Redação

Silval Barbosa define últimos preparativos para as Olimpíadas Escolares

Atletas de todo Brasil vão disputar medalhas em 13 modalidades, nas Olimpíadas em Mato Grosso

03 de Novembro de 2012 as 11h 47min

O governador Silval Barbosa e secretários de Estado discutiram, nesta quinta-feira (01), os últimos ajustes para Cuiabá sediar o maior evento estudantil esportivo do Brasil, as Olimpíadas Escolares. Entre os dias 25 de novembro e 08 de dezembro Cuiabá receberá atletas da categoria A, de 15 a 17 anos, que vão disputar medalhas em 13 modalidades.

"Estamos a todo o vapor para realizar um grande evento. O Governo do Estado e os parceiros estão trabalhando muito para que as Olimpíadas sejam um sucesso. Esse será um evento preparativo para a Copa do Mundo devido a sua grandiosidade e relevância no cenário esportivo nacional e internacional. Cuiabá será vitrine durante todos os dias do evento", ressaltou o governador.

As Olimpíadas Escolares reúnem alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o País e é referência internacional. A competição é a oportunidade de promover o esporte no Brasil e descobrir jovens talentos para representar o País em competições internacionais. Este ano, a delegação de Mato Grosso é composta por 195 atletas e dirigentes que representam 76 escolas, sendo 62 estaduais, 11 particulares e três municipais.

Cerca de 5.500 pessoas, entre atletas e dirigentes, devem desembarcar em Cuiabá para participar do evento. De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), consideradas as fases seletivas da competição, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes em cada edição das Olimpíadas.

Os atletas que se destacarem terão a chance de participar, em 2014, dos Jogos Olímpicos da Juventude (até 17 anos), na China. Durante as Olimpíadas 2012 também serão escolhidos atletas vencedores de três modalidades – atletismo, judô e natação – para participarem do Festival Olímpico da Austrália, em janeiro de 2013.

A disputa na categoria A acontece nas modalidades atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, taekwondo, vôlei e xadrez, além de vôlei de praia, que entrou para o programa este ano. Confira aqui o calendário dos jogos e aqui o local de cada modalidade.

O espetáculo de abertura será realizado no dia 25 de novembro, às 19h, no Ginásio Aecim Tocantins. A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) estima um público rotativo de 98 mil expectadores durante os dias de competição.

Participaram também da reunião, o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, e membros do Comitê Olímpico Local (COL).

MT Agora

COMENTARIOS

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

COTAÇÃO