Fotos de Acidentes

Atenção! Tirar fotos de acidentes é crime e pode dar cadeia

Existe previsão legal para isso, e você confere o que a lei determina na próxima seção deste artigo.

Por: Gustavo Fonseca | Cenário MT
10 de Novembro de 2019 as 15h 14min

É muito comum, hoje em dia, o compartilhamento instantâneo de mensagens sobre os mais variados assuntos, por meio das redes sociais, como Whatsapp e Facebook por exemplo.

A facilidade de acesso à informação, por esses meios, é muito maior do que em tempos anteriores, mas é preciso saber até que ponto tal facilitação é benéfica.

Mais do que isso, apesar de a liberdade de expressão ser uma garantia constitucional, é necessário saber até onde vai o limite para a disseminação de determinados conteúdos.

Um exemplo disso é o compartilhamento de imagens de acidentes e suas vítimas, muitas vezes fatais.

Fotos e vídeos de acidentes aguçam a curiosidade de quem presencia o ocorrido, bem como de quem se alimenta dessas informações pela internet.

Mas saiba que divulgar, ou somente compartilhar, imagens de vítimas de acidentes pode levar os responsáveis à cadeia.

E é sobre isso que Gustavo Fonseca irá falar neste artigo aqui no CenárioMT.

Portanto, se você quer saber qual pena pode ser aplicada a quem divulga esse tipo de conteúdo, acompanhe esta publicação até o final.

Boa leitura!

Casos famosos de acidentes que viralizaram na internet

Pare um pouco e pense se você nunca viu nenhuma imagem de acidente de trânsito na internet.

Provavelmente, você já deve ter se deparado com alguma publicação desse tipo ou recebeu conteúdos dessa espécie de algum amigo.

Alguns acidentes ficaram muito famosos ao serem divulgados em todos os meios de comunicação, por envolverem personalidades conhecidas pelo público.

Você deve lembrar, por exemplo, do acidente envolvendo o avião que levava a equipe da Associação Chapecoense de Futebol para a Colômbia, em 2016, e caiu antes de conseguir pousar.

Outro caso famoso de acidente aéreo ocorreu recentemente, em Sergipe, onde caiu o avião que transportava o cantor Gabriel Diniz, vitimando o artista.

Saindo dos desastres aéreos e passando para um caso de acidente de trânsito, como não lembrar do acidente que levou a óbito o cantor Cristiano Araújo e sua namorada em 2015?

Casos como esses acontecem com certa frequência, principalmente quando se trata de acidentes de trânsito, mas os mencionados acima estiveram sob os holofotes da curiosidade das pessoas.

O fato de envolverem nomes já conhecidos nacionalmente e de resultarem em verdadeiras tragédias movimenta os curiosos, que não resistem em olhar as tristes imagens.

Além disso, muitas pessoas sentem a necessidade de enviar esses conteúdos para que seus amigos também possam conferir o desastre.

Acontece que esses compartilhamentos desenfreados desrespeitam não somente as vítimas dos acidentes, mas, também, familiares e amigos que sofrem ainda mais com tamanha publicidade dada à ocorrência causadora de sua dor.

Com isso, cabe questionar o que pode acontecer com quem divulga e ajuda na disseminação de imagens de acidentes.

Existe previsão legal para isso, e você confere o que a lei determina na próxima seção deste artigo.

Tirar e compartilhar foto de acidentes pode dar cadeia

Muitas vezes, a internet permite que as pessoas tenham a falsa sensação de anonimato, levando-as a acreditar que estão protegidas pelas telas de seus computadores e smartphones.

No entanto, é importante saber que não é bem assim que acontece, pois, pela possibilidade da ocorrência dos chamados crimes cibernéticos, existem previsões legais para quem assume posturas transgressoras na web.

Focando precisamente no compartilhamento de imagens de acidentes de trânsito, é importante destacar o que pode acontecer com quem expõe vítimas dessas situações na internet.

Você já ouviu falar em vilipêndio?

Essa é uma palavra-chave quando se fala em crime por exposição de imagens de vítimas de acidentes.

Isso porque está determinado, no art. 212 do Código Penal, que vilipêndio ao cadáver é crime.

Vilipêndio significa desrespeito, desprezo, falta de consideração, menosprezo, dentre outros significados similares.

Com isso, fica mais fácil entender que desrespeitar um cadáver é crime previsto em lei, podendo levar o culpado a receber as seguintes penalidades:

  • um a três anos de detenção;
  • multa.

Além disso, tramita, no Senado, um Projeto de Lei (PL nº 79, de 2018) proposto pelo Senador Ciro Nogueira.

A proposta pretende estabelecer penalidades similares às previstas no art. 212 para o caso de divulgação de imagens de vítimas não-fatais de acidentes.

Caso seja aprovada, essa alteração adicionará um artigo à lei, criando, então, o art. 140-A ao Código Penal, para evitar que pessoas sigam sendo expostas a esse tipo de constrangimento.

Com isso, pretende-se criminalizar essas ações, visto que, atualmente, a divulgação de pessoas acidentadas ou em situação constrangedora somente é julgada em esfera cível, caso a vítima entre com processo.

Dessa forma, pode ser que os casos de desrespeito a vítimas de acidentes diminuam, evitando o aumento do sofrimento de quem se vê obrigado a passar por esse tipo de situação.

Outra postura que precisa ser promovida entre a população é a tomada de atitudes conscientes ao volante, para evitar que os acidentes que são compartilhados nas redes sociais sequer aconteçam.

A seguir, veja quais atitudes contribuem para a ocorrência de acidentes de trânsito.

Atitudes ao volante que causam acidentes

Normalmente, a palavra acidente nos remete a algum acontecimento inesperado, fora do que está planejado.

De fato, acidentes são situações inesperadas, mas, algumas vezes, são causados pela falta de cuidados que, quando tomados pelos usuários do trânsito, podem evitá-los.

Estatísticas demonstram que algumas infrações de trânsito apresentam índices altos de ocorrências, comprovando que a imprudência dos motoristas pode ser um dos principais fatores de risco no trânsito.

Por isso, decidi listar os principais fatores de risco no trânsito, para ajudá-lo a perceber quais atitudes devem ser evitadas para prevenir acidentes. Confira:

  • ultrapassar o limite de velocidade;
  • dirigir depois de ingerir bebida alcoólica;
  • usar o celular ao volante;
  • realizar ultrapassagens perigosas;
  • deixar de dar manutenção ao veículo.

Acima, listei apenas alguns atos que contribuem para a ocorrência de acidentes de trânsito, mas é óbvio que existe uma série de ações que podem levar a isso.

Por isso, deixo o recado para que você pense em tudo o que pode acontecer se você ou sua família forem vítimas de acidente, e dirija sempre com responsabilidade.

Conclusão

Neste artigo, você viu que divulgar imagens de acidentes é crime e pode levar à prisão, e que o período de detenção pode ser de até três anos.

Procurei destacar os casos de acidentes mais comentados na mídia, para reforçar que a exposição feita da forma como pôde ser vista nesses casos é extremamente desrespeitosa às vítimas e seus familiares.

Além disso, leve em consideração a lista dos principais fatores de risco no trânsito, e colabore para que todos tenham uma circulação mais segura pelas vias.

Deixe sua opinião a respeito do assunto abordado nesta publicação nos comentários.

Por fim, sugiro que, ao invés de compartilhar imagens de acidentes, você mande este texto para seus amigos, para estimular o respeito entre as pessoas e para que eles saibam que tirar foto de acidentes pode dar cadeia.


COMENTARIOS

Mais de Policia

Drogas

Polícia Militar prende mulher com drogas e três suspeitos com tornozeleira em festa regada a entorpecentes

Uma jovem de 22 anos confirmou que era a dona da bolsa

05 de Dezembro de 2019 as 08h58

Posse ilegal

Jovem é preso por posse ilegal de arma de fogo e munição

O suspeito foi detido por posse ilegal de arma de fogo e de munição e encaminhado junto com o material apreendido à delegacia de polícia.

04 de Dezembro de 2019 as 09h31

Agressão

Marido é detido por agressão e ameaça no Bairro Jaime Seiti Fujji

A mulher contou aos policiais que constantemente sofre agressões físicas e ameaças de seu marido.

04 de Dezembro de 2019 as 09h30

Acidente

Criança é atropelada por motociclista na Avenida Goiás

A criança de 11 anos, se queixava de dores no abdômen e tinha uma escoriação no joelho direito.

29 de Novembro de 2019 as 17h33

Briga

Casal é detido por briga em estabelecimento comercial em Lucas do Rio Verde

Foi dada voz de prisão a mulher depois que ela resistiu e xingou um policial.

29 de Novembro de 2019 as 17h32

Tentativa de Roubo

Menor de 15 anos é apreendido por suspeita em participação de tentativa de homicídio ocorrido no Bairro Téssele Júnior

Ele foi apreendido no mesmo bairro onde aconteceu a tentativa de assassinato

29 de Novembro de 2019 as 17h30

Tentativa de Homicídio

Jovem é vítima de tentativa de homicídio em Lucas do Rio Verde

O jovem apresentava ferimentos no pescoço e outro na cabeça.

27 de Novembro de 2019 as 06h10

Crime

Jovem é preso após esfaquear a mãe, fazer cova e ameaçar matar a irmã de 7 anos em MT

Ele afirmou que tentou matar a mãe e pretendia enterrar a irmã dele no quintal em Nova Ubiratã. Mãe disse à PM que rapaz é dependente químico e fica agressivo toda vez que fica sem usar drogas.

25 de Novembro de 2019 as 10h17

Manobras Perigosas

Pai é detido por tentar encobrir manobras perigosas de filho que conduzia veículo embriagado

O homem de 42 anos teria se apresentado como condutor do Renault Fluence de cor prata, mas testemunhas disseram que ele estaria ocultando o verdadeiro motorista

25 de Novembro de 2019 as 09h54

Agressão

Mulher é agredida pelo convivente ao chegar em casa do trabalho

Após a agressão o homem ainda a teria a ameaçado e a expulsou de casa, ficando com os dois filhos trancado na residência.

25 de Novembro de 2019 as 09h53

Agressão

Padrasto é preso por agressão e ameaça de morte à enteada

O homem teria desferido um soco na cabeça da jovem, que correu do suspeito, que começou a quebrar tudo dentro da casa

25 de Novembro de 2019 as 09h51

Ameaça

Motorista é detido após bater em carro, voltar e ameaçar envolvidos

A mulher teria tentado conversar com o motorista sobre o prejuízo causado por ele, mas o homem não quis saber de papo e deixou o local com seu veículo, em visível estado de embriaguez alcoólica.

25 de Novembro de 2019 as 09h50

Ação Rápida

Dupla tenta fugir da PM, mas é detida com maconha

Os suspeitos de 20 e 24 anos, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia juntamente com a droga, uma moto, 3 celulares e R$ 136,00 em dinheiro.

25 de Novembro de 2019 as 09h49

Roubo

Polícia apreende camioneta roubada de residência no Parque das Emas

Dois homens armados, com revólver e pistola, chegaram à residência, renderam o casal e seu filho pequeno

25 de Novembro de 2019 as 09h48

Prisão Preventiva

Agente penitenciário suspeito de torturar mulher e enteado tem prisão preventiva decretada em MT

Suspeito foi encaminhado para presídio de Santo Antônio de Leverger.

22 de Novembro de 2019 as 06h55

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO