Renovação

Renovação de CNH deve ser feita somente de forma presencial

O atendimento para realização do serviço é apenas com agendamento prévio no site do Detran-MT

Fonte: Lidiana Cuiabano | Detran-MT
27 de Maio de 2020 as 12h 03min

Renovação da CNH - Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT

  A renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um serviço bastante procurado no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) e pode ser realizado somente de forma presencial, com agendamento prévio no site da Autarquia (www.detran.mt.gov.br).

  A emissão de uma nova CNH é necessária quando a anterior estiver vencida ou prestes a vencer. O documento é válido em todo território nacional pelo prazo de cinco anos.

  Todavia, o Detran-MT ressalta que continua valendo a deliberação n°185 de 19 de março de 2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), quanto ao prazo de validade indeterminado da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Permissão para Dirigir (PPD), para os motoristas que estão com o documento vencido a partir de 19 de fevereiro de 2020.

  Os demais condutores que estão com a CNH vencida antes da respectiva data, devem ficar atentos quanto aos procedimentos necessários para a confecção do novo documento.

  Após realizar o agendamento prévio no site do Detran-MT para atendimento presencial, o motorista deve ir até a unidade escolhida e fazer a abertura do processo de renovação da CNH.

  Deve levar consigo o documento de identidade (que pode ser a própria CNH) e um comprovante de endereço. Ambos documentos originais e cópias.

  Na unidade escolhida, o condutor realizará a captura de imagem, coleta biométrica e assinatura, nos locais onde há coleta digital. Nos municípios que não possuem processo de captura de imagem é necessário apresentar uma foto 3X4, além de assinatura no formulário RENACH.

  A taxa para renovação da CNH é de R$ 132,36, que será emitida após a abertura do processo.

  Para a renovação, os condutores também deverão submeter-se a exame médico. O diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade, ressalta que os condutores devem realizar os exames junto aos médicos credenciados.

  “São especialistas em tráfego, por isso o condutor não pode realizar o exame com outros médicos não credenciados”, enfatiza.  

  Segundo o diretor, no momento do processo de renovação da CNH, o motorista será orientado quanto aos locais credenciados pela Autarquia para a realização dos exames de saúde necessários.

  Atividade remunerada

  Quando o condutor pretende exercer atividade remunerada no transporte de pessoas ou bens (motoristas de aplicativos, táxis, motoristas de ônibus, caminhões), deve realizar um Exame de Aptidão Física e Mental e passar por uma avaliação psicológica (psicotécnico).

  Caso possua cursos especiais para exercer a atividade remunerada que ainda não estiverem registrados em seu prontuário no Detran-MT, o condutor também deverá apresentar o certificado para averbação.

  No processo de renovação, os condutores habilitados nas categorias, “C”, “D” e “E” deverão realizar o exame toxicológico preliminarmente à realização do exame médico. O exame é obrigatório, conforme a Resolução nº 583 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

  Os condutores que não possuem o Curso de Direção Defensiva e Primeiros Socorros ou com a CNH vencida há mais de cinco anos, contados a partir da data de validade, deverão submeter-se ao Curso de Atualização para a Renovação da CNH, conforme previsto no Art. 150 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e Art. 6, §3º da Resolução 168/04/Contran. 

  Após todos os procedimentos, o condutor deverá retornar ao posto de atendimento onde o processo foi aberto para protocolar. O prazo para entrega da CNH dura em média quatro dias na capital e 15 dias no interior do Estado.

  “O condutor tem a opção de retirar o novo documento na sede do Detran ou solicitar a entrega pelo correio, ao custo de R$ 22, que é feito por carta registrada com  assinatura do recebedor”, lembra o diretor.

  Atualmente em Mato Grosso existem 1.362.866 condutores habilitados em todas as categorias.


Siga o MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Ex-primeira dama

Ex-primeira dama de Cuiabá morre aos 96 anos em Mato Grosso

A ex-primeira dama de Cuiabá, Zulmira Meirelles, viúva do coronal José Meirelles, morreu nesta segunda-feira (3), em Cuiabá, aos 96 anos.

03 de Agosto de 2020 as 14h32

Droga

Rotam percebe quando adolescente entregava droga a motorista no bairro Canjica

Os policiais realizavam patrulhamento na região, quando perceberam o jovem do lado de fora entregando algo para o motorista de um veículo.

03 de Agosto de 2020 as 14h23

Coronavírus

Covid-19: Justiça retoma atividades em 50 dos 79 locais nas cidades de MT

A partir desta segunda-feira (3), mais 28 comarcas do Poder Judiciário de Mato Grosso retomam as atividades em meio à pandemia da Covid-19.

03 de Agosto de 2020 as 14h21

Queimadas

Vegetação de aldeia é destruída pelo fogo e fumaça atinge cidade em Mato Grosso

A aldeia Tadarimana, onde vivem os índios Boe Bororo, foi atingida por um incêndio na última sexta-feira (31) e teve parte da vegetação destruída.

03 de Agosto de 2020 as 14h18

Operação Xavante

Operação Xavante atende mais de 1,5 mil indígenas em MT e distribui 11 mil medicamentos

A primeira fase da Missão Xavante chegou ao final neste domingo (2). A ação, do Ministério Defesa, da Saúde e da Justiça, levou assistência médica e insumos para auxiliar a população indígena em seis aldeias dos polos Campinápolis e São Marco

03 de Agosto de 2020 as 14h15

Afogamento

Mulher morre afogada após perder o controle da moto e cair de ponte em Mato Grosso

Uma mulher de 56 anos morreu afogada após cair de cima de uma ponte em Nova Bandeirantes. O fato ocorreu no último sábado (01).

03 de Agosto de 2020 as 09h47

Feminicídio

Feminicídios aumentam 68% nos primeiros seis meses de 2020 em MT

Foram registrados 32 casos do crime até junho; somado aos homicídios dolosos foram 46 mortes envolvendo mulheres

03 de Agosto de 2020 as 09h40

Coronavírus

Pastor com Covid-19 morre em Barra do Garças

Além de religioso, Beneamito trabalhava como vendedor em uma loja de materiais de construção no município.

03 de Agosto de 2020 as 09h28

Sequestro

Caminhoneiro é sequestrado ao estacionar caminhão na BR-163 em Mato Grosso

Um caminhoneiro foi sequestrado por três homens armados ao estacionar o caminhão às margens da BR-163 para jantar, na noite desse sábado (1°), na região de Pedra Preta.

03 de Agosto de 2020 as 09h21

Suspeitas

FAB intercepta duas aeronaves suspeitas; Piloto é preso em Rondonópolis com 487 kg de cocaína

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, em operações simultâneas, neste domingo (02), duas aeronaves classificadas como suspeitas, segundo informações de inteligência da Polícia Federal (PF), reforçando a capacidade de monitoramento e atuaç

03 de Agosto de 2020 as 09h13

Covid-19

MT registra 53,4 mil casos confirmados de Covid-19 e mais de 1,9 mortes pela doença

Nas últimas 24 horas foram notificadas 26 mortes e 289 novas confirmações de coronavírus.

03 de Agosto de 2020 as 04h45

Incêndio

Anta é flagrada tentando fugir de incêndio que destruiu mais de 800 hectares em MT

Em outra ocorrência de queimadas em Paranatinga (MT), os bombeiros resgataram uma iguana.

03 de Agosto de 2020 as 04h40

Atendimento Detran

Outras 12 unidades do Detran-MT retomam atividades presenciais nessa segunda-feira

Na primeira semana de reabertura, as unidades atenderão somente as pessoas que já estavam com atendimento agendado e tinham sido suspensos, em razão do fechamento temporário por causa da pandemia.

03 de Agosto de 2020 as 04h26

Resgate

Iguana é resgatada pelos bombeiros durante incêndio em pasto em MT

Animal foi hidratado e devolvido ao seu habitat natural em uma área que estava livre dos focos de queimada.

03 de Agosto de 2020 as 04h18

Áudio

Família nega que áudio seja de PM morto pelo Bope

Segundo a família, ele também não tem nenhum filho chamado João Pedro, como citado na gravação, e sim um casal de filhos com nomes diferentes do que consta no áudio.

31 de Julho de 2020 as 15h12

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO