Saúde Mulher

Saúde Mulher: Cuidados com a menstruação durante o verão

Existem dicas de como mudar o clico menstrual para aproveitar o sol e tudo o que há de melhor no verão, sem se preocupar com o fantasma da menstruação

Fonte: MT Agora
14 de Janeiro de 2020 as 12h 35min

Durante o verão, de acordo o Instituto Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia (IBGO), 82% das mulheres sentem desconfortos maiores durante a menstruação. Se sentem mais inchadas, ficam estressadas, há mais queda de cabelo e se preocupam com o ciclo menstrual, pois, evidentemente, esse período passa a impossibilitá-las de aproveitar diversos bons momentos dessa estação, como, por exemplo, as idas à praia e os banhos de piscina, lagos ou cachoeiras.

Entretanto, existem dicas de como mudar o clico menstrual para aproveitar o sol e tudo o que há de melhor no verão, sem se preocupar com o fantasma da menstruação. Para isso, precisa-se apenas de organização e de acompanhamento médico.

Métodos hormonais são o segredo para o controle da menstruação
Segundo os ginecologistas, a única maneira de se controlar a menstruação é através dos métodos hormonais.

As mulheres que fazem uso da pílula anticoncepcional podem ignorar a pausa entre uma cartela e outra, pois assim ela não menstrua e, após suspender o uso do medicamento, a menstruação volta ao normal naturalmente.

Caso você não use de nenhum método anticoncepcional, não se preocupe, ainda dá tempo de você alterar seu clico menstrual, basta apenas procurar um médico e escolher dentre uma das diversas opções para isso.

Contudo, ainda não existem outros métodos que consigam parar ou alterar o ciclo menstrual além dos medicamentos de cunho hormonal. 

Cuidados com a TPM durante o verão
Existe uma história de que a Tensão Pré-Menstrual (TPM) piora durante o verão, porém, médicos especialistas afirmam que isso não é verdade de fato, trata-se de um mito. A única coisa verdadeira dessa afirmação é que o calor pode aumentar as sensações físicas ruins desse período em mulheres mais suscetíveis à TPM, ou seja, o desconforto pode aumentar nessa época do ano, cerca de 82% da população feminina relata isso, conforme estudos realizados.

Nesses casos, as mulheres acabam se sentindo mais cansadas, irritadiças, estressadas e com diversas variações de humor, somando-se com os desconfortos físicos de dor de cabeça, inchaço e queda de pressão.

No entanto, mesmo nessas situações, existem três dicas infalíveis para que se diminua essas sensações desagradáveis durante o período menstrual no verão, sendo elas:
⦁    Boa alimentação, no sentido de comer saudável e de forma correta;
⦁    Beber bastante líquido e manter-se hidratada;
⦁    A prática de exercícios físicos ou esportes mais leves.

Outros estudos do IBGO comprovam que, ao adotar esses três hábitos simples, as chances de se aliviar os sintomas mais intensos da menstruação durante o verão é de 90%.

Os mitos sobre a menstruação e o contato com a água
Muita gente diz que quem está menstruada ou prestes a menstruar, não deve entrar na água. Contudo, essa falácia trata-se de mais uma inverdade, pois entrar na água impede o sangramento da menstruação.

Isso porque, entrando na água, as paredes vaginais internas da mulher se estreitam, criando uma espécie de vácuo que serve de proteção para que agentes externos não entrem. Sendo assim, não há risco de ocorrer a menstruação dentro da água.

Porém, é preciso tomar cuidado na hora de sair da água, pois esse vácuo se desfaz e o fluxo pode ocorrer normalmente.

Problemas com a saúde intima feminina durante o verão
Com a chegada da estação mais quente do ano, alguns problemas característicos desse período podem ocorrer e prejudicar a saúde íntima feminina. Dentre tais problemas, estão: proliferação de fungos e bactérias, infecções urinárias ou vaginais e casos de dores ou desconfortos menstruais muito mais intensos.

Segundo pesquisas do Ministério da Saúde, feitam em 2018, as chances de se contrair algum problema desse tipo no verão aumenta em 54%. Por isso, é preciso sempre ficar atento em mudanças e variações.

Por exemplo, em caso de dores muito fortes durante o período menstrual, é preciso consultar, devido ao risco de endometriose, há muitos casos diagnosticados dessa doença nos últimos tempos. É preciso ficar atento, procure tratamento o mais rápido possível com um médico ginecologista ou em uma Clínica Especializada em Endometriose.

Para poder aproveitar dias quentes e curtir o verão da melhor maneira, mantenha se com mente e corpo saudáveis, é fato que essa época do ano as mulheres ficam mais suscetíveis a agravar algum tipo de problema, como vimos, mas fique sempre atento aos sinais do corpo.


COMENTARIOS

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO