Detran

Prova teórica para habilitação será 100% digital em Mato Grosso

Com isso o Detran-MT avança na modernização dos procedimentos para a formação de condutores no Estado

Fonte: Lidiana Cuiabano | Detran-MT
29 de Setembro de 2020 as 12h 24min

Computadores para realização de prova teórica digital - Foto por: Gilia Amaral/Detran-MT

  A partir de agora, todas as unidades do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) já contam com computadores instalados para a realização da prova teórica digital, mais um importante passo na modernização dos procedimentos para a formação de condutores no Estado.

  Para a realização dos exames, foram adquiridos 300 computadores e leitores biométricos pelo Detran-MT que foram instalados em todas as unidades de Cuiabá, Várzea Grande e interior do Estado.

  Segundo o presidente da Autarquia, Gustavo Vasconcelos, a implantação da prova teórica digital é um dos maiores projetos desenvolvidos pelo Detran-MT em parceria com a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) na área da habilitação.

  “Um dos focos do Detran com a modernização dos sistemas é levar mais qualidade e agilidade do serviço ao cidadão, bem como coibir possíveis fraudes no processo para a obtenção da habilitação no Estado”, destacou Vasconcelos.

  Até então, apenas 22 cidades contavam com a estrutura para a realização da prova teórica digital. Agora, todas as unidades do Detran-MT poderão ofertar o exame no formato digital, otimizando tempo e recurso público com a impressão de provas manuais.

  Os exames digitais já estão sendo disponibilizados aos candidatos com processo em andamento para a obtenção da CNH, aos motoristas que precisam fazer o curso de reciclagem para condutor infrator e também aos que precisam fazer o curso de atualização.

  O diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade, explica que o Detran vem avançando no quesito segurança em todas as etapas do processo para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).  

  “Além das provas não serem mais manuais, os exames em formato digital possuem identificação biométrica do candidato e examinador”, explica Alessandro.

  Evolução do processo

  Para chegar na fase final de implantação da prova teórica digital, foram diversas etapas vencidas, desde a revisão e atualização pela Escola Pública de Trânsito do Detran-MT do banco de questões do exame teórico (que reúne 2.500 perguntas de múltipla escolha, e precisava ser digitalizado); a implementação da biometria para comprovação da presença do candidato em sala de aula, bem como do examinador, entre outras etapas.

  O diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade, relata que foram fases de muito estudo e trabalho por parte do Detran-MT e da MTI para chegar nesse novo momento do processo para formação de condutores em Mato Grosso. 

  “Saímos de uma época de morosidade de até 60 dias para a aplicação dos exames teóricos, com recorrentes casos de fraudes, e agora trazemos mais segurança, agilidade e transparência nessa etapa para a obtenção de um documento tão importante como a CNH”, falou. 

  O diretor presidente da MTI, Antônio Marcos Silva de Oliveira, destaca que o Detran-MT é uma das autarquias mais importantes do Estado e o principal parceiro da MTI.

  “Sabemos da importância do Detran no dia-a-dia e na rotina do cidadão mato-grossense. Modernizar os seus serviços significa que estamos melhorando diretamente a qualidade de vida dos cidadãos, dando ainda mais agilidade, facilidade de acesso e transparência aos serviços públicos”, disse.

  Prova teórica  

  O exame teórico é uma das etapas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e antecede o curso prático de direção. No mês de setembro, o Detran-MT vai concluir mais de 7 mil exames teóricos com candidatos que estavam aguardando em todo Estado. A realização dos exames havia sido suspensa desde o início da pandemia do novo coronavírus em Mato Grosso.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Acidente

Acidente na MT-010 deixa um morto e dois feridos, nesta segunda-feira (19)

Um grave acidente de trânsito na MT-010, entre São José do Rio Claro-MT e Diamantino-MT, deixou uma pessoa morta e outras duas feridas.

19 de Outubro de 2020 as 17h22

Drone

Dupla tenta descarregar três celulares na Penitenciária de Rondonópolis e é presa

Os dois homens utilizaram um drone para acoplar os aparelhos

19 de Outubro de 2020 as 14h13

Ano Letivo

Alunos de Mato Grosso podem ter que refazer série

A secretária estadual de Educação, Marioneide Kliemaschewsk afirmou que planeja retomar aulas presenciais no dia 1º de fevereiro de 2021.

19 de Outubro de 2020 as 13h33

Chuva

Semana será chuvosa em Mato Grosso

Nesta segunda-feria, o tempo segue bastante instável.

19 de Outubro de 2020 as 13h30

Afogamento

Criança de 2 anos e adolescente de 15 morrem afogados em Mato Grosso

Na manhã deste domingo, 18, ocorreu dois óbitos por afogamento na cidade de Várzea Grande.

19 de Outubro de 2020 as 13h22

Coronavírus

Mato Grosso registra 5 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas

Há 191 internações em UTIs públicas e 196 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 47% para UTIs adulto e em 22% para enfermarias

19 de Outubro de 2020 as 13h18

Acidente

Carro com 3 pessoas cai de ponte em Mato Grosso

Veículo com três pessoas que trafegava pela MT-220, na noite desse sábado (17) caiu da ponte do Rio Batelão cerca de 75 km do município de Porto dos Gaúchos.

19 de Outubro de 2020 as 13h15

Investigação

Polícia investiga morte de bebê de 1 ano em Mato Grosso

A Polícia Civil vai investigar a morte de um bebê de um ano e três meses, registrada na manhã deste sábado (17), em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá).

19 de Outubro de 2020 as 13h12

Acidente

Jovem de 21 anos que casou há uma semana morre em acidente em Mato Grosso

Um jovem morreu após uma batida frontal entre uma picape e uma caminhonete na MT-473, em Pontes e Lacerda.

19 de Outubro de 2020 as 12h59

Embriaguez

Motoristas são presos por embriaguez ao volante em rodovia em MT

Ao todo, 42 testes de alcoolemia foram realizados por motoristas que passavam pela região

19 de Outubro de 2020 as 12h53

Covid-19

Mato Grosso registra 135.950 casos e 3.717 mortes por Covid-19

Há 191 internações em UTIs públicas e 196 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 47% para UTIs adulto e em 22% para enfermarias.

19 de Outubro de 2020 as 10h21

Prisão

Homem é preso após tentar atropelar policiais em Várzea Grande

Na ação, a PM apreendeu um revólver cal 38 com três munições.

16 de Outubro de 2020 as 14h12

Facção Criminosa

Integrantes de facção criminosa são presos em Mato Grosso

Duas pessoas foram presas na ação, entre elas, a esposa de um dos líderes do grupo criminoso. Os trabalhos também resultaram na apreensão de drogas e dinheiro.

16 de Outubro de 2020 as 14h08

Estupro

Adolescente é estuprada até sangrar por assaltante em Mato Grosso

Dois criminosos invadiram uma casa, na zona rural da cidade de Itiquira- MT, onde uma idosa de 66 anos, uma mulher de 39 e uma adolescente foram amarradas.

16 de Outubro de 2020 as 14h04

Agressão

Funcionário público é preso após agredir colega de trabalho em Mato Grosso

O suspeito foi preso e conduzido à Central de Flagrantes

16 de Outubro de 2020 as 14h01

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO