Segurança

Cães farejadores auxiliam na fiscalização na fronteira

Os animais não têm nenhum contato com a droga, explica o sargento. Para os cães, o trabalho não passa de uma brincadeira.

MT Agora - Sesp-MT
17 de Março de 2016 as 03h 25min

Quinze segundos. Esse foi o tempo que a Mel, uma cadela da raça pastor belga malinois, levou para encontrar um tablete de maconha, escondido no motor de um veículo, durante uma apresentação a 36 estudantes da escola particular Centro Educacional Anália Franco, em Cáceres.

“Em uma situação real, o tempo seria menor”, explicou o treinador, o 2º sargento BM Dirlei Correia Medeiros, que acompanhou as crianças na visita, realizada na última sexta-feira (11.03), no Canil Integrado de Fronteira.

Os estudantes acompanharam curiosos os passos de Mel, que farejou cada canto do carro, até encontrar o seu alvo. No capô do veículo, o comportamento do animal mudou: balançando o rabo, passou a arranhar o local com as patas. “Com esse comportamento ela indicou para o seu treinador que a droga estava ali”, explicou Medeiros aos alunos.

O esforço de Mel foi recompensado por seu treinador com ração. Dos estudantes, vieram aplausos. A estudante Letícia Lino de Oliveira Silva não conhecia o trabalho dos cães farejadores do canil e se disse surpresa. “É muito impressionante o treinamento e a obediência dos cachorros”.

Brincadeira

Os animais não têm nenhum contato com a droga, explica o sargento. Para os cães, o trabalho não passa de uma brincadeira.

Mel, por exemplo, brincou com o seu treinador utilizando uma bolinha de tênis que estava com um odor semelhante ao da maconha. Após algum tempo, o treinador fingiu esconder o objeto no veículo. “A partir dessa brincadeira o animal começa a caçar a bola no carro”.

Os alunos também acompanharam a apresentação da cadela Dara, da raça labrador, que simulou uma ocorrência de busca na mata. Após um comando, ela se embrenhou na mata para achar um policial que fazia o papel de vítima na simulação. Logo, os estudantes foram surpreendidos com os latidos de Dara. "É assim que ela avisa o seu treinador que localizou o alvo”, diz.

O rastreio é outra modalidade de busca realizada por Dara. “A partir do cheiro da peça de roupa da pessoa desaparecida, ela consegue seguir o rastro”.

A coordenadora pedagógica da escola particular, Andreia de Assunção Rodrigues, disse que irá voltar com outros alunos. “É muito importante conhecermos o trabalho que é realizado em prol da sociedade”.

Faro aguçado

 O cão é uma arma poderosa para encontrar entorpecentes e pessoas desaparecidas, diz o 2º sargento BM Dirlei Correia Medeiros. "Os cães farejadores estão sendo muito usados na fiscalização de fronteira no Estado. O faro dele é 50% mais poderoso que o nosso”, falou.

Atualmente 10 cães farejadores estão auxiliando as instituições de Segurança Pública que atuam nos mais de 900 quilômetros de faixa de fronteira do Brasil com a Bolívia.

Labrador e pastor belga malinois são as raças usadas pelo Canil, com especializações em faro de drogas, proteção e guarda, e busca e resgate.

O Canil Integrado de Fronteira é coordenado pelo Grupo de Especial de Segurança de Fronteira (Gefron). Os animais são submetidos a treinamentos diários realizados por policiais civis, militares e bombeiros que trabalham no local.

“O canil desempenha um papel muito importante dentro da estratégia do policiamento especializado de fronteira auxiliando na fiscalização”, destacou o coordenador do Gefron, tenente-coronel PM Jonildo José de Assis.


COMENTARIOS

Mais de Policia

Defensivos e Veículos

Gaeco cumpre mandando em Lucas do Rio Verde e outras cidades contra roubos de defensivos e veículos

A Operação Camuflagem 2 é realizada por agentes do Grupo Especializado de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

11 de Novembro de 2019 as 14h48

Defensivo Agrícola

Defensivos agrícolas são apreendidos em Lucas do Rio Verde durante operação Camuflagem II

As ações foram desencadeadas ainda nos municípios de Sorriso, Nova Mutum, Sinop, São José do Rio Claro, Canarana e Cuiabá.

11 de Novembro de 2019 as 14h44

Furto

Suspeito é detido tentando furtar bicicleta em escola pública

Testemunhas disseram que o suspeito teria entrado na escola com uma bicicleta pedindo ajudar para comprar fraldas para sua filha

11 de Novembro de 2019 as 10h29

Acidente

Rapaz sem habilitação causa acidente no Bairro Menino Deus

A motociclista sofreu escoriações pelo corpo e uma lesão no joelho direito e foi encaminhada pelo Corpo de Bombeiros ao PAM.

11 de Novembro de 2019 as 10h26

Furto

Carro furtado no Bairro Veneza, é encontrado com cabides de roupas furtadas de loja

O carro foi apreendido e entregue ao dono, bem como os produtos (que estavam com etiquetas da loja). Ninguém foi detido até agora.

11 de Novembro de 2019 as 10h25

Produto Ilegal

Motorista é detido por transportar madeira com documentação irregular em MT

PRF também apreendeu 42,40 metros cúbicos de madeira serrada.

10 de Novembro de 2019 as 18h52

Festa Proibida

Polícia encontra 131 adolescentes em boate com acesso a álcool e drogas em MT e os leva para a delegacia junto com o dono

Um dos adolescentes que estava em visível estado de embriaguez relatou que comprou ingresso para o camarote onde era open bar.

10 de Novembro de 2019 as 15h33

Golpe

Polícia Civil prende casal envolvido em golpe de R$ 2 milhões na compra de gado em MT

Polícia Civil prende casal envolvido em golpe de R$ 2 milhões na compra de gado

10 de Novembro de 2019 as 15h29

Investigação

Engenheira morre com tiro na cabeça após ultrapassagem de veículo em Sorriso

Algumas investigações são feitas para buscar imagens de câmeras de segurança. Até o início da tarde o motorista não havia sido identificado ou preso pelos policiais.

10 de Novembro de 2019 as 15h27

Fotos de Acidentes

Atenção! Tirar fotos de acidentes é crime e pode dar cadeia

Existe previsão legal para isso, e você confere o que a lei determina na próxima seção deste artigo.

10 de Novembro de 2019 as 15h14

Tráfico de Drogas

Dois são flagrados comercializando drogas no Bairro Veneza

Um dos suspeitos conseguiu fugir pulando os muros das residências vizinhas deixando cair dois envoltos de maconha

07 de Novembro de 2019 as 09h12

Tráfico de Drogas

Dois jovens são apreendidos com drogas e arma

Os suspeitos já são velhos conhecidos da polícia

07 de Novembro de 2019 as 08h57

Investigação

Funcionário de prefeitura é preso após usar cartão de pessoa morta para fazer empréstimo

Funcionário de prefeitura é preso após usar cartão de pessoa morta para fazer empréstimo

07 de Novembro de 2019 as 08h52

Investigação

Jovem de 23 anos é morta a tiros dentro de casa de prostituição em MT

Jessica Payerl Antunes, de 23 anos, foi encontrada ferida por tiros e estava debruçada em uma mesa. Homem que atirou chegou em uma motocicleta e fugiu após o crime.

06 de Novembro de 2019 as 09h13

Investigação

Jovem é indiciada por matar mulher após briga em boate em MT; ela alega que vítima jogou ácido nela

Jordanya Moreira Rodrigues foi indiciada pelos crimes de homicídio qualificado e lesão corporal.

06 de Novembro de 2019 as 09h07

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Qual é sua opinião sobre o trancamento da pauta pela Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde?

A Favor

Contra

Parcial
veja +

COTAÇÃO