Corregedoria defende demissão de delegado e 2 investigadores em MT

Eles são acusados na Justiça de receber propina para proteger traficantes. Corregedoria também pediu por suspensão de outros dois investigadores.

29/03/2017 - 08:14:38

   

Delegado João Bosco Ribeiro está afastado das funções desde junho de 2013 (Foto: Reprodução/TVCA)

A Corregedoria da Polícia Civil emitiu parecer, nesta semana, pela demissão do delegado João Bosco Ribeiro Barros, da sua esposa, a investigadora Gláucia Cristina Moura Alt, e do investigador Cláudio Roberto da Costa, acusados de ajudarem uma quadrilha de traficantes de drogas que atuava em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.

O Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) foi instaurado para apurar as condutas de delegados e investigadores alvos da operação 'Abadom', deflagrada em 2013, por supostamente darem apoio ao tráfico de drogas e por receberem vantagem indevida mediante extorsão para dar 'proteção' a uma quadrilha de traficantes. O G1 não localizou a defesa das partes. Na época em que a operação foi deflagrada, Bosco e Gláucia negaram as acusações.

Segundo a Polícia Civil, a conclusão do PAD  também foi pela suspensão sem remuneração, por 85 e 90 dias, de outros dois investigadores que foram alvos da operação. Um sexto policial, que na época dos fatos encontrava-se em estágio probatório, foi demitido da Polícia Civil quando do início de tramitação do PAD.

A assessoria da Polícia Civil informou que todas as penas são passíveis de recursos das partes e que a decisão do PAD, agora, é encaminhada para o Conselho Superior de polícia, que irá decidir se acata ou não o parecer. As manifestações das defesas dos envolvidos também devem ser avaliadas pelo conselho e, apenas depois, seguem para a Procuradoria-Geral do Estado e, consequentemente, para a sanção do governador. A decisão final é publicada no Diário Oficial do Estado.

Tanto o delegado quanto os investigadores respondem a ação na Justiça em decorrência da operação e encontra-se afastados de suas funções desde junho de 2013, mas continuam recebendo salário normalmente.

Operação
De acordo com as investigações, além de tentar evitar que os criminosos fossem descobertos e presos, os réus ainda negociavam a soltura dos traficantes, como concluiu a Polícia Civil após investigações. Todos os investigados foram presos, mas Bosco e Gláucia foram soltos cerca de uma semana após a operação ser deflagrada.

Depois que o processo foi transferido da Comarca de Várzea Grande para a Vara do Crime Organizado em Cuiabá, as prisões preventivas dos dois foram decretadas novamente. Bosco, então, ficou foragido por quase três meses e se entregou à polícia em setembro de 2013. Menos de um mês depois disso, a Justiça determinou que os policiais respondessem a ação em liberdade.

MT Agora - Lislaine dos Anjos | G1

Mais Noticias

Tráfico de Drogas

Ação Policial resulta na apreensão de quase 5 kg de drogas em Lucas do Rio Verde

Tráfico de Drogas

Trio é preso por tráfico e receptação em Lucas

Revista no CDP

Ação integrada retira cerca de um kg de maconha do CDP de Lucas

Acidente Fatal

Ciclista morre após ser atropelado por veículo em avenida de Lucas do Rio Verde

22/01/2018 -

Vítima reconhece autor de roubo e polícia prende 8 em Lucas do Rio Verde

Oito pessoas entre 19 e 33 anos, foram autuadas e encaminhadas a Delegacia de Polícia por uso ilícito de drogas, produtos de natureza adversa e ainda suspeita de formação de quadrilha.

17/01/2018 -

Mãe acusa em rede social policial por assassinato de adolescente em MT

Rurye Perossi, de 16 anos, foi morta com dois tiros no pescoço em 2016, em Sinop. Investigação já foi concluída, mas, segundo a polícia, corre em sigilo.

16/01/2018 -

Menor volta armado ao local onde praticou roubo e é apreendido em Lucas

Ele tinha uma faca na cintura, o mesmo objeto usado para inibir qualquer reação da vítima no roubo praticado contra a padaria

13/01/2018 -

Funcionária é acusada de desviar mais de R$ 19 mil de empresa

Suspeita fazia cheques fictícios, fazia baixa das notas e roubava o dinheiro

12/01/2018 -

Loja de confecções é assaltada em Lucas do Rio Verde

Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Agora a polícia irá analisar as imagens do circuito interno de segurança para tentar identificar os autores do roubo

11/01/2018 -

Lucas do Rio Verde registra 1° homicídio em 2018

A vítima, um homem que não portava documentos pessoais, foi encontrada pelos socorristas já sem vida na Avenida Sergipe esquina com a Rua Bérgamo.

11/01/2018 -

Grávida é presa por tráfico de drogas em Lucas do Rio Verde

Próximo a um bar, a mulher foi flagrada pelos policiais e com ela eles encontraram uma porção de maconha, uma porção de pedra de base de cocaína e mais de de R$ 273,25 reais em dinheiro.

09/01/2018 -

Casal é preso por tráfico em Lucas

Foi encontrado um revólver calibre 38 e cinco munições intactas, foram apreendidos ainda um par de tênis com valor de mercado de cerca de 800 reais, mais de 1.000 reais em dinheiro, celular e um relógio.

09/01/2018 -

Agentes localizam e apreendem 80 trouxas de maconha no CDP em Lucas

Nessas celas estão os detentos considerados de maior periculosidade da unidade, sendo que alguns deles se declaram integrantes da facção criminosa de atuação nacional Comando Vermelho.

08/01/2018 -

Duas menores são apreendidas por tráfico em Lucas

A Polícia Militar foi acionada com a denúncia de que haviam mulheres praticando a comercialização de entorpecentes.

08/01/2018 -

Ladrões invadem banco pelo teto, arrombam cofre e fogem com dinheiro e armas em MT

Até a manhã desta segunda-feira não havia nenhum suspeito preso ou identificado. Assaltantes destruíram o sistema de alarme e cortaram a parede lateral do cofre.

05/01/2018 -

PC desarticula quadrilha de roubo de venenos e caminhonetes

Apenas uma pessoa foi presa as investigações continuam

03/01/2018 -

PM apreende dois menores furtando casa em Lucas

O terceiro suspeito conseguiu fugir do cerco policial

03/01/2018 -

Jovem é preso ao buscar droga escondida no mato em Lucas

O objetivo do jovem era ganhar algum dinheiro com a comercialização do produto ilícito

02/01/2018 -

Menor é apreendido com simulacro de pistola; droga e dinheiro

O menor foi conduzido para confecção do boletim de ocorrência e em seguida levado para a Delegacia Judiciária Civil.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora