Em MT, 31 municípios não registram nenhum homicídio em 2016

Nos últimos três anos, 17 municípios se mantêm sem nenhum registro de assassinatos.

27/02/2017 - 19:30:01

   

Trinta e um municípios de Mato Grosso não registraram nenhum homicídio em 2016. São cidades de até 7 mil habitantes e em todas as regiões do Estado, como: Nova Santa Helena, no Nortão, Nova Nazaré, no Araguaia e Rondolândia, na divisa com Rondônia.

Nos últimos três anos, 17 municípios se mantêm sem nenhum registro de assassinatos. São eles: Alto Boa Vista, Araguaiana, Campos de Júlio, Conquista D´Oeste, Gloria D´Oeste, Indiavaí, Ipiranga do Norte, Nova Brasilândia, Nova Guarita, Nova Nazaré, Nova Santa Helena, Planalto da Serra, Reserva do Cabaçal, Ribeirãozinho, Rondolândia, Serra Nova Dourada e Vale do São Domingos.

Em 2014 e 2015, 40 municípios não tiveram nenhuma morte violenta registrada. Apesar de a quantidade de cidades com assassinatos ter aumentado em 9, os dados absolutos mostram queda de 4% nos registros de homicídios em 2016 em relação a 2015, caindo de 1.121 para 1080 e redução de 12% de 2015 em relação a 2014.    

As grandes cidades ou as consideradas pólo são as que mais tiveram casos de mortes. Uma das exceções é Água Boa. Uma cidade com 24 mil habitantes, o município teve duas mortes na cidade no ano passado. Cerca de 70% da criminalidade – incluindo as demais ocorrências - no Estado se concentram em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop.

Trabalho integrado

Quatro municípios do pólo de Cáceres compõem a lista das 31 cidades que não apresentaram registros de homicídios no ano de 2016. Para a delegada regional de Cáceres, Cinthia Gomes da Rocha Cupido, as ações conjuntas foram fundamentais para o resultado. “Ações integradas desenvolvidas em conjunto pelas forças de Segurança Pública em nossa região se mostraram fundamentais para o combate à criminalidade de um modo geral, e foram cruciais para que se alcançasse o cenário de inexistência dos crimes de homicídios no período”, avaliou.

O delegado Carlos Augusto do Prado Bock responde pelos trabalhos nas Delegacias da Polícia Civil de Rio Branco, Salto do Céu e Lambari D’Oeste, as ações preventivas integradas, executadas pelas Polícias Civil e Militar, e em especial a elucidação dos crimes ocorridos no ano anterior justificam a ausência de homicídios em 2016.

“Em 2015, por sua vez, nas cidades de Salto do Céu e Lambari D’Oeste houve nove registros de homicídios, tentados e consumados, com motivações diversas envolvendo estímulos passionais, disputa de valores de tráfico, vingança, etc. No entanto, a resposta foi célere e envolveu todo o efetivo da Polícia Civil em investigações que resultaram em 100% de autoria delitiva identificada e representações das prisões deferidas pelo Judiciário local”. 

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Jorge Luiz de Magalhães, diz que mais do que comemorar os resultados das cidades sem nenhum registro de assassinato, o importante mesmo foi a redução dos homicídios em todo Mato Grosso. “Esses investimentos em efetivo, viatura, que é uma política da secretaria de segurança pública com certeza contribuiu para isso. É importante continuar investindo nessa integração, nessa interação entre as forças de segurança, trabalhando de forma comprometida. Tenho certeza de que se 2016 experimentamos uma redução significativa nos dados de homicídios, 2017 os resultados serão ainda melhores. Gostaria de reafirmar nosso respeito e confiança a todos os profissionais e dizer que a sociedade espera muito e nós somos responsáveis também para que o estado cresça e desenvolva e que a sociedade se sintam mais segura”.

MT Agora - Débora Siqueira | SESP/MT

Mais Noticias

Em Flagrante

Jovem é preso tentando transportar drogas de Sinop para Lucas do Rio Verde

Abuso Sexual

Homem tenta estuprar adolescente e ataca garota com prego em Cuiabá

Operação Integrada Final de Ano Seguro

Forças de Segurança intensificam ações em Sorriso na Operação Final de Ano Seguro

Furto

Criminosos arrombam residência e furtam eletrônicos em Sorriso

13/12/2017 -

Dupla é presa após matar homem com golpes de barra de ferro na cabeça

Crime aconteceu na madrugada de domingo (10) por motivo fútil.

13/12/2017 -

Homem se arma com faca e tenta matar o próprio pai em Cuiabá

Ele fugiu após o crime e não foi encontrado pela PM; vítima está internada no Pronto-Socorro

13/12/2017 -

Homem é preso após manter a própria família refém em Cuiabá e atear fogo em móveis

Ele foi preso com duas armas e várias munições. PM encontrou casa trancada e com princípio de incêndio.

13/12/2017 -

Genro mata sogro e atira em cunhada durante briga por causa de ameaças e agressão à mulher em MT, diz polícia

Renê Valois Araújo, de 28 anos, agredia a mulher fisicamente com frequência, segundo a Polícia Militar. Cunhada foi baleada no tórax e socorrida pelos vizinhos.

13/12/2017 -

Adolescente leva 32 pontos no rosto depois de ser esfaqueada pelo marido durante briga em MT

Crime foi descoberto pela mãe, depois que filha mentiu dizendo que sofreu um acidente doméstico. Marido, de 22 anos, negou o crime e foi preso pela PM.

13/12/2017 -

Diretores da Polícia Judiciária Civil participam de encontro com secretário e governador

No encontro, os diretores membros do Conselho Superior de Polícia (CSP) explanaram ao governador Pedro Taques, as demandas e atividades de suas diretorias, salientando algumas ações adotadas no administrativo e operacional para redução da criminalidade.

13/12/2017 -

Grupo é apreendido em Lucas com picape furtada em Sorriso

Na casa estavam cinco pessoas, sendo uma maior e quatro adolescentes, que foram conduzidos pelas guarnições que integraram a operação.

12/12/2017 -

Investigação leva traficante para a cadeia em Lucas

Os Investigadores encontraram grande quantidade de maconha e pasta base de cocaína

12/12/2017 -

PM de Lucas prende suspeitos de roubo a casa lotérica

Uma guarnição da Polícia Militar saiu de Lucas com destino a Ipiranga do Norte com o objetivo de interceptar o veiculo suspeito.

11/12/2017 -

Ação de fiscalização lacra estabelecimentos em Lucas

No último final de semana, a operação contou novamente com a participação de integrantes da Guarda Municipal, Fiscais de Tributos, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, alem de Agentes Penitenciários.

09/12/2017 -

Menor é apreendido com dinheiro falso em Lucas

Um dos integrantes do grupo trazia consigo uma quantidade em dinheiro, em notas de valores variados, e não soube dizer a origem do dinheiro

09/12/2017 -

Estelionatário se diz pai de santo, recebe mensalidade de idoso com promessa de tirar encosto e é preso em MT

À polícia, a vítima contou que o suspeito cobrava para comprar bodes e galinhas pretas. Manoel Itamar Alves Silva, de 48 anos, foi levado para a delegacia e liberado em seguida.

09/12/2017 -

Ladrão fica entalado em porta ao furtar roupas de apartamento em MT e é preso

Marcos Paulo Silvestre de Alcântara, de 28 anos, foi detido e levado para a delegacia. Segundo a PM, ele ainda tentava furtar os objetos mesmo estando entalado.

08/12/2017 -

Agentes Prisionais revistam celas do Centro de Detenção Provisória de Lucas

Os trabalhos tiveram início às 06:00 horas da manhã e terminaram por volta das 11:00 horas.

08/12/2017 -

Assaltante é preso após roubar relojoaria em Lucas do Rio Verde

O crime foi praticado por dois suspeitos em uma relojoaria, localizada na Avenida Mato Grosso, bairro Alvorada.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora