Homologações De Rerras Indevidas

Políticos, servidores e até mortos tiveram terras regularizadas em MT

Superintendência realizou 10.687 homologações de terras indevidas em MT. Mais de 8,5 mil empresários também foram beneficiados pelo programa.

08 de Janeiro de 2016 as 20h 14min

A Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Mato Grosso (Incra-MT) foi a responsável pelo maior número de homologações de terras indevidas no país, com 10.687 casos registrados, segundo aponta o levantamento feito nos estados pela Controladoria-Geral da União durante os últimos seis anos. O G1 tentou contato com a assessoria do Incra-MT, mas ninguém atendeu aos telefonemas até a publicação dessa reportagem.

Dentre os casos irregulares registrados está o assentamentos de 844 funcionários públicos – em sua maioria, servidores municipais – e a inclusão de 51 ocupantes de cargos políticos, entre beneficiários e cônjuges, no Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), durante o exercício de seus mandatos. Nesse último caso, o estado ficou em segundo lugar no quadro geral. Maranhão ficou em primeiro lugar, com 56 casos, e o Pará ficou em terceiro lugar, com o registro de 35 ocorrências.

O número de códigos de beneficiários vinculados a pessoas falecidas em Mato Grosso também chama a atenção: foram 44 casos, deixando o estado, mais uma vez, atrás do Maranhão, que registrou 64 ocorrências desse tipo, e à frente do Pará, com 32 casos. Em todo o país, foram 449 mortos beneficiados irregularmente.

A quantidade de empresários – entre titulares e cônjuges – beneficiados com o programa de reforma agrária no país também chama a atenção. Foram 8.515 pessoas que correspondem a 7.872 códigos de beneficiários, sendo que a maior parte está sob a supervisão da Superintendência do Incra em Mato Grosso, num total de 1.878 casos, seguida pelas unidades do instituto no Sul do Pará (951), em Rondônia (649) e no Maranhão (338). Juntas, as quatro superintendências são responsáveis por quase 50% dos códigos identificados pela auditoria da CGU.

Conforme o relatório, em sua maior parte, os empresários beneficiados eram sócios de estabelecimentos comerciais e industriais, sendo predominante o caso de proprietários/quotistas de estabelecimentos relacionados ao comércio varejista de vestuário, construção de edifícios, mercearias/armazéns, serrarias e hipermercados. Em Mato Grosso, o destaque nessa irregularidade ficou por conta do Projeto de Assentamento Tibagi, em Brasnorte, a 580 km de Cuiabá, com 83 casos.

Idade limite

A auditoria da CGU também realizou uma filtragem a respeito do número de beneficiários com a regularização de terras que estavam foram da faixa etária permitida, que é de 18 a 60 ano. Aqueles com idades entre 16 e 18 anos podem ser beneficiados apenas caso sejam emancipados, segundo o relatório.

O estado com a maior concentração de assentados homologados irregularmente no programa é o Maranhão, cuja superintendência regional foi responsável pela regularização de terras para 11.201 pessoas em desacordo com a faixa etária estabelecida. Em segundo lugar aparece a unidade de Mato Grosso, que homologou 9.109 casos.

Inércia

O levantamento da CGU também aponta que, apesar da auditoria ter resultado na suspensão de mais de 37 mil beneficiários, existem ainda 15.873 pessoas em situação de suspensão vigente no sistema do Incra desde 2008. Nesses casos, apenas do instituto já ter conhecimento da existência de alguma irregularidade relacionada aos beneficiados, “não adotou a celeridade necessária para a solução das pendências”, conforme o relatório da Controladoria-Geral da União.

A unidade do Pará é a que possui mais casos pendentes, com 2.505 ocorrências abertas, seguida da Superintendência de Mato Grosso, com 2.235 casos, e da unidade do Maranhão, com 2016 casos.

Assentamentos

Apenas em 2015, foram assentadas mais de 2,5 mil famílias em Mato Grosso e foram criados dois projetos de assentamento, o Santa Aurélia, em Indiavaí, a 398 km de Cuiabá, com capacidade para assentar 85 famílias de trabalhadores rurais, e o Rio Verde, em Nova Mutum, a 269 km da capital, que tem capacidade para assentar 15 mil famílias.

Ao todo, a Superintendência do Incra em Mato Grosso atende a mais de 82 mil famílias em 548 assentamentos.


MT Agora - G1 MT

COMENTARIOS

Mais de Estado

Tragédia

Homem morre esmagado ao tentar fechar porteira de fazenda e ser atropelado pela própria caminhonete em MT

Ele teria parado a caminhonete próximo à porteira da fazenda e desceu para fechá-la, quando o veículo se moveu e o imprensou contra a porteira.

15 de Junho de 2019 as 16h44

UTI

Com infecção generalizada, criança de 3 anos aguarda UTI e corre risco de morte em MT, segundo laudo

Amanda Vitória de Paula Mendes está internada no Pronto Socorro de Várzea Grande. Justiça determinou que a criança seja transferida com urgência para uma UTI.

14 de Junho de 2019 as 12h03

Está Internada

Paciente está internada com meningite em Barra do Bugres (MT) e outro caso de suspeita da doença é investigado no município

Mulher de 36 anos está internada há mais de 10 dias. Ela estava na UTI e agora está sob observação na enfermaria do hospital.

14 de Junho de 2019 as 00h00

Caso Suspeito

Paciente é internado com suspeita de H1N1 em Rondonópolis (MT); novo caso gera filas por busca de vacina

O paciente, que não teve o nome divulgado, recebe tratamento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). No município, 4 mortes supostamente causadas pela doença são investigadas.

13 de Junho de 2019 as 23h53

Acidente Fatal

Motociclista morre em acidente na BR-364 em MT e motorista de carro é preso por embriaguez

A vítima, identificada como sendo Tarsis Rafael Carvalho, de 20 anos, estava em uma motocicleta e seguia para o trabalho quando foi atingido por um veículo de passeio.

13 de Junho de 2019 as 23h49

Projeto Juntos Pelo Araguaia

Dez mil hectares da Bacia do Araguaia serão recuperados por ação conjunta de GO e MT

Projeto Juntos pelo Araguaia marca o trabalho de recomposição florestal e revitalização da bacia

12 de Junho de 2019 as 21h36

Greve

Justiça determina que estado corte ponto de servidores que estão em greve em MT

Desde o dia 27 de maio deste ano, parte dos servidores de carreira da Educação estadual aderiu ao movimento grevista.

12 de Junho de 2019 as 07h04

Fraudes

Governador suspende demissão de 32 servidores suspeitos de envolvimento em esquema de fraudes no Detran-MT

Todas as penalidades foram aplicadas a servidores que foram alvos da Operação Fraus, deflagrada pela Polícia Civil em 2013.

12 de Junho de 2019 as 06h59

Greve

Servidores da educação decidem manter greve até que governo apresente proposta em MT

Profissionais pararam as atividades há duas semanas.

11 de Junho de 2019 as 02h05

Desmoronamento De Imóvel

Casa desmorona em Cuiabá e atinge creche que foi desativada há poucos meses

As crianças já haviam sido retiradas do imóvel justamente pelo risco de desmoronamento há alguns meses.

11 de Junho de 2019 as 01h48

Afogamento

Menino de 11 anos que não sabia nadar cai de canoa e morre afogado no Rio Paraguai em MT

Criança escorregou e desequilibrou-se da canoa, caindo no rio. Corpo foi localizado horas depois.

11 de Junho de 2019 as 01h41

Greve

Greve dos servidores da educação de MT completa duas semanas sem acordo com o governo

Em assembleia realizada nesta segunda-feira, servidores vão definir se retomam atividades.

11 de Junho de 2019 as 01h29

Transplante

Médicos realizam retirada de órgãos para transplante em MT após 10 anos

Procedimento de retirada de órgãos foi realizado por equipe técnica de Mato Grosso, autorizada pelo Ministério da Saúde.

09 de Junho de 2019 as 21h29

ExtraClasse

Estudantes de Lucas do Rio Verde visitam Arquivo Público de Mato Grosso

Além da visita guiada, estudantes participaram de uma atividade paleográfica, na qual realizaram a transcrição de uma carta de 1757.

08 de Junho de 2019 as 16h21

Servidores

Servidores públicos de MT poderão trabalhar meio período e tirar seis meses de licença-prêmio

Em vez de usufruir os três meses do benefício, ele poderá, por exemplo, trabalhar meio período e tirar seis meses de licença-prêmio a cada cinco anos ininterrupto de efetivo exercício.

08 de Junho de 2019 as 09h47

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Você faz uso do sistema Público de Saúde?

Sim

Não – Eu tenho Plano de saúde

Parcial
veja +

COTAÇÃO