Em MT, 31 municípios não registram nenhum homicídio em 2016

Nos últimos três anos, 17 municípios se mantêm sem nenhum registro de assassinatos.

27/02/2017 - 19:30:01

   

Trinta e um municípios de Mato Grosso não registraram nenhum homicídio em 2016. São cidades de até 7 mil habitantes e em todas as regiões do Estado, como: Nova Santa Helena, no Nortão, Nova Nazaré, no Araguaia e Rondolândia, na divisa com Rondônia.

Nos últimos três anos, 17 municípios se mantêm sem nenhum registro de assassinatos. São eles: Alto Boa Vista, Araguaiana, Campos de Júlio, Conquista D´Oeste, Gloria D´Oeste, Indiavaí, Ipiranga do Norte, Nova Brasilândia, Nova Guarita, Nova Nazaré, Nova Santa Helena, Planalto da Serra, Reserva do Cabaçal, Ribeirãozinho, Rondolândia, Serra Nova Dourada e Vale do São Domingos.

Em 2014 e 2015, 40 municípios não tiveram nenhuma morte violenta registrada. Apesar de a quantidade de cidades com assassinatos ter aumentado em 9, os dados absolutos mostram queda de 4% nos registros de homicídios em 2016 em relação a 2015, caindo de 1.121 para 1080 e redução de 12% de 2015 em relação a 2014.    

As grandes cidades ou as consideradas pólo são as que mais tiveram casos de mortes. Uma das exceções é Água Boa. Uma cidade com 24 mil habitantes, o município teve duas mortes na cidade no ano passado. Cerca de 70% da criminalidade – incluindo as demais ocorrências - no Estado se concentram em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop.

Trabalho integrado

Quatro municípios do pólo de Cáceres compõem a lista das 31 cidades que não apresentaram registros de homicídios no ano de 2016. Para a delegada regional de Cáceres, Cinthia Gomes da Rocha Cupido, as ações conjuntas foram fundamentais para o resultado. “Ações integradas desenvolvidas em conjunto pelas forças de Segurança Pública em nossa região se mostraram fundamentais para o combate à criminalidade de um modo geral, e foram cruciais para que se alcançasse o cenário de inexistência dos crimes de homicídios no período”, avaliou.

O delegado Carlos Augusto do Prado Bock responde pelos trabalhos nas Delegacias da Polícia Civil de Rio Branco, Salto do Céu e Lambari D’Oeste, as ações preventivas integradas, executadas pelas Polícias Civil e Militar, e em especial a elucidação dos crimes ocorridos no ano anterior justificam a ausência de homicídios em 2016.

“Em 2015, por sua vez, nas cidades de Salto do Céu e Lambari D’Oeste houve nove registros de homicídios, tentados e consumados, com motivações diversas envolvendo estímulos passionais, disputa de valores de tráfico, vingança, etc. No entanto, a resposta foi célere e envolveu todo o efetivo da Polícia Civil em investigações que resultaram em 100% de autoria delitiva identificada e representações das prisões deferidas pelo Judiciário local”. 

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Jorge Luiz de Magalhães, diz que mais do que comemorar os resultados das cidades sem nenhum registro de assassinato, o importante mesmo foi a redução dos homicídios em todo Mato Grosso. “Esses investimentos em efetivo, viatura, que é uma política da secretaria de segurança pública com certeza contribuiu para isso. É importante continuar investindo nessa integração, nessa interação entre as forças de segurança, trabalhando de forma comprometida. Tenho certeza de que se 2016 experimentamos uma redução significativa nos dados de homicídios, 2017 os resultados serão ainda melhores. Gostaria de reafirmar nosso respeito e confiança a todos os profissionais e dizer que a sociedade espera muito e nós somos responsáveis também para que o estado cresça e desenvolva e que a sociedade se sintam mais segura”.

MT Agora - Débora Siqueira | SESP/MT

Mais Noticias

Incidente

Lucas: Gerente de banco aciona ''botão do pânico'' sem querer e movimenta policiais militares

Presos Em Flagrante

Lucas: Dupla é flagrada com revólver no Bairro Bandeirantes

Sob O Efeito De Álcool E Drogas

Sorriso: homem nega que estuprou mulher; ele foi preso após ser imobilizado pelo marido da vítima

Investigação

Perícia aponta que casal foi morto com tiros na cabeça em propriedade rural do Nortão

19/06/2018 -

Mulher é estuprada após pegar carona na saída de igreja em MT

A vítima conseguiu acionar a Polícia Militar, que realizou a prisão do suspeito.

19/06/2018 -

Gráfica é alvo de operação que investiga esquema de fraude no governo de MT

Advogado da empresa disse que os policiais levaram notas fiscais da empresa. Outro mandado de busca e apreensão foi cumprido na casa do ex-vice-governador Francisco Daltro.

19/06/2018 -

Operação contra esquema de concessão ilegal de incentivos fiscais cumpre 10 mandados em Cuiabá

Operação Sodoma investiga crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Essa é a 5ª fase da operação.

19/06/2018 -

Ex-servidor acusado de fraude na Educação é preso por ameaçar ex-secretário pelo WhatsApp em MT

Frigeri é acusados de participar de fraudes em processos licitatórios da Seduc-MT. TJMT acolheu pedido do MPE e decretou prisão preventiva do acusado.

19/06/2018 -

PF apreende aeronave com suspeita de irregularidades em aeroporto em Mato Grosso

A assessoria da Polícia Federal ainda não informou quais são as irregularidades encontradas na aeronave.

19/06/2018 -

Em cinco meses, 38 mulheres são assassinadas em MT; maioria por crime passional

Dados apontam que uma mulher foi morta a cada três dias no estado entre janeiro e maio deste ano. Dados da Sesp apontam que 60% dos crimes tiveram motivação passional.

19/06/2018 -

Quase 100 kg de pescado irregular são apreendidos em ação de fiscalização em MT

Ao todo, foram apreendidos 91 kg de pescado. Entre as espécies apreendidas foram encontradas: cacharas, corvinas e matrinchãs. Além dos peixes, foram apreendidos uma arma, uma rede, uma tarrafa e um freezer.

19/06/2018 -

Mais de 2,5 mil condutores foram detidos em operações da Lei Seca desde 2014 em MT

Condutores autuados por embriaguez respondem a inquérito criminal. Outros 857 foram flagrados bêbados e respondem a infração administrativas, aponta levantamento.

19/06/2018 -

Boletins de ocorrência passam a constar vínculo entre vítima e suspeito em MT

Medida tomada na semana passada deve ajudar na elucidação de feminicídios e crimes em geral e era uma demanda feita pela Câmara Temática de Defesa da Mulher.

19/06/2018 -

Ladrões se passam por compradores de mandioca e roubam sítio de idoso em MT

Os ladrões levaram o cartão da aposentadoria do idoso e a senha. Um dos assaltantes foi até a plantação quanto os outros roubaram os bens dele.

19/06/2018 -

Homem morre em MT após ter 90% do corpo queimado por ex-companheiro de amigo

Gilson Oliveira, de 42 anos, estava internado desde a quarta-feira (13) e morreu no sábado (16). O autor do ataque teria cometido o crime por ciúmes e ainda está foragido.

19/06/2018 -

Homicídios, roubos e furtos diminuem em Mato Grosso

Os dados são da Coordenadoria de Estatísticas e Análise Criminal da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) em comparação com o mesmo período de 2017.

19/06/2018 -

Forças de segurança de MT vão atuar no combate às queimadas urbanas e rurais

Corpo de Bombeiros trabalhará em parceria com as prefeituras de 10 municípios, além da integração com outras instituições, entre elas Sema e Defesa Civil.

18/06/2018 -

Lucas: Ladrões usam arma de brinquedo e roubam celular no Bairro Cerrado

As descrições da dupla foram repassadas para a polícia que está investigando.

18/06/2018 -

Lucas: Acusado de agredir os pais, suspeito investe contra PM e ainda danifica porta da Delegacia

A porta também ficou danificada com a batida

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora