Em MT, 31 municípios não registram nenhum homicídio em 2016

Nos últimos três anos, 17 municípios se mantêm sem nenhum registro de assassinatos.

27/02/2017 - 19:30:01

   

Trinta e um municípios de Mato Grosso não registraram nenhum homicídio em 2016. São cidades de até 7 mil habitantes e em todas as regiões do Estado, como: Nova Santa Helena, no Nortão, Nova Nazaré, no Araguaia e Rondolândia, na divisa com Rondônia.

Nos últimos três anos, 17 municípios se mantêm sem nenhum registro de assassinatos. São eles: Alto Boa Vista, Araguaiana, Campos de Júlio, Conquista D´Oeste, Gloria D´Oeste, Indiavaí, Ipiranga do Norte, Nova Brasilândia, Nova Guarita, Nova Nazaré, Nova Santa Helena, Planalto da Serra, Reserva do Cabaçal, Ribeirãozinho, Rondolândia, Serra Nova Dourada e Vale do São Domingos.

Em 2014 e 2015, 40 municípios não tiveram nenhuma morte violenta registrada. Apesar de a quantidade de cidades com assassinatos ter aumentado em 9, os dados absolutos mostram queda de 4% nos registros de homicídios em 2016 em relação a 2015, caindo de 1.121 para 1080 e redução de 12% de 2015 em relação a 2014.    

As grandes cidades ou as consideradas pólo são as que mais tiveram casos de mortes. Uma das exceções é Água Boa. Uma cidade com 24 mil habitantes, o município teve duas mortes na cidade no ano passado. Cerca de 70% da criminalidade – incluindo as demais ocorrências - no Estado se concentram em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop.

Trabalho integrado

Quatro municípios do pólo de Cáceres compõem a lista das 31 cidades que não apresentaram registros de homicídios no ano de 2016. Para a delegada regional de Cáceres, Cinthia Gomes da Rocha Cupido, as ações conjuntas foram fundamentais para o resultado. “Ações integradas desenvolvidas em conjunto pelas forças de Segurança Pública em nossa região se mostraram fundamentais para o combate à criminalidade de um modo geral, e foram cruciais para que se alcançasse o cenário de inexistência dos crimes de homicídios no período”, avaliou.

O delegado Carlos Augusto do Prado Bock responde pelos trabalhos nas Delegacias da Polícia Civil de Rio Branco, Salto do Céu e Lambari D’Oeste, as ações preventivas integradas, executadas pelas Polícias Civil e Militar, e em especial a elucidação dos crimes ocorridos no ano anterior justificam a ausência de homicídios em 2016.

“Em 2015, por sua vez, nas cidades de Salto do Céu e Lambari D’Oeste houve nove registros de homicídios, tentados e consumados, com motivações diversas envolvendo estímulos passionais, disputa de valores de tráfico, vingança, etc. No entanto, a resposta foi célere e envolveu todo o efetivo da Polícia Civil em investigações que resultaram em 100% de autoria delitiva identificada e representações das prisões deferidas pelo Judiciário local”. 

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Jorge Luiz de Magalhães, diz que mais do que comemorar os resultados das cidades sem nenhum registro de assassinato, o importante mesmo foi a redução dos homicídios em todo Mato Grosso. “Esses investimentos em efetivo, viatura, que é uma política da secretaria de segurança pública com certeza contribuiu para isso. É importante continuar investindo nessa integração, nessa interação entre as forças de segurança, trabalhando de forma comprometida. Tenho certeza de que se 2016 experimentamos uma redução significativa nos dados de homicídios, 2017 os resultados serão ainda melhores. Gostaria de reafirmar nosso respeito e confiança a todos os profissionais e dizer que a sociedade espera muito e nós somos responsáveis também para que o estado cresça e desenvolva e que a sociedade se sintam mais segura”.

MT Agora - Débora Siqueira | SESP/MT

Mais Noticias

Tráfico de Drogas

Corregedoria defende demissão de delegado e 2 investigadores em MT

Combate ao Tráfico de Drogas

Traficantes de 6 estados são alvos da PF e têm R$ 7,5 milhões apreendidos

Morte no Trânsito

Mulher morre esmagada por carreta na MT-449

Assalto

Estabelecimento comercial é invadido por marginal

21/03/2017 -

Preso acusado de matar colega de trabalho por causa de garrafa de cachaça em Lucas do Rio Verde

O suspeito é investigado devido a um desentendimento com colega de trabalho Antônio Luiz Nascimento, 42 anos, por conta de uma garrafa de cachaça.

20/03/2017 -

Motorista abandona carro com 264 kg de droga após ser perseguido e foge

PRF mandou que motorista parasse, ele não obedeceu e foi perseguido. Carro foi abandonado em um barranco na a BR-163, em Sorriso (MT).

17/03/2017 -

Dupla é presa pela PM em Lucas com drogas e uma balança de precisão

O condutor dispensou um objeto durante a fuga, que os Policiais constataram que se tratava de uma balança de precisão.

14/03/2017 -

Golpe da lista telefônica chega a Lucas do Rio Verde e assusta empresários

Suposta agência de publicidade oferece serviço gratuito, mas cobra em seguida. Golpe existe há mais de 10 anos e já fez vítimas em todo o país.

09/03/2017 -

Dois são presos com Supermaconha em Lucas

A maconha teria vindo para Lucas do Rio Verde em forma de encomenda despachada pelos Correios.

09/03/2017 -

Homens armados praticam roubo a estabelecimento comercial

Os marginais foram bastante truculentos, com os funcionários e proprietários e desferiram uma coronhada na cabeça do proprietário.

09/03/2017 -

Conselho de Segurança debate ações e planeja intensificar operações integradas

Três bairros irão receber as bases, sendo o Bandeirantes, Tessele Junior e Cerrado.

07/03/2017 -

Homem é detido por tráfico de entorpecente

Na abordagem os policiais encontraram 11 trouxinhas de substâncias análogas a maconha e R$ 40 reais em dinheiro

07/03/2017 -

Indivíduos são detidos por porte ilegal de arma de fogo

Três indivíduos estavam em um Fiat Pálio, nas proximidades de um bar, no bairro Veneza, exibindo uma arma de fogo e fazendo ameaças.

06/03/2017 -

Esposa descobre mensagens no celular e agride marido em Lucas

O homem disse aos policiais que não queria dar prosseguimento ao caso.

06/03/2017 -

Homem é esfaqueado, tem mandíbula quebrada e morre em Lucas

O homem já havia entrado em óbito, devido à gravidade dos ferimentos.

04/03/2017 -

PM prende dupla com produtos roubados e drogas em Lucas

Ele foi encontrado em um bar e nas buscas pessoais, foi encontrada em seu bolso uma quantia de uma substância aparentando ser pasta base

03/03/2017 -

Dupla assalta empresa, bandido se atrapalha e quase atira nele mesmo em Lucas do Rio Verde

Um dos criminosos estava com um revólver, acabou se atrapalhando com a arma e fez um disparo acidental

03/03/2017 -

Jovem é encontrado morto a tiros no meio de avenida em Lucas do Rio Verde

Até o momento, não se sabe quem praticou o homicídio e nem qual seria a motivação.

01/03/2017 -

Crimes são cometidos por motivos cada vez mais banais em Lucas

Vários fatores colaboram para com o crescimento dos índices, como o uso excessivo de álcool e drogas, que causa instabilidade social.