Palestra

OAB/LRV sedia nesta terça-feira bate papo com tema ‘Acordos que geram lucros’

o evento também tem um objetivo solidário. Participando do bate-papo, a pessoa estará ajudando o Lar Bom Samaritano, uma vez que o ingresso é apenas 01 kg de alimento não perecível.

Por: Celso Nery | Expresso MT
03 de Setembro de 2019 as 09h 19min

Acontece nesta terça-feira (03), a partir das 19h, no Auditório da OAB de Lucas do Rio Verde, um bate-papo sobre os métodos para solução de conflitos empresariais, abrangendo as áreas trabalhista, agrária, imobiliária, contratos e inadimplência. Cinco profissionais estarão frente a frente definindo métodos que levem ao fim desses conflitos que geram desconforto e podem emperrar iniciativas empresariais. 

Além do cunho informativo, o evento também tem um objetivo solidário. Participando do bate-papo, a pessoa estará ajudando o Lar Bom Samaritano, uma vez que o ingresso é apenas 01 kg de alimento não perecível.

Participarão do bate-papo, a advogada Djenane Nodari, presidente da Comissão de Conciliação  Mediação e Arbitragem - OAB Lucas do Rio Verde/MT. Nodari é pós-graduanda em Mediação, Conciliação e Arbitragem (Verbo Jurídico/RS). Outro debatedor é Petronílio Souza, empresário e presidente CDL Lucas.

O espaço de debatedores contará ainda com o empresário, jornalista, coach, acadêmico de direito e Presidente da AAL (Associação Acadêmica Luverdense), Robson Alex. Também com a empresária e diretora da Mediate (Mediação, Conciliação e Arbitragem), coach sistêmica e analista comportamental pelo IBC, mediadora e conciliadora judicial pelo CNJ e arbitragem e conciliação trabalhista pelo TASP, Fabiana Freitas.

A quinta debatedora é Rebeka Vieira, do Instituto Mecon. Ela é advogada, sócia e diretora executiva da Mecon Brasil, pós-graduada em Justiça Administrativa e Fiscal pela Universidade de Coimbra em Portugal, mestre em negociação e mediação pelo Institut Univesitaire Kurt Bosch (IUKB), Suíça, e pós-graduada em Transformação de Conflitos e Estudos de Paz pelo Paz&Mente em parceria com a cátedra de Paz da UNESCO em Innsbruck, Áustria.

“O objetivo é mostrar para os empresários de Lucas do Rio Verde e região novas possibilidades pra se lidar com conflitos ou oferecer um tratamento mais adequado pra conflitos dentro da realidade empresarial, conflitos de qualquer ordem”, sugere Fabiana Freitas.

Fabiana, que representa uma empresa de mediação e tem experiência na condução de negociação de conflitos de diversas ordens, afirma que é possível conduzir negociações mais complexas com clientes ou fornecedores e encontrar um termo que possa agradar às partes. “Algumas negociações necessitam e exigem algumas técnicas que os empresários ainda não conhecem ou precisam, de fato, contar com reforço, auxílio, pra ter uma certeza, uma garantia que está fazendo uma boa negociação”, avalia.

Outro tipo de conflito que gera desgaste e reflete no dia a dia de algumas empresas está ligado ao aspecto trabalhista. Conforme Fabiana Freitas, os resultados obtidos por meio das negociações são satisfatórios. “Não só para os empresários, mas também aos colaboradores, porque através da mediação e conciliação é possível afastar totalmente a possibilidade de uma eventual demanda, reclamação trabalhista, que pode gerar uma série de transtornos, despesas, tanto para o empregador, quanto para o empregado. Por isso que a negociação vem auxiliar também dentro desse contexto”.

A mediação e conciliação extrajudicial já é realidade no país, apesar de ser bem recente. A lei foi aprovada em 2015, entrando em vigor no ano seguinte. Por isso, poucos empresários brasileiros têm conhecimento e usufruem dessa ferramenta. “Apesar de ainda ser novidade, tem apresentado resultados positivos. Nós temos entendido como o método mais adequado para solucionar conflitos. A ideia, de fato, é implementar essas ferramentas no município de Lucas do Rio Verde também: estimular os advogados, o próprio Poder Judiciário a utilizar essas ferramentas e estimular também operadores de direito, futuros advogados a conhecer mais sobre este instituto, se profissionalizar e oferecer este serviço em Lucas do Rio Verde”, assinalou a empresária, anunciando para outubro a formação da primeira turma de uma capacitação em mediação e conciliação de conflitos.


COMENTARIOS

Mais de Judiciário

Paternidade

Justiça determina que homem que se recusou a fazer exame de DNA assuma paternidade de criança em MT

Para os desembargadores, o fato do homem não ter comparecido para a realização do exame e também não ter pago o procedimento induz a presunção da paternidade.

14 de Outubro de 2019 as 07h26

Produção Agrícola

Embargos são suspensos e acordo regulariza a produção agrícola em terras indígenas de MT

Índios Paresi devem cultivar 3,5 mil hectares com soja. Povos indígenas também devem investir em lavouras de segunda safra.

02 de Outubro de 2019 as 07h23

Pagamento de Servidores

Justiça encontra dinheiro em contas de prefeitura e determina pagamento de servidores em MT

A Prefeitura de Santo Antônio do Leverger anunciou em agosto que escalonaria o salário dos servidores.

02 de Outubro de 2019 as 07h22

Arquivado

Corregedoria do MP-MT arquiva investigação contra procurador citado em investigação de grampos

A conclusão da sindicância investigativa foi de que não há justa causa para instauração de processo disciplinar administrativo contra o procurador Paulo Prado.

02 de Outubro de 2019 as 07h20

Justiça Federal

Justiça Federal derruba liminar que devolvia terra a índios em MT

A área que fica no Distrito de Jarudore, em Poxoréu, tem cerca de 4 mil hectares.

25 de Setembro de 2019 as 14h38

Investimento

Justiça solta um dos acusados de envolvimento em chacina que deixou 9 mortos em MT

Os desembargadores da Primeira Câmara Criminal entenderam que não há razão para manter Paulo Neves Nogueira preso.

25 de Setembro de 2019 as 14h30

Força-tarefa

Força-tarefa da Defensoria revisa processos de 722 presos da Penitenciária Central de MT para correções

Defensores já analisaram 243 processos e protocolaram 73 petições pedindo a correção da data base do cálculo das penas, questionam ausência de remição de pena e pedem unificação e progressão de pena.

20 de Setembro de 2019 as 17h38

Judiciário

TCE considera que Prefeitura de Chapada prestou contas, que serão analisadas

Por maioria, acompanhando o voto revisor do conselheiro Guilherme Antônio Maluf, o Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso considerou que a Prefeitura de Chapada dos Guimarães prestou contas referente ao exercício de 2017

18 de Setembro de 2019 as 16h38

Judiciário

Reeducandas de Cuiabá iniciam capacitação em produção de flores tropicais

Colocar as mãos na terra, sentir o vento e o sol no rosto, molhar plantas foram as experiências da reeducanda D.F.S, 20 anos, na manhã desta quinta-feira (12), no Presídio Feminino de Cuiabá, Ana Maria do Couto May, em Cuiabá.

12 de Setembro de 2019 as 17h20

Judiciário

Servidores recebem capacitação especial sobre segurança institucional e autodefesa

Atitudes simples, que muitas vezes passam despercebidas no dia a dia, podem evitar grandes prejuízos e até salvar vidas.

11 de Setembro de 2019 as 15h25

Judiciário

Arenápolis divulga gabarito preliminar de seleção de nível médio

A Comarca de Arenápolis (235 km a oeste da Capital) torna público o gabarito preliminar da prova.

10 de Setembro de 2019 as 16h51

Fórum Sinop

OAB rebate críticas de deputado referente a construção de novo Fórum em Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde

A falta de espaço é tamanha que obrigou o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) a alugar imóvel particular para abrigar o arquivo do Fórum

10 de Setembro de 2019 as 13h39

Insanidade

Justiça autoriza exame de insanidade mental de sobrinho que matou tia e arrancou o coração dela em Sorriso

Tia foi morta a facadas pelo sobrinho no dia 2 de julho, em Sorriso. Sobrinho arrancou o órgão e o entregou para a filha da vítima.

10 de Setembro de 2019 as 13h32

Judiciário

Judiciário mato-grossense alerta para a necessidade de discutir sobre a prevenção ao suicídio

A sede do Poder Judiciário de Mato Grosso, o prédio do Tribunal de Justiça, está iluminada com a cor amarela

09 de Setembro de 2019 as 15h55

Judiciário

Poder Judiciário reduz consumo de energia elétrica com medidas de conscientização

Garantir a melhor utilização da energia elétrica através de medidas que promovam o seu uso racional

09 de Setembro de 2019 as 15h48

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO