Pressão de produtores americanos contribuiu para suspensão de carne brasileira pelos EUA, diz ministro

Blairo Maggi afirmou que produtores dos Estados Unidos sempre foram contra a importação da carne brasileira. Suspensão foi anunciada pelos EUA na semana passada.

27/06/2017 - 06:40:02

   

Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse que espera resolver impasse com os EUA até a próxima semana (Foto: Divulgação/Mapa)

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), disse acreditar que a pressão dos produtores norte-americanos contribuiu para que os Estados Unidos decidissem suspender temporariamente a importação da carne bovina fresca brasileira. A declaração foi dada em entrevista à Rádio Centro América FM, de Cuiabá, nesta segunda-feira (26). A suspensão foi anunciada pelos EUA na última quinta-feira (22).

O Brasil havia conseguido autorização para exportar esses produtos aos americanos em julho do ano passado, depois de 17 anos de negociações. Segundo o ministro, ao longo de todo o tempo de negociação entre os dois países, os produtores daquele país se posicionaram contra a importação.

"Quando conseguimos a autorização, eles fizeram um verdadeiro levante pedindo a suspensão e não conseguiram. E agora, na primeira oportunidade em que surgiu um problema, houve a suspensão e eu quero crer que a pressão dos produtores americanos tem muito a ver com isso", disse.

De acordo com Maggi, a expectativa é de que toda a situação do embargo seja resolvida até a próxima semana. Ele afirmou que as mudanças norte-americanas nas formas de fiscalização e procedimento nas salas de desossa já foram publicadas na sexta-feira (23) e estão sendo submetidas à avaliação do departamento americano de agricultura.

"Se aceito, e acredito que será, temos o segundo momento, que é a situação política de voltar a ter autorização para um novo embarque dessas mercadorias. Estou otimista e espero que possamos resolver esse assunto até a próxima semana. O Brasil tem o direto legal de fazer o envio de carne para lá se atender às exigências fitossanitárias e de qualidade do produto e é o que nós vamos insistir agora", afirmou.

Impacto da operação 'Carne Fraca'
O ministro afirmou que a operação "Carne Fraca", deflagrada pela Polícia Federal em março deste ano para apuração de irregularidades em frigoríficos nacionais, foi uma grande oportunidade dada pelo Brasil aos concorretes mundiais, pois deu a chance ao mercado externo para que desconfiasse dos produtos brasileiros.

Após a operação, os Estados Unidos intensificaram os testes à carne brasileira e diversos países impuseram medidas restritivas à carne brasileira, como a suspensão de importações e o aumento dos testes de qualidade.

EUA anunciaram suspensão da importação de carne bovina fresca brasileira na última quinta-feria (22) (Foto: TVCA/Reprodução)"A operação Carne Fraca era uma investigação de conduta de agentes públicos e acabou virando uma operação de qualidade carne brasileira, pelo menos no dia da deflagração. E na Europa, nos Estados Unidos, na Ásia e no Oriente Médio, a operação ficou conhecida como 'Carne Podre', ou seja, a tradução ficou ainda pior. Então, todos aqueles que tinham algum problema com o Brasil, que querem diminuir nossos preços, tirar nossa importância, se agarraram à isso", disse.

Situação de Mato Grosso
Blairo Maggi avalia que a situação da pecuária mato-grossense ficou bastante complicada após o embargo dos Estados Unidos. Na avaliação do ministro da Agricultura, a única alternativa viável para o reequilíbrio do mercado seria a reabertura das plantas frigoríficas que estão fechadas no estado, para aumentar a procura por bois vivos.

"Tenho conversado com muitos produtores que estão intranquilos, os preços tem caído muito e talvez a única alternativa que temos agora é reabrir essas dezenas de plantas fechadas. Além disso, o Mapa já demandou ao BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] uma linha de crédito especial para que esses donos de frigoríficos possam voltar o mais rápido possível a funcionar e reequilibrar o mercado", afirmou.

De acordo com o ministro, a demanda no mercado interno está boa e tudo o que está sendo abatido está sendo vendido. "Não há um encalhe de mercadoria. E também o mercado internacional, onde o Brasil atua, está fluindo normal", disse.

Abcessos na carne
De acordo com Maggi, a decisão dos EUA se baseia no aparecimento de abcessos na carne, que são formações inflamatórias provenientes da vacinação contra a febre aftosa no Brasil. Isso ocorre, segundo ele, quando a aplicação da vacina não é feita no local correto. O Mapa deve apurar se o aparecimento dos abcessos ocorre pela má utilização da vacina contra a febre aftosa e ou se foi provocado pelo veículo usado para levar a vacina ao animal.
 

MT Agora - G1

Mais Noticias

Estradas

Reparos na BR-163 e BR-364 continuam acontecendo, diz Rota do Oeste

BR-163

Futuro da BR-163 será definido até dia 26

Sem Nota Fiscal

Sefaz apreende mais de R$ 700 mil em mercadorias sem nota fiscal em MT

Fecomércio-MT

Presidente interino da Fecomércio-MT diz ter sido impedido de trabalhar e registra BO

12/02/2018 -

Obras na BR-163 ocorrem hoje e na quarta-feira no feriado de Carnaval

Cronograma de atividades foi elaborado para não prejudicar o fluxo de veículos durante o feriado

05/02/2018 -

Detran lança campanha para trânsito seguro no Carnaval

Campanha educativa e fiscalizações serão intensificadas no período festivo

05/02/2018 -

Casos de HIV em adultos crescem 255% em MT; foliões devem usar preservativos

As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de camisinha masculina ou feminina

05/02/2018 -

Caminhões parados em rodovia no PA causam prejuízo a transportadoras de MT e atrasam escoamento da produção

Caminhoneiros passam até 125 horas retidos em rodovia, segundo o Dnit. Chuvas em trecho em obras na serra dificultam passagens de veículos de carga.

03/02/2018 -

Ministério da Saúde recomenda vacina de febre amarela em 141 municípios de MT

As secretarias Municipal e Estadual afirmam que em todo o Estado a vacina é oferecida e pode atender toda a demanda.

27/01/2018 -

Asfalto cede e trecho da BR-364 em MT fica totalmente interditado

Desmoronamento ocorreu nessa sexta-feira (26) após fortes chuvas. Tráfego foi impedido nos dois sentidos, mas neste sábado uma faixa foi liberada.

26/01/2018 -

Aos 111 anos, viúva que criou as sete filhas sozinha em MT comemora longevidade

Baiana de nascença, Maria Olímpia se mudou para MT na juventude. Mudança foi feita a cavalo. Ela se casou duas vezes e teve nove filhos, mas dois morreram.

26/01/2018 -

Mato Grosso gerou quase 16 mil novos postos de emprego em 2017, diz Caged

Apesar do saldo positivo em alguns estado e regiões, as demissões superaram as contratações no Brasil. Dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho.

26/01/2018 -

MT tem um caso de febre amarela sob investigação, diz Ministério da Saúde

Caso suspeito foi registrado entre julho de 2017 e janeiro de 2018. A Secretaria Estadual de Saúde contesta o dado e diz que nenhum caso foi registrado no período.

25/01/2018 -

Número de vagas de estágio aumenta 17% em MT neste ano

Cerca de 2,1 mil vagas de estágio estão abertas no estado. Parceria com novas empresas e órgãos públicos elevaram o número de vagas, avalia supervisor do Ciee.

25/01/2018 -

Ferrovia entre MT e SP já recebeu investimentos de R$ 200 mi e deve receber fertilizantes em abril

Além dos benefícios operacionais e financeiros, o terminal também deve trazer ganhos ambientais, com significativa redução de emissão de poluentes.

24/01/2018 -

Agricultores familiares investem em turismo rural para atrair visitantes e aumentar a renda em MT

Lei estadual permite turismo em áreas de agricultura familiar. Agricultor tem investido em pomar de frutas para receber os visitantes e pretende fabricar vinho e geleia de jabuticaba no local.

22/01/2018 -

Mato Grosso é destaque na revista Exame por implantar coaching na gestão pública

O resultado mensurado até o momento foi a criação de metas para o acompanhamento de processos internos

17/01/2018 -

Cuiabá é a capital do Centro-Oeste com mais habitantes acima do peso, diz pesquisa

Ao todo, 57,6% dos moradores que vivem em Cuiabá estão com excesso de peso. No ranking nacional, Cuiabá é a quarta capital com maior número de moradores acima do peso.

12/01/2018 -

Frota de veículos em Mato Grosso aumenta quase 60% em quatro anos

Número de veículos subiu de 1,4 milhão em 2012 para 1,9 milhão em 2016. Dados são de um levantamento feito pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora