Parlamento Latino-Americano

Pesquisadores ressaltam importância da energia solar no país

O evento, que começou na quinta-feira (11.08), teve como objetivo a integração dos países da América Latina e Caribe para debater estratégias e alternativas no que se refere à produção de energia.

Fonte:MT Agora - Gcom-MT
14 de Agosto de 2016 as 01h 09min

Em continuidade aos trabalhos do 1º Encontro do Parlamento Latino-Americano (Parlatino) em Mato Grosso, nesta sexta-feira (12.08) pesquisadores ministraram palestras sobre energia solar. Professor da Universidade de Brasília (UnB) e doutor em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade de Duke (Carolina do Norte), Mario Benjamin Baptista de Siqueira, falou sobre energia heliotérmica, que compreende no aproveitamento da energia solar pela rota térmica.

Também durante o evento, o pesquisador e doutor em Engenharia Aerodinâmica de Pontes Super Longas pela Universidade de Kyoto (Japão), Cristiano Augusto Trein, reforçou a importância da produção de energia solar por meio de placas fotovoltaicas. O evento, que começou na quinta-feira (11.08), teve como objetivo a integração dos países da América Latina e Caribe para debater estratégias e alternativas no que se refere à produção de energia.

Energia heliotérmica

De acordo com Siqueira, comercialmente a energia heliotérmica ainda não é uma realidade no Brasil, porém, através de plantas pilotos, pesquisas já são realizadas com o objetivo de que este tipo de geração de energia possa ser aplicado no país e que a atual matriz energética brasileira possa ser ampliada.

“Estamos aprendendo bastante sobre o que é e como funcionaria no Brasil a energia heliotérmica. Os resultados têm sido bastante promissores. A tecnologia utilizada para sua instalação ainda é muito cara. Porém, para que a geração de energia heliométrica no Brasil aconteça são necessários outros fatores e a expectativa é de que daqui a algum tempo este preço seja reduzido e ela passe a ser competitiva em relação às demais. Por ela ser gerada através do calor, o Brasil, e consequentemente Mato Grosso, é um local para grande aproveitamento”, destacou Siqueira.

Mesmo não sendo realidade no Brasil, a energia heliométrica já desponta em países como a Espanha e os Estados Unidos (EUA), além de também estar em processo de desenvolvimento e construção, no norte da África, Oriente Médio e África do Sul, que também são locais que possuem recurso solar para produção deste tipo de energia.

“Precisamos nos prepara para o que vier futuramente. Não podemos ficar fora desta realidade. Com o passar do tempo esta tecnologia será necessária e sem estarmos atualizados, podemos acabar dependendo de tecnologia internacional. O Brasil tem que se preparar para um contexto que, eventualmente, possa ser realidade”, destacou Mario Siqueira.

Placas fotovoltaicas

Em relação a produção de energia solar por meio de placas fotovoltaicas, o pesquisador Cristiano Trein explica que esta já é uma realidade no Brasil, inclusive em Mato Grosso. “O Brasil tem um potencial muito grande de energia solar. O nosso país está em uma zona de maior potencial em relação aos demais países. Além disso, a energia solar também compreende uma indústria de amplo conteúdo tecnológico e de geração de emprego e renda. Investir nesta cadeia de produção é investir em melhoria para a população e inclusão social”, reforçou Trein.

Mesmo o Brasil sendo produtor potencial de energia solar, o pesquisador ressalta que o investimento para implantação dos equipamentos ainda é alto. “O investimento inicial é alto para os padrões brasileiros. Se compararmos a geração centralizada, que são as das grandes hidrelétricas, de energia eólica, que são contratadas em leilões de energia, a solar não é tão competitiva em relação às demais. Porém quando se tratar da utilização, esta passa a ter elementos mais competitivos”.

Trein destaca que é importante a participação dos entes públicos para que a energia solar seja implementada. “A inviabilidade prática desta geração de energia está no financiamento dos equipamentos. É neste momento que os órgãos públicos são importantes. Uma das possibilidades é o programa Minha Casa, Minha Vida. A partir do momento em que se insere no projeto a possibilidade de se financiar um painel solar, cria-se um mercado, que movimenta toda uma cadeia produtiva. É o governo atuando para dar condições a todo um sistema”, finalizou Trein.

Parlatino

Fundado em 1964, em Lima (Peru), o Parlatino é uma organização regional, permanente e unicameral, integrada pelos Parlamentos nacionais da América do Sul e Caribe. O Parlamento Latino-americano tem sede na Cidade do Panamá e possui 12 Comissões Permanentes.

Integram o Parlatino as Antilhas Holandesas, Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Curaçao, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, San Martin, Suriname, Uruguai e Venezuela.

O Parlamento tem os seguintes princípios permanentes e inalteráveis: defesa da democracia; integração latino-americana; não-intervenção; autodeterminação dos povos; pluralidade política e ideológica como base de uma comunidade latino-americana democraticamente organizada; igualdade jurídica dos Estados; reprovação à ameaça e ao uso da força contra a independência política e a integridade territorial de qualquer Estado; solução pacífica, justa e negociada das controvérsias internacionais; preponderância dos princípios do Direito Internacional referente às relações de amizade e a cooperação entre os Estados.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Parcelamento

Projeto em Mato Grosso prevê parcelamento nas taxas de cartórios através do cartão de crédito

Hoje, em Mato Grosso, os pagamentos em cartório são feitos em dinheiro.

21 de Outubro de 2020 as 14h47

Acidente

Homem tira o cinto de segurança e morre após acidente de carro em Mato Grosso

O fato ocorreu na MT-010 em São José do Rio Claro.

21 de Outubro de 2020 as 13h39

Campanha

Projeto prevê campanhas para prevenir acidentes com garis e catadores de materiais recicláveis em MT

O descarte inadequado de materiais perfurocortantes tem sido causa de lesões graves em catadores e coletores profissionais de resíduos sólidos no estado de Mato Grosso.

21 de Outubro de 2020 as 13h30

Finalistas

Estudantes da Arena da Educação são finalistas da 12ª Mostra Estadual de Ciências, Tecnologia e Inovação

Entre os projetos está uma barra de cereais para atletas; estatísticas voltadas para o basquete e conteúdo digital para esportes direcionados a professores de educação física

21 de Outubro de 2020 as 13h28

Vacina

Vacina contra a Covid-19 chega em Mato Groso em janeiro de 2021

O governador Mauro Mendes confirmou que Mato Grosso receberá o primeiro lote de vacinas contra a covid-19 em janeiro de 2021.

21 de Outubro de 2020 as 13h12

Volta às Aulas

Mato Grosso: Maioria dos prefeitos são contra volta às aulas

Levantamento aponta que a maioria dos prefeitos não concorda com o retorno das aulas

21 de Outubro de 2020 as 13h03

Desaparecimento

Desaparecimento de menino de 6 anos completa um ano em MT; polícia diz que caso é complexo

O menino desapareceu no dia 20 de outubro do ano passado.

20 de Outubro de 2020 as 12h45

Estupro

Idoso de 72 anos é preso após estuprar a sobrinha de 12 em Mato Grosso

Em uma ação rápida da Polícia Civil de Poxoréu (251 km ao sul de Cuiabá), um homem suspeito de estupro de vulnerável contra a sobrinha de 12 anos teve o mandado de prisão preventiva cumprido pelo crime.

20 de Outubro de 2020 as 12h43

Confronto

Homem morre após confronto com a Polícia Militar em Tangará da Serra

Informações dão conta de que o suspeito foi alvejado com dois tiros no peito.

20 de Outubro de 2020 as 12h22

Estupro

Homem que estuprou criança de 5 anos é preso no interior de Mato Grosso

O suspeito é pai da irmã mais velha da vítima e aproveitou a necessidade de apoio da ex-companheira para estabelecer um convívio maior com a menina.

20 de Outubro de 2020 as 12h09

Acidente

Acidente na MT-010 deixa um morto e dois feridos, nesta segunda-feira (19)

Um grave acidente de trânsito na MT-010, entre São José do Rio Claro-MT e Diamantino-MT, deixou uma pessoa morta e outras duas feridas.

19 de Outubro de 2020 as 17h22

Drone

Dupla tenta descarregar três celulares na Penitenciária de Rondonópolis e é presa

Os dois homens utilizaram um drone para acoplar os aparelhos

19 de Outubro de 2020 as 14h13

Ano Letivo

Alunos de Mato Grosso podem ter que refazer série

A secretária estadual de Educação, Marioneide Kliemaschewsk afirmou que planeja retomar aulas presenciais no dia 1º de fevereiro de 2021.

19 de Outubro de 2020 as 13h33

Chuva

Semana será chuvosa em Mato Grosso

Nesta segunda-feria, o tempo segue bastante instável.

19 de Outubro de 2020 as 13h30

Afogamento

Criança de 2 anos e adolescente de 15 morrem afogados em Mato Grosso

Na manhã deste domingo, 18, ocorreu dois óbitos por afogamento na cidade de Várzea Grande.

19 de Outubro de 2020 as 13h22

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO