Judiciário

Delegado de MT suspeito de torturar adolescentes consegue habeas corpus

Edison Pick foi preso na última terça-feira (16), durante operação ''Cruciatus'' deflagrada pelo Gaeco.

Habeas Corpus | 20 de Outubro de 2018 as 21h 48min
Fonte: G1 MT

Delegado Edison Ricardo Pick — Foto: Facebook/Reprodução

Delegado Edison Ricardo Pick preso desde a última terça-feira (16), por suspeita de tortura, foi solto na tarde desta sexta-feira (19), após conseguir habeas corpus.

O parecer favorável à soltura foi dado pelo desembargador Luiz Ferreira da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

O habeas corpus foi impetrado pelo advogado Geraldo Carlos de Oliveira, a pedido do Sindicato dos Delegados de Polícia de Mato Grosso (Sindepo).

Na decisão do desembargador enfatizou que atos de tortura não devem ser tolerados. Por outro lado, suspeitos de tal ação não podem ser condenados sem a oportunidade de apresentar a versão deles sobre o fato.

“Não se pode estigmatizar e condenar sumariamente policiais sejam eles civis, militares ou federais, sem que eles tenham a oportunidade de apresentar a versão deles sobre os fatos e, acima de tudo e principalmente, produzir provas acerca das circunstâncias em que ocorreram, ainda que o procedimento investigativo criminal instaurado perante o Ministério Público”, diz trecho da decisão.

O presidente do Sindepo, delegado Wagner Bassi também alegou que o delegado foi preso antes de ser ouvido sobre os fatos e que o grupo de investigação levou em consideração apenas o depoimento das supostas vítimas.

A prisão

Edison Ricardo Pick e outros dois investigadores foram presos na terça-feira (16), durante a Operação 'Cruciatus' por suspeita de cometerem o crime de tortura em Colniza, a 1.065 km de Cuiabá.

Os três são alvos de uma ação do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual (MPE).

O delegado investigado responde pela Delegacia da Polícia Civil em Colniza.

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Segunda Feira

Lucas do Rio Verde, MT

º

COTAÇÃO