Carolina Holland

Senador sugere os dias 24 e 25 de outubro para o júri de Arcanjo em MT

Ex-bicheiro é acusado de mandar matar dono do jornal Folha do Estado. Quatro acusados do assassinato já foram condenados pela Justiça.

MT Agora - G1
13 de Setembro de 2013 as 06h 38min

O senador Pedro Taques, testemunha no julgamento de João Arcanjo Ribeiro, sugeriu os dias 24 e 25 de outubro para o júri popular do ex-chefe do crime organizado de Mato Grosso, acusado de ter sido o mandante do assassinato do empresário Sávio Brandão, dono do jornal Folha do Estado, em 2002.

No entanto, a juíza Mônica Catarina Perri Siqueira, da Primeira Vara Criminal da Comarca de Cuiabá, havia fixado as datas de 16, 22 ou 23 de outubro como propícias para o julgamento. Por ser senador, Taques tem a prerrogativa, garantida pelo Código de Processo Penal, de ser ouvido em data acordada entre ele e a magistrada.

Mônica Siqueira ainda não julgou a sugestão do parlamentar, que deverá ser apreciada juntamente com o embargo de declaração feito na quarta-feira (11) pelo advogado de Arcanjo, Zaid Arbid. Na época do crime, Taques era procurador da República no estado.

Este será a primeira vez que Arcanjo será julgado por homicídio. Ele já cumpre pena por outros crimes no presídio de segurança máxima de Campo Grande (MS).; O réu negou, durante todo o processo, qualquer envolvimento com o assassinato de Sávio Brandão.

O Ministério Público do Estado (MPE) relacionou como testemunhas, além de Taques, o delegado Luciano Inácio, responsável pela investigação do crime, Luiza Marília de Barros Lima, Luiza Marília de Barros Lima, e Ciro Braga Neto, então diretor da Folha.

Para a defesa, foram arrolados Ronaldo Neves Costa, pai de Izabella Brandão, então mulher de Sávio, Maria Luiza Clementino de Souza, o advogado André Castilho, Edimar Pereira Braga e Saulo Aparecido Pavan da Silva.

Entenda o caso
Sávio Brandão foi morto a tiros por volta das 15h30 do dia 30 de setembro de 2002, em frente à obra da nova sede do jornal Folha do Estado, no bairro Consil, em Cuiabá.

O empresário mostrava a construção a um amigo quando o ex-policial militar Hércules Araújo Agostinho chegou numa moto, pilotada por Fernando Belo, e atirou. O agenciador do pistoleiro foi João Leite, cobrador de dívidas de Arcanjo, segundo o Ministério Público.

O apoio logístico para o crime foi dado por Célio Alves, que forneceu informações a respeito da rotina da vítima.

Segundo a denúncia do MPE, Arcanjo mandou matar o empresário por causa das manchetes negativas sobre ele no jornal.

Prisão
Arcanjo foi preso em Montevidéu, no Uruguai, em 2003, após a Polícia Federal deflagrar a operação Arca de Noé, para desarticular o crime organizado em Mato Grosso. Ele foi extraditado para o Brasil por determinação do juiz federal Julier Sebastião da Silva, em março de 2006.

O acusado cumpre, atualmente, pena por sonegação fiscal, formação de quadrilha, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro.

Condenações
Hércules, que confessou ter sido o autor dos disparos, e Célio Alves foram condenados a 18 anos e 17 anos de prisão, respectivamente. João Leite foi sentenciado a 15 anos de prisão e Belo, a 13 anos de reclusão. Ele conseguiu liberdade condicional, mas foi assassinado em 2010, na capital.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Homem é preso após abrir caminhão em movimento para furtar grãos de soja em MT

Enquanto manobrava, o motorista foi surpreendido por uma pessoa que abriu a carroceria e começou a despejar no chão cerca de 4 mil quilos de grãos. O prejuízo seria de aproximadamente R$ 6 mil.

15 de Novembro de 2019 as 17h07

Estado

Mulher é esfaqueada 20 vezes por homem, é internada e passa por cirurgia em MT

De acordo com a PM, a vítima foi atacada por um homem no bairro Jardim Potiguar. Um motorista passava pelo local e viu o momento em que o suspeito atacou a mulher usando uma faca.

15 de Novembro de 2019 as 17h04

Estado

Fiscalização apreende 97 kg pescado irregular em Tangará da Serra (MT)

Apreensão do pescado foi realizada durante inspeção em uma das peixarias da feira do município.

15 de Novembro de 2019 as 16h58

Estado

Suspeito de tráfico é abordado carregando mala com drogas e é preso com outras duas pessoas em MT

Suspeito indicou uma casa onde teria comprado as drogas. No local, a polícia encontrou um casal com vários tabletes de drogas, dinheiro e um caderno de anotações.

13 de Novembro de 2019 as 15h43

Estado

Policial que atirou em jovem que atacou cliente com facão em sorveteria é homenageada em MT

Cláudia Kafer, de 32 anos, deu um tiro na perna de um jovem para evitar que continuasse a esfaquear um homem. Ela recebeu homenagem do Comando Geral da PM.

13 de Novembro de 2019 as 15h34

Estado

Mãe improvisa casa às margens de córrego para morar com os 3 filhos após despejo em Cuiabá

Casa é feita com madeira, chapas de alumínio e outros materiais improvisados. O local não tem energia e nem água encanada.

13 de Novembro de 2019 as 15h29

Estado

Ponte de madeira é interditada por risco de desabamento na MT-490

Medida visa prevenir o desabamento da travessia, que vinha sendo usada para o tráfego de veículos pesados, como carretas e caminhões, de forma irregular. Sinfra informou que uma nova ponte de concreto já começou a ser construída em substituição.

13 de Novembro de 2019 as 15h25

Estado

Motorista fica preso nas ferragens após acidente envolvendo três carros em Cuiabá

Bombeiros precisaram cortar a porta do carro para conseguir retirar o motorista.

13 de Novembro de 2019 as 15h18

Estado

Médico acusado de violência doméstica é preso pela 2ª vez em Cuiabá suspeito de ameaça e agressão

Emilson Miranda, de 30 anos, passou 40 dias preso entre fevereiro e abril deste ano suspeito de agredir e ameaçar a namorada dele e a filha dela.

13 de Novembro de 2019 as 15h11

Estado

Motorista pula de caminhonete em movimento durante roubo em MT

Vítima ficou com ferimentos leves e foi atendido na UPA. Os suspeitos do crime fugiram da polícia na BR-070 e depois abandonaram a caminhonete.

13 de Novembro de 2019 as 15h03

Estado

Passageira de moto morre após acidente com caminhão em Sorriso (MT)

Ebete Costa da Silva, de 42 anos, foi socorrida e morreu no hospital.

12 de Novembro de 2019 as 16h27

Estado

Segundo adolescente envolvido em acidente entre carro e moto morre após 4 dias na UTI em MT

Bruno Henrique e Hélio Diogo foram vítimas de um acidente ocorrido na quinta-feira (7). Eles estavam de moto e foram atropelados por um motorista embriagado.

12 de Novembro de 2019 as 16h19

Estado

Suspeito de matar engenheira após perseguição no trânsito vai para presídio em MT

Motorista teria ficado com raiva da lentidão no trânsito, perseguiu e atirou na caminhonete onde a vítima estava com o namorado em Sorriso.

12 de Novembro de 2019 as 16h09

Estado

Incêndio causado por problema em ar-condicionado atinge sala de escola e aulas são suspensas em MT

Escola possui cerca de 2,3 mil de ensino fundamental e médio. A sala atingida pelo fogo está isolada.

12 de Novembro de 2019 as 16h04

Estado

Cachorro escapa, cava cova e encontra corpo de feirante que estava desaparecido há 6 dias em MT

Feirante Dirceu de Lima Raimundo, de 58 anos, era dado como desaparecido há seis dias. Testemunhas apontaram uma mulher como autora do crime, porém, ela não foi localizada.

12 de Novembro de 2019 as 15h58

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Qual é sua opinião sobre o trancamento da pauta pela Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde?

A Favor

Contra

Parcial
veja +

COTAÇÃO