Delegado sugere quebra do sigilo do seu telefone funcional em MT

Stringuetta foi escolhido para conduzir inquérito que apura possíveis interceptações telefônicas ilegais na Polícia Civil

08/06/2017 - 05:46:41

   

A autoridade policial escolhida para conduzir as investigações de supostas interceptações telefônicas ilegais na Polícia Judiciária Civil (PJC), o delegado Flávio Stringuetta, afirmou que possui em seu telefone funcional o telefonema da pessoa que denunciou um suposto plano para “prejudicar” o governador Pedro Taques (PSDB). A informação foi utilizada para a instauração da "Operação Querubim", que em 2015 quebrou o sigilo telefônico de uma suposta amante do ex-secretário Chefe da Casa Civil, Paulo Taques.

O delegado disse ainda que informou a denúncia a então secretária adjunta de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública, a também delegada Alessandra Saturnino de Souza Cozzolino, além do secretário executivo da Sespa época, Fábio Galindo. Stringuetta lembra também que recebeu a mesma informação – o suposto plano para “prejudicar” o governador Pedro Taques, com a participação da amante de Paulo Taques -, da própria Sesp-MT.

As declarações foram dadas em entrevista à Rádio Capital na manhã desta segunda-feira (5). Stringuetta comentava o ofício realizado pela juíza da Sétima Vara Criminal, Selma Rosane Santos Arruda, que pediu “esclarecimentos” sobre duas operações da PC que teriam praticado a fraude conhecida como “Barriga de Aluguel” - que consiste em pedir a autorização de um juíz, normalmente realizada pela PJC ou o Ministério Público Estadual para interceptação telefônica de uma pessoa que não possui relação com o crime investigado.

Uma das operações foi justamente a “Querubim”, de 2015, e que era presidida por Stringuetta. Selma Arruda autorizou as interceptações telefônicas de duas pessoas, uma delas, a da suposta amante de Paulo Taques, identificada como Tatiana Sangalli. “O que tenho a dizer sobre esses dois nomes é que os recebi de uma conversa com a Sesp-MT e também de uma pessoa que tinha conhecimento desses fatos, que me ligou. Tenho essa ligação no meu telefone funcional da época, e pode ser averiguado. Na época conversei apenas com a doutora Alessandra Saturnino, que era adjunta de inteligência, e com o Fábio Galindo [então Secretário Executivo da Sesp-MT]”, disse o delegado.

Stringuetta afirmou que em 2015 recebeu a informação da Sesp-MT, além do telefonema que denunciou o caso, que duas pessoas estariam arquitetando um plano contra o governador Pedro Taques. Na época foi instaurado um inquérito policial (a operação “Querubim”), que posteriormente solicitou a quebra do sigilo telefônico de duas pessoas que estariam arquitetando um plano contra Pedro Taques, entre elas, a amante de Paulo Taques.

Porém, após 45 dias, o delegado disse que encerrou o caso pois “não havia risco ao governador”. O delegado afirmou na entrevista que “respeita” a juíza Selma Arrruda, porém, disse que ela pode ter sido “mal influenciada” no ofício que pediu esclarecimentos à PJC sobre o suposto caso de “Barriga de Aluguel” na "Operação Querubim”. "Não vejo nenhum problema na nossa relação. Tenho também o maior respeito por ela. Sempre tivemos bons contatos. Sempre foi muito séria, muito correta. Acho que ela [Selma Arruda] pode ter sido mal influenciada por alguma informação desencontrada".

O esquema de grampos ilegais veio a tona no dia 14 de maio em reportagem no Fantástico. Seguem presos o coronel Zaqueu Barbosa, ex-comandante da Polícia Militar, e o cabo Gerson Correa Júnior, que são apontados como líderes do esquema de arapongagem.

MT Agora - Diego Frederici | Folha Max

Mais Noticias

Assalto

Assaltante é morto após tentativa de assalto a comércio em Lucas do Rio Verde

Estupro de Vulnerável

Indígena detido após estuprar menina de 10 anos em aldeia em MT aguarda vaga em socioeducativo

Tráfico de Drogas

PRF apreende maconha e cocaína com a ajuda de cão farejador em MT

Provocação

CV picha e explode muro da Secretaria de Segurança Pública

17/04/2018 -

Homem tenta suicídio em Lucas. Bombeiros foram acionados quase dez horas depois do ocorrido

O caso aconteceu na noite de ontem, por volta 21 horas, mas os militares só foram informados do ocorrido por volta de 6 horas de hoje.

17/04/2018 -

Homem sobrevive após ser esfaqueado 15 vezes durante discussão

A vítima está internada no Hospital Regional e seu estado de saúde é considerado grave.

17/04/2018 -

Jovem é baleado nas costas em avenida em Lucas do Rio Verde

Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiro e encaminhado ao hospital e não corre risco de morte.

17/04/2018 -

Polícia Militar de Alta Floresta usa pistola taser para evitar tentativa de suicídio

A arma imobilizou o rapaz de 19 anos, que estava transtornado em casa. Com uma faca na mão, ele ameaçava a cortar o próprio pescoço, segundo a Polícia Militar.

17/04/2018 -

Homem é preso com arma de fogo durante intimação do filho em Sorriso

O suspeito foi autuado em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.

17/04/2018 -

Irmã coloca criança de 3 anos para dormir do lado de fora de casa, é detida e vítima de maus-tratos vai para abrigo em MT

Caso foi registrado no município de Primavera do Leste, na segunda-feira (16). A adolescente de 17 anos contou à polícia que cuidava da irmã para a mãe trabalhar.

17/04/2018 -

Avós são mortos a tiros dentro de casa na frente dos netos de 4 e 12 anos em Feliz Natal

As crianças relataram que uma pessoa entrou na casa depois que chegou de motocicleta. Vítimas tinham 48 e 54 anos.

17/04/2018 -

Pai morreu afogado ao tentar salvar o filho e mulher inventou suicídio do marido em MT, diz polícia

Laudo vai apontar grau de sanidade mental da mãe e avaliar prováveis distúrbios psiquiátricos. Afogamento de pai e filho ocorreu em janeiro deste ano no Rio Cuiabá.

17/04/2018 -

Jovem é executado com tiros na cabeça e na boca em Várzea Grande (MT)

Segundo a Polícia Militar, Luan Natal Pereira Neres foi executado no Bairro Vila São João, por volta de 23h.

17/04/2018 -

Sistema de Previdência de Sinop (MT) é invadido por hackers e crime é denunciado à polícia

Previ-Sinop é responsável por armazenar informações e dados previdenciários do funcionalismo público municipal. BO foi registrado nessa segunda-feira (16) na polícia.

17/04/2018 -

Motorista de aplicativo é esfaqueado por taxista durante briga na rodoviária de Cuiabá

Motorista da Uber disse que fazia corrida fora do aplicativo, em uma chamada particular. Taxista foi detido e vítima registrou queixa na delegacia.

17/04/2018 -

Mulher é agredida por ladrão após arma falhar 2 vezes durante assalto em parque em Cuiabá

A vítima disse que durante todo o assalto ela teve a arma apontada na cabeça. Situação ocorreu em uma das trilhas do Parque Mãe Bonifácia, na capital.

17/04/2018 -

Polícia Civil prende homem acusado de abusar das netas da companheira

O suspeito teve o mandado de prisão cumprido nesta segunda-feira (16.04).

17/04/2018 -

Homem é assassinado a tiros e corpo encontrado em terreno baldio em Sorriso

Ele teria sido assassinado no sábado, mas corpo foi localizado apenas nesta segunda-feira.

17/04/2018 -

Homem que levava 50 tabletes de pasta base de cocaína para Cuiabá é preso na BR-070 em MT, diz PRF

Suspeito de tráfico disse à polícia que levava droga de São José dos Quatro Marcos para a capital e que receberia R$ 10 mil pelo serviço.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora