Marcha Para Jesus

Marcha para Jesus 2019 reúne milhares de fiéis em São Paulo

Governador João Doria participa da Marcha; presidente Jair Bolsonaro chegou ao local no meio da tarde.

Fonte: Patricia Figueiredo | G1
20 de Junho de 2019 as 23h 26min

Milhares de fiéis participam da Marcha para Jesus, em São Paulo — Foto: Fábio Vieira/Fotorua/Estadão Conteúdo

A 27ª edição da Marcha para Jesus, evento gospel liderado pela Igreja Renascer em Cristo, reúne milhares de pessoas nesta quinta-feira (20) em São Paulo. O evento combina caminhada, shows e apresentações de pastores evangélicos. Os organizadores esperam 2 milhões de pessoas.

De acordo com os organizadores, a marcha também conta com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que chegou ao local por volta de 14h50. O governador João Doria (PSDB) subiu ao palco de um dos trios elétricos ao lado da mulher, Bia Doria, por volta de 12h. O prefeito Bruno Covas (PSDB) também participa do evento.

Ao lado do pastor Estevam Hernandes e Sônia Hernandes, da Igreja Renascer, uma das organizadoras da Marcha, Doria discursou para milhares de fiéis que participam do evento religioso.

"Este é o caminho da paz, essa é a marcha da paz, da harmonia, daqueles que amam São Paulo, o Brasil, amam sua família", disse Doria.

Doria participa da Marcha Para Jesus em São Paulo.

A caminhada começou primeiro com as crianças, a Marcha Kids, às 9h30. Às 10h, os fiéis iniciaram a Marcha saindo da região da Luz, no Centro, com destino à Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB), perto do Campo de Marte, na Zona Norte.

Durante a longa caminhada os fiéis acompanham trios elétricos com pastores e bandas gospel. Ao longo percurso não faltam vendedores ambulantes: um dos itens mais populares era a bandeira de Israel, usada por alguns fiéis como manto.

Estavam previstos shows de mais de 28 artistas, entre pastores evangélicos e cantores gospel. As apresentações acontecerão em um palco montado no final do percurso. A presença do presidente Jair Bolsonaro está prevista para às 15h. Será a primeira vez que um presidente da República participa da marcha.

A Marcha Para Jesus é um evento liderado pela Igreja Renascer em Cristo, presidida pelo apóstolo Estevam Hernandes. Além da Renascer, participam pastores e fiéis de outras igrejas populares, como a Assembleia de Deus e a Universal do Reino de Deus.

Religião x política

Moradora do Mandaqui, na Zona Norte da capital, Sheila de Andrade, 55 anos, frequenta a Marcha Para Jesus há cinco anos. Dessa vez, ela veio com sua filha Agnes Camilo, 25 anos, e os netos Henrique, de 7, e Ariela, de 5 anos de idade. "Nós estamos aqui porque a marcha representa tudo que a gente precisa nesse momento: de paz, amor, família, um país melhor e mais justo", diz.

Apesar da multidão, Agnes diz não ter medo de trazer os filhos pequenos. "É muito seguro, eles se divertem", conta. "São eles que sempre pedem para vir."

Sheila acompanhou os trios elétricos na caminhada, inclusive aquele onde o governador João Doria estava presente, mas foi embora do evento antes do pronunciamento de Jair Bolsonaro, marcado para as 15h. Para ela, a presença de políticos na caminhada é bem-vinda, mas a marcha não deve virar palanque político.

"Eu acho que todos são seres humanos, independente do seu cargo, e como Jesus é para todos nós não podemos julgar [os políticos que vieram]. Mas eu particularmente acho que tinha que ser mais separada a política da religião", diz. "A influência religiosa na política, ao meu ver, não é positiva. Ainda mais nesse momento de conjuntura política que a gente vive porque as pessoas acabam se influenciando."

Com os filhos

Rita de Cássia, de 52 anos, frequenta a Marcha Para Jesus há 22 anos, desde quando se converteu à religião evangélica. Ela veio à caminhada de trem desde o Grajaú com seus dois filhos e colegas da igreja que frequenta.

“Na Marcha vem um monte de gente, mas todo mundo de bem. Quando vem alguém que não tá no mesmo ritmo, ela logo se contagia também”, diz.

A música é um dos principais atrativos para Sidney Batista, 24 anos, que veio à marcha pela primeira vez neste ano, acompanhado de amigos. Para ele, o show mais aguardado é o da cantora sertaneja Isadora Pompeo, que se apresenta às 14h40. Natural do Jardim Itapema, na Zona Leste de São Paulo, Batista promete repetir a programação ano que vem.

Também da Zona Leste da capital, Geisa Moraes, 32, veio pela primeira vez este ano e se surpreendeu com a união entre diferentes igrejas proposta pelo evento. “Não tem bandeira de igreja, não tem placa, são todos os irmãos unidos em nome de Jesus”, diz. “É maravilhoso, não tem como explicar essa emoção. Devia ter vindo antes.”


COMENTARIOS

Mais de Gospel

Declarado Inconstitucional

Lei que obrigava uso da Bíblia nas sessões da Câmara de Vereadores de Sinop (MT) é declarada inconstitucional pela Justiça

O colegiado, por unanimidade, entendeu que a Constituição Federal de 1988 declara que o Brasil é um estado laico, neutro, livre e independente de qualquer confissão religiosa.

08 de Julho de 2019 as 23h48

Perseguição Religiosa

A paquistanesa cristã que passou 9 anos na prisão por causa de um gole d'água

Em 2010, Asia Bibi foi condenada à morte por supostamente ter insultado o profeta Maomé e o Islã durante uma discussão com colegas de trabalho.

17 de Fevereiro de 2019 as 14h23

Nova Legislatura

Primeiro projeto apresentado na Câmara em 2019 quer declarar Bíblia patrimônio cultural

Proposta, do deputado Pastor Sargento Isidorio, quer transformar livro em patrimônio do Brasil e da Humanidade. Ele afirma que a Bíblia é a ''vontade de Deus escrita para a humanidade''.

04 de Fevereiro de 2019 as 21h56

Agenda

Cantor Chris Durán fará show em Lucas e Sorriso este mês

A assessoria do cantor informou, que os locais e horários ainda estão sendo confirmados.

04 de Outubro de 2018 as 22h21

Maravilhosa Graça

Música Maravilhosa Graça tem clipe lançado em Lucas do Rio Verde

O evento de lançamento contou com a presença de amigos e familiares em um culto de celebração na IBN Betel.

03 de Setembro de 2018 as 10h40

Perseguição Religiosa

Pastor alerta sobre chegada de perseguição religiosa no Brasil

A liberdade de pregar o Evangelho nas mídias sociais pode deixar de existir, acredita.

28 de Agosto de 2018 as 09h54

Aborto

Maioria dos brasileiros continua contra o aborto

Pesquisa revela que 58% dos brasileiros não querem mudança na legislação

28 de Agosto de 2018 as 09h50

Absurdo

PM prende homem que bateu em mulheres para ''evangelizá-las'' em MT

O caso aconteceu na tarde desta sexta (13)

15 de Julho de 2018 as 01h10

Marcha Para Jesus

Sorriso: Organizadores do ''Marcha Para Jesus'' esperam reunir mais de 2 mil pessoas neste sábado

Caminhada sairá da Brescansin e segue até à Praça das Fontes

06 de Julho de 2018 as 19h42

Intolerância Religiosa

Mulher apanha de companheiro por ter se tornado evangélica em Mato Grosso

O caso aconteceu na noite dessa quarta-feira (4) em Várzea Grande (MT).

06 de Julho de 2018 as 16h41

Evento

Show gospel com Fernandinho em comemoração aos 30 anos de Nova Mutum será nesta terça-feira

A programação das comemorações é organizada pela prefeitura.

02 de Julho de 2018 as 16h45

Pesquisa

30% dos cristãos compartilham sua fé nas redes sociais, alcançando incrédulos, diz pesquisa

O relatório mostrou que 28% dos entrevistados cristãos relataram compartilhar sua fé com não-cristãos nas redes sociais, assim como 58% dos entrevistados não-cristãos relataram que haviam recebido alguma manifestação de fé no mesmo ambiente.

01 de Julho de 2018 as 00h27

Intolerância Religiosa

Traficantes assassinam pastor que usava a Bíblia para combater a criminalidade

O fato entrou para a estatística de violência contra os cristãos no México, algo cada vez mais frequente e alarmante, o que fez a organização Portas Abertas incluir o país na posição número 39º na lista de perseguição religiosa 2018.

01 de Julho de 2018 as 00h22

Suposto Crime De Ódio

Evangélico pode pegar 2 anos de prisão por dizer que homossexualidade é pecado

Pastor critica igreja canadense por ter se rendido ao discurso politicamente correto.

01 de Julho de 2018 as 00h09

CPI Dos Maus-Tratos

Presidente do Santander Cultural nega incentivo à pedofilia em obras da exposição ''Queermuseu''

Marcos Madureira participou de reunião da CPI dos Maus-Tratos do Senado. Para ele, visitantes contrários à mostra, cancelada em Porto Alegre, divulgaram visão ''distorcida'' das obras.

21 de Novembro de 2017 as 23h29

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO