Transferência

Paciente é transferido para Campo Grande por não ter leito de UTI em Mato Grosso

Sem conseguir vaga em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Mato Grosso, homem com suspeita de covid-19 foi transferido, na manhã desta quinta-feira (02), em uma UTI aérea do Hospital Municipal de São José do Rio Claro (315 km ao médio-norte de Cuiab

Fonte: REDAÇÃO
03 de Julho de 2020 as 08h 40min

Assessoria

  Sem conseguir vaga em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Mato Grosso, homem com suspeita de covid-19 foi transferido, na manhã desta quinta-feira (02), em uma UTI aérea do Hospital Municipal de São José do Rio Claro (315 km ao médio-norte de Cuiabá) para Campo Grande (MS).

  Segundo o médico Guilherme Weber, o jovem, de 29 anos, teria ingressado na unidade hospitalar na noite de terça-feira (30) com sintomas virais típicos. “O paciente deu entrada com sintomas moderados, como febre e um pouco de dispneia, além de uma escuta pulmonar sugestiva de coronavírus. Ele não apresentava comorbidades associadas (doenças preexistentes), mas teve contato com pessoas infectadas”, relata.

O MÉDICO EXPLICOU QUE FOI REALIZADO O PROTOCOLO DE MEDICAMENTOS, MAS, DURANTE A NOITE, O QUADRO EVOLUIU DE FORMA DESFAVORÁVEL E FOI NECESSÁRIO FAZER MAIS UM SUPORTE MEDICAMENTOSO E POSTERIORMENTE A INTUBAÇÃO. “POR MEIO DA INTERVENÇÃO DA UNIMED, CONSEGUIMOS FAZER A REMOÇÃO DO PACIENTE PARA OUTRO ESTADO, JÁ QUE EM CUIABÁ, TANGARÁ DA SERRA, SINOP E SORRISO NÃO HÁ VAGAS IMEDIATAS DISPONÍVEIS EM UTI, TANTO PARTICULAR QUANTO SUS”, DESTACA.

  De acordo com a secretária municipal de Saúde e Saneamento (SESAS), Lilian Tavares, o rapaz trabalha em uma fazenda e recebeu todo o suporte dos responsáveis, que contribuíram com o traslado.

“ESSA REMOÇÃO VIA AÉREA OCORREU POR MEIO PARTICULAR, JÁ QUE O PACIENTE TEM PLANO DE SAÚDE POR CONTA DA EMPRESA EM QUE ATUA, MAS ESSA NÃO É UMA REALIDADE DA MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO RIO-CLARENSE. OS CASOS DE COVID SÃO CRESCENTES E A TENDÊNCIA, INFELIZMENTE, É AUMENTAR OS CASOS CONFIRMADOS NA CIDADE”, LAMENTA.

  A gestora alerta sobre as medidas preventivas para evitar transmissão por coronavírus entre os moradores.

“VER UMA CENA DESTA É MUITO TRISTE E NÃO QUEREMOS QUE ACONTEÇA COM OUTRAS PESSOAS. INSISTIMOS QUE SOMENTE A PREVENÇÃO PODE EVITAR A CONTAMINAÇÃO E ISSO INCLUI O USO CORRETO DE MÁSCARA FACIAL, HIGIENIZAÇÃO DE MÃOS, AMBIENTES E EQUIPAMENTOS E, PRINCIPALMENTE, MANTER O DISTANCIAMENTO SOCIAL”, FINALIZA.

  UTI AÉREA

  A empresa cuiabana Abelha, que prestou o atendimento na Unidade de Terapia Intensiva Aérea utilizou um jato Piper Aircaft, modelo Cheyenne IA, que é um bimotor turbo-hélice pressurizado. O avião prefixo PT-BIZ dispõe de autonomia de até 5h30 e capacidade para cinco passageiros.

  O comandante da aeronáutica, Rafael Contini, revelou que tem ocorrido até sete transportes de pacientes com suspeita de covid por dia e que as medidas de assepsia são extremas para garantir a segurança sanitária dos usuários.

“ALÉM DO USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPIS), É FEITA A DESINFECÇÃO COMPLETA DO AVIÃO COM OZÔNIO, TANTO NO INTERIOR QUANTO NA PARTE EXTERNA, RESGUARDANDO A AERONAVE POR, PELO MENOS, 24 HORAS. SEGUIMOS TODOS OS PROCEDIMENTOS PARA EVITAR QUALQUER TIPO DE CONTAMINAÇÃO E PRESERVAR AS VIDAS EMBARCADAS”, CONCLUI.

  Nesse caso específico, destaca-se a rápida ação conjunta dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SESAS), do Instituto Social Saúde Resgate à Vida (ISSRV), Unimed e, principalmente, dos responsáveis pela Fazenda em que o rapaz atua e que se prontificaram em prestar os primeiros atendimentos.

  O quadro clínico do paciente ainda não foi revelado após seu transporte viário ao município de Campo Grande.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Investigação

Policial Penal é investiga por suposta facilitação para entrada de celulares no CDP de Lucas do Rio Verde

Uma policial penal lotada no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Lucas do Rio Verde-MT foi encaminhada para a delegacia judiciária civil, suspeita de facilitar a entrada de aparelhos celulares na unidade prisional.

10 de Agosto de 2020 as 15h06

Golpes

Prudência, paciência e apoio especializado ajudam a escapar de golpes

Sabe quando a esmola é muita que até o santo desconfia? Pois é, assim como o ditado do santo desconfiado, outro ditado que deve ser estar sempre na memória é o que diz que “cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém”.

10 de Agosto de 2020 as 15h03

Facadas

Churrasqueiro é morto a facadas pela esposa; mulher alegou legítima defesa

Um churrasqueiro de 54 anos, foi morto a facadas no domingo (9), em Rondonópolis, a 215 km ao sul de Cuiabá. A esposa dele de 38 anos foi presa em flagrante pelo crime. Ela confessou o crime.

10 de Agosto de 2020 as 14h46

Agressão

“Cansada de apanhar”, mulher mata marido com facada no pescoço em Mato Grosso

Uma mulher de 38 anos matou o marido de 54 anos com um golpe de faca no pescoço, em Rondonópolis. O fato ocorreu ontem (09).

10 de Agosto de 2020 as 14h41

Coronavírus

Ex-prefeito de Campo Novo do Parecis morre de Covid-19

A prefeitura decretou luto oficial de três dias a partir desta segunda-feira (10).

10 de Agosto de 2020 as 14h36

Acidente

Jovem de 23 anos morre em acidente com caminhonete dirigida por motorista sem CNH em Mato Grosso

Um jovem de 24 anos morreu após a caminhonete em que estava capotar na MT-471, conhecida como Rodovia do Peixe, em Rondonópolis. O fato ocorreu na noite do último sábado (08).

10 de Agosto de 2020 as 14h34

Procura

Mergulhadores procuram avô e neto que caíram no rio Arinos durante travessia

Um homem e uma criança, que ainda não tiveram os nomes divulgados, desapareceram na manhã de ontem, domingo (9), em um rio na região de Juína.

10 de Agosto de 2020 as 14h29

Apreensão

PRF apreende espingarda em Rondonópolis/MT

Envolvido não possuía registro, nem porte de arma de fogo

10 de Agosto de 2020 as 14h23

Luto

Médico morre de Covid-19 e prefeitura decreta luto oficial de 3 dias em Alto Garças

O médico Valentim Neder morreu em decorrência da Covid-19 em um hospital de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, nesse domingo (9).

10 de Agosto de 2020 as 14h20

Invasão

Ex-marido invade casa e tenta matar mulher grávida de 7 meses e atual companheiro dela em Cuiabá

Uma mulher, grávida de sete meses, e o marido dela foram vítimas de tentativa de homicídio neste domingo (10), em Cuiabá.

10 de Agosto de 2020 as 14h11

Coronavírus

Cuiabá registrou mais 05 óbitos nas últimas 24 horas

Cuiabá chega a um total de 616 óbitos por COVID-19

10 de Agosto de 2020 as 14h07

Acidente

Em fuga, homem provoca acidente e deixa R$ 14 mil espalhados no asfalto

O suspeito alegou ter sido contratado para pegar o dinheiro no bairro Jardim Iguaçu para comprar uma grande quantidade de maconha.

10 de Agosto de 2020 as 09h42

Credenciados

Mato Grosso Saúde tem novos credenciados no interior do Estado

Seis municípios do interior de Mato Grosso já têm prestadores de saúde para atendimento dos beneficiários do Plano

10 de Agosto de 2020 as 09h39

Testes

Região Médio-Norte recebeu 39,3 mil testes rápidos do Governo de Mato Grosso

Testes foram distribuídos para as 16 prefeituras da região, que passa por Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde

10 de Agosto de 2020 as 09h34

Covid-19

MT tem 63.680 casos confirmados de Covid-19 e 2.147 mortes em decorrência da doença

Dos 63.680 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 20.361 estão em monitoramento e 41.172 estão recuperados.

10 de Agosto de 2020 as 04h38

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO