Professor da UFMT concorre a prêmio do 'Nobel da Educação'

Pesquisador é o primeiro brasileiro a concorrer ao prêmio internacional. Ele lembra a importância dos investimentos em educação e ciência.

23/01/2016 - 19:10:36

   

O professor Márcio Andrade Batista, primeiro brasileiro a ser nomeado ao prêmio internacional Global Teacher Prize, conta que se ganhar o prêmio de 1 milhão de dólares deverá usar o dinheiro para construir uma escola de soldadores em Barra do Garças, município a 516 km de Cuiabá. O nome do vencedor da competição será divulgado em março, durante um evento em Dubai, nos Emirados Árabes.

Márcio é professor de engenharia na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Barra do Garças, e também trabalha com alunos do ensino médio no interior do estado. Ele disputará com acadêmicos de 29 países diferentes no prêmio que é considerado o Nobel da Educação.

O pesquisador desenvolveu duas pesquisas diferentes a partir de uma castanha chamada de 'baru', que é facilmente encontrada no estado. Uma delas resultou em uma farinha que tem como aplicação enriquecer a alimentação de atletas de alto desempenho.

O universitário Felipe Cavalcanti Silva Marsaro acredita que professores assim fazem toda a diferença no aprendizado. “Algumas pessoas motivam os mais novos para que quando ele chegar nesse meio acadêmico, eles já estejam cientes que nós temos que fazer a diferença”, argumenta.

O trabalho do pesquisador, que integra a comunidade mato-grossense, foi também elogiado pelo reitor em atividade da UFMT, João Carlos de Souza Maia. “Ele está fazendo um trabalho que é o que nós estamos lutando para que a universidade brasileira possa fazer junto com a sociedade”, explica.

Entre os projetos do acadêmico estão algumas aulas práticas onde ele ensina alunos do ensino médio a fabricar pão enriquecido com castanha do Pará. O alimento previne contra doenças do coração e ainda ajuda os jovens a se interessar pelo mundo da ciência.

O professor revela não lembrar a razão pela qual começou o trabalho com a castanha, que acabou lhe rendendo a indicação ao prêmio internacional. “Não tenho uma explicação do porquê fiz. Fiz porque achava importante e fiquei muito satisfeito. Não é uma coisa de agora, faço desde 2011 e estou muito feliz fazendo esse tipo de trabalho”, conta.

Márcio defende a relação entre os pesquisadores e a comunidade jovem porque acredita na capacidade transformadora do conhecimento. “São eles [jovens] que vão ser os futuros governantes, futuros cientistas, pesquisadores. Então, não consigo enxergar outra forma de causar transformação se a gente não investir pesado em educação”, defende.

MT Agora - G1 MT

Mais Noticias

Acidente Fatal

Homem e adolescente morrem após carro capotar e cair de ponte em terra indígena em MT

MT-242

Onça-pintada é atropelada por caminhonete e morre em rodovia de MT

Tragédia

Mãe dorme e mata bebê de um mês sufocado em MT

Restrição

Com mais de 5 mil focos de incêndio no ano, MT começa período proibitivo das queimadas

15/07/2018 -

Jovem morre em acidente entre moto e bicicleta no cruzamento de ruas em Cuiabá

Heber Henrique Ferreira do Carmo tinha 19 anos e pilotava a moto. Samu foi chamado, mas vítima morreu no local do acidente.

15/07/2018 -

Engenheiro morre após cair de carroceria de caminhonete em festa de aniversário do amigo em MT

Bruno Brunini subiu na carroceria do veículo de um conhecido na Praça Popular, em Cuiabá. Ele estava internado desde o dia do acidente com traumatismo craniano.

15/07/2018 -

Prefeitura realizará aquisição de cinco veículos para aeroporto de Sinop

A Prefeitura de Sinop realizará a aquisição de cinco veículos para uso no aeroporto municipal João Baptista Figueiredo. Um pregão eletrônico (31/2018), modalidade menor preço por item, foi aberto para realização do rito.

15/07/2018 -

Concessionária elabora medidas de prevenção e combate às queimadas na BR-163 em Mato Grosso

O período proibitivo de queimadas inicia em 15 de julho e o Comitê do Fogo de Mato Grosso alerta que o envolvimento de todos é fundamental para minimizar a incidência de registros.

15/07/2018 -

Jovem tem traumatismo craniano ao cair de carroceria de caminhonete em festa de aniversário do amigo em MT

Bruno Brunini subiu na carroceria do veículo de um conhecido na Praça Popular, em Cuiabá. Ele caiu depois que o condutor seguiu na contramão e fez uma curva, segundo a polícia.

15/07/2018 -

Janela trincada de avião estoura durante pouso de emergência em Mato Grosso

O piloto do avião precisou realizar pouso de emergência em Tangará da Serra após verificar uma trinca em um vidro do avião, que estourou já no fim do procedimento.

15/07/2018 -

Por causa de poeira em estrada de terra, jovem morre após bater de frente com carro ao fazer ultrapassagem em MT

Ele fez uma ultrapassagem em um carro, modelo Prisma, e, devido à poeira, não percebeu a presença de outro automóvel, um Strada, que seguia no sentido contrário.

15/07/2018 -

Mato Grosso tem alto risco de transmissão da Chikungunya

Conforme o boletim, o risco de contaminação é médio em Sinop

15/07/2018 -

H1N1 responde por mais de 54% dos casos de influenza em MT

No Estado foram notificados 48 óbitos.

15/07/2018 -

Apostador de cidade de MT ganha sozinho R$ 6 milhões na loteria

A bolada saiu para o município de Pedra Petra com uma população de pouco mais de 16 mil habitantes.

15/07/2018 -

Mato Grosso registra 25% dos focos de queimadas no país

Até quinta-feira (12), do total de 20.443 focos de calor, 5.042 ocorriam no território mato-grossense, conforme o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe), ou seja um quarto dos focos eram no Estado.

15/07/2018 -

Caçador morre após cair e disparar contra si mesmo em região de mata em MT

ncidente foi registrado no dia 7 de julho durante uma caçada na zona rural em Novo Mundo. Depois disso, Sebastião Silva foi transferido para o Pronto Socorro de Cuiabá.

15/07/2018 -

Raposa é encontrada em pátio da Justiça Federal em MT e resgatada por bombeiros

Resgate foi feito nesta sexta-feira (13), na sede da Justiça Federal em Rondonópolis. O animal não tinha ferimentos e, após o resgate, foi solto em uma área de mata na região.

14/07/2018 -

Mulher morre carbonizada durante incêndio em quitinete em MT

Ruthe Libório Santos, de 43 anos, estava deitada na cama.

12/07/2018 -

Municípios de MT debatem implantação da Base Nacional Comum Curricular

O foco do evento é promover uma rodada de debates acerca da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no país, com os representantes de conselhos municipais, gestores e demais agentes públicos envolvidos com a área.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora