Centro de Detenção Provisória

Com trabalho em fábrica, reeducandos querem construir novo caminho em Lucas do Rio Verde

Os recuperandos são remunerados e têm no trabalho uma chance de não apenas garantir a remição da pena, mas de mostrar que podem contribuir e voltar à sociedade com dignidade.

19 de Março de 2019 as 16h 23min

Quem passa pelas largas ruas planejadas de Lucas do Rio Verde (360 km ao norte de Cuiabá) não imagina que o trabalho de reeducandos e, consequentemente, a esperança de uma oportunidade fora das grades, está por trás da produção de milhares de peças que calçam vias públicas, canalizam a água pluvial, enfeitam praças e são abrigos de paradas de ônibus.

A fábrica de artefatos de concreto e a serralheria instaladas nas dependências do Centro de Detenção Provisória integram o projeto Espaço de Trabalho Vida Nova e foram pensadas como uma forma de ofertar trabalho e ser oportunidade de reconstrução da vida de quem trabalha no local e ainda, reduzir custos para a administração pública. Com o emprego da mão de obra de 27 reeducandos, foram fabricadas no complexo, no ano passado, 153 mil peças de concreto e reformadas 20 coberturas de pontos de ônibus da cidade. Todos os produtos são empregados na área de serviços urbanos do município.

Os recuperandos são remunerados e têm no trabalho uma chance de não apenas garantir a remição da pena, mas de mostrar que podem contribuir e voltar à sociedade com dignidade. Desde que o projeto começou, há quase cinco anos, em uma iniciativa da Prefeitura Municipal com apoio do Poder Judiciário, Fundação Nova Chance, Sistema Penitenciário, Ministério Público, empresa privada e Conselho de Segurança da Comunidade, mais de 50 reeducandos foram empregados no local.
No espaço anexo ao Centro de Detenção Provisória são produzidos blocos, canaletas, tubos para galeria pluvial e de esgoto, estacas de cercas, pavers, telas e tampas de bueiro.

Opção de um caminho diferente
G. R., 46 anos, é um dos trabalhadores mais antigos na fábrica - está há três anos no local. Entre as centenas de blocos de cimento, manilhas e tijolos, ele diz que o trabalho é uma forma gratificante para não ver os dias passarem tão lentamente. “Quem abraça o detento quando ele sai da porta para fora? O próprio crime, já que muitas das famílias estão desestruturadas. Mas, graças a esse trabalho, temos a oportunidade de escolher um caminho diferente para seguir. A maioria das pessoas que está no projeto sai e não retorna mais para a cadeia. Dificilmente pagando só a cadeia tem chance de ressocializar. Por isso que o projeto pode colaborar para mudar nossa vida, pois são poucas as oportunidades que encontramos na rua”, afirma o reeducando que, com seu entusiasmo e dedicação, contagia os demais.

Outro reeducando, G.O.P., diz que participar do projeto é chance de reeducação e que todos ficam na expectativa de ter um bom comportamento para entrar na fábrica.
J.O.T., 65 anos, descreve o cenário de antes e depois da instalação do empreendimento. “Antes, aqui só tinha mato, a maioria dos presos tinha mau comportamento. Hoje, é diferente, nossa mente fica ocupada na fabricação. Nenhum fugiu, machucou ou morreu. Somos agradecidos pelo apoio e confiança depositada em nós”.

O diretor do CDP, José Ronaldo Frutuoso, é categórico quando afirma que o trabalho na unidade prisional transformou o comportamento dos reeducandos e trouxe mais comprometimento a cada um deles. “A oportunidade desenvolvida com várias parcerias é fundamental para não apenas proporcionar trabalho, mas também dar um novo alento a quem hoje está privado de liberdade, mas que um dia será reintegrado à sociedade”, pontua o diretor, afirmando também que o bom comportamento dos trabalhadores resulta em melhor disciplina dentro do centro de detenção. 

Ronaldo acrescenta ainda que o fruto do trabalho ajuda no sustento de algumas famílias.“Eles recebem mensalmente um salário mínimo, que é depositado em conta. Os familiares deles estão bastante felizes com o projeto e alguns, até sem renda, se sustentam com o salário que eles ganham aqui dentro”.

“O trabalho e o estudo são ocupações importantes que podem auxiliar o reeducando a romper o círculo vicioso da criminalidade. E o projeto desenvolvido em Lucas do Rio Verde é exemplo de que a ressocialização pelo trabalho é o caminho para auxiliar na humanização do Sistema Penitenciário”, observa o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores.

Para abrigar os trabalhadores da fábrica, a unidade prisional está concluindo uma ala com capacidade para 48 reeducandos. A ideia é separar os internos que trabalham dos demais reeducandos, a fim de evitar retaliações. No novo espaço, os trabalhadores terão banheiro e poderão receber visitas, como já ocorre na ala comum.


Fonte: Raquel Teixeira | Sesp-MT

COMENTARIOS

Mais de Policia

Crime Bárbaro

Mulher morre após ser jogada de apartamento e companheiro é preso em flagrante por feminicídio

Caso ocorreu na manhã desta segunda (24), em Água Fria, no Recife. Antes de morrer, vítima foi levada à UPA de Nova Descoberta e disse que o autor do crime era o companheiro.

24 de Junho de 2019 as 22h25

Paralisação Nacional

Investigadores de Lucas do Rio Verde aderem à paralisação nessa terça-feira (25)

Policiais civis de MT se manifestam contra a Reforma da Previdência.

24 de Junho de 2019 as 21h15

Agrotóxico Contrabandeado

Luverdense é detido quando viajava em veículo com agrotóxico contrabandeado

Os produtos foram contrabandeados do Paraguai, informou PRF

24 de Junho de 2019 as 21h08

Apreensão

Em Lucas: PM apreende arma de fogo, após flagrar briga de casal

A arma foi apreendida na residência do suspeito, no bairro Parque das Araras, por volta das 22h40.

24 de Junho de 2019 as 20h54

Foi Preso

Detido homem suspeito de arrombar lojas no centro de Lucas do Rio Verde

O homem é suspeito de arrombar as vidraças de duas empresas, localizadas na Avenida Rio Grande do Sul, no centro.

24 de Junho de 2019 as 20h46

Operação Corpus Christi

Número de prisões por embriaguez aumenta 25% no feriado

Dados são da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso durante a Operação Corpus Christi

24 de Junho de 2019 as 11h14

Agressão

Idoso de 81 anos é encontrado morto e jovem suspeito do crime é agredido por moradores

Suspeito foi encontrado caído ao solo e tinha escoriações no rosto. O nome dele não foi divulgado. O idoso foi identificado como sendo Messias Henrique de Andrade.

24 de Junho de 2019 as 07h10

Investigação

Maquinário de usina hidrelétrica pega fogo em MT e incêndio é investigado

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma guarnição foi chamada e o fogo controlado. Não houve registro de feridos.

24 de Junho de 2019 as 07h06

Investigação

Paciente é alvejado com tiros em hospital ao se recuperar de tentativa de homicídio em MT

Jaconias Antônio de Oliveira, de 43 anos, estava internado para se recuperar de outra tentativa de homicídio sofrida há cerca de cinco dias. O atual estado de saúde dele é estável.

24 de Junho de 2019 as 07h05

Direção Perigosa

Motoqueiros em alta velocidade fogem da PM e sofrem acidente

O acompanhamento policial, que culminou com o acidente dos suspeitos, aconteceu na noite deste sábado (22), por volta das 22h00.

23 de Junho de 2019 as 18h17

Violência

Em Lucas: armado com facão, homem invade casa e quebra dedo da ex-mulher

Homem invade residência de ex-mulher e destrói diversos móveis

23 de Junho de 2019 as 18h14

Corpo Encontrado

Corpo de homem é encontrado com a cabeça esmagada em Nova Ubiratã

A vítima foi encontrada com o crânio esmagado. Até o momento ninguém foi preso.

22 de Junho de 2019 as 17h07

Agressão

Mulher repreende marido que chegou embriagado em casa e é agredida por ele e pelo sogro dela em Cuiabá

O marido, ao ver a agressão, também segurou a mulher pelo cabelo e a agrediu no rosto. A mulher reagiu, rasgou a camisa do marido, quebrou o óculos dele e o arranhou no pescoço.

22 de Junho de 2019 as 16h54

Agrotóxico Contrabandeado

Motorista é abordado, mostra nota fiscal falsa e é preso com 141 kg de agrotóxico contrabandeado em MT

O motorista disse que carregou a caminhonete com os produtos em uma loja em Várzea Grande, região metropolitana da capital. Ele foi orientado a entregar os produtos no município de Primavera do Leste.

22 de Junho de 2019 as 16h31

Tráfico De Drogas

Jovem e adolescente são detidos com meia tonelada de maconha em carro roubado abordado em rodovia de MT

Condutor do veículo disse à polícia que estava levando a droga de Dourados (MS) para Cuiabá (MT).

22 de Junho de 2019 as 16h25

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO