Em MT, 31 municípios não registram nenhum homicídio em 2016

Nos últimos três anos, 17 municípios se mantêm sem nenhum registro de assassinatos.

27/02/2017 - 19:30:01

   

Trinta e um municípios de Mato Grosso não registraram nenhum homicídio em 2016. São cidades de até 7 mil habitantes e em todas as regiões do Estado, como: Nova Santa Helena, no Nortão, Nova Nazaré, no Araguaia e Rondolândia, na divisa com Rondônia.

Nos últimos três anos, 17 municípios se mantêm sem nenhum registro de assassinatos. São eles: Alto Boa Vista, Araguaiana, Campos de Júlio, Conquista D´Oeste, Gloria D´Oeste, Indiavaí, Ipiranga do Norte, Nova Brasilândia, Nova Guarita, Nova Nazaré, Nova Santa Helena, Planalto da Serra, Reserva do Cabaçal, Ribeirãozinho, Rondolândia, Serra Nova Dourada e Vale do São Domingos.

Em 2014 e 2015, 40 municípios não tiveram nenhuma morte violenta registrada. Apesar de a quantidade de cidades com assassinatos ter aumentado em 9, os dados absolutos mostram queda de 4% nos registros de homicídios em 2016 em relação a 2015, caindo de 1.121 para 1080 e redução de 12% de 2015 em relação a 2014.    

As grandes cidades ou as consideradas pólo são as que mais tiveram casos de mortes. Uma das exceções é Água Boa. Uma cidade com 24 mil habitantes, o município teve duas mortes na cidade no ano passado. Cerca de 70% da criminalidade – incluindo as demais ocorrências - no Estado se concentram em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop.

Trabalho integrado

Quatro municípios do pólo de Cáceres compõem a lista das 31 cidades que não apresentaram registros de homicídios no ano de 2016. Para a delegada regional de Cáceres, Cinthia Gomes da Rocha Cupido, as ações conjuntas foram fundamentais para o resultado. “Ações integradas desenvolvidas em conjunto pelas forças de Segurança Pública em nossa região se mostraram fundamentais para o combate à criminalidade de um modo geral, e foram cruciais para que se alcançasse o cenário de inexistência dos crimes de homicídios no período”, avaliou.

O delegado Carlos Augusto do Prado Bock responde pelos trabalhos nas Delegacias da Polícia Civil de Rio Branco, Salto do Céu e Lambari D’Oeste, as ações preventivas integradas, executadas pelas Polícias Civil e Militar, e em especial a elucidação dos crimes ocorridos no ano anterior justificam a ausência de homicídios em 2016.

“Em 2015, por sua vez, nas cidades de Salto do Céu e Lambari D’Oeste houve nove registros de homicídios, tentados e consumados, com motivações diversas envolvendo estímulos passionais, disputa de valores de tráfico, vingança, etc. No entanto, a resposta foi célere e envolveu todo o efetivo da Polícia Civil em investigações que resultaram em 100% de autoria delitiva identificada e representações das prisões deferidas pelo Judiciário local”. 

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Jorge Luiz de Magalhães, diz que mais do que comemorar os resultados das cidades sem nenhum registro de assassinato, o importante mesmo foi a redução dos homicídios em todo Mato Grosso. “Esses investimentos em efetivo, viatura, que é uma política da secretaria de segurança pública com certeza contribuiu para isso. É importante continuar investindo nessa integração, nessa interação entre as forças de segurança, trabalhando de forma comprometida. Tenho certeza de que se 2016 experimentamos uma redução significativa nos dados de homicídios, 2017 os resultados serão ainda melhores. Gostaria de reafirmar nosso respeito e confiança a todos os profissionais e dizer que a sociedade espera muito e nós somos responsáveis também para que o estado cresça e desenvolva e que a sociedade se sintam mais segura”.

MT Agora - Débora Siqueira | SESP/MT

Mais Noticias

Assalto

Homem consome bebida alcoólica na companhia de andarilhos e é assaltado

Ação Rápida

Após assalto a loja em Lucas do Rio Verde, polícia prende 5 envolvidos no crime

Homicídio

Homem é morto com tiro na cabeça em Lucas do Rio Verde

Ação Integrada

Polícias destacam resultados de ações integradas em Lucas

15/05/2017 -

Homem esfaqueia ex-mulher e é preso em Lucas do Rio Verde

O suspeito foi detido quando estava com seu veículo, um Fiat Palio, circulando pela rua Bergamo no bairro Veneza

15/05/2017 -

Bandidos invadem residência e rendem criança e babá em Lucas do Rio Verde

Os criminosos renderam as vítimas e as obrigaram a adentrar no quarto do proprietário da casa.

15/05/2017 -

Homem com participação em homicídio é preso em Lucas do Rio Verde

Os motivos da briga, que resultou no homicídio foi em decorrência de dívida por tráfico e por causa de um boné.

15/05/2017 -

Taxista ajuda menores na entrega de drogas e acaba preso em Lucas

Eles teriam admitido aos Policiais que alugaram um táxi para transportá-los durante a ação de entrega da droga na região do Bairro Rio Verde.

12/05/2017 -

Presa quadrilha de roubo de cargas; carreta de Lucas é recuperada com 38 toneladas de soja

No momento da abordagem, o motorista da carreta e o condutor de um veículo que estava dando apoio tentou fugir pela mata, mas os policiais conseguiram prendê-los

12/05/2017 -

Ação Policial Integrada estoura boca de fumo em Lucas

Vários suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Lucas do Rio Verde, todos com registros de passagem referentes a atos ilícitos cometidos anteriormente

04/05/2017 -

PM detém 10 moças após briga e disparo em praça de Lucas

O disparo efetuado em plena praça pública ainda gerou outra confusão na praça, desta vez envolvendo pelo menos outras 8 jovens

02/05/2017 -

Bandidos invadem residência, ameaçam vítimas e levam celulares em Lucas do Rio Verde

Todas as vítimas foram trancadas no banheiro

01/05/2017 -

Adolescente envolvido na morte de tenente coronel em Sinop é apreendido com arma em Lucas

Os policiais encontraram na residência uma pistola nove milímetros, além de drogas, joias, e outros objetos.

01/05/2017 -

Polícia apreende 66 kg de pasta base de cocaina em Sorriso; homem é preso

As investigações estavam sendo feitas há alguns dias e que a apreensão foi por volta das 6hs.

28/04/2017 -

Suspeita de integrar facção criminosa é morta com 3 tiros em cidade de MT

Segundo a Polícia Civil, jovem de 21 anos já havia sido presa três vezes por tráfico em Sorriso. Uma amiga dela foi atingida por 8 disparos, mas sobreviveu.

26/04/2017 -

PM prende traficantes de Sorriso e Lucas do Rio Verde

No carro em que o acusado fugiu, foi encontrado um tablete de maconha escondido

26/04/2017 -

Polícia já tem nome do "líder" de jogo suicida de MT

O suspeito está envolvido na morte da adolescente de 16 anos cujo corpo foi encontrado em uma lagoa

25/04/2017 -

Moto roubada em Lucas do Rio Verde é localizada em grupo de compra e venda de Nova Mutum

A vítima procurou o 13° BPM relatando o roubo e que já estavam vendendo a motocicleta através de um grupo de compras e vendas do Facebook na cidade de Nova Mutum

25/04/2017 -

Homem é preso após ameaçar mulher com faca em Lucas do Rio Verde

No local o suspeito foi avistado e tentou fugir da guarnição, mas acabou caindo da bicicleta.