Em MT, 31 municípios não registram nenhum homicídio em 2016

Nos últimos três anos, 17 municípios se mantêm sem nenhum registro de assassinatos.

27/02/2017 - 19:30:01

   

Trinta e um municípios de Mato Grosso não registraram nenhum homicídio em 2016. São cidades de até 7 mil habitantes e em todas as regiões do Estado, como: Nova Santa Helena, no Nortão, Nova Nazaré, no Araguaia e Rondolândia, na divisa com Rondônia.

Nos últimos três anos, 17 municípios se mantêm sem nenhum registro de assassinatos. São eles: Alto Boa Vista, Araguaiana, Campos de Júlio, Conquista D´Oeste, Gloria D´Oeste, Indiavaí, Ipiranga do Norte, Nova Brasilândia, Nova Guarita, Nova Nazaré, Nova Santa Helena, Planalto da Serra, Reserva do Cabaçal, Ribeirãozinho, Rondolândia, Serra Nova Dourada e Vale do São Domingos.

Em 2014 e 2015, 40 municípios não tiveram nenhuma morte violenta registrada. Apesar de a quantidade de cidades com assassinatos ter aumentado em 9, os dados absolutos mostram queda de 4% nos registros de homicídios em 2016 em relação a 2015, caindo de 1.121 para 1080 e redução de 12% de 2015 em relação a 2014.    

As grandes cidades ou as consideradas pólo são as que mais tiveram casos de mortes. Uma das exceções é Água Boa. Uma cidade com 24 mil habitantes, o município teve duas mortes na cidade no ano passado. Cerca de 70% da criminalidade – incluindo as demais ocorrências - no Estado se concentram em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop.

Trabalho integrado

Quatro municípios do pólo de Cáceres compõem a lista das 31 cidades que não apresentaram registros de homicídios no ano de 2016. Para a delegada regional de Cáceres, Cinthia Gomes da Rocha Cupido, as ações conjuntas foram fundamentais para o resultado. “Ações integradas desenvolvidas em conjunto pelas forças de Segurança Pública em nossa região se mostraram fundamentais para o combate à criminalidade de um modo geral, e foram cruciais para que se alcançasse o cenário de inexistência dos crimes de homicídios no período”, avaliou.

O delegado Carlos Augusto do Prado Bock responde pelos trabalhos nas Delegacias da Polícia Civil de Rio Branco, Salto do Céu e Lambari D’Oeste, as ações preventivas integradas, executadas pelas Polícias Civil e Militar, e em especial a elucidação dos crimes ocorridos no ano anterior justificam a ausência de homicídios em 2016.

“Em 2015, por sua vez, nas cidades de Salto do Céu e Lambari D’Oeste houve nove registros de homicídios, tentados e consumados, com motivações diversas envolvendo estímulos passionais, disputa de valores de tráfico, vingança, etc. No entanto, a resposta foi célere e envolveu todo o efetivo da Polícia Civil em investigações que resultaram em 100% de autoria delitiva identificada e representações das prisões deferidas pelo Judiciário local”. 

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Jorge Luiz de Magalhães, diz que mais do que comemorar os resultados das cidades sem nenhum registro de assassinato, o importante mesmo foi a redução dos homicídios em todo Mato Grosso. “Esses investimentos em efetivo, viatura, que é uma política da secretaria de segurança pública com certeza contribuiu para isso. É importante continuar investindo nessa integração, nessa interação entre as forças de segurança, trabalhando de forma comprometida. Tenho certeza de que se 2016 experimentamos uma redução significativa nos dados de homicídios, 2017 os resultados serão ainda melhores. Gostaria de reafirmar nosso respeito e confiança a todos os profissionais e dizer que a sociedade espera muito e nós somos responsáveis também para que o estado cresça e desenvolva e que a sociedade se sintam mais segura”.

MT Agora - Débora Siqueira | SESP/MT

Mais Noticias

Assalto

Assaltante é morto após tentativa de assalto a comércio em Lucas do Rio Verde

Estupro de Vulnerável

Indígena detido após estuprar menina de 10 anos em aldeia em MT aguarda vaga em socioeducativo

Tráfico de Drogas

PRF apreende maconha e cocaína com a ajuda de cão farejador em MT

Provocação

CV picha e explode muro da Secretaria de Segurança Pública

17/04/2018 -

Homem tenta suicídio em Lucas. Bombeiros foram acionados quase dez horas depois do ocorrido

O caso aconteceu na noite de ontem, por volta 21 horas, mas os militares só foram informados do ocorrido por volta de 6 horas de hoje.

17/04/2018 -

Homem sobrevive após ser esfaqueado 15 vezes durante discussão

A vítima está internada no Hospital Regional e seu estado de saúde é considerado grave.

17/04/2018 -

Jovem é baleado nas costas em avenida em Lucas do Rio Verde

Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiro e encaminhado ao hospital e não corre risco de morte.

17/04/2018 -

Polícia Militar de Alta Floresta usa pistola taser para evitar tentativa de suicídio

A arma imobilizou o rapaz de 19 anos, que estava transtornado em casa. Com uma faca na mão, ele ameaçava a cortar o próprio pescoço, segundo a Polícia Militar.

17/04/2018 -

Homem é preso com arma de fogo durante intimação do filho em Sorriso

O suspeito foi autuado em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.

17/04/2018 -

Irmã coloca criança de 3 anos para dormir do lado de fora de casa, é detida e vítima de maus-tratos vai para abrigo em MT

Caso foi registrado no município de Primavera do Leste, na segunda-feira (16). A adolescente de 17 anos contou à polícia que cuidava da irmã para a mãe trabalhar.

17/04/2018 -

Avós são mortos a tiros dentro de casa na frente dos netos de 4 e 12 anos em Feliz Natal

As crianças relataram que uma pessoa entrou na casa depois que chegou de motocicleta. Vítimas tinham 48 e 54 anos.

17/04/2018 -

Pai morreu afogado ao tentar salvar o filho e mulher inventou suicídio do marido em MT, diz polícia

Laudo vai apontar grau de sanidade mental da mãe e avaliar prováveis distúrbios psiquiátricos. Afogamento de pai e filho ocorreu em janeiro deste ano no Rio Cuiabá.

17/04/2018 -

Jovem é executado com tiros na cabeça e na boca em Várzea Grande (MT)

Segundo a Polícia Militar, Luan Natal Pereira Neres foi executado no Bairro Vila São João, por volta de 23h.

17/04/2018 -

Sistema de Previdência de Sinop (MT) é invadido por hackers e crime é denunciado à polícia

Previ-Sinop é responsável por armazenar informações e dados previdenciários do funcionalismo público municipal. BO foi registrado nessa segunda-feira (16) na polícia.

17/04/2018 -

Motorista de aplicativo é esfaqueado por taxista durante briga na rodoviária de Cuiabá

Motorista da Uber disse que fazia corrida fora do aplicativo, em uma chamada particular. Taxista foi detido e vítima registrou queixa na delegacia.

17/04/2018 -

Mulher é agredida por ladrão após arma falhar 2 vezes durante assalto em parque em Cuiabá

A vítima disse que durante todo o assalto ela teve a arma apontada na cabeça. Situação ocorreu em uma das trilhas do Parque Mãe Bonifácia, na capital.

17/04/2018 -

Polícia Civil prende homem acusado de abusar das netas da companheira

O suspeito teve o mandado de prisão cumprido nesta segunda-feira (16.04).

17/04/2018 -

Homem é assassinado a tiros e corpo encontrado em terreno baldio em Sorriso

Ele teria sido assassinado no sábado, mas corpo foi localizado apenas nesta segunda-feira.

17/04/2018 -

Homem que levava 50 tabletes de pasta base de cocaína para Cuiabá é preso na BR-070 em MT, diz PRF

Suspeito de tráfico disse à polícia que levava droga de São José dos Quatro Marcos para a capital e que receberia R$ 10 mil pelo serviço.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora