Lucas assume compromisso com PDI e quer ser modelo em planejamento

O acordo de compromisso já teve um efeito prático de economia para os cofres públicos de Lucas do Rio Verde, já que o prefeito estava prestes a contratar uma auditoria para solucionar alguns gargalos da administração pública

07/03/2017 - 21:29:00

   

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Flori Luiz Binotti, pretende tornar o município um modelo de organização e planejamento com o apoio do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI). A decisão foi tomada após reunião, na tarde desta terça-feira (07.03), entre o gestor e a equipe técnica do Tribunal de Contas de Mato Grosso, que reforçou a importância da gestão se comprometer de fato com o programa, a fim de que os resultados apareçam. Lucas do Rio Verde é um dos 23 municípios do Estado adesos ao PDI.
 
Responsável pelo Projeto 1 do PDI, que trata do Planejamento Estratégico, o auditor José Marcelo explicou que o TCE reduziu este ano o número de municípios adesos ao PDI, de 39 para 23, para poder trabalhar de forma diferenciada, com gestores que realmente querem avançar na melhoria das políticas públicas e da qualidade de vida do cidadão. "Muitos municípios com quem trabalhávamos em 2016 não estavam imbuídos desse amadurecimento", destacou o auditor.
 
O acordo de compromisso já teve um efeito prático de economia para os cofres públicos de Lucas do Rio Verde, já que o prefeito estava prestes a contratar uma auditoria para solucionar alguns gargalos da administração pública, como encontrar meios de acessar mais recursos para as áreas de saúde e educação, elaborar o Plano Plurianual (PPA), entre outros. José Marcelo explicou que a consultoria é fornecida ao município pelo próprio Tribunal, sem custos. "Os consultores farão o diagnóstico dos problemas e vão trabalhar os desafios, um a um", explicou.
 
A secretária de Articulação Institucional do TCE-MT, Cassyra Vuolo, responsável pelo Projeto 2 do PDI, que abrange Transparência e Consciência Cidadã, salientou a importância da transparência nos resultados e do diálogo permanente com a sociedade para que o PDI tenha êxito. "É preciso entender que o PDI não é a solução de todos os problemas, mas um grande apoio, e que ele não vai funcionar se não tiver uma liderança e a integração de todos os secretários", lembrou a secretária da SAI.
 
Com grande expectativa em relação ao PDI está a secretária municipal de Educação, Cleusa de Marco, que espera o apoio do programa para elaboração do planejamento estratégico, as questões orçamentárias, estabelecimento de metas, cumprimento das metas e avaliação de resultados. Principalmente, continuou Cleusa de Marco, apoio para aplicar com eficiência os recursos públicos e para a qualificação do controle social.
 
A secretária de educação conta que existem vários conselhos responsáveis por fiscalizar os recursos da pasta, referentes ao Fundeb, merenda, transporte etc. Além de fiscalizar a aplicação dos recursos, os conselhos também devem auxiliar a administração no planejamento da política educacional e apoiar o processo de gestão democrática das escolas. "A participação dos conselhos é fundamental, por isso minha expectativa é grande", ressaltou.
 
O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PID) é coordenado pela Secretaria de Apoio à Unidade Gestora (SAUG).
 
O QUE É O PDI
 
Instituído em 2012, o foco do PDI é o desenvolvimento integrado e permanente de todas as instituições públicas a partir da transferência de conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão. Da mesma forma, fomenta o debate e o controle social dos conselhos municipais.

O PDI é composto por cinco projetos: projeto 1 - Apoio ao Planejamento Estratégico; projeto 2 - Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã; projeto 3 - Orientação por meio de Cursos Presenciais e a Distância; projeto 4 - Controle Gerencial utilizando o sistema Geo-Obras; projeto 5 - Modernização Institucional.

MT Agora - Assessoria

Mais Noticias

Verba Indenizatória

OAB pede explicação à ALMT sobre projeto que prevê verba de R$ 6 mil a jornalistas e assessores jurídicos

Previdência Suspensa

Ministro do STF manda suspender previdência de deputados de MT

Expansão do Judiciário

Expansão do poder judiciário de Mato Grosso é estratégia do presidente do TJMT

Grampo Ilegal

Empresa de telefonia é condenada por grampo ilegal em escritório de advocacia em Sorriso

29/03/2017 -

Ex-deputado Riva é condenado a 21 anos e 8 meses de prisão

Condenação é relativa a Operação Arca de Noé; político poderá recorrer em liberdade

29/03/2017 -

Sancionadas leis que valorizam a mulher

Dentro das homenagens feitas pelo Dia Internacional da Mulher (8 de março), foram sancionadas também leis que determinam a inscrição dos nomes de Clara Camarão e Antônia Alves Feitosa no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

28/03/2017 -

Janot pede no STF suspensão de previdência exclusiva para deputados

Para Rodrigo Janot, aposentadoria dos deputados é inconstitucional. Ação no Supremo questiona seis leis de Mato Grosso sobre o tema.

27/03/2017 -

Decoradora deve indenizar noiva por má prestação de serviço, diz TJMT

Noiva diz que decoradora descontou cheque-caução após dívida ser quitada. Justiça determinou que decoradora pague R$ 10 mil à noiva por danos morais.

15/03/2017 -

Desembargador diz que delitos de advogado foram “repugnantes”

Em decisão, Giraldelli condenou atos, mas entendeu que prisão era “onerosa”

15/03/2017 -

Defensor contesta restrição de matrículas em creches de Lucas do Rio Verde

Procedimentos e critérios para o preenchimento das vagas nas creches da rede municipal, como por exemplo idade de até três anos e renda mensal familiar inferior a meio salário mínimo.

11/03/2017 -

Por 3 a 1, HC de Silval é negado pelo STJ e ex-governador segue preso

Em resposta ao recurso semelhante que tramitou no TJ, Selma salientou que ouviu os colaboradores “tão somente como forma de certificar o juízo de que as declarações prestadas eram realmente voluntárias.”

09/03/2017 -

Tribunal solta advogado em Lucas do Rio Verde acusado de estar em motel com duas menores

O relator do recurso aceitou as alegações dos advogados que não há mais necessidade de manter o acusado preso preventivamente, uma vez que, não há nenhum indício de atrapalhar a instrução processual.

09/03/2017 -

Justiça divide herança entre esposa e amante

Com a decisão, a apelante terá direito a receber 50% da pensão por morte deixada por seu companheiro – ele morreu em 2015.

07/03/2017 -

Chega ao STF primeira ação que pode levar à ampla legalização do aborto

Movimentos contrários ao aborto, por sua vez, argumentam que o direito à vida também deve ser garantido ao feto e, por isso, a prática seria inconstitucional.

06/03/2017 -

Em MT, Justiça manda dividir pensão por morte entre esposa e companheira

Mulher pediu reconhecimento de união estável após morte do companheiro. Homem casado manteve relacionamento por 20 anos com autora da ação.

04/03/2017 -

Desembargador nega soltura a advogado flagrado com duas menores

Ele foi visto com duas adolescentes em motel de Cuiabá e chegou o confessar a conjunção carnal

20/02/2017 -

TJ derruba leis que permitiam produtos grátis

A Adin que contesta a lei número 5.987 de de 30 de setembro de 2015 está sob a relatoria do desembargador Luiz Carlos da Costa e teve o pedido de liminar apreciado e deferido por maioria dos votos

19/02/2017 -

OAB Nacional diz que juíza “calou” e fez “agressão” à advocacia

Conselho Federal divulgou nota de repúdio contra a juíza Selma Arruda, que atua em Cuiabá

16/02/2017 -

OAB de Lucas reforça pedido por novo Delegado

O principal objeto da reunião foi à designação de um novo Delegado para Lucas do Rio Verde, uma vez que o Delegado Rafael Scatollon foi transferido para a Delegacia Regional de Pontes e Lacerda.