ZICOSUR

Países começam a traçar ações para turismo, comércio e infraestrutura

Comissões técnicas iniciaram projetos que busquem o desenvolvimento em conjunto para a região.

Fonte:MT Agora - Gcom-MT
21 de Abril de 2016 as 06h 03min

As comissões técnicas formadas por 120 pessoas que vieram a Mato Grosso para o encontro da Zona de Integração do Centro Oeste Sul-Americano (Zicosur) discutiram, na tarde desta quarta-feira (19.04), ações conjuntas que resultem em lucros efetivos para as áreas do turismo, infraestrutura, e indústria e comércio entre os países membros do bloco econômico: Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Bolívia.

China e México também estão presentes e apresentando a estas comissões sugestões e projetos para escoamento de safra, além de estudos turísticos. De acordo com o secretário do Gabinete de Desenvolvimento Regional de Mato Grosso, Eduardo Moura, o trabalho das comissões e a plenária final que uniu todos os resultados, foram essenciais para os próximos passos.

“O que vai nos levar ao desenvolvimento é trabalhar vias de acesso entre os países no centro-oeste sul-americano, o fluxo de comércio entre nós e outras medidas. Nenhum de nós é capaz de viver sozinho. Essa união é o que fará com que Mato Grosso possa progredir, se desenvolver e levar consigo o desenvolvimento desses países também”, afirmou o secretário.

Na área de turismo, técnicos dos oito países apresentaram possibilidades de pacotes e discutiram possíveis rotas turísticas para a região. “Vamos montar rotas turísticas, opções de pacotes turísticos, soluções em turismo, não só para nossa região, mas para que todos os países do mundo venham conhecer nosso potencial turístico”, explicou Moura.

Para a indústria e comércio, uma lista sobre todos os produtos e serviços exportáveis foi esboçada e será concluída em futuras reuniões do bloco econômico. “Vamos levantar nossas pautas exportáveis. Tudo aquilo que são possibilidades de produtos ou serviços que possam ser exportados, para que possamos aumentar o fluxo de comércio. Amanhã, em uma reunião Ásia-Pacifico, vamos mostrar aos chineses, nossos potenciais compradores, o que nós podemos oferecer”, disse Moura.

As discussões sobre infraestrutura giraram em torna de novas rotas terrestres e oceânicas, que liguem Mato Grosso à Bolívia e, posteriormente, até o Pacífico. “Discutimos a possibilidade de uma ferrovia bioceânica. Um passo importante neste sentido foi decidirmos que o melhor será partir do Peru”, explicou o secretário mato-grossense.

Outros ponto discutido para a infraestrutura foi a demanda vinda da Bolívia, de pavimentação de um trecho terrestre de 315 km que liga o país ao Brasil, reduzindo o tempo e, especialmente, os custos de escoamento dos produtos exportáveis para aquela região.

Para o presidente do Zicosur, o chileno Valentín Volta Valencia, reunir os países em Cuiabá esta semana é apenas o primeiro de vários outros encontros, de modo que o bloco econômico se desenvolva e seja projetado mundialmente.

“É muito bom poder juntar esses países em busca de um objetivo comum. Estamos discutindo os problemas de infraestrutura, turismo e economia. Esperamos dar encaminhamento a estas demandas o mais rápido possível, sem abandonar o nosso objetivo de crescermos juntos”, afirmou.

Programação

Nesta quinta-feira (21.04), o encontro do Zicosur continua com vários painéis entre os países membros do bloco e a delegação chinesa. Serão discutidos estudos, projetos e possíveis parcerias sobre turismo, comércio e meio ambiente. Também será a ocasião em que os empresários poderão discutir parcerias entre os países para o turismo, em uma roda de negócios do setor, que ocorre no período da tarde.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Centro Logístico

Lucas do Rio Verde será um grande centro de logística afirma ministro

Prefeito Binotti comemora avanços após diversas articulações políticas

18 de Setembro de 2020 as 21h45

Combate

Projeto de lei regulamenta uso de drones para combate a incêndios florestais em Mato Grosso

Essa tecnologia fornece informações de qualidade, em tempo real, mas sem expor as equipes a maiores riscos.

18 de Setembro de 2020 as 17h38

Coronavírus

Mato Grosso deve instituir dia estadual em memória às vítimas da Covid-19

O Dia Estadual em Memória dos Cidadãos que Faleceram em Decorrência da Covid-19 e em homenagem aos profissionais da saúde que atuaram na linha de frente à pandemia deve passar a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso.

18 de Setembro de 2020 as 17h36

Traficantes

Traficantes diversificavam drogas para aumentar as vendas em Mato Grosso

Dois traficantes flagrados com porções de diferentes substâncias entorpecentes foram presos em flagrante pela Polícia Civil, na tarde de quinta-feira (18.09), em ação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis (212 km ao s

18 de Setembro de 2020 as 17h32

Inauguração

Usina de etanol de milho é inaugurada em MT e deve produzir 1,5 milhão de litros de álcool ao dia

Com o início da operação da Inpasa em Sinop serão gerados 280 empregos diretos e cerca de 1,5 mil indiretos.

18 de Setembro de 2020 as 17h22

Coronavírus

Policial morre de Covid-19 em MT no dia do aniversário

Vanda Maria Morais Moreira trabalhou por 30 anos como investigadora na Polícia Civil.

18 de Setembro de 2020 as 17h16

Coronavírus

Sexta-feira (18): Mato Grosso registra 112.200 casos e 3.248 óbitos por Covid-19

Há 242 internações em UTIs públicas e 268 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 58% para UTIs adulto e em 30% para enfermarias

18 de Setembro de 2020 as 17h09

Multas

Mato Grosso já aplicou R$ 1 bilhão em multas por crimes contra a flora

O total de multas aplicadas é quatro vezes maior que a média histórica anual do Estado

18 de Setembro de 2020 as 17h06

Van Tomba

Van que transportava pacientes tomba após acidente em MT e idoso morre

O condutor da caminhonete não estava no local. A Polícia Civil investiga o acidente.

18 de Setembro de 2020 as 13h50

Coronavírus

Policial é mais uma vítima fatal da Covid-19 em Mato Grosso

Um policial penal de 33 anos morreu de Covid-19 após ficar quase um mês internado na UTI em Mato Grosso. O fato ocorreu em Alto Araguaia, a 420 km de Cuiabá.

18 de Setembro de 2020 as 13h39

Pontes

Dez pontes de madeira são destruídas pelo fogo na Transpantaneira em MT

Governo informou que pontes serão substituídas por estruturas de concreto. A rodovia tem 150 km de extensão e é conhecida por ser um atrativo turístico da região.

18 de Setembro de 2020 as 13h32

Incêndio

Terra indígena tem mais de 20 mil hectares de vegetação destruídos pelo fogo em MT

Não chove em Tangará da Serra há mais de 130 dias. A vegetação seca faz com que as chamas se alastrem ainda mais rápido.

18 de Setembro de 2020 as 13h23

Fumaça

Avião de Bolsonaro arremete em MT por causa da fumaça de queimadas

Apesar da manobra, pouso ocorreu normalmente na 2ª tentativa. Pantanal registra recorde de queimadas em setembro, e fumaça que atrapalhou a aterrissagem nesta sexta (18) já chegou a outras regiões do país.

18 de Setembro de 2020 as 13h13

Cascavel

Índio de 9 anos picado por cascavel em aldeia continua internado sem previsão de alta em MT

Lewy Nieiezonoizokae teve paralisia nos músculos do rosto e foi transferido de Tangará da Serra para Cuiabá.

18 de Setembro de 2020 as 13h09

Centro de Triagem

Mais de 33 mil pessoas já foram atendidas no Centro de Triagem Covid-19

O local oferece uma estrutura para realização de testagem rápida para o novo coronavírus com entrega de medicação para o tratamento dos pacientes

18 de Setembro de 2020 as 12h52

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO