Relatório

Estudo apresenta bairros da capital com maior incidência de violência doméstica

O relatório foi elaborado pelo Núcleo de Inteligência da Delegacia Regional de Cuiabá, a pedido da Delegacia, que busca formatar novas atividades preventivas.

19 de Novembro de 2017 as 16h 33min

Um estudo estatístico solicitado pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá, mostra que as ocorrências de violência doméstica contra a mulher estão pulverizadas em 265 bairros, na capital. Domingo, sábado e quarta-feira são os dias com maior incidência de registros, na faixa horária entre 18h e 23h59.

O relatório foi elaborado pelo Núcleo de Inteligência da Delegacia Regional de Cuiabá, a pedido da Delegacia, que busca formatar novas atividades preventivas.

Foram analisadas 7.830 ocorrências, entre os meses de janeiro e setembro dos anos de 2016 e 2017. No ano de 2016, os registros se concentraram em 251 bairros. Já em  2017, as ocorrências apareceram em 265 bairros.

Nesse cenário, os bairros com maiores índices de registro são: Pedra 90, com 4% do total de ocorrências envolvendo violência doméstica, Dom Aquino, onde concentraram 3,38% dos registros, Centro Norte, com 2,08%, CPA III e Tijucal, com 2,05% de ocorrências registradas. 

A delegada titular da DEDM de Cuiabá,  Jozirlethe Magalhães Criveletto, salientou que a diferença em percentual quanto às incidências por bairros é muito pequena. “Neste moldes, verifica-se que entre os cinco primeiros lugares e os próximos quinze nesse ranking, a margem de diferença é de apenas 0,3 a 1,0% entre eles. Dessa forma encontram-se nesse rol alguns bairros, como: Santa Izabel, Boa Esperança, Altos da Serra, Jardim Vitória, Planalto e Doutor Fábio Leite", explicou à delegada

De janeiro a setembro de 2016, foram analisados 3.462 ocorrências, comparadas com 4.368 ocorrências registradas no mesmo período de 2017, constatando que houve um aumento de 26,17% do total de ocorrências.

No ano de 2016, o estudo demonstra que os dias da semana com maior incidência de violência doméstica foram o domingo, com 17,59% das ocorrências e o sábado em segunda posição, com 15,77% do total de registros. A faixa horária com maior número de crimes é das 18h00 às 23h59. O mês que obteve mais ocorrências nesse horário foi julho.

Em 2017, o levantamento revela que o maior número de registros de violência contra a mulher, em primeira posição, a semelhança de 2016, ocorreu no domingo, cerca 16, 55%. A faixa horária de maior incidência também foi das 18h00 às 23h59. O mês de junho apresentou a maior incidência de registros no horário. Na análise, chamou atenção o aparecimento da quarta-feira, na segunda posição, com o total de 14,45% do total de registro.

De acordo com a delegada, considerando o número elevado de bairros com registros de violência doméstica, sendo 265 somente em 2017, é facilmente notado que, em menor ou maior proporção, as ocorrências que envolvem esse tipo de violência estão pulverizadas.

"Os dados demonstram a importância de que o estado encontre meios eficazes de trabalhar a prevenção. O 11º Anuário de Segurança Pública divulgado recentemente ressaltando o crescimento nos registros de ocorrência relativos a estupro, bem como, de feminicídios em Mato Grosso, só reforçam essa importância", frisa.

Para a delegada, embora o fenômeno da violência doméstica seja complexo, políticas públicas voltadas à transformação de valores discriminatórios, da eliminação dos preconceitos, do respeito ao ser humano, são absolutamente necessárias para a mudança dos padrões sociais que conformam essa violência.

16 Dias de Ativismo

Bairros afetados com índices de violência doméstica foram escolhidos para receber o mutirão de atendimentos, durante os 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher. As ações integram trabalho desenvolvido pela Delegacia da Mulher de Cuiabá, em parceria com Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.

A Delegacia Móvel da Mulher estará com equipe completa nos bairros: Pedra 90, dia 24/11 - quadra coberta da praça; Planalto, no dia 28/11 - Centro Referencial de Desenvolvimento Humano, Jardim Vitoria no dia 01/12 – Praça Cultura, e Dom Aquino, em 05/12 - na Praça Cultural.


MT Agora - Polícia Judiciária Civil-MT

COMENTARIOS

Mais de Policia

Drone no Presídio

Jovem e adolescente são detidos com drone e celulares que seriam deixados em presídio

Os dois foram detidos depois que vizinhos denunciaram a ação suspeita, em Rondonópolis. Eles foram flagrados controlando o drone que tinha uma sacola plástica pendurada.

21 de Maio de 2019 as 09h43

Latrocínio

Casal de comerciantes é assassinado durante assalto a sorveteria

Testemunhas disseram que um homem entrou no estabelecimento e teria anunciado o assalto. A polícia não informou se as vítimas reagiram e nem o que o suspeito levou do estabelecimento.

21 de Maio de 2019 as 09h41

Investigação

Suspeito de estuprar a sobrinha e fugir da polícia é preso

O suspeito, Glaciano Gomes da Silva, 31 anos, estava com a ordem de prisão preventiva decretada pela Quarta Vara Criminal de Várzea Grande, acusado de abusar sexualmente da sobrinha.

21 de Maio de 2019 as 09h37

Medidas Protetivas

Servidor público é preso após descumprir medidas protetivas, invadir casa de ex-mulher e agredi-la

O suspeito foi detido pelos policiais civis após invadir a casa da ex-mulher no Bairro da Torre, em Colíder.

21 de Maio de 2019 as 09h35

Agiotagem

Seis colombianos são presos suspeitos de agiotagem com R$ 21 mil e moedas estrangeiras

Segundo a polícia, todos os presos tinham autorização para permanecer como turistas no Brasil. As identidades deles não foram divulgadas.

21 de Maio de 2019 as 09h32

Defensivo Roubado

PM recupera caminhonetes roubadas e apreende carga de defensivos contrabandeados em fazenda

A filha do responsável pela propriedade, que fica em Sorriso, e um funcionário foram detidos. Duas armas de fogo também foram apreendidas na fazenda.

20 de Maio de 2019 as 09h57

Acidente fatal

Motorista embriagado mata pedestre atropelado, abandona carro e é preso fugindo a pé

Motorista confirmou que ingeriu bebida alcoólica e que não viu o pedestre porque teve a visão ofuscada pelo farol de um caminhão. Acidente ocorreu nesse domingo na BR-174, município de Glória D'Oeste.

20 de Maio de 2019 as 09h54

Direção Perigosa

Motorista bêbado perde controle de caminhonete e derruba muro de casa

De acordo com a Polícia Militar, o homem - que não teve a identidade divulgada, estava embriagado -, e foi preso após o acidente.

20 de Maio de 2019 as 09h52

Carro Destruído

Carro é destruído pelo fogo em Sorriso

O veículo estava estacionado durante vários dias no local.

20 de Maio de 2019 as 09h48

Homicídio em Lucas

Homem é baleado e morre na Avenida da Produção

Dois homens em uma motocicleta teriam efetuado os disparos contra a vítima que, mesmo baleada, tentou se abrigar debaixo do veículo de carga, onde acabou morrendo

20 de Maio de 2019 as 07h56

Agressão

Homem arremessa cadeira em esposa acaba preso em Lucas

O esposo passou o dia ingerindo bebida alcoólica e no final da tarde, sem motivos aparente iniciou as agressões com ameaças de morte

20 de Maio de 2019 as 07h53

Tumulto

Embriagados, homens causam tumulto no PAM e vão presos

O idoso estava gritando e desacatando os funcionários do local

20 de Maio de 2019 as 07h52

Agressão

Mulher sofre agressões em boate em Lucas do Rio Verde

O fato foi registrado por volta das 06h00 da manhã desse domingo (19) em uma boate localizada no setor industrial

20 de Maio de 2019 as 07h51

Ação Rápida

Homem de 24 anos é preso após tentar roubar aparelho celular

A jovem transitava a pé em uma rua escura, momento em que foi abordada pelo suspeito que transitava em uma motocicleta Honda, preta.

20 de Maio de 2019 as 07h50

Embriagado

Motorista embriagado atinge oito veículos em avenida em Sinop; veja vídeo

O motorista estava em visível estado de embriaguez e não conseguiu ficar em pé

18 de Maio de 2019 as 17h13

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Você acha que Bolsonaro está certo ao contingenciar verbas das Universidades federais?

Sim

Não

Não sei

Parcial
veja +

COTAÇÃO