Procon-MT prepara programação especial para Dia Mundial do Consumidor

Divulgação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas, Mutirão de Combate ao Superendividamento, lançamento de vídeos educativos e ciclo de palestras de Educação para o Consumo integram a agenda do Procon-MT

13/03/2018 - 20:45:26

   

Para festejar o Dia Mundial e o Dia Nacional do Consumidor, comemorado em 15 de março, o Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), preparou uma programação especial para esta semana. Dentre as atividades previstas está a realização do "4º Mutirão de Combate ao Superendividamento", exclusivamente por meio da plataforma www.consumidor.gov.br .

De acordo com o superintendente André Rondon Badini, o Mutirão, realizado em parceria com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), tem o objetivo de oferecer ao consumidor uma oportunidade para negociar débitos. Todos os bancos, financeiras e administradoras de cartão participam da Campanha, totalizando 74 instituições. “Além disso, o consumidor poderá renegociar sua dívida sem sair de casa. Basta ter acesso à internet”, explica o superintendente.

Como participar do Mutirão

O Mutirão será realizado de quarta a sexta-feira (14 a 16.03). Para participar, o consumidor deve acessar o site www.consumidor.gov.br e fazer o cadastro para receber login e senha. Após, basta selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos. No momento da classificação do pedido ou reclamação, é importante selecionar no campo ‘Problema’ a opção ‘Renegociação/parcelamento de dívida’. Já no campo ‘Descrição da Reclamação’, é preciso relatar o problema, informando que deseja participar da ação de renegociação de dívidas. Orientações sobre o cadastramento de usuário, registro e acompanhamento de reclamações podem ser obtidas no Guia do Usuário

Cadastro de Reclamações Fundamentadas

Na quinta-feira (15.03), Dia Mundial do Consumidor, o Procon Estadual divulgará o Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2017. O documento, que também será disponibilizado no sitedo órgão e consultado pelos consumidores apresenta, dentre outras informações, os setores mais reclamados e o índice de soluções das empresas, servindo de parâmetro para a população conhecer os fornecedores mais reclamados e saber se eles atendem as demandas dos consumidores. Para conhecer os cadastros dos anos anteriores, basta acessar o site do órgão de defesa do consumidor.

Vídeos educativos

Para promover a Educação para o Consumo, o Procon Estadual produzirá diversos vídeos com dicas sobre Direitos dos Consumidores. O primeiro vídeo será disponibilizado no site do órgão na quinta-feira (15). O objetivo é capacitar não apenas os consumidores em geral, mas também fornecedores e servidores que trabalham nos Procons Municipais de Mato Grosso. Os vídeos, produzidos com o apoio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), poderão ser acessados no site do Procon. 

Ciclo de palestras

O Procon-MT também realizará um ciclo de palestras sobre ‘Direitos básicos do consumidor’ em instituições de ensino de Cuiabá e Várzea Grande.

Na terça-feira (13/03), a capacitação será ministrada para acadêmicos de Direito da Faculdade Afirmativo, localizada no Bairro Dom Aquino, a partir das 19h30min.

Na quarta e na quinta-feira (14 e 15/03), haverá palestra na Escola Estadual Liceu Cuiabano, na Capital, e na Escola Estadual José Leite de Moraes, em Várzea Grande, para alunos do Ensino Médio, a partir das 19h30min.

Na sexta-feira (16/03), será realizada palestra na Escola Estadual Liceu Cuiabano, às 7h30min, também para alunos do Ensino Médio. À noite, às 19h30min, alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Recursos Humanos, Logística e Engenharias da Faculdade Estácio de Cuiabá recebem os servidores do Procon-MT.

Na quinta (15/03) e na terça-feira (20/03), servidores do Procon Estadual estarão na sede da Legião da Boa Vontade (LBV), no Bairro Dom Aquino, em Cuiabá, no período matutino, ministrando palestras para crianças e idosos atendidos pela instituição.

Interior

Os Procons Municipais, em parceria com o Procon-MT, também farão Ciclo de Palestras sobre Direitos Básicos do Consumidor. Confira, abaixo, a programação nos municípios:

Dia 13/03:

Araputanga: Escola Estadual São João Sato (8h); e Escola Estadual Dr. Joaquim Augusto da Costa (10h e 14h).

Dia 14/03:

São José dos Quatro Marcos: Escola Estadual Bertoldo Freire (9h);

Dom Aquino: Escola Estadual Dom Aquino (13h30min);

Mirassol D’Oeste: Escola Estadual Padre Tiago (16h).

Dia 15/03:

Cáceres: Escola Estadual Natalino Ferreira Mendes (7h30min);

Poconé: Escola Estadual Caetano Albuquerque (8h) e Escola Estadual Encares Nunes da Cunha (14h).

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, no Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h, e no posto do Ganha Tempo do CPA 1, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.

 

MT Agora - Solange Wollenhaupt | Procon-MT

Mais Noticias

Após Acidente

Mulher é encontrada morta e marido levado ao hospital após 2 dias acidentados no Nortão

Resgate

Motorista fica preso em carro após acidente e é resgatado por helicóptero em MT

Acidente Fatal

Passageira morre após carro capotar durante tentativa de ultrapassagem na MT-100

Tragédia

Motociclista bate em carro, cai e morre atropelado por caminhão em Cuiabá

10/08/2018 -

Motociclista cai em córrego e é resgatado pelos bombeiros em Cuiabá

Vítima foi socorrida e encaminhada ao Pronto Socorro da capital.

10/08/2018 -

Carreta derruba poste, atinge caminhonete e três ficam feridos em MT

As causas e responsabilidades do acidente serão apurada.

10/08/2018 -

Carteira de vacinação se torna obrigatória para matrículas em escolas de Mato Grosso

A obrigatoriedade passa a valer para berçários, hotéis maternais, pré-escolas, creches, orfanatos ou qualquer agremiação de serviços correlatos.

10/08/2018 -

Nova frente fria atinge várias regiões em Mato Grosso

Nesta sexta, Sinop deve ter mínima de 20º e máxima de 34º. A previsão é que não chove. A mínima no sábado é de 20º. A mesma previsão é para Sorriso e Lucas do Rio Verde.

10/08/2018 -

Indea Mato Grosso começa a preparar concurso público

O objetivo seria preencher vagas imediatas e formar cadastro de reserva para nomeações futuras.

10/08/2018 -

Governo garante aditivo de R$ 15 milhões para retomada da pavimentação na BR-174 em MT

A rodovia corta a região Noroeste do Estado.

10/08/2018 -

MT tem 3,5 mil novos casos de hanseníase em 2017 e Ministério da Saúde pede intensificação de campanhas

Somente neste ano foram mais de 2 mil casos suspeitos da doença no estado. Estado e municípios devem intensificar a busca de casos suspeitos para evitar outras contaminações.

10/08/2018 -

Incêndio atinge lavoura de cana-de-açúcar em usina e é controlado por brigadistas em MT

A empresa não divulgou o tamanho da área afetada pelo incêndio. O incêndio foi controlado por uma equipe da brigada de incêndio da própria usina.

10/08/2018 -

MT acolheu 3.556 haitianos e venezuelanos nos últimos 8 anos, diz relatório

De 2010 a 2018, Mato Grosso recebeu mais de 3,5 mil haitianos. Somente em 2018, 119 venezuelanos foram acolhidos no estado.

10/08/2018 -

Mães de crianças com diabetes reclamam que não recebem insulina pelo SUS há mais de um ano em MT

Glauciane Batista, mãe de Felipe Gabriel, de 5 anos, gasta em média R$ 500 por mês com medicamentos para o filho. Famílias também reclamam de defeito em aparelho para medir glicose e até de tiras reagentes.

10/08/2018 -

ICMBio quer ampliar áreas de preservação no Pantanal em MT e produtores rurais vão a Brasília contra aprovação de projeto

Projeto do prevê a criação de duas novas áreas de proteção integral e a ampliação de outras duas já existentes no Pantanal.

10/08/2018 -

Agricultores se dizem prejudicados por construção de usina em Sinop e reivindicam revisão de valor pago por terras

Mais de 200 famílias foram retiradas das terras para construção de reservatório de usina. Empresa diz que valores pagos foram calculados com base em critérios legais.

08/08/2018 -

Motorista e passageiro de carreta morrem carbonizados após acidente na BR-364 em MT

As vítimas do acidente ainda não foram identificadas. Exames de DNA devem ser feitos realizados para a identificação. As causas do acidente ainda devem ser apuradas.

08/08/2018 -

Motorista é esmagado por vagão de carreta em Rondonópolis

O motorista foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e bombeiros.

08/08/2018 -

Motorista morre após dormir ao volante e caminhonete capotar em MT

Passageiro não ficou ferido e contou que o motorista dormiu e o veículo capotou. Pista ficou interditada por quase 3 horas.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora