Delegado sugere quebra do sigilo do seu telefone funcional em MT

Stringuetta foi escolhido para conduzir inquérito que apura possíveis interceptações telefônicas ilegais na Polícia Civil

08/06/2017 - 05:46:41

   

A autoridade policial escolhida para conduzir as investigações de supostas interceptações telefônicas ilegais na Polícia Judiciária Civil (PJC), o delegado Flávio Stringuetta, afirmou que possui em seu telefone funcional o telefonema da pessoa que denunciou um suposto plano para “prejudicar” o governador Pedro Taques (PSDB). A informação foi utilizada para a instauração da "Operação Querubim", que em 2015 quebrou o sigilo telefônico de uma suposta amante do ex-secretário Chefe da Casa Civil, Paulo Taques.

O delegado disse ainda que informou a denúncia a então secretária adjunta de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública, a também delegada Alessandra Saturnino de Souza Cozzolino, além do secretário executivo da Sespa época, Fábio Galindo. Stringuetta lembra também que recebeu a mesma informação – o suposto plano para “prejudicar” o governador Pedro Taques, com a participação da amante de Paulo Taques -, da própria Sesp-MT.

As declarações foram dadas em entrevista à Rádio Capital na manhã desta segunda-feira (5). Stringuetta comentava o ofício realizado pela juíza da Sétima Vara Criminal, Selma Rosane Santos Arruda, que pediu “esclarecimentos” sobre duas operações da PC que teriam praticado a fraude conhecida como “Barriga de Aluguel” - que consiste em pedir a autorização de um juíz, normalmente realizada pela PJC ou o Ministério Público Estadual para interceptação telefônica de uma pessoa que não possui relação com o crime investigado.

Uma das operações foi justamente a “Querubim”, de 2015, e que era presidida por Stringuetta. Selma Arruda autorizou as interceptações telefônicas de duas pessoas, uma delas, a da suposta amante de Paulo Taques, identificada como Tatiana Sangalli. “O que tenho a dizer sobre esses dois nomes é que os recebi de uma conversa com a Sesp-MT e também de uma pessoa que tinha conhecimento desses fatos, que me ligou. Tenho essa ligação no meu telefone funcional da época, e pode ser averiguado. Na época conversei apenas com a doutora Alessandra Saturnino, que era adjunta de inteligência, e com o Fábio Galindo [então Secretário Executivo da Sesp-MT]”, disse o delegado.

Stringuetta afirmou que em 2015 recebeu a informação da Sesp-MT, além do telefonema que denunciou o caso, que duas pessoas estariam arquitetando um plano contra o governador Pedro Taques. Na época foi instaurado um inquérito policial (a operação “Querubim”), que posteriormente solicitou a quebra do sigilo telefônico de duas pessoas que estariam arquitetando um plano contra Pedro Taques, entre elas, a amante de Paulo Taques.

Porém, após 45 dias, o delegado disse que encerrou o caso pois “não havia risco ao governador”. O delegado afirmou na entrevista que “respeita” a juíza Selma Arrruda, porém, disse que ela pode ter sido “mal influenciada” no ofício que pediu esclarecimentos à PJC sobre o suposto caso de “Barriga de Aluguel” na "Operação Querubim”. "Não vejo nenhum problema na nossa relação. Tenho também o maior respeito por ela. Sempre tivemos bons contatos. Sempre foi muito séria, muito correta. Acho que ela [Selma Arruda] pode ter sido mal influenciada por alguma informação desencontrada".

O esquema de grampos ilegais veio a tona no dia 14 de maio em reportagem no Fantástico. Seguem presos o coronel Zaqueu Barbosa, ex-comandante da Polícia Militar, e o cabo Gerson Correa Júnior, que são apontados como líderes do esquema de arapongagem.

MT Agora - Diego Frederici | Folha Max

Mais Noticias

Suspeito de Estupro

Dono de salão é preso suspeito de estuprar adolescente que procurava emprego de manicure

Produtos Roubados

Policia apreende menor com produtos roubados em Lucas

Atropelamento

Jovem sem CNH atropela 3 crianças ao empinar motocicleta e é detido em MT

Tráfico de Drogas

Em Lucas, dupla é presa com droga, dinheiro e até videogame

11/02/2018 -

Embriagado homem bate em dois carros parados em Lucas do Rio Verde

Um elemento de 40 anos amigo do condutor embriagado se encontrava portando uma arma de fogo na cintura com o intuito de coagir as pessoas que se encontrava ali.

09/02/2018 -

Ação Policial leva à prisão responsável por tráfico em bairros de Lucas

As investigações feitas mostraram que o homem agia com extrema astúcia, atraindo menores para a prática criminosa.

09/02/2018 -

Operação Policial é realizada para oferecer segurança em regiões de escolas de Lucas

Pontos frequentados por pessoas em atitude suspeita também foram fiscalizados pela Polícia.

09/02/2018 -

Em Lucas do Rio Verde, menor é detido traficando drogas

No momento da abordagem um deles conseguiu fugir, pulando muros e se escondendo entre casas.

09/02/2018 -

Após agredir sobrinha, mulher é presa e tira a própria vida em cela de delegacia

A mulher tomava medicamento controlado e morava com sobrinha e o marido da sobrinha.

07/02/2018 -

Mulher é morta a tiros no bairro Veneza em Lucas do Rio Verde

O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, porém ao chegar no local ela já estava sem vida.

07/02/2018 -

Menor que cultivava maconha em casa é apreendido em Lucas

O menor confessou ter plantado a maconha, e cultivava o produto, segundo ele, para o próprio consumo

05/02/2018 -

Agentes encontram túnel e grades cerradas em penitenciária de MT após dia de visitas

Buraco foi encontrado no raio laranja, que abriga aproximadamente 150 detentos.O governo disse que deve abrir um procedimento para investigar o caso.

04/02/2018 -

PM prende mulher com quase 10 quilos de maconha em Várzea Grande

A suspeita, Jaqueline Vitória de Campos, 19, estava próximo a rodoviária e pretendia embarcar para Lucas do Rio Verde, onde deixaria parte do entorpecente, depois seguiria viagem para abastecer bocas de fumos em Tapurah

04/02/2018 -

Polícia desarticula boca de fumo em Lucas

Foram conduzidos três adultos, entre eles o dono da casa usada para a operação do esquema, e o menor

03/02/2018 -

Menor é apreendida por tráfico pela segunda vez na semana em Lucas

Para operar o tráfico na modalidade “aviãozinho”, menores são convocados por traficantes maiores justamente pela possibilidade de não responder pelo crime presos.

02/02/2018 -

PM prende rapaz traficando perto de escola em Lucas

O rapaz de 24 anos de idade recebeu voz de prisão e deverá responder pelo crime de tráfico de entorpecentes.

01/02/2018 -

Homem corre de assaltante e é atingido por três tiros em Lucas

Ele pensou que o homem portava uma faca, e negou a entrega do aparelho

31/01/2018 -

Cão farejador acha 543 kg de droga em caminhão que seguia de MT para SP

Ação aconteceu durante o treinamento dos novos operadores dos cães. A apreensão ocorreu na BR-364 no município de Rondonópolis.

30/01/2018 -

Menor suspeito de homicídio é apreendido dentro de banheiro em Lucas

Com a menor foram encontrados 2.2 gramas de uma substância semelhante a pasta base de cocaína.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora