Curiosidades

10 coisas que você não sabia sobre a Bíblia

Estima-se que o livro sagrado tenha sido traduzido para aproximadamente 1.500 línguas e dialetos.

30 de Dezembro de 2014 as 19h 16min

A Bíblia Sagrada é um dos livros mais antigos do mundo, e sem dúvidas é o mais vendido até hoje na história da humanidade. Estima-se que o livro sagrado tenha sido traduzido para aproximadamente 1.500 línguas e dialetos. Mas isso, porém, não é o que mais impressiona. O manual do cristianismo traz ainda outras curiosidades, que nem todos sabiam, e que estão elencadas abaixo.

1. O livro mais antigo da Bíblia NÃO é Gêneses:

Isso mesmo! A gente acha que por ser o primeiro, e por contar a história da criação do mundo, o livro de Gêneses tenha sido o primeiro livro escrito, mas isso é um equívoco. O livro mais antigo é o de Jó. Ambos, têm sua autoria atribuída ao profeta Moisés. Este último conta a história de um homem que dá título ao livro, Jó. Ele foi tentado por Satanás, sob permissão de Deus, que queria testar sua fidelidade. Ele perdeu tudo, incluindo sua família, mas, como foi fiel, Deus o recompensou com duas vezes mais bênçãos que antes.

2. O livro mais recente da Bíblia NÃO é o Apocalipse:

Outra curiosidade é que assim como Gêneses não foi o primeiro livro a ser escrito, o Apocalipse também não foi o último. Pode parecer estranho, já que o Apocalipse conta a história do fim do mundo e do julgamento final, quando Cristo voltar para buscar sua noiva. O último livro a ser escrito da Bíblia, no entanto, foi a 3ª epístola de João. O que há de comum entre os dois livros é que João escreveu ambos.

3. Um rei libertou seu povo com um ferro de marcar gado:

Parece história de cinema, e dava para ser mesmo! A Bíblia relata que um rei, chamado Sangar, matou cerca de 600 homens (Isso mesmo, 600!), com um simples ferro de marcar gado (Juízes 3:31). Um homem de muita bravura, sem dúvidas.

4. Livros sem Deus?

Tem sim! Nos livros de Ester e de Cantares de Salomão não está escrita, em nenhum de seus versículos, a palavra “Deus”, embora em sua essência os livros possuam comprovada inspiração divina ao serem escritos. O livro de Cantares, por exemplo, é um livro romântico, que Salomão escreveu para registrar seus relacionamentos amorosos, mas que é interpretado por muitos como mensagens de amor de Cristo para sua noiva, no caso, nós.

5. Um rei morreu depois de cair da cadeira que estava sentado:

Num episódio em que os israelitas saíram em guerra contra os filisteus, a arca da aliança foi tomada por estes últimos. Os soldados voltaram para contar ao Rei Elias o que havia acontecido, e ele caiu para trás da cadeira em que estava sentado. Por ele ser muito pesado, ele quebrou seu pescoço e morreu na hora. Ele liderou Israel por 40 anos. (1 Juízes 4:17-18).

6. Um homem ganhou mais 15 anos de vida depois de orar:

Deus mandou o profeta Isaías levar uma mensagem ao profeta Ezequias, de que ele iria morrer, já que estava muito doente. Quando Isaías deu o recado, Ezequias virou-se para a parede e chorou pedindo a Deus por misericórdia. Isaías já estava saindo da casa de Ezequias quando Deus mandou que ele retornasse para dizer que o havia escutado e que estava lhe concedendo mais 15 anos de vida. E como prova de que isto seria feito, Deus fez com que a sombra projetada do sol em Ezequias voltasse dez graus para trás (2 Reis 20:1-11).

7. Uma mãe comeu seu próprio filho:

Com toda certeza, hoje em dia a mulher descrita no livro de Reis estaria presa. Com fome, ela havia combinado com uma amiga de comer o filho dela num dia e no outro dia eles comeriam o filho da outra. Uma das mulheres cumpriu o acordo, cozinhando seu filho e repartindo-o com a outra mulher, que descumpriu o acordo, não entregando seu filho, possivelmente por estar arrependida do pacto (2 Reis 6:26-30).

8. Os escravos eram libertados após terem um dente arrancado:

O antigo testamento traz diversas leis estranhas para os dias de hoje, mas que naquela época eram usualmente aceitas. No livro de Êxodo, Moisés traz, dentre tantos mandamentos, um que obrigava o patrão a libertar seu escravo caso um dente seu fosse arrancado, pois, segundo a lei, o preço do escravo era o dente (Êxodo 21:27).

9. O próprio Deus sepultou um defunto:

A Bíblia diz que quando o profeta Moisés morreu, o próprio Deus o sepultou num vale na terra de Moabe. Moisés foi responsável por libertar o povo de Deus do cativeiro do egito, liderando-os. Ele recebeu do próprio Deus todos os mandamentos destinados ao povo, e morreu com 182 anos de idade. Até hoje os pesquisadores não encontraram ainda a sua sepultura, embora Moisés seja um personagem comprovadamente verídico da história da humanidade.

10. Isaías já sabia que a terra era redonda:

O que Galileu Galilei previu e que só foi comprovado por volta do ano 1.500 d.C. foi anunciado primeiro pelo profeta Isaías, cerca de 2.000 anos antes. Em seu livro, o profeta diz que Deus instalou seu trono sobre a redondeza da terra, um feito que até hoje os especialistas não sabem explicar como ele chegou a essa conclusão naquela época (Isaías 40:22).

A Bíblia Sagrada, mais do que o manual de instruções dos Cristãos, é um livro historicamente fantástico, que possui uma pureza de 99% com relação aos escritos originais, e por isso é um dos livros mais impactantes que o mundo já viu até hoje. De Gêneses ao Apocalipse, a Bíblia é conexa com o que Deus quer para nossas vidas.


MT Agora - Portal DTN

COMENTARIOS

Mais de Gospel

Perseguição Religiosa

A paquistanesa cristã que passou 9 anos na prisão por causa de um gole d'água

Em 2010, Asia Bibi foi condenada à morte por supostamente ter insultado o profeta Maomé e o Islã durante uma discussão com colegas de trabalho.

17 de Fevereiro de 2019 as 14h23

Nova Legislatura

Primeiro projeto apresentado na Câmara em 2019 quer declarar Bíblia patrimônio cultural

Proposta, do deputado Pastor Sargento Isidorio, quer transformar livro em patrimônio do Brasil e da Humanidade. Ele afirma que a Bíblia é a ''vontade de Deus escrita para a humanidade''.

04 de Fevereiro de 2019 as 21h56

Agenda

Cantor Chris Durán fará show em Lucas e Sorriso este mês

A assessoria do cantor informou, que os locais e horários ainda estão sendo confirmados.

04 de Outubro de 2018 as 22h21

Maravilhosa Graça

Música Maravilhosa Graça tem clipe lançado em Lucas do Rio Verde

O evento de lançamento contou com a presença de amigos e familiares em um culto de celebração na IBN Betel.

03 de Setembro de 2018 as 10h40

Perseguição Religiosa

Pastor alerta sobre chegada de perseguição religiosa no Brasil

A liberdade de pregar o Evangelho nas mídias sociais pode deixar de existir, acredita.

28 de Agosto de 2018 as 09h54

Aborto

Maioria dos brasileiros continua contra o aborto

Pesquisa revela que 58% dos brasileiros não querem mudança na legislação

28 de Agosto de 2018 as 09h50

Absurdo

PM prende homem que bateu em mulheres para ''evangelizá-las'' em MT

O caso aconteceu na tarde desta sexta (13)

15 de Julho de 2018 as 01h10

Marcha Para Jesus

Sorriso: Organizadores do ''Marcha Para Jesus'' esperam reunir mais de 2 mil pessoas neste sábado

Caminhada sairá da Brescansin e segue até à Praça das Fontes

06 de Julho de 2018 as 19h42

Intolerância Religiosa

Mulher apanha de companheiro por ter se tornado evangélica em Mato Grosso

O caso aconteceu na noite dessa quarta-feira (4) em Várzea Grande (MT).

06 de Julho de 2018 as 16h41

Evento

Show gospel com Fernandinho em comemoração aos 30 anos de Nova Mutum será nesta terça-feira

A programação das comemorações é organizada pela prefeitura.

02 de Julho de 2018 as 16h45

Pesquisa

30% dos cristãos compartilham sua fé nas redes sociais, alcançando incrédulos, diz pesquisa

O relatório mostrou que 28% dos entrevistados cristãos relataram compartilhar sua fé com não-cristãos nas redes sociais, assim como 58% dos entrevistados não-cristãos relataram que haviam recebido alguma manifestação de fé no mesmo ambiente.

01 de Julho de 2018 as 00h27

Intolerância Religiosa

Traficantes assassinam pastor que usava a Bíblia para combater a criminalidade

O fato entrou para a estatística de violência contra os cristãos no México, algo cada vez mais frequente e alarmante, o que fez a organização Portas Abertas incluir o país na posição número 39º na lista de perseguição religiosa 2018.

01 de Julho de 2018 as 00h22

Suposto Crime De Ódio

Evangélico pode pegar 2 anos de prisão por dizer que homossexualidade é pecado

Pastor critica igreja canadense por ter se rendido ao discurso politicamente correto.

01 de Julho de 2018 as 00h09

CPI Dos Maus-Tratos

Presidente do Santander Cultural nega incentivo à pedofilia em obras da exposição ''Queermuseu''

Marcos Madureira participou de reunião da CPI dos Maus-Tratos do Senado. Para ele, visitantes contrários à mostra, cancelada em Porto Alegre, divulgaram visão ''distorcida'' das obras.

21 de Novembro de 2017 as 23h29

Batismo

Yudi Tamashiro é batizado na Bola de Neve

Cantor compartilhou fotos da cerimônia nas redes sociais

21 de Novembro de 2017 as 00h19

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Você concorda com a decisão do TRE que cassou o mandato da senadora Selma Arruda?

Sim

Não

Parcial
veja +

COTAÇÃO