Política no Pultito

Pastores americanos evitam falar sobre política no púlpito, diz pesquisa

Instituto Barna aponta que 'polêmicas' deixam fiéis desconfortáveis e afetam arrecadação

Fonte:MT Agora - Gospel Prime
15 de Agosto de 2014 as 11h 36min

A maioria dos pastores concorda que a Bíblia fala sobre questões-chave do nosso dia-a-dia, mas uma pesquisa recente indica um número ínfimo deles prega sobre isso. George Barna, especialista em pesquisa e fundador do The Barna Group, esteve no programa de rádio Today Issues [problemas de hoje] da influente emissora cristã American Family Radio. Ele contou como seu instituto de pesquisas procura analisar como as questões de fé interferem na sociedade e vice-versa.

Barna revelou que nos últimos dois anos conduziu uma pesquisa para avaliar o posicionamento politico dos pastores. Os números finais do estudo serão divulgados em breve, “O que descobrimos é que quando perguntamos sobre as questões-chave de nossos dias [90% deles] respondem: Sim, a Bíblia fala de cada um desses problemas. Mas quando perguntamos: Bem, você está ensinando sua congregação o que a Bíblia diz sobre essas questões?… menos de 10% dos pastores afirmam que falam sobre isso do púlpito”.

Quando os pesquisadores questionam os pastores o que mais eles estão dispostos a fazer para que os fiéis entendam como a fé está ligada a questões políticas, conta Barna, a maioria é sincera em dizer: “quase nada”.

A maioria defende a separação entre Igreja e Estado, mas não percebe que muitas dessas questões vão além, pois dizem respeito a nossos valores, afirma o pesquisador. Por fim, cada decisão política afeta os cidadãos, inclusive os cristãos. Nos EUA (e em quase todos os países ocidentais) os assuntos mais debatidos atualmente pelos evangélicos são aborto, casamento gay, legalização das drogas e manifestações de fé em público. Mais recentemente, surgiu a questão do apoio e/ou envolvimento do país em guerras.

De acordo com Barna, entender essa desconexão entre como agiam os antigos profetas quando os reis erravam e o discurso de hoje dos pastores é simples. Os pastores e líderes temem entrar em polêmicas para não prejudicar sua imagem e da igreja.

Os cinco fatores que mais preocupam a grande maioria dos pastores é número de membros, entrada financeira, número de programas da igreja, número de obreiros e tamanho do templo. Ao analisar essa descoberta, Barna é incisivo: “Todas essas coisas são boas, mas não podemos esquecer de um pequeno detalhe: Jesus não morreu por nada disso”.

Ele afirma que a maioria dos pastores “provavelmente não se envolve na política, porque isso gera polêmica. A polêmica impede as pessoas de sentirem-se bem no culto e com isso a audiência pode diminuir, consequentemente entra menos dinheiro”.

O pesquisador diz que a tendência [dos pastores] é dizer: “Bem, isso não faz parte da minha missão. Minha missão é trazer mais pessoas para Deus e levá-las a entender certas coisas que elas deveriam saber”.

Para Barna os problemas começam na formação de pastores. “Quando você olha para o que eles aprendem no seminário, verá que aprendem apenas a analisar as Escrituras do ponto de vista teológico. Aprendem sobre a história dos locais a que as Escrituras se referem, mas não são preparados para colocá-las no contexto atual”. Falta a eles uma compreensão maior de como ler a realidade a partir da revelação bíblica.

Finalizou dizendo que através da pesquisa pretende encorajar os pastores, bem como os eleitores cristãos a ficaram melhor informado e serem mais ativos, influenciando o processo político. Com informações One News Now e Charisma News


COMENTARIOS

Mais de Gospel

Declarado Inconstitucional

Lei que obrigava uso da Bíblia nas sessões da Câmara de Vereadores de Sinop (MT) é declarada inconstitucional pela Justiça

O colegiado, por unanimidade, entendeu que a Constituição Federal de 1988 declara que o Brasil é um estado laico, neutro, livre e independente de qualquer confissão religiosa.

08 de Julho de 2019 as 23h48

Marcha Para Jesus

Marcha para Jesus 2019 reúne milhares de fiéis em São Paulo

Governador João Doria participa da Marcha; presidente Jair Bolsonaro chegou ao local no meio da tarde.

20 de Junho de 2019 as 23h26

Perseguição Religiosa

A paquistanesa cristã que passou 9 anos na prisão por causa de um gole d'água

Em 2010, Asia Bibi foi condenada à morte por supostamente ter insultado o profeta Maomé e o Islã durante uma discussão com colegas de trabalho.

17 de Fevereiro de 2019 as 14h23

Nova Legislatura

Primeiro projeto apresentado na Câmara em 2019 quer declarar Bíblia patrimônio cultural

Proposta, do deputado Pastor Sargento Isidorio, quer transformar livro em patrimônio do Brasil e da Humanidade. Ele afirma que a Bíblia é a ''vontade de Deus escrita para a humanidade''.

04 de Fevereiro de 2019 as 21h56

Agenda

Cantor Chris Durán fará show em Lucas e Sorriso este mês

A assessoria do cantor informou, que os locais e horários ainda estão sendo confirmados.

04 de Outubro de 2018 as 22h21

Maravilhosa Graça

Música Maravilhosa Graça tem clipe lançado em Lucas do Rio Verde

O evento de lançamento contou com a presença de amigos e familiares em um culto de celebração na IBN Betel.

03 de Setembro de 2018 as 10h40

Perseguição Religiosa

Pastor alerta sobre chegada de perseguição religiosa no Brasil

A liberdade de pregar o Evangelho nas mídias sociais pode deixar de existir, acredita.

28 de Agosto de 2018 as 09h54

Aborto

Maioria dos brasileiros continua contra o aborto

Pesquisa revela que 58% dos brasileiros não querem mudança na legislação

28 de Agosto de 2018 as 09h50

Absurdo

PM prende homem que bateu em mulheres para ''evangelizá-las'' em MT

O caso aconteceu na tarde desta sexta (13)

15 de Julho de 2018 as 01h10

Marcha Para Jesus

Sorriso: Organizadores do ''Marcha Para Jesus'' esperam reunir mais de 2 mil pessoas neste sábado

Caminhada sairá da Brescansin e segue até à Praça das Fontes

06 de Julho de 2018 as 19h42

Intolerância Religiosa

Mulher apanha de companheiro por ter se tornado evangélica em Mato Grosso

O caso aconteceu na noite dessa quarta-feira (4) em Várzea Grande (MT).

06 de Julho de 2018 as 16h41

Evento

Show gospel com Fernandinho em comemoração aos 30 anos de Nova Mutum será nesta terça-feira

A programação das comemorações é organizada pela prefeitura.

02 de Julho de 2018 as 16h45

Pesquisa

30% dos cristãos compartilham sua fé nas redes sociais, alcançando incrédulos, diz pesquisa

O relatório mostrou que 28% dos entrevistados cristãos relataram compartilhar sua fé com não-cristãos nas redes sociais, assim como 58% dos entrevistados não-cristãos relataram que haviam recebido alguma manifestação de fé no mesmo ambiente.

01 de Julho de 2018 as 00h27

Intolerância Religiosa

Traficantes assassinam pastor que usava a Bíblia para combater a criminalidade

O fato entrou para a estatística de violência contra os cristãos no México, algo cada vez mais frequente e alarmante, o que fez a organização Portas Abertas incluir o país na posição número 39º na lista de perseguição religiosa 2018.

01 de Julho de 2018 as 00h22

Suposto Crime De Ódio

Evangélico pode pegar 2 anos de prisão por dizer que homossexualidade é pecado

Pastor critica igreja canadense por ter se rendido ao discurso politicamente correto.

01 de Julho de 2018 as 00h09

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO