Pressão de produtores americanos contribuiu para suspensão de carne brasileira pelos EUA, diz ministro

Blairo Maggi afirmou que produtores dos Estados Unidos sempre foram contra a importação da carne brasileira. Suspensão foi anunciada pelos EUA na semana passada.

27/06/2017 - 06:40:02

   

Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse que espera resolver impasse com os EUA até a próxima semana (Foto: Divulgação/Mapa)

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), disse acreditar que a pressão dos produtores norte-americanos contribuiu para que os Estados Unidos decidissem suspender temporariamente a importação da carne bovina fresca brasileira. A declaração foi dada em entrevista à Rádio Centro América FM, de Cuiabá, nesta segunda-feira (26). A suspensão foi anunciada pelos EUA na última quinta-feira (22).

O Brasil havia conseguido autorização para exportar esses produtos aos americanos em julho do ano passado, depois de 17 anos de negociações. Segundo o ministro, ao longo de todo o tempo de negociação entre os dois países, os produtores daquele país se posicionaram contra a importação.

"Quando conseguimos a autorização, eles fizeram um verdadeiro levante pedindo a suspensão e não conseguiram. E agora, na primeira oportunidade em que surgiu um problema, houve a suspensão e eu quero crer que a pressão dos produtores americanos tem muito a ver com isso", disse.

De acordo com Maggi, a expectativa é de que toda a situação do embargo seja resolvida até a próxima semana. Ele afirmou que as mudanças norte-americanas nas formas de fiscalização e procedimento nas salas de desossa já foram publicadas na sexta-feira (23) e estão sendo submetidas à avaliação do departamento americano de agricultura.

"Se aceito, e acredito que será, temos o segundo momento, que é a situação política de voltar a ter autorização para um novo embarque dessas mercadorias. Estou otimista e espero que possamos resolver esse assunto até a próxima semana. O Brasil tem o direto legal de fazer o envio de carne para lá se atender às exigências fitossanitárias e de qualidade do produto e é o que nós vamos insistir agora", afirmou.

Impacto da operação 'Carne Fraca'
O ministro afirmou que a operação "Carne Fraca", deflagrada pela Polícia Federal em março deste ano para apuração de irregularidades em frigoríficos nacionais, foi uma grande oportunidade dada pelo Brasil aos concorretes mundiais, pois deu a chance ao mercado externo para que desconfiasse dos produtos brasileiros.

Após a operação, os Estados Unidos intensificaram os testes à carne brasileira e diversos países impuseram medidas restritivas à carne brasileira, como a suspensão de importações e o aumento dos testes de qualidade.

EUA anunciaram suspensão da importação de carne bovina fresca brasileira na última quinta-feria (22) (Foto: TVCA/Reprodução)"A operação Carne Fraca era uma investigação de conduta de agentes públicos e acabou virando uma operação de qualidade carne brasileira, pelo menos no dia da deflagração. E na Europa, nos Estados Unidos, na Ásia e no Oriente Médio, a operação ficou conhecida como 'Carne Podre', ou seja, a tradução ficou ainda pior. Então, todos aqueles que tinham algum problema com o Brasil, que querem diminuir nossos preços, tirar nossa importância, se agarraram à isso", disse.

Situação de Mato Grosso
Blairo Maggi avalia que a situação da pecuária mato-grossense ficou bastante complicada após o embargo dos Estados Unidos. Na avaliação do ministro da Agricultura, a única alternativa viável para o reequilíbrio do mercado seria a reabertura das plantas frigoríficas que estão fechadas no estado, para aumentar a procura por bois vivos.

"Tenho conversado com muitos produtores que estão intranquilos, os preços tem caído muito e talvez a única alternativa que temos agora é reabrir essas dezenas de plantas fechadas. Além disso, o Mapa já demandou ao BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] uma linha de crédito especial para que esses donos de frigoríficos possam voltar o mais rápido possível a funcionar e reequilibrar o mercado", afirmou.

De acordo com o ministro, a demanda no mercado interno está boa e tudo o que está sendo abatido está sendo vendido. "Não há um encalhe de mercadoria. E também o mercado internacional, onde o Brasil atua, está fluindo normal", disse.

Abcessos na carne
De acordo com Maggi, a decisão dos EUA se baseia no aparecimento de abcessos na carne, que são formações inflamatórias provenientes da vacinação contra a febre aftosa no Brasil. Isso ocorre, segundo ele, quando a aplicação da vacina não é feita no local correto. O Mapa deve apurar se o aparecimento dos abcessos ocorre pela má utilização da vacina contra a febre aftosa e ou se foi provocado pelo veículo usado para levar a vacina ao animal.
 

MT Agora - G1

Mais Noticias

Acidente Fatal

Homem e adolescente morrem após carro capotar e cair de ponte em terra indígena em MT

MT-242

Onça-pintada é atropelada por caminhonete e morre em rodovia de MT

Tragédia

Mãe dorme e mata bebê de um mês sufocado em MT

Restrição

Com mais de 5 mil focos de incêndio no ano, MT começa período proibitivo das queimadas

15/07/2018 -

Jovem morre em acidente entre moto e bicicleta no cruzamento de ruas em Cuiabá

Heber Henrique Ferreira do Carmo tinha 19 anos e pilotava a moto. Samu foi chamado, mas vítima morreu no local do acidente.

15/07/2018 -

Engenheiro morre após cair de carroceria de caminhonete em festa de aniversário do amigo em MT

Bruno Brunini subiu na carroceria do veículo de um conhecido na Praça Popular, em Cuiabá. Ele estava internado desde o dia do acidente com traumatismo craniano.

15/07/2018 -

Prefeitura realizará aquisição de cinco veículos para aeroporto de Sinop

A Prefeitura de Sinop realizará a aquisição de cinco veículos para uso no aeroporto municipal João Baptista Figueiredo. Um pregão eletrônico (31/2018), modalidade menor preço por item, foi aberto para realização do rito.

15/07/2018 -

Concessionária elabora medidas de prevenção e combate às queimadas na BR-163 em Mato Grosso

O período proibitivo de queimadas inicia em 15 de julho e o Comitê do Fogo de Mato Grosso alerta que o envolvimento de todos é fundamental para minimizar a incidência de registros.

15/07/2018 -

Jovem tem traumatismo craniano ao cair de carroceria de caminhonete em festa de aniversário do amigo em MT

Bruno Brunini subiu na carroceria do veículo de um conhecido na Praça Popular, em Cuiabá. Ele caiu depois que o condutor seguiu na contramão e fez uma curva, segundo a polícia.

15/07/2018 -

Janela trincada de avião estoura durante pouso de emergência em Mato Grosso

O piloto do avião precisou realizar pouso de emergência em Tangará da Serra após verificar uma trinca em um vidro do avião, que estourou já no fim do procedimento.

15/07/2018 -

Por causa de poeira em estrada de terra, jovem morre após bater de frente com carro ao fazer ultrapassagem em MT

Ele fez uma ultrapassagem em um carro, modelo Prisma, e, devido à poeira, não percebeu a presença de outro automóvel, um Strada, que seguia no sentido contrário.

15/07/2018 -

Mato Grosso tem alto risco de transmissão da Chikungunya

Conforme o boletim, o risco de contaminação é médio em Sinop

15/07/2018 -

H1N1 responde por mais de 54% dos casos de influenza em MT

No Estado foram notificados 48 óbitos.

15/07/2018 -

Apostador de cidade de MT ganha sozinho R$ 6 milhões na loteria

A bolada saiu para o município de Pedra Petra com uma população de pouco mais de 16 mil habitantes.

15/07/2018 -

Mato Grosso registra 25% dos focos de queimadas no país

Até quinta-feira (12), do total de 20.443 focos de calor, 5.042 ocorriam no território mato-grossense, conforme o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe), ou seja um quarto dos focos eram no Estado.

15/07/2018 -

Caçador morre após cair e disparar contra si mesmo em região de mata em MT

ncidente foi registrado no dia 7 de julho durante uma caçada na zona rural em Novo Mundo. Depois disso, Sebastião Silva foi transferido para o Pronto Socorro de Cuiabá.

15/07/2018 -

Raposa é encontrada em pátio da Justiça Federal em MT e resgatada por bombeiros

Resgate foi feito nesta sexta-feira (13), na sede da Justiça Federal em Rondonópolis. O animal não tinha ferimentos e, após o resgate, foi solto em uma área de mata na região.

14/07/2018 -

Mulher morre carbonizada durante incêndio em quitinete em MT

Ruthe Libório Santos, de 43 anos, estava deitada na cama.

12/07/2018 -

Municípios de MT debatem implantação da Base Nacional Comum Curricular

O foco do evento é promover uma rodada de debates acerca da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no país, com os representantes de conselhos municipais, gestores e demais agentes públicos envolvidos com a área.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora