Delegado sugere quebra do sigilo do seu telefone funcional em MT

Stringuetta foi escolhido para conduzir inquérito que apura possíveis interceptações telefônicas ilegais na Polícia Civil

08/06/2017 - 05:46:41

   

A autoridade policial escolhida para conduzir as investigações de supostas interceptações telefônicas ilegais na Polícia Judiciária Civil (PJC), o delegado Flávio Stringuetta, afirmou que possui em seu telefone funcional o telefonema da pessoa que denunciou um suposto plano para “prejudicar” o governador Pedro Taques (PSDB). A informação foi utilizada para a instauração da "Operação Querubim", que em 2015 quebrou o sigilo telefônico de uma suposta amante do ex-secretário Chefe da Casa Civil, Paulo Taques.

O delegado disse ainda que informou a denúncia a então secretária adjunta de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública, a também delegada Alessandra Saturnino de Souza Cozzolino, além do secretário executivo da Sespa época, Fábio Galindo. Stringuetta lembra também que recebeu a mesma informação – o suposto plano para “prejudicar” o governador Pedro Taques, com a participação da amante de Paulo Taques -, da própria Sesp-MT.

As declarações foram dadas em entrevista à Rádio Capital na manhã desta segunda-feira (5). Stringuetta comentava o ofício realizado pela juíza da Sétima Vara Criminal, Selma Rosane Santos Arruda, que pediu “esclarecimentos” sobre duas operações da PC que teriam praticado a fraude conhecida como “Barriga de Aluguel” - que consiste em pedir a autorização de um juíz, normalmente realizada pela PJC ou o Ministério Público Estadual para interceptação telefônica de uma pessoa que não possui relação com o crime investigado.

Uma das operações foi justamente a “Querubim”, de 2015, e que era presidida por Stringuetta. Selma Arruda autorizou as interceptações telefônicas de duas pessoas, uma delas, a da suposta amante de Paulo Taques, identificada como Tatiana Sangalli. “O que tenho a dizer sobre esses dois nomes é que os recebi de uma conversa com a Sesp-MT e também de uma pessoa que tinha conhecimento desses fatos, que me ligou. Tenho essa ligação no meu telefone funcional da época, e pode ser averiguado. Na época conversei apenas com a doutora Alessandra Saturnino, que era adjunta de inteligência, e com o Fábio Galindo [então Secretário Executivo da Sesp-MT]”, disse o delegado.

Stringuetta afirmou que em 2015 recebeu a informação da Sesp-MT, além do telefonema que denunciou o caso, que duas pessoas estariam arquitetando um plano contra o governador Pedro Taques. Na época foi instaurado um inquérito policial (a operação “Querubim”), que posteriormente solicitou a quebra do sigilo telefônico de duas pessoas que estariam arquitetando um plano contra Pedro Taques, entre elas, a amante de Paulo Taques.

Porém, após 45 dias, o delegado disse que encerrou o caso pois “não havia risco ao governador”. O delegado afirmou na entrevista que “respeita” a juíza Selma Arrruda, porém, disse que ela pode ter sido “mal influenciada” no ofício que pediu esclarecimentos à PJC sobre o suposto caso de “Barriga de Aluguel” na "Operação Querubim”. "Não vejo nenhum problema na nossa relação. Tenho também o maior respeito por ela. Sempre tivemos bons contatos. Sempre foi muito séria, muito correta. Acho que ela [Selma Arruda] pode ter sido mal influenciada por alguma informação desencontrada".

O esquema de grampos ilegais veio a tona no dia 14 de maio em reportagem no Fantástico. Seguem presos o coronel Zaqueu Barbosa, ex-comandante da Polícia Militar, e o cabo Gerson Correa Júnior, que são apontados como líderes do esquema de arapongagem.

MT Agora - Diego Frederici | Folha Max

Mais Noticias

Tentativa De Estupro

Menino de 8 anos sofre tentativa de estupro em Colíder

Em Flagrante

Mulher é presa em MT ao tentar entrar em cadeia com droga no corpo

Sequestro De Empresária

Vítima ficou em quarto escuro e rezou por criminoso, diz delegado

Ação Integrada

Operação fiscaliza venda de álcool para menores e apreende armas em MT

20/11/2017 -

Presos tentam fazer buraco em cela de cadeia de MT e tampam com papel higiênico e sabão

Presos fizeram pequenos furos, na forma de um retângulo, para quebrarem a estrutura. Cadeia de Alto Garças abriga 60 presos.

20/11/2017 -

Presos fazem motim após agentes descobrirem buraco em parede de cadeia em Colniza (MT)

A situação ocorreu no domingo (19) e foi controlada pelas forças de segurança. Presos abriram buraco na parede da cadeia durante banho de sol e horário de visita.

20/11/2017 -

Sorriso: Bandidos rendem família em residência

A ação ocorreu por volta das 21h30 quando os indivíduos surpreenderam os moradores, ao pularem o muro e entrar pela porta da sala que se encontrava aberta.

20/11/2017 -

Sorriso: Não contente com término de namoro, namorado é suspeito de queimar moto de ex

A moto ficou totalmente queimada.

20/11/2017 -

Menor de 15 anos apontado em roubo é apreendido em Sorriso

Um adolescente de 15 anos, apontado como um dos autores do roubo na residência do secretário de administração da Prefeitura de Sorriso foi apreendido por policiais da Delegacia da Polícia Civil, no sábado (18).

20/11/2017 -

Vizinho é acusado de estuprar menores de 11 e 14 anos

Foi a mãe das menores, quem denunciou o caso na última sexta-feira (17).

20/11/2017 -

Mulher é presa ao esfaquear marido que tentou agredi-la em Cuiabá

Carlos Paraba Hurtado, de 32 anos, levou três facadas e foi levado para policlínica. Mulher disse que vítima gritou com ela em uma discussão e tentou uma agressão.

20/11/2017 -

Homem é encontrado morto com dois tiros na cabeça ao lado de rodovia

Um homem de 34 anos, foi encontrado morto às margens da BR-158, na manhã deste domingo (19), próximo a cidade de Vila Rica.

20/11/2017 -

Homem é degolado com golpe de canivete em Alta Floresta

A vítima chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e chegou ao Hospital Regional em óbito.

20/11/2017 -

Sinop: jovem diz ter sido dominada ao chegar em casa, colocada em carro e estuprada por quatro homens

Uma jovem de 23 anos procurou a delegacia municipal, ontem, e afirmou ter sido vítima de um possível estupro coletivo.

20/11/2017 -

Ex-estagiário da Justiça Federal é preso por acesso ilegal a processo envolvendo um dos maiores traficantes do país

Estudante de direito foi detido na universidade onde estuda, na manhã desta segunda-feira (20), em Londrina, no norte do Paraná.

20/11/2017 -

Autores de roubo a posto de combustível são identificados

Um menor de 16 anos, e um jovem de 22 anos, foram reconhecidos e durante trabalho de investigação

20/11/2017 -

Homens são baleados em bar em Lucas do Rio Verde

As vitimas relataram ainda não conhecerem o autor dos disparos.

20/11/2017 -

Polícia Civil incinera 81 tabletes de maconha apreendidos em Sorriso

Droga estava em poder do traficante, Moises Nunes de Oliveira, de 41 anos

19/11/2017 -

Menor é apreendido em Lucas do Rio Verde acusado de assaltar empresa

O menor, de 16 anos, foi apreendido hoje no bairro Jardim Amazonas, acusado de participação em um assalto a conveniência de um posto de combustíveis, no bairro Bandeirantes, ontem à noite.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora