e devem ficar prontas nas próximas semanas

23 de Março de 2020 as 21h00

Pandemia

Sistema Penitenciário de Mato Grosso não possui nenhum caso suspeito de coronavírus

Em Rondonópolis, presa manteve contato com sobrinha que veio do exterior, contudo, não nem ela e nenhum familiar tiveram sintomas

23 de Março de 2020 as 20h57

Medidas Adotadas

Sefaz suspende atendimento presencial e telefônico como medida preventiva ao novo coronavírus

A Sefaz ressalta que mais de 90% dos serviços e informações fazendários estão disponíveis aos contabilistas e contribuintes, tanto pessoa jurídica como física, de forma online

23 de Março de 2020 as 20h54

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO