Lei que obrigava uso da Bíblia nas sessões da Câmara de Vereadores de Sinop (MT) é declarada inconstitucional pela Justiça
O colegiado, por unanimidade, entendeu que a Constituição Federal de 1988 declara que o Brasil é um estado laico, neutro, livre e independente de qualquer confissão religiosa.
Fonte: G1 MT
08 de Julho de 2019 as 23h 48min

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) declarou inconstitucional um item do regimento interno da Câmara de Sinop, a 503 km de Cuiabá, que estabelecia a obrigatoriedade da disponibilização da Bíblia Sagrada durante as sessões do Legislativo.
O artigo contestado destaca que os membros da mesa e os vereadores deveriam ocupar os lugares e a bíblia sagrada deveria ficar, durante todo o tempo da sessão, sobre a mesa, à disposição de quem dela quiser fazer uso.
O colegiado, por unanimidade, entendeu que a Constituição Federal de 1988 declara que o Brasil é um estado laico, neutro, livre e independente de qualquer confissão religiosa. Segundo o relator do processo, desembargador João Ferreira Filho, além da Constituição assegurar aos cidadãos brasileiros liberdade de consciência religiosa, de culto, e de associação religiosa, atribui ao Estado, por consequência, entre outras obrigações, o dever da laicidade.
O desembargador ressalta ainda que o artigo declarado inconstitucional também contraria a Constituição Estadual de Mato Grosso a qual pontua que não deve haver discriminação entre os cidadãos em razão de religião.
O magistrado citou o artigo 10, inciso III, da Carta Estadual em que está expressamente destacado que deverá haver nos órgãos públicos “a implantação de meios assecuratórios de que ninguém será prejudicado ou privilegiado em razão de (...) religião, orientação sexual, convicções políticas, ou filosóficas, deficiência física ou mental e qualquer particularidade ou condição.”
No processo, na defesa, a Câmara de Sinop defendeu a lei informando que a ação não possui relevância prática por ter caído em desuso. Entretanto, de acordo com o relator, mesmo estando em desuso, o regramento acerca da liberdade religiosa permite a discriminação entre os cidadãos em razão da religião.
“Independentemente, de ser ou não colocada em prática e de ter ou não caído em desuso, essa disposição afronta o comando constitucional supramencionado, na medida em que cria distinções entre os cidadãos, promovendo determinadas confissões em detrimento daquelas que não adotam referido livro, inibindo a liberdade de religião, e, por consequência, violando os princípios da laicidade do Estado e da liberdade de crença, impondo-se, pois, a declaração de inconstitucionalidade”, apontou o magistrado.
COMENTARIOS
Mais de Gospel
Marcha para Jesus 2019 reúne milhares de fiéis em São Paulo
Governador João Doria participa da Marcha; presidente Jair Bolsonaro chegou ao local no meio da tarde.
20 de Junho de 2019 as 23h26A paquistanesa cristã que passou 9 anos na prisão por causa de um gole d'água
Em 2010, Asia Bibi foi condenada à morte por supostamente ter insultado o profeta Maomé e o Islã durante uma discussão com colegas de trabalho.
17 de Fevereiro de 2019 as 14h23Primeiro projeto apresentado na Câmara em 2019 quer declarar Bíblia patrimônio cultural
Proposta, do deputado Pastor Sargento Isidorio, quer transformar livro em patrimônio do Brasil e da Humanidade. Ele afirma que a Bíblia é a ''vontade de Deus escrita para a humanidade''.
04 de Fevereiro de 2019 as 21h56Cantor Chris Durán fará show em Lucas e Sorriso este mês
A assessoria do cantor informou, que os locais e horários ainda estão sendo confirmados.
04 de Outubro de 2018 as 22h21Música Maravilhosa Graça tem clipe lançado em Lucas do Rio Verde
O evento de lançamento contou com a presença de amigos e familiares em um culto de celebração na IBN Betel.
03 de Setembro de 2018 as 10h40Pastor alerta sobre chegada de perseguição religiosa no Brasil
A liberdade de pregar o Evangelho nas mídias sociais pode deixar de existir, acredita.
28 de Agosto de 2018 as 09h54Maioria dos brasileiros continua contra o aborto
Pesquisa revela que 58% dos brasileiros não querem mudança na legislação
28 de Agosto de 2018 as 09h50PM prende homem que bateu em mulheres para ''evangelizá-las'' em MT
O caso aconteceu na tarde desta sexta (13)
15 de Julho de 2018 as 01h10Sorriso: Organizadores do ''Marcha Para Jesus'' esperam reunir mais de 2 mil pessoas neste sábado
Caminhada sairá da Brescansin e segue até à Praça das Fontes
06 de Julho de 2018 as 19h42Mulher apanha de companheiro por ter se tornado evangélica em Mato Grosso
O caso aconteceu na noite dessa quarta-feira (4) em Várzea Grande (MT).
06 de Julho de 2018 as 16h41Show gospel com Fernandinho em comemoração aos 30 anos de Nova Mutum será nesta terça-feira
A programação das comemorações é organizada pela prefeitura.
02 de Julho de 2018 as 16h4530% dos cristãos compartilham sua fé nas redes sociais, alcançando incrédulos, diz pesquisa
O relatório mostrou que 28% dos entrevistados cristãos relataram compartilhar sua fé com não-cristãos nas redes sociais, assim como 58% dos entrevistados não-cristãos relataram que haviam recebido alguma manifestação de fé no mesmo ambiente.
01 de Julho de 2018 as 00h27Traficantes assassinam pastor que usava a Bíblia para combater a criminalidade
O fato entrou para a estatística de violência contra os cristãos no México, algo cada vez mais frequente e alarmante, o que fez a organização Portas Abertas incluir o país na posição número 39º na lista de perseguição religiosa 2018.
01 de Julho de 2018 as 00h22Evangélico pode pegar 2 anos de prisão por dizer que homossexualidade é pecado
Pastor critica igreja canadense por ter se rendido ao discurso politicamente correto.
01 de Julho de 2018 as 00h09Presidente do Santander Cultural nega incentivo à pedofilia em obras da exposição ''Queermuseu''
Marcos Madureira participou de reunião da CPI dos Maus-Tratos do Senado. Para ele, visitantes contrários à mostra, cancelada em Porto Alegre, divulgaram visão ''distorcida'' das obras.
21 de Novembro de 2017 as 23h29