Judiciário

Processo contra tenente dos bombeiros acusada de causar morte de aluno em MT é enviado para Vara Militar

Processo contra tenente dos bombeiros acusada de causar morte de aluno em MT é enviado para Vara Militar

Decisão Judicial | 05 de Abril de 2018 as 17h 09min
MT Agora - G1 MT

Izadora Ledur era instrutora de curso dos bombeiros em Cuiabá (Foto: Câmara Municipal de Barra do Garças/Reprodução)

Processo contra a tenente do Corpo de Bombeiros, Izadora Ledur de Souza, acusada de causar a morte do aluno, Rodrigo Patrícia Claro, de 21 anos, durante um treinamento em Cuaibá, foi encaminhado para a Vara Militar. A decisão é do juiz Marcos Faleiros, da 7ª Vara Criminal, onde o caso tramitava.

A decisão do magistrado foi proferida durante audiência nesta quarta-feira (4). Izadora deveria prestar depoimento, mas não compareceu. Por causa da decisão, a oitiva foi suspensa.

De acordo com o processo, o aluno estava sob a guarda e a responsabilidade da tenente durante a realização de atividades aquáticas.

Na ocasião, ela teria submetido a vítima “a intenso sofrimento físico e mental, por meio de afogamentos e submersões sucessivas, ameaças de desligamento do curso, perseguições, ofensas e xingamentos humilhantes, com o propósito de castigá-lo em razão de seu mau desemprenho durante a formação”.

Na decisão, o magistrado cita um parecer do Ministério Público e declina da competência para processar e julgar o caso. Com a decisão, o caso passa a tramitar na 11ª Vara Criminal Especializada da Justiça Militar.

Rodrigo Claro morreu no dia 15 de novembro. Depois disso, Ledur passou três meses monitorada por tornozeleira eletrônica e afastada da função, após apresentar atestados médicos.

Ledur é acusada e responde no processo por tortura. Outros cinco militares são acusados de omissão na morte do aluno e responde em processos separados.

São réus por omissão o tenente-coronel Marcelo Augusto Revéles Carvalho, comandante do 1º batalhão e superior da tenente; o tenente Thales Emmanuel da Silva Pereira, o sargento Diones Nunes Sirqueira, cabo Francisco Alves de Barros e sargento Eneas de Oliveira Xavier.

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Terça Feira

Lucas do Rio Verde, MT

Tempo nublado

24º

COTAÇÃO