3º Encontro de Gestão da Ética Pública

Taques ressalta importância do servidor para a administração pública

Governador participou do 3º Encontro de Gestão da Ética Pública, Saúde e Segurança no Trabalho

MT Agora - Assessoria
23 de Junho de 2015 as 17h 29min

O governador Pedro Taques participou nesta terça-feira (23.06) do 3º Encontro de Gestão da Ética Pública, Saúde e Segurança no Trabalho, realizado para os servidores do Estado no Centro de Eventos do Pantanal. O encontro tem o objetivo de criar diretrizes técnicas e educativas sobre os temas discutidos.

Convidado para falar aos servidores, o governador Pedro Taques destacou a importância de eventos desta natureza e ressaltou que o servidor terá um olhar especial da gestão. “Esse é um momento de debate com os servidores públicos, transparência e falar do que estamos fazendo e podemos realizar. É importante falar com o servidor para que possam entender que só vamos mudar o Estado com a realização de serviços de qualidade e atendimento eficaz”, disse.

Para Taques, é preciso mostrar resolutividade ao cidadão. “As pessoas querem saber se os índices de criminalidade estão diminuindo, se a mortalidade infantil diminuiu. O servidor nos ajuda a mostrar como isso será feito”, afirmou.

O secretário executivo de Segurança, Fábio Galindo, destacou que as palestras e cursos são realizados para que os servidores promovam reflexões. “Encontros, como este que discute a ética no serviço público, servem para estimular e trocar experiências sobre qual é a melhor forma de governar e de desenvolver políticas públicas”, comentou.

Além de ética, a segurança no trabalho também é tema do evento. Galindo ressalta que a segurança do trabalho é muito importante para que o servidor possa produzir no desempenho de suas funções. Destaca que para alcançar a excelência no atendimento ao cidadão, o servidor precisa se sentir tranquilo no ambiente de trabalho.

Para a servidora Alzita Ormond, que atua na secretaria de Estado de Saúde (SES), o evento mostra a nova visão do governo. “Para se ter transparência, nós temos que ter ética profissional também. O governador em sua fala, destacou a necessidade do servidor acolher bem a população, no caso da saúde. Todos nós servidores fazemos esse acolhimento”, afirmou.

Segundo ela, um ponto alto do evento foi quando o governador Pedro Taques assumiu o compromisso de fazer um novo concurso para profissionais da saúde. O chefe do Executivo ressaltou que há mais de 13 anos não há concurso, mas destacou que a gestão trabalha para melhorar a situação financeira, para, assim que possível, realizar um novo concurso.

O evento vai até quinta-feira (25.06), confira a programação:

 

24.06 (quarta-feira)

08h00 – Energização

08h15 – Palestra: Aspectos Individuais e Ambientais para a Qualidade de Vida

Joceli Drummond - Doutoranda em Psicologia pela UAL (Portugal). Mestre Multidisciplinar, Educação, Administração de Empresa. Licenciada em Pedagogia e Psicologia Educacional.Autora dos livros: Liberdade e Criatividade, 1996; Intervenções Grupais-Psicodrama na Organização; 2005; Sociodrama nas Organizações, Coaching com Psicodrama.

10h – Intervalo

10h20 – Palestra: Ética e Responsabilidade Profissional, você é ético?

Dr. Ulisses Schwarz Viana - Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito, Mestre em Direito Constitucional e Procurador Regional do Mato Grosso do Sul em Brasília.

12h – Almoço

14h – Energização

14h15 – Mesa redonda: A Ética na conjuntura da atual Gestão Pública com Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo- Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos. Graduado em Direito e Letras, Especialista em Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Agroambiental. Defensor Público do Estado de Mato Grosso.

Adriana Vandoni- Secretária Extraordinária do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção. Graduada em Ciências Econômicas, Pós-Graduada em Administração Pública.

Ciro Rodolpho Gonçalves- Secretário-Controlador Geral do Estado. Graduado em Direito, Pós-Graduado em Auditoria Governamental e Contabilidade Pública. Auditor do Estado de Mato Grosso.

16h00 – Intervalo

16h20 – Retomada da Discussão: A Ética na conjuntura da atual Gestão Pública.

18h00 - Encerramento

 

25.06 (quinta-feira)

08h00 – Energização

08h15 – Painel: Melhores Práticas de Valorização Profissional da Segurança Pública Brasileira.

- Práticas de Valorização Profissional desenvolvidas pela SENASP

- A experiência da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro/PMERJ

- A experiência da Polícia Militar do Minas Gerais/PMMG

- A experiência da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso/SESP/MT

10h00 – Intervalo

10h20 – O papel das Comissões Éticas – SEGES

12h00 – Almoço

14h00 – Energização

14h15 – Palestra: Relacionamentos Interpessoais no Século XXI e o Stress Emocional

Dr. Marilda Lipp – Psicóloga, Doutora e PhD Em Psicologia Experimental e Clínica. É Diretora Fundadora do Centro Psicológico de Controle do Stress e autora/co-autora de 24 livros sobre stress e mais de 100 artigos científicos.

16h20 – Intervalo

17h20 – Entrega dos Relatórios das atividades e sugestões apontadas como medidas a serem adotadas, ao Governador e autoridades competentes.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Duas passageiras são detidas com R$ 32,4 mil em táxi boliviano na fronteira de MT

O crime se caracterizou como evasão de divisa, uma vez que as passageiras não souberam comprovar a origem do dinheiro.

12 de Dezembro de 2019 as 16h01

Estado

Acusado de matar namorada e amiga dela é inocentado pela Justiça após passar 5 anos preso em MT

Adolescentes, de 16 e 14 anos, foram encontradas mortas nuas dentro de uma quitinete em 2014. Namorado de uma delas foi apontado como principal suspeito.

12 de Dezembro de 2019 as 15h55

Estado

Homem é preso suspeito de ter matado o irmão após flagrá-lo agredindo a mãe em MT

Durante as diligências para apurar a ocorrência, os policiais civis conseguiram localizar o suspeito, que foi conduzido para Delegacia de Nova Xavantina.

12 de Dezembro de 2019 as 15h51

Estado

Casal e filha de 4 anos sofrem acidente no PA e são transferidos de avião para hospital de MT

Mulher está na UTI e o estado de saúde dela é considerado estável. O marido dela aguarda uma cirurgia e a filha já recebeu alta.

12 de Dezembro de 2019 as 15h47

Estado

Psicóloga é detida suspeita de atirar em marido policial enquanto ele tomava banho em MT

Policial disse que ela atirou após uma briga motivada por conversas no celular. Advogado da mulher afirma que ela sofria violência doméstica.

12 de Dezembro de 2019 as 15h44

Estado

PM e PRF intecerptam suspeitos de roubo e recuperam caminhonete em Primavera do Leste

Policiais militares de Primavera do Leste (a 231 km de Cuiabá) e agentes da Polícia Rodoviária Federal prenderam na noite desta quarta-feira (11.12) três homens por roubo.

12 de Dezembro de 2019 as 15h19

Estado

PM prende suspeito de roubar loja de produtos agrícolas; comparsa morreu após ameaçar policiais

Policiais militares do 12º BPM de Sorriso (a 420 km de Cuiabá) prenderam um homem, identificado como A.G.R.S.B.S. (20 anos), pelo roubo a uma loja de produtos agrícolas. O comparsa dele, L.P.S. (27), foi morto após ameaçar atirar nos policiais.

12 de Dezembro de 2019 as 15h16

Estado

Advogada é detida suspeita de entrar em penitenciária com relógio inteligente e câmera espiã em Cuiabá

Priscilla Braga Alves, de 30 anos, negou que entregaria acessórios a qualquer preso. Agentes também encontraram um papel com instruções de como ligar, gravar e desligar a câmera espiã.

11 de Dezembro de 2019 as 14h39

Estado

Agente suspeito de torturar namorada e o filho dela é indiciado por lesão corporal e cárcere privado em MT

Edson Batista Alves, de 35 anos, é suspeito de torturar e manter em cárcere privado a namorada e o filho dela, de 6 anos. Outras seis mulheres que tiveram relacionamentos amorosos com ele também o denunciaram.

11 de Dezembro de 2019 as 14h30

Estado

Ex-marido suspeito de atropelar mulher com carro se entrega à polícia e é preso em MT

Vítima foi atropelada na frente da escola onde os dois filhos estudam. Ele atingiu a vítima, que pilotava uma motocicleta, com um carro.

11 de Dezembro de 2019 as 14h21

Estado

Professor de educação física é morto a tiros após briga em lanchonete em MT

O crime aconteceu em frente a um bar localizado na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Nova Ubiratã.

11 de Dezembro de 2019 as 14h17

Estado

Traficantes que vendiam droga por delivery na Grande Cuiabá são alvos de operação

Os mandados judiciais, sendo oito ordens de prisão e 16 de busca e apreensão, foram expedidos pela 13ª Vara Especializada de Delitos Tóxicos de Cuiabá.

11 de Dezembro de 2019 as 14h12

Estado

Em flagrante, dupla é pega furtando 500 tijolos em carroça em bairro de Várzea Grande

A | A Policiais militares do 4º Batalhão de Várzea Grande prenderam nesta terça-feira (10.12) um homem identificado como M.P.S. (26 anos) e apreenderam um adolescente de 15 anos, por furto no bairro Jatobá.

11 de Dezembro de 2019 as 14h05

Estado

PM prende homem por falsa comunicação de crime; 4 viaturas e Samu estiveram no local

Policiais militares de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) prenderam nesta terça-feira (10.12) um homem, identificado como C.S.S. (41 anos), por falsa comunicação de crime, no bairro Tancredo Neves.

11 de Dezembro de 2019 as 14h01

Estado

30 passageiros são socorridos após motorista perder controle e ônibus tombar em MT

Segundo o Corpo de Bombeiros, três vítimas estavam em estado grave e as demais tiveram ferimentos leves.

10 de Dezembro de 2019 as 14h32

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO