Chacina que matou 3 adolescentes no Beco do Candeeiro completa 20 anos e mães cobram justiça em Cuiabá

PM acusado de cometer os crimes foi julgado e absolvido por mortes no Centro Histórico da capital em 2014. Processo foi arquivado após julgamento e famílias criticam impunidade.

10/07/2018 - 20:46:47

   

Chacina do Beco do Candeeiro ocorreu em 10 de julho de 1998, no Centro de Cuiabá. (Foto: Reprodução/ TVCA)

Famílias dos três adolescentes assassinados há vinte anos na Rua 27 de Dezembro, conhecida como Beco do Candeeiro, em Cuiabá, dizem que ainda esperam por justiça.

Edgar Rodrigues de Arruda, 12 anos, Adileu Santos, 13 anos, e Reinaldo Dias Magalhães de 16 anos foram assassinados no dia 10 de julho de 1998. Porém, até hoje, ninguém foi responsabilizado pelo crime que tornou-se conhecido como a “chacina do Beco do Candeeiro” e as mães das vítimas reclamam da sensação de impunidade.

Apenas um homem foi julgado - e absolvido - pelo crime: o policial militar Adeir de Souza Guedes Filho. Ele foi denunciado à Justiça cinco anos após as mortes, depois de ter sido reconhecido por vítima que conseguiu fugir, mas foi absolvido pelo Tribunal do Júri no dia 17 de setembro de 2014. O G1 tentou, mas não conseguiu localizá-lo para comentar o caso.

O sofrimento das mães

Mãe de Edgar, Albina Rodrigues de Arruda disse à reportagem que recorda a tragédia com detalhes e que nunca superou a dor da perda do filho.

“É como se fosse ontem. Lembro do meu filho 24 horas por dia e de como ele gostava de brincar. É triste, nada irá substituí-lo. É um sentimento que carrego na alma, mas ainda espero pela justiça”, afirmou.

Segundo Albina, neste ano, o filho dela completaria 35 anos. Ela conta que, após a morte de Edgar, precisou ser forte para consegui criar outros dois filhos.

“Minha vida teve que continuar. Consegui criar meus outros filhos. Atualmente, eles estão todos casados e têm família, mas sempre me pergunto: 'como ele estaria hoje?'”, questionou.

A mesma pergunta é feita pela mãe de Adileu, Maria dos Santos Silva. Ela relatou que ver um crime como esse sem solução após duas décadas é frustrante.

“É uma injustiça. Ninguém tem direito de tirar a vida de alguém e ficar impune, livre, depois de 20 anos. Espero por justiça, que algo seja feito. Guardamos um filho no coração e, quanto mais o tempo passa, o sofrimento, que é constante, apenas aumenta”, disse.

Segundo a mãe de Adileu, eles moravam em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, e o filho dela foi assassinado quando veio à capital passar alguns dias.

“Ele estudava em Cáceres, mas a escola entrou em greve. Adileu estava há uma semana em Cuiabá e ficaria na capital até as aulas retornarem, mas infelizmente aconteceu a tragédia”, lamentou.

G1 não conseguiu contato com a mãe da terceira vítima.

Processo na Justiça

Segundo a denúncia feita à Justiça, o PM Adeir Guedes era suspeito de integrar um grupo de extermínio denominado "A Firma".

O policial já cumpriu pena por homicídios cometidos em Poconé e Rondonópolis, a 104 km e 218 km de Cuiabá, respectivamente.

De acordo com o advogado Marciano Xavier das Neves, que à época defendeu o PM, o processo transitou em julgado em 22 de setembro de 2014, sem recurso do Ministério Público Estadual (MPE). Segundo ele, o caso foi arquivado no dia 20 de outubro daquele ano.

MT Agora - G1 MT

Mais Noticias

Acidente De Trânsito

Motociclista sem CNH cai na rua e é flagrado na Lei Seca em Lucas do Rio Verde

Discussão

Lucas: Homem e ex-mulher discutem e trocam empurrões no Bairro Cidade Nova

Motivo Futil

Sorriso: homem mata colega de quarto após vítima retirar roupas sujas do quarto sem permissão

Furto

Bandidos pulam muro e furtam residência no Centro de Nova Mutum

15/07/2018 -

Menina de 4 anos é encontrada andando sozinha durante a madrugada

Ela foi entregue ao Conselho Tutelar, que tenta encontrar seus pais.

15/07/2018 -

Jovem de 21 anos é assassinada a tiros por homem durante festa em restaurante em MT

Testemunhas disseram que homem que atirou estava na festa desde o começo. Thainara Aline Oliveira Silva foi socorrida e morreu no hospital.

15/07/2018 -

Tatuador é acusado de tocar partes íntimas de menina de 7 anos em Sinop

O caso está sendo investigado pela Delegacia da Mulher.

15/07/2018 -

Três homens são presos suspeitos de matar adolescente e atear fogo no corpo dele em plantação em MT

Garoto de 15 anos foi espancado, asfixiado e teve o pescoço cortado com um canivete por criminosos, em Canarana. Suspeitos teriam confundido vítima com outra pessoa, diz polícia.

15/07/2018 -

Garimpos ilegais em reservas indígenas de RO e MT são desativados

Ação foi feita com apoio de soldados da Força Nacional. Materiais usados na extração de minérios foram destruídos pelos agentes.

15/07/2018 -

Ladrões quebram vidro de banco e destroem caixas eletrônicos em MT

Bandidos conseguiram fugir antes da PM chegar; crime aconteceu na madrugada deste sábado (14).

15/07/2018 -

Presos em operação compravam droga em forma de consórcio em MS para vender em MT, diz polícia

Organização criminosa dividia os custos com a compra da droga e a logística do transporte. Entorpecente era distribuído em forma de cadeia até chegar às bocas de fumo, segundo delegado.

14/07/2018 -

Lucas: Corpo de Bombeiros localiza corpo de adolescente que desapareceu após pular de ponte sobre o Rio Verde

Familiares e amigos do garoto passaram o dia às margens do rio acompanhando o trabalho dos bombeiros, inclusive o momento do encontro do corpo, quando houve grande comoção no local.

13/07/2018 -

Adolescente de 16 anos é apreendido dentro de quadra de esportes em Lucas do Rio Verde

O mandado foi expedido após o menor envolver-se em delitos em outra ocasião.

12/07/2018 -

Bandidos armados rendem família em propriedade rural de Lucas do Rio Verde

Os bandidos imobilizaram as vítimas e fugiram levando pertences e o carro da família, um Corolla Toyota.

11/07/2018 -

Jovem desenha pênis em capô de viatura em pátio de delegacia e é detido em Sorriso

O rapaz, de 18 anos, aproveitou a poeira que estava sobre o automóvel para fazer o desenho. Policial que saía da delegacia flagrou a situação e deteve o jovem.

11/07/2018 -

Polícia prende ''estuprador em série'' que atacou oito crianças em Cuiabá

Homem conhecido como 'maníaco da moto' confessou sete dos oito crimes. Vítimas, com idades entre 7 e 12 anos, foram atacadas a caminho da escola.

11/07/2018 -

Mãe biológica pega filha na casa dos pais adotivos em MS, foge para MT e é procurada pela polícia

Gleice Mara Dias pegou menina para visita autorizada pela Justiça e não a devolveu. Segundo a advogada, ela teria ido para Rondonópolis e a família não teve mais notícias.

11/07/2018 -

Bombeiros encontram corpo de jovem que se afogou em rio em MT após ingerir bebida alcoólica

Leonardo Silva da Costa, de 19 anos,se afogou no Rio Jauru em Porto Esperidião, no domingo (8). O corpo dele foi encontrado nesta terça-feira (10).

11/07/2018 -

Piloto de MT que está desaparecido há 15 dias foi contratado para levar avião para o Tocantins, diz família

Último contato de Felipe Zamberlan, de 22 anos, foi feito no dia 24 de junho. Numa ligação para a namorada, ele contou que estava no Pará (PA).

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora