Sete cidades de MT têm baixa cobertura de vacina da poliomielite

A a cobertura vacinal mínima para descartar o risco de retorno da doença é de 50%.

04/07/2018 - 14:34:49

   

Sete cidades de Mato Grosso estão com baixa cobertura para a vacina contra pólio (Foto: Divulgação)

Sete cidades de Mato Grosso estão com baixa cobertura para a vacina contra a poliomelite. A informação foi divulgada nesta terça-feira (3) pelo Ministério da Saúde, como base de dados de 2017. A cobertura vacinal mínima para descartar o risco de retorno da doença é de 50%.

De acordo com o Ministério da Saúde, as baixas coberturas vacinais, principalmente em crianças menores de cinco anos, acenderam uma luz vermelha no país.

Em reunião com representantes de estados e municípios, o Ministério da Saúde alertou que 312 municípios brasileiros estão com cobertura vacinal abaixo de 50% para a poliomielite. Vale destacar que a pólio é uma doença já erradicada no país.

Em Mato Grosso, sete cidades aparecem na lista com baixa cobertura de vacinação: Jauru (3,36), Denise (16,67), Nova Brasilândia (20,83), Nobres (31,05), Reserva do Cabaçal (31,43), Pedra Preta (35,58) e Vale de São Domingos (41,18).

Para os estados que estão abaixo da meta de vacinação, o Ministério da Saúde tem orientado os gestores locais que organizem suas redes, inclusive com a possibilidade de readequação de horários mais compatíveis com a rotina da população brasileira.

Outra orientação é o reforço das parcerias com as creches e escolas, ambientes que potencializam a mobilização sobre a vacina por envolver também o núcleo familiar.

O Ministério da Saúde ainda reforça que todos os pais e responsáveis têm a obrigação de atualizar as cadernetas de seus filhos, em especial das crianças menores de cinco anos que devem ser vacinadas, conforme esquema de vacinação de rotina.

Poliomielite

O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito.

O deficit motor instala-se subitamente e sua evolução, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido.

A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar).

A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.

MT Agora - G1 MT

Mais Noticias

Acidente Fatal

Quatro pessoas da mesma família morrem em capotamento em MT

Loteria

Aposta de MT ganha R$ 261 mil em prêmio da loteria

Acidente

Irmão de Riva, ex-prefeito capota Hilux em rodovia

Levantamento

Secretaria de Saúde confirma 11 mortes por influenza em MT; 3 em Mutum

21/07/2018 -

MT notifica 6 casos de sarampo e se prepara para campanha

Em todo o país, 11.213.278 crianças devem receber as doses.

21/07/2018 -

Carreta carregada com tijolos tomba na BR-158 em Mato Grosso e motorista fica ferido

O motorista, que não teve a identidade divulgada, ficou ferido e precisou ser encaminhado ao hospital.

21/07/2018 -

Massa de ar polar ''derruba'' temperatura em Cuiabá

De acordo com o instituto Climatempo, a baixa temperatura ainda será mantida no domingo, com nevoeiro ao amanhecer.

21/07/2018 -

Moto ''para'' embaixo de caminhão em acidente no Nortão

O grave acidente, ontem pela manhã, envolveu um FNM azul e uma moto em Santa Carmem, no trevo para de acesso ao município de Vera.

19/07/2018 -

Mulher morre e outra fica ferida após carro capotar e bater em caminhão em MT

As duas vítimas ficaram presas às ferragens e foram retiradas do veículo pelos bombeiros. As vítimas, que ainda não foram identificadas, seriam de Cuiabá e iriam para a capital.

19/07/2018 -

Em 5 meses, 1.156 denúncias de trabalho infantil são registradas em MT

Caso de crianças exploradas durante campeonato de futebol em Nobres é um dos investigados este ano. No 1º semestre de 2017, quase 1,2 mil denúncias foram feitas no estado.

19/07/2018 -

Jaguatirica é resgatada após se esconder em assentamento em Nova Ubiratã (MT)

Moradores da região acharam que se tratava de uma onça-pintada. Animal estava agressivo e assustado, segundo os bombeiros.

18/07/2018 -

''Médico fez a cabeça dela'', diz filho de gerente de banco de MT que morreu após procedimento com Dr. Bumbum

Lilian Calixto, de 46 anos, morreu após procedimento estético nos glúteos em apartamento no Rio de Janeiro. Médico responsável teve a prisão decretada e está foragido.

18/07/2018 -

Corpo de gerente de banco que morreu após procedimento estético no RJ é enterrado em MT

Lilian Calixto, de 46 anos, fez procedimento estético nos glúteos em apartamento no Rio de Janeiro, passou mal e foi levada para hospital. Corpo dela foi velado e enterrado em Cuiabá.

17/07/2018 -

''Era o pilar da família'', diz filho de bancária de MT que morreu após procedimento estético no RJ

Lilian Calixto, de 46 anos, fez procedimento estético nos glúteos em apartamento no Rio de Janeiro, passou mal e foi levada para hospital. O corpo dela é velado em Cuiabá.

17/07/2018 -

Corpo de gerente de banco que morreu após procedimento estético no RJ é velado em MT

Lilian Calixto, de 46 anos, fez procedimento estético nos glúteos em apartamento no Rio de Janeiro, passou mal e foi levada para hospital. O corpo dela é velado em Cuiabá.

17/07/2018 -

Aeroporto de Cuiabá registra o dobro de movimentação de cargas

Nos primeiros seis meses de 2018, foram processadas 24 toneladas entre importações e exportações.

17/07/2018 -

Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite começa em 6 de agosto em MT

A meta estadual é vacinar mais de 200 mil crianças de 1 a 4 anos. Dia 'D' da campanha será em 8 de agosto.

17/07/2018 -

Foragido, ''Dr. Bumbum'' foi indiciado quatro vezes pela polícia do DF

Clínica clandestina no Lago Sul foi alvo de operação em novembro. Paciente morreu após cirurgia em cobertura na Barra da Tijuca, no Rio, neste domingo.

17/07/2018 -

Foragido, médico conhecido como Dr. Bumbum tem passagem pela polícia por homicídio, porte de arma e ameaça

Médico fez cirurgia estética ilegal que acabou em morte de paciente na Barra; ele teve a prisão decretada e está foragido. Dr. Bumbum tem 650 mil seguidores em rede social, e é réu em mais de dez processos.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora