Caso Isabele

Adolescente que atirou e matou Isabele é internada em unidade socioeducativa por determinação judicial em MT

Juíza determinou apreensão a pedido do MP, que entendeu que amiga de Isabele Ramos, de 14 anos, teve intenção de matá-la.

Fonte: Ianara Garcia | G1
16 de Setembro de 2020 as 08h 42min

Isabele Guimarães Rosa, de 14 anos, morreu ao ser atingida por tiro na cabeça no condomínio Alphaville, em Cuiabá — Foto: Instagram/Reprodução

A adolescente de 15 anos que atirou em Isabele Guimarães Ramos, de 14 anos, se apresentou na noite desta terça-feira (15) na Delegacia Especializada do Adolescente. Isabele morreu com um tiro no rosto em 12 de julho deste ano, em um condomínio de luxo de Cuiabá. O disparo foi feito pela jovem, que, durante as investigações, alegou ter sido involuntário.

A internação dela foi determinada pela juíza Cristiane Padim, da Vara da Criança e da Juventude de Mato Grosso. A decisão atendeu a um pedido do Ministério Público Estadual (MPE), que entendeu que a adolescente cometeu ato infracional análogo ao crime de homicídio doloso (veja vídeo ao final da reportagem).

A defesa da adolescente informou que vai ingressar com um pedido de habeas corpus para tentar reverter a decisão judicial que determinou a internação.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê que menores que cometem atos infracionais análogos a crimes hediondos – como estupro e homicídio qualificado – sejam internados.

Logo depois da morte de Isabele, a polícia ouviu a amiga da vítima. Ela alegou que subiu até o quarto dela, que fica no andar de cima do sobrado onde Isabele morreu, para guardar a arma do namorado. Isabele estava no banheiro do quarto nesse momento. A adolescente disse que pegou o case – uma maleta onde estavam duas armas – e subiu, obedecendo ao pai. Apesar de estar guardada, a arma estava carregada.

Segundo ela, uma das armas caiu no chão e a adolescente tentou pegar, mas se desequilibrou ao levantar e o objeto acabou disparando, quando ela estava do lado de fora de banheiro. No entanto, essa versão foi contestada por laudos periciais.

Para a polícia, a versão apresentada pela adolescente era incompatível com o que aconteceu no dia da morte e a conduta dela foi dolosa, porque, no mínimo, ela assumiu o risco de matar a vítima.

Além da adolescente, o namorado dela, de 16 anos, também foi indiciado por ato infracional análogo ao porte ilegal de arma de fogo, porque transitou armado sem autorização. Ele levou as armas para a casa da namorada, onde ocorreu o crime.

As armas eram do pai dele. Por causa disso, o pai dele também foi indiciado. Segundo a polícia, mesmo tendo alegado que não tinha conhecimento de que as armas tinham sido levadas pelo filho, ele foi indiciado por omissão de cautela na guarda de arma de fogo, já que teria obrigação de guardar as armas em local seguro.

O pai da adolescente que atirou, que é empresário, foi indiciado por posse de arma de arma de fogo, homicídio culposo, entrega de arma para adolescente, previsto no Estatuto do Desarmamento, e fraude processual.

Cena alterada
Para a polícia, o empresário pai da adolescente teve uma conduta que pode ter atrapalhado a investigação. “Quando a equipe do Samu chegou (na casa), havia apetrechos de armas em cima da mesa e ele pediu para que a mulher guardasse. Isso não poderia ter sido alterado”, disse o delegado Wagner Bassi, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que conduziu a investigação.

A cápsula da bala que atingiu a adolescente na cabeça também foi movimentada depois do crime pelo filho dele, que é irmão gêmeo da adolescente que atirou, o que pode ter atrapalhado a investigação.

Quatro policiais, sendo um delegado, dois investigadores da Polícia Civil, e um policial militar que foram até a casa depois do crime são investigados por improbidade administrativa.

Reconstituição
A reconstituição da morte de Isabele foi feita entre 18 e 19 de agosto, na casa da menina que atirou. O processo durou sete horas, e a adolescente não participou. A defesa alegou que ela não estava em condições psicológicas.

A jovem que atirou foi representada por uma atriz que tinha estatura e pesos compatíveis.

Foram reproduzidos todos os movimentos realizados pelos envolvidos no caso para apontar a compatibilidade das versões apresentadas na investigação. A simulação foi feita com três disparos.

A reprodução também contou com um grupo de 41 profissionais entre investigadores, escrivães, delegados e peritos.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Policia

Prisão

Vendedores de cartelas de bingo beneficente são presos em MT; R$ 1,5 mil por cartela

Em diligência por uma região de vários assentamentos, os policiais abordaram dois moradores que e disseram terem comprado uma cartela e pago R$ 1 mil

19 de Setembro de 2020 as 14h37

Prisão

Homem é preso após roubar celular de casal em MT

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939

19 de Setembro de 2020 as 14h35

Apreensão

Armas são apreendidas em cidade do interior de Mato Grosso

A polícia da cidade de Guiratinga-MT encontrou com um motociclista durante abordagem uma espingarda, com 13 munições. O homem não apresentou resistência.

19 de Setembro de 2020 as 14h28

Droga

Polícia acaba com festa regada por drogas em Rondonópolis

Moradores acionaram a PM via 190 após ouvir barulhos de tiros vindo da residência

19 de Setembro de 2020 as 14h25

Prisão

Caminhoneiro é preso após extraviar carga de 32 toneladas de milho em Mato Grosso

A policia militar da cidade de Querência (a 945 km de Cuiabá) foi acionada e prendeu na última quarta-feira (16), um caminhoneiro acusado de extraviar uma carga de milho.

19 de Setembro de 2020 as 14h22

Agrotóxico

Motorista é preso com mais de 800 kg de agrotóxico contrabandeado em rodovia de MT

A carga de origem Paraguaia e Chinesa estava divida em aproximadamente 625 kg em pó acondicionados em sacos plásticos e 200kg em galões de 20 litros.

19 de Setembro de 2020 as 13h18

Capacitação

Policiais são capacitados em Instrução de Operador de Drone em Mato Grosso

Vinte policiais civis lotados na Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derrfva), concluíram na quinta-feira (17.09) mais um módulo do cronograma anual de capacitação e nivelamento desenvolvido pela unidade e

18 de Setembro de 2020 as 17h34

Reforço

Polícia reforça patrulhamento rural em Mato Grosso

A partir desta semana o policiamento ostensivo será intensificado e a fiscalização reforçada para prevenir crimes de roubos e furtos de defensivos, insumos e maquinários nas propriedades rurais

18 de Setembro de 2020 as 17h27

Boca de Fumo

Polícia apreende 1 kg de maconha e fecha boca de fumo em Sinop

Policiais do Serviço de Inteligência da PM monitorava a residência que foi apontada como ‘boca de fumo’ do tráfico de drogas

17 de Setembro de 2020 as 13h06

Drogas

Cinco pessoas são presas por tráfico de drogas no Residencial Francisca Loureiro Borda

Um adolescente foi apreendido junto com o suspeitos, a maioria fazia uso de tornozeleira eletrônica.

17 de Setembro de 2020 as 12h59

Homicídio

Duas mulheres são detidas por tentativa de homicídio em Rondonópolis

Os policiais perceberam que o crime foi premeditado devido a placa do carro estar com uma fita isolante para dificultar o reconhecimento.

17 de Setembro de 2020 as 12h40

Boca de Fumo

Força Tática prende suspeitos, apreende drogas e fecha boca de fumo em Sorriso

Os dois suspeitos foram presos por crimes de associação ao tráfico de drogas, receptação e tráfico de entorpecentes.

17 de Setembro de 2020 as 12h36

Prisão

Irmãos fazendeiros são presos suspeitos de mandarem matar advogado em Juara (MT)

Até agora seis pessoas já foram presas suspeitas de envolvimento no assassinato de Milton Queiroz Lopes, de 51 anos. Ele foi baleado no escritório dele e morreu enquanto tentava fugir em direção à rua.

17 de Setembro de 2020 as 12h16

Foragidos

Foragidos por homicídio, estupro e tráfico de droga são capturados em Cocalinho e Barra do Garças

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939.

17 de Setembro de 2020 as 12h04

Pistola

PM encontra pistola com frequentadores de boate em Várzea Grande

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939.

16 de Setembro de 2020 as 14h47

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO