Policia

Agentes localizam e apreendem 80 trouxas de maconha no CDP em Lucas

Nessas celas estão os detentos considerados de maior periculosidade da unidade, sendo que alguns deles se declaram integrantes da facção criminosa de atuação nacional Comando Vermelho.

Revista no CDP | 09 de Janeiro de 2018 as 08h 44min
MT Agora - Sérgio Nery | Leia Lucas

A operação de revista e busca minuciosa foi deflagrada por Agentes Prisionais do Centro de Detenção Provisória de Lucas do Rio Verde na tarde desta segunda-feira. O trabalho teve início por volta das 13:00 horas e teve duração aproximada de quatro horas.

O foco principal era o setor onde ficam as celas de números 7, 8, 9, 11 e 12. Nessas  celas estão os detentos considerados de maior periculosidade da unidade, sendo que alguns deles se declaram integrantes da facção criminosa de atuação nacional Comando Vermelho. Foram encontradas cerca de 80 embalagens de uma substância análoga a maconha.

O material estava escondido em pequenas fissuras nas paredes, feitas pelos detentos, e no interior de alguns colchões. Existe a suspeita de que reeducandos que se declaram integrantes do Comando Vermelho seriam os responsáveis pela droga. Eles possivelmente estariam comercializando o produto no interior da unidade prisional.

A direção da unidade prisional tem contado com o esforço da equipe de Agentes Prisionais no objetivo de coibir a entrada de materiais alheios ao ambiente prisional, como celulares e entorpecentes. Mas a cada apreensão realizada, os criminosos mudam seu modo de operar, recrutando pessoas que não despertariam suspeita, como familiares de detentos.

A realidade é parecida em todas as unidades prisionais de Mato Grosso, e no CDP de Lucas, o efetivo reduzido de Agentes dificulta as ações. Outro fator que compromete o desenvolvimento dos trabalhos na unidade é a superlotação. Atualmente, o Centro de Detenção Provisória de Lucas do Rio Verde é ocupado por 289 detentos, em um espaço construído para abrigar em condições normais a uma população carcerária de 144 reeducandos.

Na semana passada, os Agentes inibiram uma situação de tensão criada pelos detentos que supostamente seriam integrantes do Comando Vermelho. A ação dos Agentes impediu que a tensão se transformasse em rebelião e fuga. Dessa vez, o trabalho resultou naquela que é considerada a maior apreensão de entorpecente dentro da unidade prisional.

O material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil, juntamente com o relatório do trabalho e os nomes dos detentos suspeitos de serem os responsáveis pelo produto. Eles poderão responder pelo crime de tráfico de drogas.

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Sexta Feira

Lucas do Rio Verde, MT

Tempestades

24º

COTAÇÃO