Estudo

Pesquisa da Unemat aborda as relações entre animais humanos e não humanos nas cidades

O estudo aborda sobre as relações entre animais e humanos e não humanos.

Fonte:Fonte: Assessoria | Unemat
15 de Julho de 2019 as 22h 55min

Animais e Fronteiras: um estudo sobre as relações entre animais humanos e não humanos - Foto por: Assessoria Unemat

Amor, afeto, proteção, companheirismo, mas também descaso, indiferença e até violência. Quantas realidades se escondem por trás das relações entre animais humanos e não humanos no cotidiano de uma grande cidade? Esta foi a pergunta que guiou uma pesquisa realizada pela professora Eveline Teixeira Baptistella, professora do curso de jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). 

Durante quatro anos, ela monitorou a ocorrência de animais na cidade de Cuiabá (MT) e os tipos de relações desenvolvidos entre eles e os humanos. Encontrou as mais diferentes situações que levaram a uma constatação: ainda temos muito que avançar para garantir melhores condições de vida às outras espécies.  

Em Cuiabá, a pesquisadora, que atua na área de estudos de Comunicação e Cultura, encontrou desde animais de estimação que recebiam todo tipo de mimos e carinhos até o extremo oposto, cães e gatos abandonados, cujas vidas eram postas a prêmio por perturbarem os humanos. “No fim, o afeto do humano é sempre o que decide o destino do animal. Aqueles que contam com a proteção de algum humano conseguem sobreviver. Do contrário, enfrentam as piores condições e até mesmo a morte”, reflete. 

A pesquisa resultou no livro “Animais e Fronteiras: um estudo sobre as relações entre animais humanos e não humanos”, que traz algumas dos episódios mais marcantes encontrados durante a pesquisa – como a história do cachorro vítima de maus tratos que foi adotado e, ao lado da tutora, conquistou avanços no tratamento da leishmaniose visceral canina no Brasil. 

O trabalho também trata dos conflitos entre espécies, e reflete sobre como o movimento de proteção animal se articula para garantir mais direitos aos animais. Outro ponto interessante da pesquisa foram os inúmeros registros de animais silvestres no ambiente urbano da capital de Mato Grosso. Araras vermelhas e Canindé, tucanos, tuiuiús, jiboias, jacarés, diferentes tipos de símios e até grandes mamíferos como cervos e capivaras vivem hoje na cidade. Muitas vezes em condições inusitadas, como o jacaré que toma banho de sol no estacionamento de uma grande associação e o casal de tucanos que fez o ninho na caixa d´água de um prédio público. 

“É um fenômeno recorrente em diversos pontos do mundo, que chamamos de auto-domesticação. Sem seus habitats originais, estes animais estão se acostumando a viver nas cidades, habituando-se à proximidade e, até mesmo, ao contato dos humanos. Este foi um ponto bastante preocupante, pois os animais são muito exibidos em vídeos e fotos, mas não há nenhuma preocupação em relação ao sofrimento e condições de vida precárias que enfrentam”, ressalta Eveline. 

O projeto se diferencia por abordar o cotidiano e as relações estabelecidas na arena do convívio.  “As pessoas têm uma percepção de que a ciência se debruça apenas sobre números, itens concretos. Aqui, nós buscamos um olhar qualitativo para entender como animais humanos e não humanos se relacionam e o que isso demonstra sobre a nossa cultura”, resume.   

A cientista ressalta a importância de se aumentar as políticas de proteção animal bem como a consideração pelos direitos dos animais. “Os animais não falam a nossa língua, mas certamente se comunicam conosco. Nossos encontros com eles são transformadores e podem nos orientar para um mundo com mais empatia e tolerância, mas é preciso que uma parcela maior da sociedade, especialmente o poder público, comece a olhar para esses nossos companheiros com um olhar mais atento e responsável”, conclui. 

Saiba mais 

O livro “Animais e fronteiras: um estudo sobre as relações entre animais humanos e não humanos” pode ser adquirido no site da Editora Appris (https://www.editoraappris.com.br). 


COMENTARIOS

Mais de Estado

Terras Indígenas

Mais de 600 índios se reúnem em MT para discutir exploração de recursos naturais e agricultura em terras indígenas

Encontro foi um convite do cacique Raoni e reuniu lideranças indígenas de 47 etnias do país.

17 de Janeiro de 2020 as 20h49

Enem

Nenhum candidato tira 'nota mil' na redação do Enem e MT é o único do Centro-Oeste sem nota máxima

53 redações de 15 estados e Distrito Federal tiveram nota máxima. Destas, 32 foram escritas por mulheres. O tema desta edição foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

17 de Janeiro de 2020 as 20h46

Investigação

Médico é investigado por acúmulo de cargos públicos e não cumprimento de jornada em MT

Joeny de Campos acumulava quatro cargos. Em um deles, das 40 horas de jornada que deveriam ser cumpridas, o médico cumpria, em média, 26 horas.

17 de Janeiro de 2020 as 20h35

Leilão

Governo realiza leilão de imóvel, avião e veículos apreendidos em ações de combate ao tráfico de drogas em MT

Dentre os bens listados está uma aeronave, modelo Cessna T210N, Prefixo PT-LXE, com capacidade para cinco passageiros e lance inicial de R$ 30 mil

16 de Janeiro de 2020 as 08h36

Bandeira Branca

Consumidores de MT podem aderir à tarifa branca em 2020; entenda como funciona

Em Mato Grosso, postos tarifários e os valores das tarifas residenciais por quilowatt-hora (kWh) da tarifa branca já foram definidos pela concessionária Energisa

16 de Janeiro de 2020 as 08h33

Atendimento Psicológico

MPE aguarda sentença de ação que requer atendimento psicológico aos militares em MT

Ação foi anexada ao Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2019, que conclui haver mais policiais vítimas de suicídio do que assassinados no horário de trabalho.

16 de Janeiro de 2020 as 08h32

Exportações

Exportação de carne bovina cresce quase 22% em MT em 2019; aumento é atribuído à abertura do mercado chinês

Rebanho também cresceu cerca de 11%, alcançando o número de 30,34 milhões de cabeças de gado.

16 de Janeiro de 2020 as 08h30

Transplante

Transplante de rins volta a ser feito pelo SUS em MT após 10 anos suspenso; quase mil precisam da cirurgia

Programa de transplante renal iniciou em 1999. No entanto, a última cirurgia de transplante de rim realizada no estado aconteceu em maio de 2009.

16 de Janeiro de 2020 as 08h28

Fortalecimento do Comércio

MT registrou aumento de 18% no número de microempreendedores em 2019

Conforme Eliane Chaves, técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a formalização dos trabalhadores é uma tendência nacional.

16 de Janeiro de 2020 as 08h01

Processo Seletivo

Unemat faz processo seletivo para contratar professores com salário de até R$ 6,2 mil

Vagas são para cadastro de reserva nas unidades de Cáceres e Tangará da Serra A jornada de trabalho é de 20 horas semanais, com remuneração de acordo com a titulação,

16 de Janeiro de 2020 as 08h00

Balança Móvel

DNIT implanta balança móvel para barrar excesso de cargas em rodovia federal de Mato Grosso

Conforme o documento, está proibido o tráfego de veículos com o Peso Bruto Total Combinado (PBTC) acima de 48,50 toneladas.

15 de Janeiro de 2020 as 11h53

Efeito Nargilé

Jovem internada há 14 dias faz post dizendo que pneumonia se agravou pelo uso de narguilé e pede orações

Mara Maysa Barbosa, de 18 anos, está internada no Pronto Socorro de Várzea Grande. Ela disse que começou a usar narguilé aos 14 anos e que aos 16 o uso começou a ser diário.

15 de Janeiro de 2020 as 00h42

Turismo

Governo abre vagas para guias de turismo que queiram atuar no Parque Serra Azul em MT

O profissional poderá acompanhar turistas no Centro de Atendimento ao Visitante, Discoporto, Mirante do Cristo e Trilha das Cachoeiras. O cadastro deve ser feito até o dia 07 de março.

14 de Janeiro de 2020 as 08h22

Recompensa

Lei aprovada pelo governo de MT prevê pagamento de recompensa por informações sobre crimes

Informações vagas e imprecisas não serão consideradas. Funcionamento do sistema, forma e valores de pagamentos da recompensa ainda devem ser definidos pelo governo.

14 de Janeiro de 2020 as 08h18

Acidente

Barco com 7 pessoas vira no Rio Teles Pires em MT e vítimas são localizadas com ajuda de helicóptero

Equipes da PM, Corpo de Bombeiros e Ciopaer fizeram buscas aéreas, terrestres e fluvial até localizarem as vítimas às margens de rio.

13 de Janeiro de 2020 as 14h47

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO