Delegado sugere quebra do sigilo do seu telefone funcional em MT

Stringuetta foi escolhido para conduzir inquérito que apura possíveis interceptações telefônicas ilegais na Polícia Civil

08/06/2017 - 05:46:41

   

A autoridade policial escolhida para conduzir as investigações de supostas interceptações telefônicas ilegais na Polícia Judiciária Civil (PJC), o delegado Flávio Stringuetta, afirmou que possui em seu telefone funcional o telefonema da pessoa que denunciou um suposto plano para “prejudicar” o governador Pedro Taques (PSDB). A informação foi utilizada para a instauração da "Operação Querubim", que em 2015 quebrou o sigilo telefônico de uma suposta amante do ex-secretário Chefe da Casa Civil, Paulo Taques.

O delegado disse ainda que informou a denúncia a então secretária adjunta de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública, a também delegada Alessandra Saturnino de Souza Cozzolino, além do secretário executivo da Sespa época, Fábio Galindo. Stringuetta lembra também que recebeu a mesma informação – o suposto plano para “prejudicar” o governador Pedro Taques, com a participação da amante de Paulo Taques -, da própria Sesp-MT.

As declarações foram dadas em entrevista à Rádio Capital na manhã desta segunda-feira (5). Stringuetta comentava o ofício realizado pela juíza da Sétima Vara Criminal, Selma Rosane Santos Arruda, que pediu “esclarecimentos” sobre duas operações da PC que teriam praticado a fraude conhecida como “Barriga de Aluguel” - que consiste em pedir a autorização de um juíz, normalmente realizada pela PJC ou o Ministério Público Estadual para interceptação telefônica de uma pessoa que não possui relação com o crime investigado.

Uma das operações foi justamente a “Querubim”, de 2015, e que era presidida por Stringuetta. Selma Arruda autorizou as interceptações telefônicas de duas pessoas, uma delas, a da suposta amante de Paulo Taques, identificada como Tatiana Sangalli. “O que tenho a dizer sobre esses dois nomes é que os recebi de uma conversa com a Sesp-MT e também de uma pessoa que tinha conhecimento desses fatos, que me ligou. Tenho essa ligação no meu telefone funcional da época, e pode ser averiguado. Na época conversei apenas com a doutora Alessandra Saturnino, que era adjunta de inteligência, e com o Fábio Galindo [então Secretário Executivo da Sesp-MT]”, disse o delegado.

Stringuetta afirmou que em 2015 recebeu a informação da Sesp-MT, além do telefonema que denunciou o caso, que duas pessoas estariam arquitetando um plano contra o governador Pedro Taques. Na época foi instaurado um inquérito policial (a operação “Querubim”), que posteriormente solicitou a quebra do sigilo telefônico de duas pessoas que estariam arquitetando um plano contra Pedro Taques, entre elas, a amante de Paulo Taques.

Porém, após 45 dias, o delegado disse que encerrou o caso pois “não havia risco ao governador”. O delegado afirmou na entrevista que “respeita” a juíza Selma Arrruda, porém, disse que ela pode ter sido “mal influenciada” no ofício que pediu esclarecimentos à PJC sobre o suposto caso de “Barriga de Aluguel” na "Operação Querubim”. "Não vejo nenhum problema na nossa relação. Tenho também o maior respeito por ela. Sempre tivemos bons contatos. Sempre foi muito séria, muito correta. Acho que ela [Selma Arruda] pode ter sido mal influenciada por alguma informação desencontrada".

O esquema de grampos ilegais veio a tona no dia 14 de maio em reportagem no Fantástico. Seguem presos o coronel Zaqueu Barbosa, ex-comandante da Polícia Militar, e o cabo Gerson Correa Júnior, que são apontados como líderes do esquema de arapongagem.

MT Agora - Diego Frederici | Folha Max

Mais Noticias

Assalto

Família é mantida refém durante assalto em Lucas do Rio Verde

Assalto

Mercado é assaltado em bairro de Lucas do Rio Verde

Motivo Fútil

Funcionário da Energisa é morto a tiros durante o trabalho em MT

Ocorrências Policiais

Três são presos por roubo a motocicleta, resistência e porte ilegal de arma de fogo

24/07/2017 -

Polícia registra 24º homicídio do ano em Lucas

A Politec de Sorriso, esteve na cena do crime, realizando levantamentos de dados para auxiliar nas investigações.

17/07/2017 -

Criança fica em estado grave após ser atropelada por veículo em Lucas do Rio Verde

A vítima apresentava corte profundo no pescoço, onde perdeu muito sangue. Também estava com uma lesão grave na cabeça

14/07/2017 -

Na web, jovem relata abusos que sofreu do pai por quase 10 anos em MT

Kéllory Medrado Marques, de 19 anos, conta em post que abusos começaram em 2006 e que já tentou suicídio. O caso está sob sigilo e é investigado pela Polícia Civil.

10/07/2017 -

Homem invade residência e estupra duas jovens em Lucas do Rio Verde

As vítimas foram dominadas e obrigadas a manter relações sexuais com o acusado. Este ainda teria proferido ameaças contra as duas.

10/07/2017 -

Homem é preso no bairro Tessele Junior após efetuar disparos com arma de fogo

Varias denúncias foram realizadas por moradores informando que um homem estava efetuando disparos de arma de fogo em via pública.

06/07/2017 -

Autoridades do município buscam melhorias para a área de segurança

A prefeitura pretende fornecer uma área para a implantação da unidade de segurança em Lucas

05/07/2017 -

Caminhoneiro morre atropelado em Lucas do Rio Verde

O veículo, que não foi identificado, fugiu do local sem prestar socorro às vítimas

04/07/2017 -

Homem é amarrado e tem caminhonete roubada em Lucas do Rio Verde; vítima pediu ajuda em rodovia

Buscas foram realizadas, porém, ninguém localizado até o momento.

30/06/2017 -

Suspeitos são conduzidos com simulacro e material furtado em Lucas

O êxito da ação Policial pode ser creditado também à participação popular, que denunciou de forma anônima uma movimentação suspeita

28/06/2017 -

Encontrado corpo de mulher desaparecida em Lucas

A vítima teria sido morta com golpes de facão, que a atingiram no pescoço, tórax e abdômen.

26/06/2017 -

Acusado de estuprar enteadas, rapaz é preso tentando deixar MT

Mãe das menores afirma que marido foi vítima de armação da filha mais velha

26/06/2017 -

FAB intercepta avião que saiu de MT com 500 kg de cocaína

O avião havia decolado da Fazenda Itamarati do Norte, em Campo Novo do Parecis (MT), com destino a Santo Antonio Leverger (MT)

23/06/2017 -

Guarda Municipal inaugura nova sede neste sábado, dia 24

No novo ambiente também funcionarão serviços do Corpo de Bombeiros

23/06/2017 -

Presa em Lucas dupla responsável por crimes de furtos e roubos

Antes de ser capturado, ele resistiu, expondo ao risco uma criança que dormia na casa.

22/06/2017 -

Menina tem celular furtado e corre atrás de autores em Lucas; PM prende um

O homem estaria disposto a realizar novos furtos em Lucas, antes de voltar para sua cidade de origem, Ipiranga do Norte.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora