Delegado sugere quebra do sigilo do seu telefone funcional em MT

Stringuetta foi escolhido para conduzir inquérito que apura possíveis interceptações telefônicas ilegais na Polícia Civil

08/06/2017 - 05:46:41

   

A autoridade policial escolhida para conduzir as investigações de supostas interceptações telefônicas ilegais na Polícia Judiciária Civil (PJC), o delegado Flávio Stringuetta, afirmou que possui em seu telefone funcional o telefonema da pessoa que denunciou um suposto plano para “prejudicar” o governador Pedro Taques (PSDB). A informação foi utilizada para a instauração da "Operação Querubim", que em 2015 quebrou o sigilo telefônico de uma suposta amante do ex-secretário Chefe da Casa Civil, Paulo Taques.

O delegado disse ainda que informou a denúncia a então secretária adjunta de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública, a também delegada Alessandra Saturnino de Souza Cozzolino, além do secretário executivo da Sespa época, Fábio Galindo. Stringuetta lembra também que recebeu a mesma informação – o suposto plano para “prejudicar” o governador Pedro Taques, com a participação da amante de Paulo Taques -, da própria Sesp-MT.

As declarações foram dadas em entrevista à Rádio Capital na manhã desta segunda-feira (5). Stringuetta comentava o ofício realizado pela juíza da Sétima Vara Criminal, Selma Rosane Santos Arruda, que pediu “esclarecimentos” sobre duas operações da PC que teriam praticado a fraude conhecida como “Barriga de Aluguel” - que consiste em pedir a autorização de um juíz, normalmente realizada pela PJC ou o Ministério Público Estadual para interceptação telefônica de uma pessoa que não possui relação com o crime investigado.

Uma das operações foi justamente a “Querubim”, de 2015, e que era presidida por Stringuetta. Selma Arruda autorizou as interceptações telefônicas de duas pessoas, uma delas, a da suposta amante de Paulo Taques, identificada como Tatiana Sangalli. “O que tenho a dizer sobre esses dois nomes é que os recebi de uma conversa com a Sesp-MT e também de uma pessoa que tinha conhecimento desses fatos, que me ligou. Tenho essa ligação no meu telefone funcional da época, e pode ser averiguado. Na época conversei apenas com a doutora Alessandra Saturnino, que era adjunta de inteligência, e com o Fábio Galindo [então Secretário Executivo da Sesp-MT]”, disse o delegado.

Stringuetta afirmou que em 2015 recebeu a informação da Sesp-MT, além do telefonema que denunciou o caso, que duas pessoas estariam arquitetando um plano contra o governador Pedro Taques. Na época foi instaurado um inquérito policial (a operação “Querubim”), que posteriormente solicitou a quebra do sigilo telefônico de duas pessoas que estariam arquitetando um plano contra Pedro Taques, entre elas, a amante de Paulo Taques.

Porém, após 45 dias, o delegado disse que encerrou o caso pois “não havia risco ao governador”. O delegado afirmou na entrevista que “respeita” a juíza Selma Arrruda, porém, disse que ela pode ter sido “mal influenciada” no ofício que pediu esclarecimentos à PJC sobre o suposto caso de “Barriga de Aluguel” na "Operação Querubim”. "Não vejo nenhum problema na nossa relação. Tenho também o maior respeito por ela. Sempre tivemos bons contatos. Sempre foi muito séria, muito correta. Acho que ela [Selma Arruda] pode ter sido mal influenciada por alguma informação desencontrada".

O esquema de grampos ilegais veio a tona no dia 14 de maio em reportagem no Fantástico. Seguem presos o coronel Zaqueu Barbosa, ex-comandante da Polícia Militar, e o cabo Gerson Correa Júnior, que são apontados como líderes do esquema de arapongagem.

MT Agora - Diego Frederici | Folha Max

Mais Noticias

Confusão

Homens são levados para delegacia após confusão por programa sexual em Lucas do Rio Verde

Assalto

Em Lucas do Rio Verde: criminosos rendem clientes e funcionários de lanchonete

Agressão

Homem não identificado agride mulher em via pública em Lucas

Assalto

Mulheres têm celulares roubados enquanto faziam caminhadas em Lucas

20/09/2017 -

Homem invade casa, tenta estuprar mãe e filha de 3 anos e é agredido pela vítima, diz PM de MT

Jovem, de 19 anos, aproveitou o momento em que suspeito ficou de costas, pegou um pedaço de madeira e conseguiu golpeá-lo na cabeça. Ele disse à PM que estava embriagado.

20/09/2017 -

Boliviana é encontrada morta com o rosto desfigurado em Sinop

Rosto de Eugênia Surubí Parabá, de 45 anos, estava com marcas de pedradas. Suspeito do crime ainda não foi identificado.

20/09/2017 -

Mãe confessa ter matado o filho no interior do Estado

Empresária disse à Polícia Civil que jovem tinha problemas psiquiátricos e abusava do álcool.

20/09/2017 -

Polícia faz operação e investiga fraude, desvio de dinheiro e pagamentos ilegais em prefeitura de MT

Operação ''Loki'' deve cumprir 12 mandados de busca e apreensão em Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e em Sorriso. Fraude teria envolvimento de prefeito, prestadores de serviço e funcionários públicos.

20/09/2017 -

Fazendeiro é agredido pelo próprio filho a cadeiradas; vitima leva 16 pontos

O fato ocorreu em na fazenda na estrada do Pau Oco, no município de Vera.

20/09/2017 -

Sozinho no bar, homem é cercado por dupla em moto e baleado 18 vezes

As testemunhas não informaram o destino que eles fugiram após cometer o crime.

20/09/2017 -

Homens matam e ''descarnam'' vaca no pasto e deixam apenas a ''barrigada''

Os suspeitos deixaram um facão no local, o que deverá auxiliar a investigação a localizar os responsáveis.

20/09/2017 -

PM prende homem com cinco pistolas e 400 munições em residência em MT

Diante dos fatos, o homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde os policiais constataram que o suspeito já possui passagens criminais por receptação e porte ilegal de arma de fogo.

20/09/2017 -

Operação ''Bairro Seguro'' tem balanço parcial com 38 prisões e 1.416 abordagens

A ação integrada, que conta com mais de 1.100 profissionais das forças de segurança, entre Policia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Politec e Detran, tem como objetivo a redução da criminalidade.

20/09/2017 -

Polícia segue com investigações a roubo de R$ 182 mil de residência

Vítima sofreu várias coronhas que resultou em aprofundamento craniano

18/09/2017 -

Dono de academia de Lucas do Rio Verde é preso após entregar documentos falsos ao CREF/MT

O empresário apresentou documentação falsa ao Conselho Regional de Educação Física – CREF/MT e estaria exercendo de forma irregular a profissão.

18/09/2017 -

Após colheita, polícia faz novas buscas por agrônomo que sumiu há 3 meses após deixar sinais em lavoura em MT

Polícia realizou novas buscas após a colheita da lavoura de milheto, onde a caminhonete dele foi encontrada abandonada, mas ainda não encontrou nenhuma pista.

18/09/2017 -

Menor usa arma de brinquedo para cometer roubo de motocicleta

Momento antes de roubar a motocicleta, o menor teria cometido outro roubo, no bairro Veneza, contra uma senhora.

18/09/2017 -

Polícia de Sinop cumpre ordem judicial e apreende mais de R$ 30 mil roubados em Lucas do Rio Verde

Não foi informado se a caminhonete e o restante do dinheiro foram recuperados.

15/09/2017 -

Vítima de calote denuncia golpe em Lucas do Rio Verde

A Polícia Militar fez a condução de uma das envolvidas para a delegacia judiciária civil, onde as providências cabíveis ao caso foram tomadas.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora