Gospel

Todo herege se baseia na Bíblia

Até o Diabo utilizou-se de passagens bíblicas para tentar induzir Jesus ao erro.

Bíblia | 21 de Setembro de 2016 as 15h 12min
MT Agora - Gospel Prime

Para muitas pessoas o herege é aquele que não dá valor a Bíblia Sagrada, que rasga versículos ou não quer saber de religião, muito pelo contrário, na história da Igreja os hereges surgem da comunidade cristã e utilizam as Sagradas Escrituras para defender a sua heresia, estas pessoas se baseiam em textos bíblicos e fazem uma leitura fundamentalista, situação muito comum até hoje.

Não é atoa que o Diabo ao tentar Jesus no deserto se utilizou das Escrituras para tentar induzir Jesus ao erro quando disse: “Se tu és o filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces com teu pé em alguma pedra” (Mt 4.6). Sabemos é claro que Jesus também se utilizou das Escrituras para responder o Diabo: “Disse-lhes Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus”. Temos aqui um conflito, a pergunta é: como interpretar as Escrituras? Quando utilizar determinado versículo? Percebemos que o Diabo se fundamenta em um versículo para tentar levar Jesus ao erro, e o Cristo, nosso Senhor, utiliza-se da mesma Escritura de forma coerente, de forma revelada, de um jeito verdadeiro, afinal, ele estava no deserto conduzido pelo Espírito de Deus (Mt 4.1).

Antes de continuarmos, o que precisa ficar claro até aqui é que citar um texto bíblico ou se basear em textos bíblicos para justificar as ações não significa fazer o que é certo, não quer dizer “obedecer a Deus”. Entenda, até o Diabo utilizou-se de passagens bíblicas para tentar induzir Jesus ao erro, é óbvio que hoje em dia o que mais ocorre são pessoas se utilizando das Escrituras de um jeito errado, induzindo pessoas ao erro! A forma de não cair nessa cilada não é simplesmente citar outros versículos bíblicos, não é simplesmente ficar rebatendo textos das Escrituras, mas “existir em Jesus Cristo”, isso é profundo: Jesus não rebateu textos bíblicos, mas estava sendo conduzido pelo Espírito de Deus para o cumprimento do propósito do Reino de Deus (Jo 6.38; Lc 4.18ss). Isso o herege não faz, o herege cita versos para criar doutrinas vazias, confusas e que distanciem o Evangelho do Reino de Deus apresentado em Jesus.

Tanto que, o conflito de Jesus em sua época foi intenso com os mestres da Lei, os fariseus e os escribas (Lc 10.25-37; Lc 5.17-26), aqueles que conheciam a Torá. Pessoas que justificavam seus pensamentos, preconceitos, opiniões e criavam suas doutrinas baseados nas Escrituras, eles eram fiéis ao texto, preservavam cada vírgula do que estava escrito. Mas, como sabemos, foram ferozmente confrontados por Jesus. Perceba como isso é idêntico aos dias de hoje, as pessoas dizem que isso é assim ou assado por que tal texto Bíblico fala tal coisa, e as interpretações são feitas sem verdades, distantes de um Jesus Cristo proclamando um reino de Deus.

Isso é tão verdade, que Jesus teve que dizer a estes religiosos: “Não pensem que vim abolir a lei ou os profetas, não vim revogar a lei, mas cumprir” (Mt 5.17). Jesus mostrava em suas atitudes que ele próprio era as Escrituras de forma viva! Ele é o verbo encarnado (Jo 1), ele é a palavra de Deus na prática, ele é a Verdade, o caminho de Deus, a vida que Deus tem para nós (Jo 14.6). Você consegue perceber isso? É fundamental esta compreensão. Essa é a chave de interpretação para destronar todo o herege que tenta utilizar a Bíblia para criar doutrinas vazias e levar as pessoas a uma forma de vida que não foi proposta por Jesus Cristo.

É um absurdo o tamanho das heresias proclamadas hoje por pessoas que afirmam tudo apontando suas Bíblias. Uma teologia da prosperidade que se baseia em Deuteronômio 28 e Malaquias 3.10 e fogem totalmente do contexto de interpretação e são completamente o oposto da realidade que Jesus, que é o Centro, apresentou! É um absurdo o Calvinismo de hoje, nem Calvino acreditariam no que fizeram com sua teologia! É ridículo um pentecostalismo que grita: “A Bíblia diz!” E traz uma mensagem triunfalista ou sentimentalista. Não dá pra contar o tamanho desses hereges.

Pelo amor de Deus me entenda! Não estou desmerecendo em nada a Bíblia, percebe isso? Estou afirmando categoricamente que o herege vai usar a própria Bíblia para nos conduzir ao erro. E que erro? Ao erro de viver o oposto da forma que Jesus viveu.

Jesus Cristo é as Escrituras na prática, todo o Antigo Testamento é um sinal que aponta para a pessoa do Salvador (Mt 5.17), não foi atoa que o autor aos Hebreus ao falar da lei, das festas religiosas e dos sacrifícios, disse: “Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo”. O herege foge dessa realidade, Jesus Cristo é a chave hermenêutica das Escrituras, ao ler a Palavra de Deus você tem que entender que cada texto ali expressa sobre a pessoa de Jesus e se houver dúvidas sobre a passagem lida do texto bíblico, é necessário olhar para Jesus, por que ele é o Verbo encarnado que cumpre tudo aquilo e ensina o que significa todos os textos bíblicos!

Quer vencer qualquer herege que cite diversos textos bíblicos para justificar sua doutrina? Apresente Jesus Cristo, isso é suficiente.

As pessoas preferem ficar com a letra, se justificarem com textos fora do contexto, se fundamentam na Bíblia para “hereisar” (termo que criei agora que significa praticar heresias), sendo que, “Deus nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica”(2Co 3.6). Em que o Espírito nos vivifica? Ao falar sobre o Espírito Santo, Jesus disse: “Ele lhes fará lembrar tudo o que eu vos disse” (Jo 14.26). Que fantástico! Tudo aponta para Jesus Cristo!

Os hereges se utilizam da Bíblia, os servos de Deus não se utilizam, mas vivem em Cristo Jesus e, ao olhar a Bíblia, enxergam nela o Jesus Cristo que dá a vida e começam a viver no reino de Deus, como Jesus viveu.

* As opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores
e não refletem, necessariamente, a opinião do Gospel Prime e MT Agora.

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Quarta Feira

Lucas do Rio Verde, MT

Tempo nublado

24º

COTAÇÃO