Cristãos arriscam a vida para falar de Jesus no Youtube

No Marrocos, vídeos geram sérios problemas para quem defende fé cristã.

24/08/2016 - 02:09:30

   

Uma postura considerada “polêmica” em um vídeo de Youtube no Brasil pode gerar alguns minutos de fama ou vários comentários de haters. Dificilmente passa disso. Já no Marrocos, expor seu rosto e falar abertamente sobre Jesus pode custar a vida.

Mesmo assim, o canal “Morroccan and Christian” [Marroquino e Cristão] vem chamando atenção pela coragem das pessoas que dão seu testemunho de fé num país de maioria muçulmana.

“Meu nome é Iman. Eu sou marroquina e cristã. Sim, eu sou cristã, mas não sou uma estrangeira. Meu pai se chama Sahraoui e minha mãe, Amazigh. Eu nasci e cresci no Marrocos”, afirma sorridente uma jovem mulher enquanto sorri para a câmera.

Essa escolha ousada e inovadora revela ao mundo algo impensável alguns anos atrás. O sotaque darija [árabe marroquino] recheado de expressões idiomáticas servem como uma prova de que no Marrocos existem cristãos nativos sim.

Durante muito tempo o governo fez questão de afirmar que os seguidores de Jesus no país eram todos estrangeiros e que o cristianismo era uma imposição do ocidente. As seis pessoas que gravaram material mostram serem marroquinos urbanos e com educação superior. Isso desafia outro mito do país.

Alguns líderes religiosos afirmam que somente os pobres aceitam se converter ao cristianismo, em troca de dinheiro ou simplesmente por terem sido enganados por algum missionário estrangeiro.

Em 2010, quando missionários cristãos que trabalhavam em um orfanato marroquino foram forçados sair do país por serem acusados de proselitismo, as opiniões se dividiram. O ex-ministro da Comunicação, Khalid Naciri, fez questão de ir à TV para lembrar que a liberdade religiosa é garantida pela lei marroquina, mas o proselitismo é proibido, numa evidente contradição de termos.

O relatório do Departamento de Estado dos EUA sobre liberdade religiosa, emitido em 2013, explicava que existe uma vigilância severa do governo. “Os cristãos locais recebiam telefonemas ou visitas de autoridades várias vezes por ano. Essa é uma maneira de o governo demonstrar que eles tinham listas dos membros de igrejas cristãs e monitoravam suas atividades”, afirma o documento.

O clima de relativa abertura dos últimos anos deu força para que as minorias começassem a reivindicar seus direitos de expressar a fé e pedir a abolição dos artigos da lei que penalizam aqueles que trocam o Islã por outra religião.

Utilizando as vantagens da internet, que alia baixo custo a facilidade de acesso à informação, Iman e os outros participantes do projeto desejam apenas expressar as suas ideias, sem fazer um apelo explícito para que sua audiência “troque de religião”. Afinal, a simples tentativa de converter um muçulmano pode resultar em uma multa pesada, além de prisão por três anos.

O projeto do canal Morroccan and Christian mostra que alguns cristãos não temem as ameaças de morte que já estão acostumados a ouvir. Sabem que a exposição de seus rostos e nomes pode lhes custar caro, mas sua fé os impulsiona a compartilhar sobre seu Senhor.

Luz e trevas

No vídeo de Iman, ela relata os motivos pelos quais os cristãos marroquinos muitas vezes são obrigados a permanecer escondidos: as ameaças. Ela não ataca a fé dos muçulmanos nem o governo, apenas conta como é ser cristã no país onde nasceu. O mesmo “roteiro” está sendo seguido pelos outros vídeos semanais do projeto. Até agora são 6 pessoas diferentes.

A maior polêmica até agora é o testemunho de uma mulher chamada Atika. Ela conta sobre como as famílias rejeitam aqueles que deixaram o Islã e como cristãos passam por humilhações.

Ao falar sobre as diferenças entre cristãos e muçulmanos, ela afirma: “Nós crescemos aprendendo a fazer uma distinção clara entre essas crenças. Mas fomos capazes de derrubar esse muro que nos rodeia, e nossas vidas se encheu da luz que derrotou as trevas”.

A declaração não foi bem recebida na comunidade islâmica.

Os programas do Youtube são um divisor de águas no Marrocos. Até agora, a forma mais fácil de se ouvir o Evangelho eram os programas de TV via satélite transmitidos de fora do país.

O “irmão Rachid” é um marroquino que precisou manter segredo sobre sua fé em Jesus por muitos anos. Ele hoje apresenta um programa de TV onde estimula os muçulmanos a fazerem perguntas sobre o Islã e o cristianismo.

Para o apresentador, a ascensão do Estado Islâmico está fazendo muitos abandonarem a fé.

“Muitos muçulmanos estão dizendo: ‘Se isso é o Islã, estou fora. Alguns estão se tornando ateus”, enfatiza. “Há uma enorme onda de ceticismo no mundo árabe agora. Muitos deles estão se voltando para Jesus Cristo. O Islamismo nunca tinha sido confrontado com uma crise tão séria antes”, encerra.

MT Agora - Gospel Prime

Mais Noticias

Polêmica

Pastor faz fiéis beberem óleo de motor para demonstrar ''poder de Deus''

Análise

Senado analisa sugestão de dar fim à imunidade tributária para igrejas

Repercussão

Pastora que quebrou santa: ''tinha de honrar a Palavra''

Repercussão

Pastora quebra imagens de santa e vídeo repercute na internet

08/01/2017 -

Valdemiro Santiago é esfaqueado em culto

Líder está hospitalizado e acompanhado de familiares

25/12/2016 -

Prestes a deixar cargo, prefeita entrega ''chave'' de cidade de Mato Grosso a Deus

No decreto, assinado na última segunda-feira (19), Ilma afirma ter sido ‘’designada por Deus’’ para ocupar o cargo de prefeita do município durante o período de janeiro de 2013 até o fim deste ano.

25/12/2016 -

Líder do Estado Islâmico tenta matar um missionário, mas é impedido por Jesus

Ex-jihadista teve encontro sobrenatural e agora é um cristão

18/12/2016 -

Malafaia divulga extrato bancário, mostrando para onde foi oferta questionada pela PF

Pastor Silas grava vídeo e volta a dizer que é inocente

17/12/2016 -

Silas Malafaia explica acusações: “não sou ladrão”

Pastor acusa PF e Justiça de quererem jogar sua reputação “na lama”

16/12/2016 -

Silas Malafaia é investigado pela Polícia Federal

Operação Timóteo investiga esquema de corrupção em cobranças judiciais de royalties da exploração mineral

05/12/2016 -

Pr. Reginaldo Martins encerra a Conferência Gratidão em Lucas do Rio Verde

O Pr. Reginaldo Martins destacou a importância desse novo templo que vem de encontro a nova fase que o ministério irá viver

04/12/2016 -

Pra. Maria José e Ministério de Louvor IB Get Sinop fazem culto de celebração na Conferência Gratidão da IB Getsêmani.

Louvores com uma nova roupagem foram entoados, e a noite se tornou ainda mais especial com a presença dos Jovens do Projeto Habatuque

03/12/2016 -

Missionário Paulo Cesar ministrou Cura e Libertação na Conferência Gratidão da IB Getsêmani.

Paulo Cesar é reconhecido no Brasil e também no exterior pelo seu dom de Cura e Libertação, na noite de sexta-feira, várias pessoas foram curadas e tiveram suas vidas restauradas

02/12/2016 -

Pr. Jorge Linhares ministrou na Conferência Gratidão da IB Getsêmani de Lucas do Rio Verde

O Pr. Jorge Linhares falou sobre retornar a Lucas do Rio Verde após seis anos, os aspectos de crescimento é claro isso mostra o valor que é dada a obra de Deus

30/11/2016 -

Pr. Silas Malafaia Ministrou no Gratidão da IB Getsêmani em Lucas do Rio Verde

Aproximadamente 2.000 pessoas puderam adorar e ouvir a mensagem de Deus

29/11/2016 -

Cantor Mattos Nascimento leva a Igreja IB Getsêmani a adoração com louvores conhecidos por todos os presentes.

Mattos Nascimento é hoje o cantor evangélico mais admirável e admirado por todo o Brasil, representando com suas canções não só um propósito musical de qualidade mas também um propósito evangelizador para os corações de todos os que têm o prazer de ouvi-l

28/11/2016 -

Cantor Gerson Rufino marca segundo dia do Gratidão da IB Getsêmani em Lucas

A Progrmação continua na terça-feira com a presença do cantor Mattos Nascimento

28/11/2016 -

IB Getsêmani inaugura novo templo iniciando a conferência Gratidão

Programação continua com adoração a Deus através de louvor, ministração da palavra e também com a presença de convidados especiais.

19/11/2016 -

“O cristianismo está sendo podado. Quero devolver o poder à igreja”, declara Trump

Entrevista volta a circular após apoio maciço dos evangélicos

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora